Buscar

Planejamento de aulas.ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
AÇÃO DOCENTE SUPERVISIONADA III
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
PLANEJAMENTO DE AULAS
*
*
Planejamento...
Essa é uma das funções mais importantes dos horários de trabalho coletivo previstos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
O planejamento só funciona se considera a realidade da sala de aula. Infelizmente boas condições de trabalho são apenas um sonho para muitos professores. É grande o time dos que precisam se dividir entre vários empregos, não dispõem de material e lidam com alunos pouco interessados. “O planejamento não pode acabar com todas essas dificuldades”.
“Planejar é uma oportunidade de pensar em formas de motivar os alunos, inclusive nas turmas mais difíceis”; “Mesmo quem tem pouco tempo precisa fazer seu planejamento”.
 
*
*
Considerações Importantes
Use e abuse do quadro-negro
 O aluno é ativo na construção do conhecimento, mas o professor não está proibido de transmitir informações. Portanto, aulas expositivas continuam sendo importantes. E o quadro-negro não está abolido. Ele é um recurso eficiente. 
Dê um pontapé na chatice
 Na hora de planejar, lembre-se sempre de que aula chata é aquela que não tem nada a ver com o dia-a-dia do aluno. Para evitar o tédio, você precisa mostrar que os assuntos da escola fazem parte da vida dele. Aproveite os temas de interesse da classe. Por outro lado, não se esqueça de que você precisa fazer a turma se interessar pelos conteúdos do currículo.
*
*
Considerações Importantes
Comece por onde parou 
 No início da aula é bom se lembrar do último tema trabalhado. Você pode anotar uma ou duas palavras no quadro-negro para retomar esse último assunto.
Use palavras-chave
 Se você não tem tempo para planejar, repasse mentalmente o que pensou em fazer. Alguns minutos antes de entrar em sala, resuma suas idéias em palavras-chave e anote-as. Vale pensar no planejamento no ônibus, no chuveiro, em qualquer lugar.
 OBS: Nem bobo nem monstro. O professor que dá certo é aquele que usa a linguagem dos alunos e ao mesmo tempo é firme. Não adianta ser o queridinho e perder o papel de orientador. 
*
*
Esquema Básico do Planejamento
*
*
Os Mandamentos do Professor
1. ESQUEÇA A BUROCRACIA
Acabou a idéia de que planejar é ir a reuniões/aulas chatas em que o professor se sente como um carimbador de papéis. "Antes o plano vinha pronto, em pacotes“; "Hoje quem leciona tem espaço para criar." 
2. CONHEÇA BEM DE PERTO O SEU ALUNO
Para planejar, é preciso conhecer as condições e os interesses dos estudantes. "Pergunte-se sempre: “O que meu aluno deve e pode aprender?”
3. FAÇA TUDO OUTRA VEZ (E MAIS OUTRA)
O plano de ensino é um documento pronto, que serve de base para o planejamento. Já o planejamento é um processo. Ele deve ser sempre alterado, de acordo com as necessidades da turma.
*
*
Os Mandamentos do Professor
4. ESTUDE MUITO PARA ENSINAR BEM
"Uma pessoa só pode ensinar aquilo que sabe". Por isso, veja se você conhece bem os assuntos de que vai tratar. Claro que também é preciso saber como ensinar.
5. COLOQUE-SE NO LUGAR DO ESTUDANTE
Quando pensar numa aula, tente se colocar no lugar do estudante. Você deve saber se os temas trabalhados em sala são importantes do ponto de vista do aluno.
6. DEFINA O QUE É MAIS IMPORTANTE
"Dificilmente será possível trabalhar todos os conteúdos com toda a turma". Os critérios para estabelecer o que é mais importante ensinar devem ser as necessidades e as dificuldades dos alunos. 
*
*
Os Mandamentos do Professor
7. PESQUISE EM VÁRIAS FONTES
Toda aula requer material de apoio. Reserve tempo para pesquisar. Busque informações em livros, jornais, revistas, discos, na internet ou em qualquer fonte ligada a seu plano de trabalho, sem preconceitos.
8. USE DIFERENTES MÉTODOS DE TRABALHO
O professor deve aplicar diferentes métodos, como aulas expositivas, atividades em grupo e pesquisas de campo. "Combinar várias formas de trabalho é a essência da arte de ensinar".
9. CONVERSE E PEÇA AJUDA
Seu coordenador precisa ajudar você a planejar. Ele deve contribuir para que seu trabalho seja coerente com o projeto pedagógico da escola. Conversar com os colegas também é útil. 
*
*
Os Mandamentos do Professor
10. ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA Uma boa idéia para analisar o que está ou não está dando certo em seu trabalho é comprar um caderno e anotar, no fim do dia, tudo o que você fez em classe, suas dúvidas e seus planos. Esse é um modo prático de atualizar o planejamento. 
OBS: Lembre-se, sem pesquisa/estudo/anotação não se consegue ordenar o que se quer aprender e/ou ensinar.
*
*
Como Elaborar um Plano de Aula
Definir o tema. 
O ponto de partida é o tema da aula. A escolha do tema de aula terá de ser de acordo com o conteúdo dos planos de unidade didática das turmas. 
 Definir o objetivo. 
Definir as competências a serem desenvolvidas nos alunos como, por exemplo, a compreensão e expressão orais, a leitura, a expressão escrita, o conhecimento explícito, as competências gerais e transversais. 
Pesquisar textos e material. 
A idéia para que uma aula seja planejada, requer pesquisa e estudo. Recomenda-se que o professor estagiário, na medida do possível, construa o seu próprio material de pesquisa, com recortes de jornais e revistas, livros, vídeos/DVDs, artigos, pesquisa eletrônica e outros.
*
*
Como Elaborar um Plano de Aula
Criar uma estratégia que conduza ao objetivo definido. 
A definição da estratégia está relacionada com a idade e com o desenvolvimento psicossocial dos alunos. Há que ter em conta a maneira como os alunos poderão interpretar o tema, o modo como o tema os poderá afetar e o tipo de atividades que lhes poderá interessar. 
Motivação: todas as atividades precisam de uma motivação. Motivar é criar interesse pelo tema e vontade de saber mais sobre ele. É necessário que haja motivação desde o início até ao fim da aula. 
Desenvolvimento: através de uma dinâmica de grupo, entre outras hipóteses, estabelecer um diálogo e discutir sobre as questões relacionadas com o texto. 
Atividades Finais: propor, entre outras hipóteses, uma atividade interativa, como a criação de frases, textos, exercícios de compreensão onde os alunos possam, de alguma forma, aplicar os seus conhecimentos, recapitular os conteúdos apreendidos e, finalmente, sintetizar o que foi concluído em relação à matéria. 
*
*
Como Elaborar um Plano de Aula
Avaliar resultados. 
É fundamental que o professor estagiário, após uma aula, avalie o seu próprio desempenho, tendo em conta os seguintes aspectos: Criatividade, intuição, motivação, interesse, confiança, segurança ou, por outro lado, confusão, insegurança, desmotivação, desinteresse, rigidez etc. 
 
 No âmbito desta auto–avaliação, o professor estagiário deve ainda perguntar-se se soube explorar pontos interessantes e relevantes para a discussão levada a cabo em aula; Se a aula perdeu ritmo e se tornou monótona por alguma razão e o que deveria ter feito para que tal não acontecesse; Se houve momentos em que se afastou demasiado do seu objetivo e se, em função disso, a aula foi prejudicada. O professor estagiário deve planear as suas aulas tendo em conta esta avaliação. 
*
*
Objetivos...
Os OBJETIVOS abrangem seis grandes áreas do conhecer:
 • Conhecimento - Conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir, reconhecer; 
 • Compreensão - Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir;
 •  Aplicação - Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar; 
 • Análise - Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar;
 • Síntese - Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor;
 • Avaliação - Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar;
*
*
Estrutura do Plano de Aula
Disciplina: em estudo
(Ciências);
Data: período de previsão – planejamento; 
Tema: unidade de estudo;
Duração: da aula contada em horas/aulas;
Objetivos: define o que se quer ensinar (com base no conteúdo); 
Metodologia: formas/meios/métodos de ensino;
Conteúdo: descrever o conteúdo da unidade em estudo;
Recursos: material básico e apoio para as aulas; 
Bibliografia: referenciar o livro didático e outras fontes de pesquisa para elaboração do Plano.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando