Buscar

A língua das mariposas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Disciplina: EDU 155
Prof.: Terezinha Duarte Vieira
Filme: A LÍNGUA DAS MARIPOSAS. Direção: José Cuerda. Roteiro: Rafael Azcona, Manuel rivas e José Cuerda. Música Ángel IIlarramendi. Espanha: Canal + España, 1999. DVD (95min.), widescreen, color., legendado
Apreciação e análise crítica do filme. Foco central: A relação entre a constituição do docente e o contexto histórico.
 1.1. Estabelecer relações (regularidade, semelhanças e diferenças) entre o filme e os textos de GUIMARÃES, Selva e MCLAREN, Peter. A vida nas escolas. SEGUIDAMENTE, ELABORAR UM TEXTO E ENTREGA-LO DIGITADO NO DIA 28/10/2013.
TEXTO
É possível perceber, tanto nos textos, quanto no filme, a presença da grande influência que o contexto, vivido pelo aluno, exerce. O Poema Pedagógico, de Selva Guimarães, revela como a experiência vivida no ambiente escolar pode mudar os rumos na escolha de uma carreira posteriormente, levando em consideração, além do ambiente, as pessoas em torno, a convivência entre elas e os objetivos visados pelo então aluno.
A vida nas escolas, de Peter Mclaren, relata, além da influência do contexto, os desafios que o licenciado encontra, as dificuldades de um aluno com interesse de estudar e que não encontra meios para tal, pois a maioria dos licenciados evitam lugares de baixa renda para lecionar, uma vez que se tem a ideia de que existem apenas alunos desinteressados em aprender e mal comportados e, com isso, o professor acaba recebendo rótulos negativos que impedem de procurar algo melhor posteriormente.
A língua das mariposas mostra claramente como o contexto consegue mudar o comportamento do aluno, principalmente ao final, quando um dos alunos, que tratava o professor com total respeito, começa a tratá-lo mal, esquecendo todas as suas boas ações e seus ensinamentos, ao descobrir que este era um desagrado à sociedade e, consequentemente, à sua família. 
Todos os conteúdos apresentados mostram a combinação do contexto e do professor na construção do caráter, e na influência da escolha de uma carreira dos alunos.
Será importante observar ainda:
2.1. Como o professo se comporta: atitude, postura corporal (em pé, sentado, em frente à classe, em meio aos alunos, parado, andando), linguagem (formal, coloquial), como ele se dirige aos alunos (para advertir, instigar, completar, elucidar, expor, propor questões etc.);
RESPOSTA:Durante todo o filme foi possível notar a linguagem formal utilizada pelo professor, dirigindo-se a eles como “senhores”, essa maneira permite impor respeito para ambos os lados. A postura corporal do professor foi bastante diversificada, ele se encontrava, na maioria das vezes, em pé e em frente à classe. 
2.2. Como os alunos recebem a mensagem: atitudes, postura corporal, receptividade à fala e à escrita (estão atentos ou não, anotam ou não), como os alunos se dirigem ao professor ou aos colegas;
RESPOSTA: Os alunos, na maioria das vezes, se encontravam atentos, pois, o professor explicava de forma interessante e concisa. 
2.3 Como o conteúdo é apresentado (exposição, leitura pelo professor, leitura pelos alunos, debates, seminários, discussões), como ele é recuperado (resposta de questões, orais ou escritas, resumo pelo professor etc.)
RESPOSTA: O professor sempre procurava explicar o conteúdo aos seus alunos considerando o contexto em que eles viviam, ou seja, de forma prática, o que despertava o interesse e a curiosidade dos mesmos.
ALUN@ - Sandra Vitória C. Cunha
MATRÍCULA - 75580

Continue navegando