Buscar

RESUMO MERCADO DE CAPITAIS

Prévia do material em texto

Participantes do mercado de ações
Comissão de valores mobiliários fiscaliza e pune o mercado de capital
Bolsas de valores Sociedades bovespa
 Corretoras Investidores pessoas físicas fazem intermediação de compra e venda de ações.
Investidores pessoas jurídicas são os corretores.
 Agentes autônomos de investimentos 
Sociedades distribuidoras
Bancos comerciais de investimentos Companhias de capital aberto são empresas que abre o capital para que o individuo possa comprara as ações.
Índices operacionais
Índice IBOVESPA- Índice BOVESPA (Ibovespa carteira teórica de ações é como se tivesse um conjunto de ações dentro da carteira de ações que tem liquidez e a partir dai faz- se a média , a partir de uma aplicação hipotética. Porque é renda variável e tem risco e retorno
Indices internacionais
DAX – Alemanha
 FTSE – Inglaterra
Dow Jones – analisa as companhias mais negociadas , porem não esta ligada a tecnologia 
 EUA Nasdaq – bolsa tecnológica porque envolve todo calculo de ações de toda a companhia esta ligada apenas ao setor técnologico
EUA CAC – França
O mercado da asia e utilizado para comparar os índices internacional
Sistemas operacionais
Home Broker É um sistema operacional ligado diretamente a uma corretora, no entanto não precisa de corretor, tem que ter assinatura eletrônica.. Esta foi uma iniciativa da BOVESPA para ampliar o mercado de ações
Sistema operacional: tipos de ordens
A mercado – executada a melhor preço imediatamente. 
2. Limitada - fixação de limites de preço para venda e compra. 
3. Casada – quando compra ações de empresas diferentes, porem só consegue comprar uma se vender a outra
4. On Stop – estratégia para limitar perda ou ganho
 LIQUIDEZ quando o ativo se transforma em moeda.
Renda fixa o retorno e menor quando a taxa de juros aumenta de acordo com retorno e a renda variável quando há estabilidade a curto prazo.
Mercado de capitais
 Mercado futuro, mercado de opções esta subdividido: em mercado a vista Mercado a Termo 
Mercado à vista; é onde se realizam e liquidada em três dias,o vendedor só recebe no terceiro dia útil. 
Mercado Futuro; - Os participantes faz um depósito inicial para garantir o preço da ação, no entanto ele paga o preço ajustado diariamente e o vencimento é determinado pela bolsa de 
Mercado de Opções direitos de compra ou de venda de ações, o comprador paga para o vendedor o premio em três dias. As opções são negociadas no sistema pregão viva voz ou no sistema eletrônico de negociação a um preço (prêmio) formado livremente no mercado;
Conceitos do mercado de opções
Lançador: Assume a obrigação de comprar ou vender uma determinada quantidade da ação-objeto, a um preço fixado. Titular: é quem compra a ação. Ação-Objeto: a ação a ser comprada ou vendida. Dia de Exercício: dia do vencimento. Preço de exercício: preço pelo qual a opção será exercida.
 Prêmio: preço da opção, no lançamento ou durante o prazo.
Mercado a Termo um contrato entre as duas partes para obter ganho Este mercado caracteriza-se pela compra de títulos para pagamento após 30, 60, 90, 120, 150 ou 180 dias. A diferença entre o preço à vista e o preço do vencimento do contrato é o juro pago.
Operações na bolsa de valores 
Operação Day Trade É uma operação de compra e venda de uma mesma quantidade de ações de uma mesma empresa, realizada no mesmo dia pelos mesmo investidor e curtíssimo prazo. E altíssimo risco. E utilizada pelos especuladores.
Aluguem de ações Consiste na transferência de títulos da carteira do investidor para satisfazer necessidades temporárias de um tomador. As taxas dos ativos disponíveis para aluguel são divulgados pela CBLC. Ofertas estão sempre disponíveis no banco de títulos da CBLC
Operação à termo 
Mercado à Termo No mercado a termo, considera o preço avista do ativo de hoje mais a taxa de juro , que varia conforme o prazo. Garantias: Vendedor: depósito integral do ativo objeto e o Comprador: depósito da margem sobre o valor total do contrato.
OBS: SÃO OPÇÕES DE ESTRATÉGIA PARA A MANUTENÇÃO DE CAPITAL E SUA ALAVANCAGEM
Mercado de Derivativos
Mercado de Opções Uma opção é um tipo de derivativo que confere ao investidor o direito de comprar ou vender uma quantidade predeterminada de um ativo objeto a um preço fixo. Opção de compra (call) – direito de compra Opção de venda (put) – direito de vender.
Risco das opções
Qual o risco dos investimentos em opções? O risco das operações com opções é bastante alto. Além de ser um mercado bastante volátil, sujeito a grandes oscilações de preço. Risco do Titular (Comprador) da Opção de Compra O risco do titular de uma opção está limitado ao valor pago pelas opções (o prêmio)
O Ibovespa é o principal e único no mercado de ações na economia brasileira;
 TAXA SELIC – É A TAXA BASICA DE JUROS DA ECONOMIA BRASILEIRA, USADA P/ O BANCO CENTRAL CONTROLAR A INFLAÇÃO, É UTILIZADA COMO EMPRÉSTIMO ENTRE BANCOS , APLICAÇÃO DE TITULOS PUBLICOS E FEDERAL, É DEFINIDA 45 DIAS PELO COPOM.
ANALISE FUNDAMENTALISTA analisa a macroeconomia, analisa o ambiente no qual esta inserido
RENDA FIXA- É saber o valor do principal que vou receber no futuro
RENDA PRÉ FIXADA – Quando recebo no final do investimento o principal mais o rendimento do período.
RENDA PÓS FIXADA- O recebimento do investimento mais o rendimento é incerto e somente o recebimento do principal ,é certo. Ou seja o que foi investido.
Ações ordinárias - caracteriza pela participação de votos na assembleia, no entanto o direito de votos depende do numero de ações , também recebe dividendos.
Ações preferenciais – o investidor tem preferencia no recebimento dos dividendo mas não tem direito ao voto.
Mercado primário é onde ocorre o IPO, subscrição de ações de ações, lançamento publico das ações 
Analise técnica é estratégia de curto prazo

Continue navegando