Buscar

Dorso - generalidades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dorso – Generalidades
Parede Lateral – Latíssimo do dorso, serrátil anterior e músculos abdominais (oblíquo externo, principalmente)
Cíngulo do Membro Superior - 	Deltóide, peitoral maior, trapézio, latíssimo do dorso, supra-espinais e infra-espinais.
Apresenta ainda contribuições lombares – quadrado lombar, o ilíaco e o pssoas maior (o ilíaco e o pssoas maior se unem e formam o ílio pssoas)
O diafragma tbm possui inserção no dorso.
ANATOMIA DE SUPERFÍCIE DO DORSO
Vai de C7 as espinhas ilíacas posteriores.
Palpáveis – processo espinhoso de C7, muito proeminente, M. Trapézio, M. infraespinal, M. Latíssimo de Dorso e M. Eretores da espinha.
Os M. extrínsecos do dorso atuam na produção de movimentos de membros e respiratórios.
Os M. intrínsecos do dorso mantém a coluna vertebral ereta e produzem movimentos da mesma.
ENTRE A MUSCULATURA DO M. OBLIQUO EXTERNO E O M. LATÍSSIMO DO DORSO NA PAREDE LATERAL FORMA-SE O TRIANGULO DE PETIT, É UTILIZADO PARA ACESSO A LOJA RENAL.
Músculos Extrínsecos do Dorso – Superficiais ( Trapézio, Latíssimo do Dorso, Romboides maior e menor, Levantador da Escápula)
- Intermediários (serrátil posterior superior e serrátil posterior inferior – inervados por n. intercostais – auxiliam respiração).
Músculos Intrínsecos do Dorso – Músculos Eretores da Espinha (Profundos) – Cobertos pela Fáscia Toracolombar (vai do ligamento nucal a crista mediana do sacro – é delgada na região torácica e espessa na região lombar). São divididos em: - Camada superficial (M. esplênio da cabeça e esplênio do pescoço – revestem e mantém os músculos profundos em posição)
- Camada Intermediária (Músculos Eretores da Espinha – atuam bilateralmente – Iliolombares, Longuíssimos e Espinais)
- Camada Profunda (M. transversoespinais, subdivididos em – semiespinais, multífidos e rotadores curtos e longos) Nascem nos processos transversos e possuem inserção nos processos espinhosos das vértebra superiores. Os semiespinais são os mais superficiais, logo abaixo dos eretores da espinha, os multífidos são os intermediários e são mais espessos na região lombar, os rotadores curtos e longos são os mais profundos e são mais proeminentes na região torácica. Ainda existem mais 3 musculos na camada profunda (m. Interespinais, M. Intertransversais e Levantadores da Costela). São mais proeminentes na região torácica. 
M. Suboccipitais ( 4 pequenos músculos profundos ao M. Trapézio e semi-espinal da cabeça – a cada lado) – 2 m. Retos posteriores da cabeça e 2 M. Oblíquos superior e inferior).
O músculo Posterior da Cabeça é o único músculo da cabeça sem fixação ao crânio e os músculos retos posteriores da cabeça são monitores cinesiológicos para a propiocepção (são importantes para a percepção de onde está a cabeça qd em movimento).
ÁXIS – 2 VERTEBRA CERVICAL
ATLAS – 1 VERTEBRA CERVICAL

Outros materiais