Buscar

ANALISE SUBJETIVIDADE E SAÚDE - PAPEL DO NUTRICIONISTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análise Crítica do texto: Subjetividade e Saúde
A partir do século XX, surge a grande importância da natureza humana para a cura da doença. O desenvolvimento dos medicamentos e avanços da medicina foi substituindo de forma progressiva a crença nos mecanismos autorreguladores do organismo humano como recurso principal para cura.
A análise da relação da doença do individuo de acordo com fatores culturais, sociais, modo de vida e cotidiano com a sociedade, foi perdendo a importância, e abrindo espaço para a medicina moderna. Essa que com o desenvolvimento da ciência e tecnologia, tem sido responsável por avanços no conhecimento e tratamento das enfermidades.
Isso fez com que o paciente ficasse inseguro, indefeso e incompetente diante da doença, por ver que sua capacidade de discernimento, decisão e ação em relação ao seu adoecimento foi retirada.
Nesse mesmo período, a Psicologia procurava meios de classificação que permitisse identificar as doenças mentais, isso deu início com Freud em suas definições iniciais sobre os estudos que ele desenvolveu sobre a histeria e paranoia, e outras doenças mentais assumidas por ele em sua obra.
A higiene se tornou importante para a saúde humana, sendo um meio de prevenção da doença no século XIX, devido a epidemias que surgiram naquela época. 
Em meados do século XX, com o desenvolvimento da ciência e tecnologia, a vacinação passou a ter muito valor como meio de prevenção de doenças bem – sucedido.
Nos anos 70, a partir de uma teoria behaviorista, surge o termo “Promoção da Saúde”, que é definido como transformação de comportamentos individuais não saudáveis, pelos saudáveis, visando que com a mudança dos hábitos, seria possível evitar doenças. Porém esse termo gerou problemas, sendo considerado individualista e não analisando as complexas tramas socioeconômicas e culturais da saúde, enfatizando a idéia de controle do profissional sobre a população. 
Em 1986, a partir da Carta de Otawa, surge a “Nova Promoção da Saúde”, que tem uma orientação social e política muito mais definida. Considerando a equidade social, qualidade habitacional, educação e outros aspectos sociais, como elementos centrais para uma população saudável. 
É importante que ao estudar a doença, sejam analisados os sintomas por ela apresentados, juntamente com modo de vida, cultura, situação econômica e relação do doente com a sociedade. Podendo dessa forma ter um diagnóstico mais completo da enfermidade.
A Nutrição atua na prevenção da doença, manutenção da saúde e reabilitação do doente, analisando de forma coletiva e individual as necessidades dos pacientes. Trabalhando através de meios naturais, indispensáveis e de direito do ser humano, que é uma alimentação adequada e saudável. Que se feita diariamente, pode evitar aparecimento de enfermidades e subsequentemente o tratamento delas, como uso de medicamentos por exemplo. Visando a promoção da saúde e desejando que a alimentação seja o único remédio.

Outros materiais

Outros materiais