Buscar

Cap 9 Administração da Produção e Operações Herique l. Corrês

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Cap 9 adm produção
Projeto do produto e seleção de processos (bens e serviços)
Por que projeto de produto e processo?
Alto nível de concorrência que leva a empresas que possuem uma forma de levar a seus clientes produtos melhores e de forma mais rápida que seus concorrentes e que atendem e superam a expectativa a terem vantagens competitivas.
Fases do desenvolvimento de um produto.
São as diversas fases onde são definidos os produtos que irão ou não ser desenvolvidos através da análise de uma ampla gama de ideias e conceitos que se apresentam oriundas de diversas opções e ideias de projeto, as escolhas feitas passam por fases continuas de verificação da viabilidade das mesmas através de avaliações go/no go.
Após aprovação o projeto inicial passa por uma fase de engenharia detalhada onde é realizado um ciclo que comprove sua viabilidade pratica através de um teste controlado e depois em funcionamento em equipamentos já em produção. Após isso ele passa a fase final chamada de crescimento de produção onde se avalia se é realmente passível de ser realizado de forma a trazer níveis tanto de produtividade quanto de eficiência aceitáveis para empresa.
Voz do cliente (QFD) desdobramento da qualidade.
E de sumaria importância ouvir a voz do cliente e aplica-la nos processos produtivos, o desdobramento da qualidade é a forma de se descobrir através de estudo detalhado e com pesquisa as necessidades e desejos do cliente (sua voz) para isso os clientes são convidados a analisar diversos aspectos do produto e compara-los com concorrentes trazendo assim um feedback das áreas a serem melhoradas pela empresa.
Projeto para manufatura.
Baseado em dois princípios básicos:
Simplificação- reduzir o numero de partes e componentes de um produto sempre que possível.
Padronização- uso de peças e conjuntos intercambiáveis entre diferentes produtos.
Analise e engenharia de valor
Ambas as expressões são usadas para avaliar o valor dos diversos componentes de um produto sob os olhos do cliente final, sendo a analise usada quando o produto já existe e deve ser reavaliado o valor de seus componentes e a engenharia quando esse se encontra em fase de projeto.
Ciclo de vida do produto.
Se divide em 4 partes:
Introdução no mercado- um período de vendas baixas e entrada do produto no mercado.
Crescimento de volume- um período de rápido crescimento de vendas (caso o produto tenha tido boa aceitação) e de crescimento da lucratividade.
Maturidade- um período menos acelerado ao se analisar as taxas de crescimento das vendas pois é o momento onde o produto atingi um ponto satisfatório de aceitação entre seu público alvo.
Declínio- momento em que as vendas e o lucro começam a diminuir e se mostra necessária uma reavaliação do produto e sua imagem visando através dessas mudanças prolongar sua vida útil de venda.
Tipos de processo produtivo.
As produções em sua maioria se diferem na forma de suas unidades produtivas.
Nesse quesito se analisa 5 tipos que entre suas mudanças mostram a forma de produção do espaço estudado.
Volume de fluxo processado que varia entre alto e baixo, variedade de fluxos processados que varia igualmente entre alto e baixo, recurso dominante que pode ser tanto pessoas quanto tecnologia sendo esses os dois extremos,incrementos de capacidade variando entre graduais e em grandes degraus e critérios competitivos de vocação que variam entre flexibilidade e eficiência. A extremidade esquerda (primeira a ser comentada) representa os processos por tarefa enquanto os da direita representam os processos por fluxo continuo.
Tipos de processo em operações fabris.
Processo por tarefa (job shop) – a produção é realizada em pequenos lotes com grande variedade e variados roteiros de fabricação. Os equipamentos são agrupados por função não havendo necessidade de conexão entre os centros produtivos. Os grupos de trabalho normalmente ficam a cargo de toda produção do produto o que faz com que seja necessário que eles sejam polivalentes.
Processos em lote (batch)- processo similar aquele encontrado no por tarefa no que se refere a seu arranjo físico pois as há alto nível de flexibilidade na produção,porem nessa forma há especialização e dedicação dos funcionários aos equipamentos (não existe de o funcionário ficar responsável por toda confecção do produto) há a ocorrência de economias de escala.
Processo em linha – peças discretas com uma produção fluida que inter relaciona as estações de trabalho com uma taxa preestabelecida de produção. As estações de trabalho são arranjadas de forma a respeitar a seqüência de etapas do processo produtivo. (linha de montagem)
Processo em fluxo continuo – processamento de material em fluxo fluindo de estação em estação de trabalho, equipamentos arranjados em sequencia e interligados tornando assim baixíssima a existência de estoques em processo.
Tecnologia em hardware em processos fabris.
Maquinas de controle numérico- são normalmente maquinas usadas para furar, tornear, fresar, diferentes tipos de peça ligadas a um computador que determina a sequencia de movimentos e operações a serem realizadas pela maquina.
Machining Center- alem de controlar as maquinas e seus movimentos os machining centers ainda carregam diversas ferramentas que podem ser trocadas automaticamente se adaptando as necessidades do processo.
Robôs industriais- são maquinas utilizadas para substituir pessoas em tarefas repetitivas, perigosas ou a serem realizadas em ambiente agressivo.
FMS ( flexible manufacturing system) - um fms é um conjunto de machining centers circundando um robô industrial.
AGV (automatically guided vehicles) – são robôs programáveis que são utilizados em determinados pontos do processo para transportar materiais entre centros produtivos.
Tecnologia software em processos fabris.
Computer aided design- é uma tecnologia usada para o projeto de produtos e processos que se utiliza de computadores para varias atividades de projeto.
Automated manufacturing planning and control systems- são usados para definir planejamento, programação e o seqüenciamento das atividades fabris.
O conjunto dessas tecnologias é o que compõem o que algums chama de CIM ( computer integrated manufacturing)
Matriz produto- processos em operações de serviços.
Serviços de massa- são os serviços onde grande quantidade de clientes são atendidos por dia de forma padronizada.
Serviços profissionais- são realizados de forma customizada se adequando aos desejos e necessidades de cada cliente especifico.
Serviços de massa customizados- são aqueles que atendem grande quantidade de clientes por dia porem se utilizam da tecnologia para fazer certas customização de seus serviços.
Serviços profissionais de massa- são serviços que apesar de específicos tentam aumentar sues ganhos atendendo uma maior quantidade de clientes por dia.
Analise e reengenharia de processo
A analise é a forma de avaliar uma operação desde suas entradas ate suas saídas visando achar formas de melhorar seu projeto. Já a reengenharia tem como objetivo através de certas diretrizes melhorar os processos e os modificar para serem otimizados.
Diretrizes:
Organize em torno de saídas não de tarefas;
Capture informações na fonte;
Centralize recursos dispersos geograficamente usando tecnologia da informação;
Conecte subprocessos paralelos em vez de integrar seus resultados num passo separado;
Projete processos de forma que o trabalho seja feito certo da primeira vez;
Remova a complexidade, exceções, autorizações e casos especiais;
Identifique alavancas de tecnologia da informação.

Continue navegando