Buscar

Características da Burocracia nas Empresas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
Modelos Contemporâneos de Gestão
Questão 1/5
Uma organização que aprende é aquela que se ocupa em criar, adquirir, transferir conhecimentos e alterar comportamentos com base nesses novos conhecimentos. Organizações que aprendem se preocupam com a solução sistemática de problemas, com a experimentação de novas ideias, com o aprendizado com base na experiência e em fatos históricos, com o aprendizado baseado em experiências alheias e com rápida transferência de conhecimentos dentro da empresa como um todo.
SANTOS, L. F. B. Evolução do Pensamento Administrativo. Curitiba: Editora InterSaberes, 2013.
A partir das características de uma organização que aprende, apresente pelo menos duas características inerentes a tal perspectiva.
Nota: 16.0
	O Pensamento Sistêmico: cada membro da empresa compreende a natureza de seu trabalho e como este se encaixa no processo de fornecimento de produtos finais ao cliente;
A Visão Comum: todos os membros possuem uma visão comum do propósito da empresa e um sincero comprometimento a fim de alcançar esse propósito;
O Desafio aos Modelos Mentais: os membros da empresa constantemente desafiam o modo como são feitos os negócios e os processos de pensamento que as pessoas utilizam para solucionar problemas da empresa.
A Aprendizagem em Grupo: juntos, os membros de uma empresa trabalham, desenvolvem e programam soluções para novos problemas.
O Compromisso Pessoal: todos os membros da empresa são comprometidos no sentido de obter uma rica e profunda compreensão do seu trabalho.
Resposta:A gestão do conhecimento pode ser entendida como o conjunto de processos que regem a criação,disseminação e utilização do conhecimento para alcançar os objetivos da organização. o conhecimento e classificado em dois tipos;o conhecimento tácito e o conhecimento explicito.
Questão 2/5
O desenvolvimento e a aplicação do conceito de equipes autogeridas foram centrados em um princípio-chave fundamental: uma equipe autogerida, mediante as situações que emergem, guia-se por um objetivo, detém autoridade para decidir sobre os meios para alcançá-lo e autonomia circunscrita a uma área definida de comum acordo com a administração.
Dessa forma, cite e explique as perspectivas que influenciam o rendimento das equipes autogeridas.
Nota: 0.0
	Em termos de atendimento à proposta, espera-se que o estudante cite as quatro perspectivas que influenciam o rendimento das equipes autogeridas e discorra sobre elas:
- a competência do líder nas relações interpessoais, a facilidade de comunicação: relacionamento interpessoal e a comunicação são habilidades exigidas para todos os membros-profissionais participantes, isto porque, os relacionamentos problemáticos constituem o maior obstáculo ao trabalho em equipe.
- o ambiente em que as equipes trabalham é relevante: estabelecer uma cultura organizacional não apenas encoraja e motiva as pessoas a desempenharem seus papéis, mas, sobretudo, desenvolvem um sentimento de pertencimento à sociedade produtora da qual é participante. Isto tem influência positiva tanto sobre a criatividade como sobre o clima organizacional, que são dois aspectos preponderantes do funcionamento das equipes autogeridas.
- a autonomia dos grupos e a liberdade de comunicação: sem as quais não se é possível organizar equipes autogeridas, bem como o seu respectivo trabalho. Estas duas habilidades pessoais, por suas naturezas próprias, são indispensáveis a esse propósito.
- as habilidades pessoais inerentes à construção de ambientes promotores da participação, da autonomia e do desenvolvimento de competências mais amplas: essas habilidades estimulam tanto a inovação organizacional e a adoção continuada de novas práticas de gestão e de organização do trabalho, quanto incentivam novas políticas de recursos humanos e de alcançar bons resultados em termos de clima organizacional.
Resposta:
Questão 3/5
Todos nós temos uma parcela de atividades burocráticas, ou obrigações que, à primeira instância, podem parecer mera perda de tempo, mas, se pensarmos bem, ela é necessária, pelo menos para alguém. O grande problema é que nem sempre questionamos se alguém atribui algum valor pelo que fazemos.  Nos primórdios da gestão profissional, Max Weber e outros teóricos da gestão desenvolveram suas ideias sobre a necessidade das organizações aprenderem a estabelecer controles, regras, fluxos e métodos para diminuir as crescentes perdas decorrentes da desorganização e desordem em processos que aumentavam de complexidade na medida em que as empresas cresciam.
HASHIMOTO, M. Burocracia, um mal necessário. Portal Administradores, 2005. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/burocracia-um-mal-necessario/474/>
A partir do que se apresenta sobre a burocracia, cite ao menos cinco características de uma empresa que se pauta na burocracia em sua gestão.
Nota: 0.0
	Possíveis respopstas:
As normas são legalizadas;
A comunicação é formal, de modo geral escrita e impessoal;
Os trabalhos são divididos conforme as competências, de modo que cada uma saiba qual a sua função;
Os relacionamentos são impessoais, significa dizer que podemos trabalhar com alguém sem nem ao mesmo saber o nome destas pessoas;
A hierarquia é atributo das organizações burocráticas, uma vez que cada colaborador sabe qual é seu papel dentro da organização e a quem é seu superior direto;
A forma de trabalho está definida através das rotinas e dos procedimentos estabelecidos, documentados que direcionam o modo de agir dentro da organização.
O crescimento e o reconhecimento profissional acontecem através da competência técnica e da meritocracia, significa dizer que em uma organização burocrática a pessoa não pode “ganhar um cargo” ou “crescer” profissionalmente por ser “amigo do chefe”, mas sim por ser bom tecnicamente;
A teoria da Burocracia defende que a administração da empresa deve ser feita pelos administradores, que estão preparados tecnicamente e não pelo “dono” da empresa que é envolvido por sentimentos, que impedem uma decisão baseada na racionalidade. 
Resposta:
Questão 4/5
Uma organização estava com sérios problemas e uma consultoria foi contratada para auxiliar a empresa. O principal problema foi diagnosticado: falta de estoque para alguns produtos, excesso para outros e atraso na entrega do produto para o cliente. Porém a empresa tinha vantagens em relação aos concorrentes: equipe de trabalho competente e fiel à empresa, muitas vezes fazendo horas extras, prezando pela qualidade do produto.
Se você fosse o consultor responsável pelas mudanças nessa empresa, em qual ou quais das funções da administração o principal erro aconteceu e afetou a lucratividade, de acordo com o grau de importância? O que e como você faria diferente? (Use, pelo menos, dois conceitos corretos listados a seguir em sua resposta: PODC, Integração Vertical, Padronização, Centralização, Descentralização Vertical e Horizontal, Qualidade Total, Motivação, Satisfação no Trabalho ou outros aspectos comportamentais). 
Nota: 6.0
	O principal erro aconteceu, em primeiro lugar, na falta de planejamento da linha produtiva. Havia a necessidade de uma pesquisa de mercado para identificar o comportamento de compra dos consumidores da organização, de modo a evitar a ruptura de estoque e, consequentemente, atraso nas entregas, que são falhas inadmissíveis para uma organização. Em segundo lugar, houve falta de organização, onde está a estrutura organizacional capaz de captar que algo não ia bem?, se houvesse organização dos processos poder-se-ia, por exemplo, fazer promoções para aumentar as vendas dos produtos com excesso de estoque e, ao mesmo tempo, reduzir a quantidade de produtos fabricados que não estejam sendo vendidos, pois saberia-se o padrão de vendas na organização. Sendo assim, faltou controle dos processos também, para fazer o monitoramento contínuo das vendas, das entradas e saídas. A única função administrativa que parece funcionar bem é a direção, namedida em que o enunciado deixa claro que o diferencial da empresa era a equipe de trabalho competente e fiel, muitas vezes disposta a fazer outras extras, ou seja, os funcionários estão bem motivados a trabalhar, parece não haver falta de liderança sobre os mesmos. O que poderia ser feito diferente? Planejamento, Organização e Controle contínuos; padronização de processos- de modo a estabelecer um estudo das vendas médias, e identificar potenciais sazonalidades das mesmas, criando-se padrões de operação para o processo; técnicas de qualidade total- melhoria contínua e busca pela excelência- Kaizen, Kanban; o que não poderia ser usado como resposta é: integração vertical ou horizontal; centralização e descentralização, motivação, satisfação e aspectos comportamentais, pois a função Direção não apresenta falhas, o enunciado é claro quando diz que o diferencial da organização está justamente na equipe competente e fiel a empresa.
Resposta:PODC e padronização.
Questão 5/5
A globalização está fazendo com que as empresas, sem as proteções oficiais das reservas de mercado, tenham que se ajustar à Nova Economia. Precisam adequar seus custos e aumentar a produtividade para serem competitivas. Por isso, muitas empresas já estão pensando em seus funcionários operacionais, administrativos e administradores, não mais como simples “Recursos Humanos”, mas sim, como “Capital Humano”. Esse novo enfoque enfatiza que as pessoas são parte crucial de uma empresa e como tal, têm necessidade de serem desenvolvidas, gerenciadas e tratadas com o mesmo respeito distinguido a todos os outros capitais.
PERES, O. A. A importância da Gestão do Conhecimento nas Empresas. Vivencial, 2008. Disponível em: < http://www.vivencial.com.br/a-importancia-da-gestao-do-conhecimento-nas-empresas>
A partir do que se apreende sobre a importância do Capital Humano para as organizações surge o Ciclo de Aprendizagem que, cada vez mais, ganha destaque dentro das empresas da atualidade. Nesse sentido, descreva ao menos duas das quatro fases do ciclo vivencial de aprendizagem.
Nota: 0.0
	As fases do Ciclo Vivencial de Aprendizagem são as seguintes:
a) Atividade: o próprio nome fala por si. O foco está em oferecer situações às pessoas para a busca de resoluções através de dramatizações, jogos, exercícios verbais e não verbais, simulações para se alcançar o processo decisório.
b) Análise: é o momento de debater e analisar os resultados atingidos na etapa anterior. Neste processo de revisão do que foi realizado se deve deixar que as emoções fluam e que os participantes tenham esta liberdade de expressão, serem autênticos, que a crítica seja vista como um momento de feedback.
c) Conceituação: a aprendizagem deve se embasar em uma fundamentação teórica que estabeleça uma sistematização do saber. Aqui a equipe pode se valer de leituras, reuniões, estudos de caso, que consubstanciem as vivências de cada um.
d) Conexão: é o momento de sair do teórico já assimilado pelos participantes e objetivar a prática concretizada no real, no cotidiano das rotinas de trabalho.

Outros materiais

Outros materiais