Buscar

Av2 psicologia social 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0162_AV2_201408267772 » PSICOLOGIA SOCIAL I
	Tipo de Avaliação: AV2
	Professor:
	NEIDI DE OLIVEIRA NYARADI
	Turma: 9003/O
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 24/11/2014 18:53:41
	
	 1a Questão (Ref.: 201408408024)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Ao tentarmos conhecer o ambiente social, nós lançamos mão de atalhos, métodos rápidos de chegar à conclusões. Tais métodos são denominados heurísticas e nem sempre nos levam a conclusões corretas tendo em vista que, ao preferir a economia cognitiva, não avaliamos todas as possibilidades ou variáveis envolvidas na questão. Descreva as principais situações nas quais a utilização das heurísticas é mais provável.
		
	
Resposta: Sabemos que existe a Heurística de representatividade e a Heurística de disponibilidade. A heurística de forma geral acontece em situações corriqueiras de convívio social mesmo, como ex.; quando falamos em médico de imediato vem-nos a representação masculina, ou seja, atribuimos que médico é a pessoa do gênero masculino quando na realidade (principalmente na atualidade onde a mulher vem conquistando cada vez mais espaço onde cumumente "é lugar do homem") o médico também pode ser uma pessoa do gênero feminino/mulher. Esse exemplo é uma heurística que pode ocorrer quando estamos na fila de uma emergência aguardando ser atendido. Como a situação acima citada a heurísca acontece frequentemente nas situações mais diversas do nosso cotidiano. Na escola de ensino básico, por exemplo, quando falamos de professor temos de imediato a representação feminina, ou seja, "professora". Quando na realidade existem pofessores (gênero masculino) também.
	
Gabarito: Recorremos às heurísticas quando nos sentimos sobrecarregados cognitivamente; quando o assunto não é muito importante; quando estamos sob pressão do tempo para emitir julgamentos ou quando dispomos de pouca informação para avaliar o assunto em questão. Ao fazer isso é frequente a ocorrência de erros de julgamento tendo em vista que não processamos a informação com o cuidado necessário considerando as variáveis de forma exaustiva e não tendenciosa.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408405830)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Tendemos a formar autoconceitos. Sobre estes, dente as opções abaixo, é VÁLIDO dizer que:
		
	 
	Formam-se a partir de nossos autoesquemas, ou seja, os modelos mentais que utilizamos para representar o que somos para nós mesmos, não necessariamente correspondendo ao que somos.
	
	Uma forma de autoesquema que serve apenas de referência ao nos apresentarmos em sociedade mas não que não afetam de forma significativa a maneira como processamos as informações sociais e julgamos os outros.
	
	O autoconceito é todo um conjunto de crenças formado a partir de modelos mentais usados para representar o que somos, correspondendo objetivamente ao que de fato somos.
	
	O autoconceito que temos é formado exclusivamente pelo reflexo de como a sociedade nos define.
	
	As nossas experiências sociais não refletem nosso autoconceito, nem influenciam sua formação.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408539592)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O relacionamento íntimo, como vimos na aula 8, possui alguns aspectos que podem ser estudados pela psicologia social. Explique em que consiste a teoria da troca social.
		
	
Resposta: Consiste em trocas entre o indivíduo e seu grupo ou meio social. A própria interação entre o indivíduo e o grupo social, promove essa troca recíproca de saberes ou experiências sobre determinados assuntos,como diz o dito popular: "uma mão lava a outra".
	
Gabarito: A teoria da troca social foi baseada no modelo de custo-benefício, onde o indivíduo possui uma avaliação acerca dos benefícios e dos custos que possui em um relacionamento e compara essa avaliação com o que pensa merecer e a probabilidade de que possa ter um relacionamento melhor com outra pessoa.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408405816)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A respeito da percepção, são feitas algumas afirmações. Avalie-as em V para verdadeira e F para falsa e indique a opção que adequadamente avalia o conjunto das afirmações: I- As pessoas interpretam a realidade objetiva, com certo grau de subjetividade, tornando-se conscientes sobre o mundo externo e dando sentido às informações recebidas sobre essa realidade objetiva. II- A percepção é um ato de decodificar informações recebidas pelos órgãos sensoriais. III- O processo de perceber é linear e passivo, chegando informações pelos órgãos dos sentidos, elas são armazenadas. IV- Sem a ocorrência da percepção, as informações sobre o mundo externo não tem sentido para as pessoas. V- A percepção faz com que as pessoas tendam à não preservação das distâncias estabelecidas pelo grupo social do qual façam parte, nas diversas situações interativas de que venham a participar.
		
	 
	V-V-F-V-F
	
	V-V-V-V-V
	
	V-F-F-V-V
	
	F-F-V-F-F
	 
	V-V-F-V-V
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408467453)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na Segunda Guerra Mundial, surgiram os primeiros estudos dos grupos na Psicologia Social evidenciados em experimentos de laboratório, conduzidos por Sherif (1936), Lewin (1939) e Newcomb (1943). Seguidamente, Festinger (1950) e pesquisas sobre conflito, liderança, conformidade e outros processos grupais foram sendo desenvolvidas mostrando o interesse da época pelo que Zander (1968) denominou de:
		
	 
	Dinâmica de grupo
	
	Construção de objetividade
	
	Aconselhamento diário
	
	Distribuição de jogos
	
	Atividades online
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408408219)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Identifique, dentre as opções abaixo, o objetivo da Psicologia Social:
		
	
	Estudo científico das principais psicopatologias que acometem o ser humano a fim de classifica-las auxiliando assim no processo psicodiagnóstico.
	
	Estudo científico da maneira como nos comportamos e a análise objetiva das contingências que influenciam tal comportamento a fim de prever a emissão futura de tal comportamento.
	
	Estudo científico do desenvolvimento cognitivo do indivíduo e a forma como ocorre o processamento da informação.
	 
	Estudo científico da maneira como pensamos, influenciamos e nos relacionamos uns com os outros, objetivando compreender como nossa subjetividade é formada a partir da interação com o meio no qual estamos inseridos.
	
	Estudo científico da maneira das características evolutivas do ser humana com a finalidade de compreender as influências evolucionárias sobre o comportamento atual da população.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408467462)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No que diz respeito a classificação de atitudes, analise o exemplo a seguir: Maria escolhe suas viagens em função de um ou outro local estar relacionado com alegria ou bem-estar, independentemente do que os guias turísticos ou as outras pessoas possam informar a respeito. Esse seria um exemplo de atitude de base:
		
	 
	Afetiva
	
	Expressiva
	
	Behaviorista
	
	Comportamental
	 
	Cognitiva
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408408207)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considere uma criança que faz o exercício de português de seu coleguinha de turma e depois pede que o mesmo faça o seu exercício de matemática. Que tipo de estratégia de influência social está sendo utilizada pelo mesmo?
		
	
	Técnica do pé na porta
	
	Técnica da bola baixa
	
	Técnica da porta na cara
	 
	Reciprocidade
	
	Contraste perceptivo
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408867708)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Complete a sentença abaixo de acordo com a teoria da atribuiçao de causalidade de. As pessoas que possuem baixa auto estima tendem a atribuir a causa de eventos negativos a:
		
	
	aos responsaveis
	 
	aspectos internosaos mais fracos
	
	fatores externos
	
	aos seus rivas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408481374)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os estudos de justiça das relações sociais surgiram devido:
		
	 
	Em resposta as inquietações sociais da vida moderna
	 
	Devido a exigência do CFP
	
	Devido as propostas da Psicologia Social americana
	
	As experiências de Allport
	
	Devido a legislação 8.089

Outros materiais