Buscar

calunia, injuria, difamação - direito penal/parte especial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CALÚNIA
Previsão típica; Objetividade jurídica; A calúnia está definida no art. 138 do CP.
Calúnia é o fato de atribuir a outrem, falsamente, a prática de fato definido como
crime (CP, art. 138, caput). O CP tutela a honra objetiva (reputação).
Elementos subjetivos do tipo:O elemento subjetivo do tipo do crime da calúnia é, em primeiro lugar, o dolo de dano. Pode ser direto, quando o sujeito tem a intenção de sujar a reputação da vítima, e eventual, quando tem dúvida sobre a veracidade da imputação. O § 1º do art. 138 exige o dolo direto. 
Fato definido como crime: Para a configuração do delito é necessário que o sujeito atribua ao ofendido, falsamente, a prática de fato definido como crime. Se há atribuição de prática de contravenção, não existe a tipicidade do fato como calúnia, subsistindo o delito de difamação.
Formas de calúnia:
A calúnia pode ser: 
1º) inequívoca ou explícita, ex.: "fulano de tal é o sujeito que a polícia está procurando pela prática de vários estupros";
2º) equívoca ou implícita, ex.: "não fui eu que, durante muitos anos, me agasalhei nos cofres públicos";
3º) reflexa, ex.: dizer que um Promotor Público deixou de denunciar um indiciado porque foi subornado. No caso, o indiciado também é vítima de calúnia.
Consumação e Tentativa: O momento consumativo da calúnia ocorre no instante em que a imputação chega ao conhecimento de um terceiro que não a vítima. Não é necessário que um número indeterminado de pessoas tome conhecimento do fato, sendo suficiente que apenas uma pessoa saiba da atribuição falsa. A calúnia verbal não admite a figura da tentativa. Ou o sujeito diz a imputação, e o fato está consumado, ou não diz, e não há conduta relevante para o Direito Penal. Já a calúnia escrita admite a tentativa. Ex.: o sujeito remete uma carta caluniosa e ela se extravia. O crime não atinge a consumação, por intermédio do conhecimento do destinatário, por circunstâncias alheias à vontade do sujeito.
Exceção da verdade: Exceção da verdade (exceptio veritatis) é a prova da veracidade do fato imputado. Como vimos, para existir calúnia, é necessário que seja falsa a imputação. Logo, quando verdadeira, inexiste o delito. Assim, provando o sujeito que está sendo processado por calúnia que a imputação era verdadeira, e que o ofendido realmente praticou o fato definido como crime, deve ser absolvido por ausência de tipicidade. Nos termos da figura típica, calúnia é a imputação falsa do fato descrito como crime. Se a imputação não é falsa, mas verdadeira, inexiste tal delito por ausência de adequação típica. Mas, nem sempre o réu pode provar a verdade. Há casos que, pela sua natureza, não permitem a exceção da verdade.
Pena: A pena imposta ao autor de calúnia é de detenção, de seis meses a dois
anos, e multa. É aumentada de um terço em quatro casos (CP, art. 141):
1º) ofensa contra o Presidente da República ou Chefe de Governo estrangeiro (I); 
2º) fato cometido contra funcionário público, em razão da função (II); 
3º) conduta realizada na presença de, pelo menos, três pessoas (III, 1ª parte). Quando o CP se contenta com "duas ou mais pessoas", di-lo expressamente (arts. 150, § 1º; 155, § 4º, IV; 226, I etc.); 
4º) crime cometido por meio que divulgue a ofensa, como alto-falante, cinema, pintura, cartazes etc. (III, 2ª parte). 
Se a calúnia é cometida mediante paga ou promessa de recompensa, aplica-se a pena em dobro (parágrafo único).
DIFAMAÇÃO
Previsão típica; Objetividade jurídica; Difamação é o fato de atribuir a outrem a prática de conduta ofensiva à sua reputação (CP, art. 139, caput).
O legislador protege a honra objetiva (reputação). 
Difere da calúnia e da injúria. Enquanto na calúnia existe imputação de fato definido como crime, na difamação o fato é meramente ofensivo à reputação do ofendido. Além disso, o tipo da calúnia exige o elemento normativo da falsidade da imputação, o que é irrelevante no delito de difamação, salvo na hipótese do parágrafo único do art. 139. Enquanto na injúria o fato versa sobre qualidade negativa da vítima, ofendendo-lhe a honra subjetiva, na difamação há ofensa à reputação do ofendido, versando sobre fato a ela ofensivo.
Sujeito ativo e passivo: Qualquer pessoa pode ser sujeito ativo e passivo. Conforme vimos, inclusive a pessoa jurídica pode ser vítima desse delito.
Elementos subjetivo do tipo: O elemento subjetivo do crime de difamação é duplo. Exige-se dolo de dano, direto ou eventual. Além do dolo, o crime exige um elemento subjetivo do tipo, que se expressa no cunho de seriedade que o sujeito imprime à sua conduta, como vimos no capítulo da introdução ao estudo dos crimes contra a honra.
Consumação e tentativa: A difamação atinge o momento consumativo quando um terceiro, que não o ofendido, toma conhecimento da imputação ofensiva à reputação. Quanto à tentativa, é inadmissível quando se trata de fato cometido por intermédio da palavra oral. Tratando-se, entretanto, de difamação praticada por meio escrito, é admissível.
Exceção da verdade: Nos termos do art. 139, parágrafo único, do CP, a exceção da verdade somente se admite se o ofendido é funcionário público e a ofensa é relativa
o exercício de suas funções. O tipo delitivo não exige a falsidade da imputação, como ocorre na calúnia. Aqui, em regra, é irrelevante que o fato seja falso ou verdadeiro. Excepcionalmente, entretanto, o legislador permite a prova da verdade quando se trata de imputação de fato ofensivo à reputação de funcionário público, desde que haja relação causal entre a ofensa e o exercício de suas funções. O fundamento reside no resguardo da honorabilidade do exercício da função pública.
Pena: O CP, para o autor da difamação, decreta pena de detenção, de três meses a um ano, e multa. A pena é aumentada de um terço se o fato é cometido contra o Presidente da República, por motivo particular, ou Chefe de Governo de nação estrangeira; contra funcionário público, em razão da função; na presença de três ou mais pessoas, ou por meio que facilite a divulgação da ofensa (CP, art. 141, I a III). Se a difamação é praticada mediante paga ou promessa de recompensa, a pena é aplicada em dobro (parágrafo único).
INJÚRIA
Previsão típica; Objetividade jurídica; Injúria é a ofensa à dignidade ou ao decoro de outrem. O CP, por intermédio da incriminação (art. 140), protege a honra subjetiva, que constitui o sentimento próprio a respeito dos atributos físicos, morais e intelectuais de cada um. Dignidade é o sentimento próprio a respeito dos atributos morais do cidadão.
Elementos subjetivo do tipo: A injúria é punida a título de duplo elemento subjetivo. Em primeiro lugar, exige-se o dolo de dano, direto ou eventual, consubstanciado na vontade e o sujeito causar dano à honra subjetiva da vítima (honra-dignidade e honra-decoro). O dolo de dano, entretanto, não é suficiente para integrar o tipo. É imprescindível que o sujeito aja com o denominado elemento subjetivo do tipo (ou elemento subjetivo do injusto), e que imprima seriedade à sua conduta.
Consumação e tentativa: A injúria atinge a consumação no momento em que o ofendido toma conhecimento da imputação de qualidade negativa, sendo prescindível que o fato seja cometido na sua presença. Assim, é irrelevante que a injúria seja proferida na frente da vítima ou que lhe chegue ao conhecimento por intermédio de terceiro. Incorreta a posição, com fundamento na doutrina italiana, de que o delito exige a presença da vítima.
Pena: A injúria é punida com detenção, de um a seis meses, ou multa.
A pena é aumentada de um terço se a injúria é cometida:
I - contra o Presidente da República ou Chefe de Governo de nação estrangeira;
II - contra funcionário público, em razão de suas funções;
III - na presença de várias pessoas, ou por meio que facilite a divulgação da ofensa (art. 141).
Se o sujeito pratica o fato mediante paga ou promessa de recompensa, a pena é aplicada em dobro (art. 141, parágrafo único).
A injúria real é punida com pena de detenção, de três meses a um ano e
multa, além da sanção cominada à violência (CP, art. 140, § 2º). 
Cuidando- se de injúria motivada por preconceito de raça, cor etc., a pena é de reclusão, de um a três anos, além de multa (§ 3º).
As circunstâncias do art. 141 e a ação penal serão estudadas em capítulo
à parte.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
22ª edição, revista e atualizada - 1999
Jesus, Damásio E. de (Damásio Evangelista de), 1935-
Direito penal / Damásio E. de Jesus. - São Paulo, Saraiva, 1999.
Conteúdo: V. 1. Parte geral. 23. ed. rev. e atual. - v. 2. Parte especial: Dos crimes contra a pessoa. Dos crimes contra o patrimônio. 
22. ed. rev. e atual. - v. 3. Parte especial: Dos crimes contra a
propriedade imaterial a Dos crimes contra a paz pública. 14. ed. rev. E atual. - v. 4. Parte especial: Dos crimes contra a fé pública a Dos crimes contra a administração pública. 9. ed.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais