Buscar

Disciplina Economia Política2 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ETADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS 
Disciplina Economia Política
Acadêmica: Cláudia Patrocínia Mendes Ferreira
Professor: Luiz Antônio de Matos Macedo
Comentários – O CAPITAL /CAP. XXIII – Karl Marx
A Lei Geral da Acumulação Capitalista
 Demanda crescente de força de trabalho com a acumulação, com composição constante do capital
O crescimento da demanda por trabalho depende diretamente do crescimento de capital, os ciclos históricos criam tempos em que esse processo é favorável aos assalariados dado a escassez de mão-de-obra. Contudo os salários sempre tendem as ruins devido aos exércitos de reserva. 
A acumulação de capital independente do período (favorável ao trabalhador ou desfavorável ao mesmo) é sempre fruto de trabalho não pago e extraído do trabalhador, mesmo que pequeno nível de lucro, capital tende a resistir e futuramente aumentar com alguma revolução tecnológica, deixando os assalariados desempregados e os patrões com lucro superior invertendo o ciclo. 
 Decréscimo relativo da parte variável do capital com o progresso da acumulação e da concentração que a acompanha
Com o desenvolvimento do capital há sempre um decréscimo na necessidade de mão-de-obra com o crescimento do capital e esse é fundamental para qualquer incremento demanda por assalariados. 
 Devido a maior utilização de maquinas e meios tecnológica a mão-de obra é menos necessária na produção gerando então desemprego. E esse necessita de centralizar e agrupar para sobreviver se tornando mais caro, isso dificulta a entrada de novos capitalista nos mercados e a diminuição da competição de me empresas em determinados mercados. 
A centralização acelera o processo de acumulação e sendo que o capital fixo não gera emprego e sim o capital variável, e esse aumento de poder é desfavorável a classe trabalhado cada vez mais exigida e explorada pelo capital e sem muita escolha, coesão social a eles criada. 
Diferentes formas de existência da superpopulação relativa. A lei geral da acumulação capitalista
O capital tem uma lei de acumulação em buscas de baixos custos e melhores mercados, a superpopulação vem de vários fatores e é sempre algo favorável ao capital que consegue oferecer baixos salários em busca de maiores lucro, e quando se tem melhores salários há também um aumento na reprodução que logo irá inflar o mercado de trabalho, além de atrair de outras partes como o meio rural não de obra. E a momentos na história que se tem a necessidades de ativar os exércitos de reservas como nas construções das ferrovias inglesas, grandes quantidades de pessoas foram requeridas para trabalho, e essas logo foram substituídas por maquinaria. 
Diferentes formas de existência da superpopulação relativa. A lei geral da acumulação capitalista
A exploração está presente na acumulação de capital um fator que favorece essa possibilidade de exploração são os exércitos de reservas. Proveniente de manufaturas falidas incorporadas a grandes indústrias criam exercito de reserva(desempregado); aumento de salários levam uma maior reprodução e criação de exercito de reserva, salários altos trazem imigrações do campo para cidade criou no inicio da industrialização grande exercito de reserva; e aquele que por hora são excluídos : andarilhos, maltrapilhos, prostitutas, podem também serem exercito de reserva, dentro destes existem os pesos mortos que não aqueles que a indústria e suas péssimas condições de trabalho já os eliminaram( velhos, aleijados, doentes).
[...]Mas todos os métodos de produção da mais-valia são, simultaneamente, métodos da acumulação, e toda expansão da acumulação torna-se, reciprocamente, meio de desenvolver aqueles métodos. 
Finalmente, Destutt de Tracy, o fleumático doutrinador burguês, o proclama brutalmente:
“As nações pobres são aquelas em que o povo está bem, e as nações ricas são aquelas em que ele é comumente pobre”[...]
Montes Claros , junho de 2015

Outros materiais

Outros materiais