Buscar

#apol2 #100% #gestaoemapeamentodeprocessos #sistemasdeinformacaogeral

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Podemos compreender melhor um sistema se estudarmos seus componentes de forma detalhada. Basicamente um sistema apresenta seis componentes, desta forma, relacione a coluna 1  com a de seus respectivos conceitos (Coluna 2) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de resposta:
COLUNA 1
1 – Objetivo
2 – Entradas 
3 – Processamento
4 – Saídas
5 - Controles e avaliações 
6 – Retroalimentação
COLUNA 2
(  ) É a própria razão de ser do sistema, ou seja, é a finalidade para a qual foi criado.
(  ) Constituem toda matéria-prima que inicia o processo de transformação, ou seja, o material, a energia ou os dados que dão início ao processo.
(  ) É a função que possibilita a transformação de insumos (entrada) em um produto, serviço ou resultado (saída).
(  ) Correspondem aos resultados do componente processamento. Podem ser um produto ou serviço e devem ser coerentes com o objetivo do sistema.
(  ) São os mecanismos existentes para que seja identificado se as saídas estão coerentes com os objetivos estabelecidos.
(  ) Também chamada de feedback do sistema, pode ser considerada uma nova entrada no sistema.
	
	A
	1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 
	
	B
	3 – 2 – 1 – 4 – 5 – 6
	
	C
	4 – 5 – 6 – 3 – 2 – 1 
1
	
	D
	6 – 5 – 4 – 3 – 2 –
Questão 2/5
Identifique o conceito equivalente e assinale a alternativa correta para a seguinte afirmação: “é à disposição das partes de um todo que, de maneira coordenada, formam uma estrutura organizada, com a finalidade de executar uma ou mais atividades ou, ainda, um conjunto de eventos que se repetem ciclicamente na realização de tarefas predefinidas”.
	
	A
	Sistema
	
	B
	Informação
	
	C
	Dados
	
	D
	Módulo
Questão 3/5
“São aquelas geradas no dia a dia da empresa, em nível operacional e adquiridas internamente, com finalidade de controle. Com frequência, são geradas manualmente. Alguns exemplos dessas informações estão em formato de formulários de pedidos de vendas ou compras, notas fiscais e requisições internas”.
 
O conceito acima refere-se a definição de qual tipo de informação?
	
	A
	Informações gerenciais
	
	B
	Informações operacionais
	
	C
	Informações empresariais
Questão 4/5
Refere-se ao tempo que um produto ou um serviço leva para mover-se ao longo de todo um processo ou um fluxo de valor, desde o começo até o fim. Esta afirmação é relativa ao conceito de:
	
	A
	( )  Cadeia de valor de Porter
	
	B
	( ) Tempo de Processamento
	
	C
	(  ) Lead Time
	
	D
	(    )  Fluxo de Valor
Questão 5/5
Conforme Dias et. Al., 2005, p. 81, a cadeia generalista de Porter é composta pelos conjuntos de atividades primárias e de atividades de apoio desempenhadas por uma organização, pela margem de valor acrescentado em cada uma das atividades e pelas relações estabelecidas entre si. Baseado nesta afirmação, a empresa Ramos S/A solicitou o mapeamento dos processos da empresa para uma consultoria que optou pela utilização da cadeia de valor de Porter. Assinale a alternativa correta que a consultoria deve utilizar para definição das atividades da empresa conforme afirmações abaixo:
 
I- As atividades de operação, logística de entrada e desenvolvimento tecnológico são atividades primárias
II- As atividades de marketing & vendas e operação são atividades primárias, enquanto as atividades de gestão de recursos humanos e aquisição são atividades de apoio.
III- As atividades de marketing & vendas e infraestrutura são atividades primárias, enquanto as atividades de gestão de recursos humanos e aquisição são atividades de apoio.
IV- As atividades de operação, logística de entrada e logística de saída são atividades primárias.
	
	A
	( )  As alternativas I e III estão corretas
	
	B
	( ) As alternativas I e II estão corretas
	
	C
	(  ) As alternativas I, III e IV estão corretas
	
	D
	(  ) As alternativas II e IV estão corretas

Continue navegando