Buscar

GESTÃO EMPRESARIAL PORTIFOLIO INDIVIDUAL

Prévia do material em texto

3
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ciencias contabeis
LEILIANE NUNES DE OLIVEIRA
GESTÃO EMPRESARIAL
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Ibotirama
2015
LEILIANE NUNES DE OLIVEIRA
GESTÃO EMPRESARIAL
Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral.
Orientador: Mariston da Silva Martins
Ibotirama
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	3
2 DESENVOLVIMENTO	4
1ª Etapa........................................................................................................................4
2ª Etapa........................................................................................................................5
4 CONCLUSÃO	10
REFERÊNCIAS	11
INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é explicar qual é o verdadeiro papel do atuário, suas principais características, campos de atuação, áreas de atuação e especialidades, qual a formação necessária e por que esta no topo das melhores profissões. 
DESENVOLVIMENTO
1ª ETAPA
 O atuário é o profissional de nível superior especializado em cálculos, estatísticas e finanças. Esse profissional trabalha em projetos, pesquisas e planos de fundos de investimento, na política de gestão desses fundos, na medição e administração de riscos, no cálculo de probabilidades e na fiscalização da previdência pública, privada e de seguros. O atuário é responsável por desenvolver estratégias para o diagnóstico de problemas financeiros e para a construção de modelos de ações em qualquer âmbito do mercado de capitais.
Para ser um atuário é necessário que o profissional se identifique com matérias exatas e domine muitos conceitos de matemática e economia. Outras características interessantes são: responsabilidade capacidade de observação visão de projeto capacidade de concentração capacidade de distinção de prioridades interesse pelo mercado financeiro e pelo mundo dos negócios facilidade de aprendizado capacidade de gerenciamento metodologia
O mercado de trabalho para esse profissional vem crescendo cada vez mais, pois, principalmente com o visível processo de deterioração da previdência social pública ocorrido nos últimos anos, a procura pela previdência privada tem aumentado cada vez mais, e consequentemente a demanda de profissionais da área também. Para se destacar no mercado de trabalho é recomendável que o profissional se atualize constantemente por meio de cursos e especializações da área.
 A revista do jornal O Globo do último domingo, 5 de maio, publicou uma reportagem de duas páginas sobre a carreira de atuário que, embora desconhecida pelo grande público, é apontada pelo site americano CareerCast como a melhor profissão do mundo, levando em conta salário, nível de estresse, possibilidade de emprego e ambiente de trabalho.
A profissão começou a ser mais valorizada a partir da crise econômica mundial, em 2008, que levou à falência diversa seguradora, afirmou a coordenadora do curso de Ciências Atuariais da UERJ, Narcisa dos Santos. “Até então, os atuários não participavam das decisões da alta gerência das empresas. Quando as seguradoras se viram ameaçadas, começaram a buscar os profissionais.”
2ª ETAPA
	
O cálculo atuarial é a ciência que utiliza técnicas matemáticas e estatísticas de maneira a determinar o risco e retorno nos segmentos de seguros e financeiros.
Fundamentalmente o cálculo atuarial busca, por meio do conhecimento histórico, de distribuições estatísticas e hipóteses, formar o valor presente (valor atual) de um conjunto de fluxos de caixa (obrigações a pagar ou a receber em uma ou várias datas) no futuro.
A ciência atuarial nasceu no final da primeira metade do século XIX, na Inglaterra. Os estudos realizados então se destinavam a entidades da área de pensões e reforma, basicamente com o objetivo de estudar a mortalidade da população.
O título de primeiro atuário da História é atribuído à Domitius Ulpiames, prefeito de Roma durante o Império Romano, considerado um dos maiores economistas de sua época. Foi ele quem deu os primeiros passos para o desenvolvimento do seguro de vida, pois se interessou pelo assunto e estudou documentos sobre nascimentos e mortes dos romanos.
No século XVII, na Inglaterra e na Holanda, empenhavam-se em vender aos seus súditos títulos públicos que asseguravam ao tomador a percepção de uma renda vitalícia. Assim, foi necessário determinar com a maior precisão a importância em dinheiro que deveria ser cobrada em contraprestação ao serviço, para que não houvesse prejuízo à coroa, trabalho destinado aos melhores matemáticos da época.
Com isso, foi-se criando a base para o surgimento da matemática atuaria, principalmente a partir do cálculo da probabilidade de Pascal. Graunt e Edmond Halley, na Inglaterra, e De Witt, na Holanda, a partir dos registros de nascimentos e óbitos, estudaram o problema levando em conta as leis da probabilidade e a expectativa de vida humana. Os avanços no cálculo de anuidades apresentados por James Dodson nesta época renderam-lhe o título de inventor da ciência atuarial.
A partir de então, a atuária se desenvolveu, principalmente à medida que outros matemáticos, economistas e filósofos se interessaram pelo assunto. Cada vez mais houve a construção e especialização das tábuas de vida, como também o desenvolvimento das comutações, ferramenta do cálculo atuarial. Também aconteceu nesse período o 1º Congresso Internacional de Atuária em Bruxelas, no ano de 1895.
No século XX, a área de seguros expandiu a abrangência do estudo atuarial, e a inserção cada vez mais frequente das empresas de seguros e pensões no mercado financeiro, fez com que a ciência atuarial se especializasse cada vez mais em campos económicos e financeiros. A partir de então as empresas seguradoras passaram a oferecer programas de seguro de vida e outras especializações.
Campos de Aplicação da Ciência Atuarial
Seguro;
Resseguro;
Previdência;
Planos de Saúde;
Capitalizações
Para se tornar um grande Atuário é preciso ter uma boa capacidade de observação, visão ao projeto, capacidade de concentração, interesse pelo mercado de financeiro e pelo mundo dos negócios, facilidade de aprendizado, e acima de tudo muita responsabilidade.
Suas principais atividades são:
Pesquisar as condições do mercado de investimentos;
Produzir plano de ações e políticas de investimentos;
Elaborar relatório de riscos;
Realizar cálculos de probabilidades em todas as áreas do mercado de capitais;
Fixação de valores de prêmios e indenizações de seguros;
Fiscalização de atividades técnicas da área de seguros e previdências
O atuário tem como principais atividades pesquisar as condições do mercado de investimentos produzirem plano de ações e políticas de investimentos elaborarem relatório de riscos realizarem cálculo de probabilidades em todas as áreas do mercado de capital fixação de valores de prêmios e indenizações de seguros fiscalização de atividades técnicas da área de seguros e previdências.
Outros setores também necessitam de seus serviços, como por exemplo, as agências governamentais que administram os sistemas estatais de previdência e assistência social. Recentemente, houve expansão do campo da atuária para incluir gestão de ativos de investimento, em função da convergência das áreas de finanças e gestão de riscos com a ciência atuarial. Atualmente, portanto, os atuários trabalham também como gerentes de risco e analistas de investimento. No Brasil, a profissão é regulamentada pelo Decreto-Lei nº 66.408, de 1970, e normas complementares.
Apesar de desconhecida para muitas pessoas, essa profissão tem crescido com o aumento da expectativa de vida da população e o desenvolvimento do mercado de previdência privada. Suas ações se estabelecem em, basicamente, três setoreseconômicos: seguros, previdência, capitalização e investimentos.
E inegável que o nosso cenário possui novas características no âmbito de gestão e o que se faz mais que importante são profissionais preparados para este novo cenário, e um Professional atuário e capaz de garantir o controle das empresas frente às mudanças e novas tendências na hora da tomadas de decisões e esta sempre pronta apoiarem a entidade no processo de gestão. este profissional que ante servia apenas como coautor das tomadas de decisões um simples suporte hoje e uma peça chave para as empresa por ser um profissional que além de ter visão futurista tem conhecimento nas ciências exatas que são de suam importância nos processos de gestão, pois a gestão não implica apenas em cuidar de seu corpo técnico mais todos os movimentos da empresa principalmente o financiero0 num mercado tão oscilante, que muda as tendências mesmo antes do final de suas estações estamos vivendo em uma era muito louca onde nada e permanente nada e fixo tudo e variável no campo financeiro é altas e baixas que envolvem o setor financeiro de todas as organizações e só uma pessoa preparada para poder ver e presumir os riscos dando um  rumo certo a cada tomada de decisões, e visando   à implantação de ações de melhorias. e uma empresa considerada a numero um no mundo que cresce e que tem um grande significado porque visa mesurar problemas de ordens futuras e também de trabalhar em prol destes problemas futurista frente ao mercado que sobrevive de tendências, e um profissional capacitado para trabalhar em qualquer instituição seja privada pública e que mostra e demonstrar resultados criando ações de contenção destes problemas, e muito importante este profissional por ser ele capaz de administra e mensurar  riscos, pois, é uma profissão que exigem conhecimentos em aplicações financeira, estatística econômica, probabilidade e finanças. Com todo esse conhecimento o profissional é capaz de analisar as mudanças financeiras e sociais do País.
No Brasil, os atuários são bastante requisitados. O número de formandos ainda é pequeno. Em 2001, formaram-se apenas 70 profissionais. Atualmente, existem 12 cursos de graduação em Ciências Atuariais, reconhecidos pelo MEC. Entre eles, estão os da PUC de São Paulo e Minas Gerais, e das universidades federais do Rio de Janeiro, Ceará e Minas Gerais. Recentemente, foi criado um novo curso na FMU, em São Paulo. 
Como a profissão exige um nível de conhecimento específico de matemática financeira, estatística, administração, contabilidade, legislação, processamento de dados e um bom português, para redigir os textos das apólices, quem sai da faculdade não encontra muita dificuldade em se colocar no mercado.
Atuários ganhar um salário médio nacional de R$ 10 mil e a previsão é que este valor cresça e a oferta de empregos aumente 27% nos próximos anos.
As empresas de auditoria externa passaram a contratar atuários por diversas razões. Em vista de estarem proibidas de dividir a opinião nos pareceres contábeis para fundos de pensão, seguradoras e empresas que administram planos de saúde ou porque a qualificação de base matemática dos atuários é muito útil nas diversas unidades onde tais empresas desenvolvem projetos. Eu, particularmente tive o privilégio de dar início à prática atuarial em duas das denominadas big four que hoje possuem em seus quadros atuários desenvolvendo projetos em diversas áreas dessas empresas.
Os bancos, face os instrumentos que foram criados pelo BACEN que exige mais tecnicidade na gestão de riscos dessas instituições. Basiléia II é um exemplo. Ela trouxe um foco maior quanto á gestão de risco, em grau similar ao exigido para Seguradoras. Nas áreas de auditoria interna e compliance, também é possível encontrar oportunidades. Destaco ainda como opção as áreas de investimentos. Na Europa e Estados Unidos, os atuários sempre estiveram presentes nesse mercado em vista da formação de base matemática que os cursos de atuária podem oferecer. No Brasil é uma novidade que deve ser considerada pelos jovens atuários.
Nas grandes empresas é possível encontrar oportunidades na área de Recursos Humanos. A participação do atuário é bem vinda ao desenho da cesta de benefícios que as empresas oferecem aos empregados e dirigentes, bem como na mensuração dos compromissos. Muitas empresas de grande porte realizam a gestão de risco, internamente e o atuário pode contribuir bastante com sua formação.
As grandes corretoras de seguros, também são uma boa opção, especialmente pelo fato de atuarem como consultores desenvolvendo soluções para seus clientes nas áreas de benefícios, saúde e de seguros.
Nos últimos anos a ANS têm procurado regular o mercado de saúde. Aqui, também é possível encontrar oportunidades de trabalho.
Com a abertura do mercado de resseguros à iniciativa privada, às resseguradoras passaram a ser uma boa opção para os atuários. Contudo, ainda de forma tímida, pois estão iniciando as operações.
É importante salientar que procurar especialização e investir na carreira é essencial para estar em melhor condição para explorar um mercado ou outro de atuação. 
Segundo especialistas, o profissional que mais vem atraindo a atenção das empresas atualmente é o atuário.
Ele é a base de toda a operação de seguros e, sem dúvida, é um profissional raro em nosso mercado. Possui valor agora e também nos próximos 15 anos, no mínimo. Mas não é o único. Não podemos deixar de evidenciar oportunidades para diversas áreas primordiais desde o nascimento de uma apólice até uma renovação ou liquidação por sinistro.
O que é sinistro? É o termo utilizado para definir, em qualquer ramo de seguro, o acontecimento do evento incerto previsto (uma perda) e coberto no contrato. O termo tem origem no latim “sinistra” que significa esquerda, como em mão esquerda ou lado esquerdo, e que era associado, na Antiguidade com situações ou coisas negativas, maliciosas, danosas, ignominiosas etc.·.
Depois de todas essas informações tenho certeza que muita gente esta se perguntando o que fazer para se tornar um atuário, vou colocar aqui a media de salario e como se qualificar para esse mercado tão promissor.
Graduação: Atualmente, são 17 cursos de graduação em ciências atuariais reconhecidos pelo MEC no Brasil (UFRGS, USP, UFMG, PUC_SP, UFRN, entre outras). Aqui no Rio, UFRJ e UFF estão com novos cursos para a carreira.
-Pós-graduação: As oportunidades para quem busca qualificação para atuar no mercado de seguros vão desde cursos de curta duração como de pós-graduação, oferecidos por entidades como Funenseg, Fenaseg e Fenacor. Na Funenseg, o de maior demanda é o curso para habilitação de corretores de seguro. Há ainda muitas opções de certificação técnica, além de cursos de graduação com linha de formação em seguros e previdência e o MBA em Seguros e Resseguro. A escola oferece ainda cursos de extensão universitária, que fornecem atualização e especialização nas áreas de maior demanda.
Segundo material de divulgação sobre o curso de Ciências Atuariais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o atuário em início de carreira recebe um salário de cerca de R$ 2.500,00 mensais. A média salarial no Brasil, de acordo com pesquisa da Catho, é de R$ 3.055,00.
Com certeza a grande vantagem é o número de profissionais não apenas no Brasil, mas no mundo. Para comparar com ordem de grandeza existem aqui 800.000 cirurgiões dentistas enquanto no mundo 35.000 atuários, destes apenas 1.500 estão atuando no Brasil.
A boa notícia é que o atuário pode encontrar facilmente um mercado promissor para atuar. Tendo em vista que o crescimento de renda populacional tem se elevado, isso afeta diretamente os investimentos em seguros e também em previdência privada. Tudo isso aquece de forma progressiva o mercado financeiro. Ou seja, a pessoa que trabalhar nessa área encontra com facilidade campo em qualquer setor da economia que esteja ligado aos cenários de risco.
Ainda nesta filosofia, cada vez mais o governo entende a importância do trabalho atuariale vem nos últimos anos instigando, através de Leis, a obrigatoriedade do profissional em vários segmentos.
A desvantagem que vejo é a falta de um Conselho de Classe para uma carreira que é responsável por pelo menos 30% do PIB brasileiro. A falta deste conselho dá margem para profissionais de outras profissões pleitearem as atribuições que, por Decreto Lei, são de exclusividade dos atuários.
Curiosidades
Ciências Atuariais no Brasil: símbolo ampulheta e a cor azul-real.
Dia do atuário: 3 de abril
Atuário no topo das melhores profissões
3 CONCLUSÃO
 Conclui-se nesta pesquisa que a ciências atuarias sem duvidas é muito importante para as empresas além de ser a carreira mais promissora, apesar de não ser tão conhecida.
REFERÊNCIAS
https://www.colaboraread.com.br/aluno/timeline/index/0219634804?ofertaDisciplinaId=414953
http://www.atuarios.org.br/iba/faq.aspx?id=16&mindex=6&cat=12&index=14
http://docslide.com.br/documents/fundos-de-pensao-oportunidade-para-os-atuarios-operacao-gestao-do-passivo-raquel-volpi-2004-depto-tecnico-da-susep-estagiaria-2005-depto-tecnico-atuarial.html
Biblioteca virtual
http://www.abrhestagios.com.br/conheca-ciencias-atuariais.not
http://www.run-time.com.br/noticia/profissoes-de-atuario-e-tecnico-em-automacao-industrial-estao-em-alta.html
http://conceitoseconselhosatuariais.blogspot.com.br/2011/10/iba-instituto-brasileiro-de-atuaria.html
http://www.empregopelomundo.com.br/origens/site-lista-as-melhores-e-piores-profissoes-nos-eua-em-2015/
http://www.pucsp.br/graduacao/ciencias-atuariais

Continue navegando