Buscar

contabilidade geral uniasselvi UNIDADE 1 TÓPICO 3 (resumo)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIDADE 1 TÓPICO 3
(resumo)
1 INTRODUÇÃO
A partir de agora, iremos analisar, que o balanço possui algumas configurações resultantes do confronto entre os bens, direitos e obrigações, as quais irão resultar em alguns estados patrimoniais favoráveis e desfavoráveis às entidades. Estudaremos também como é medida a riqueza de uma entidade, através do balanço patrimonial.
 O ATIVO, PASSIVO E O PATRIMÔNIO LÍQUIDO
São qualidades positivas, de coisa boa, certo? Então vamos chamar o lado esquerdo do balanço patrimonial de Ativo (sinônimo de coisa boa, positiva). Se o Ativo é coisa boa e positiva, nós vamos colocar no lado esquerdo os nossos bens e direitos, certo? Assim, então, o ativo, em um primeiro momento, compreende o conjunto de bens e direitos de uma entidade.
Avançando um pouco mais no conceito de ativo, de acordo com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC n. 1, que trata da estrutura conceitual básica para elaboração das demonstrações contábeis.
2 ATIVO
Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.
2 ATIVO
Elementos das Demonstrações Contábeis Ativos:
 
53. O benefício econômico futuro embutido em um ativo é o seu potencial em contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa para a entidade. Tal potencial poderá ser produtivo, quando o recurso for parte integrante das atividades operacionais da entidade. Poderá também ter a forma de conversibilidade em caixa ou equivalentes de caixa ou poderá, ainda, ser capaz de reduzir as saídas de caixa, como no caso de um processo industrial alternativo que reduza os custos de produção. 
54. A entidade geralmente usa os seus ativos na produção de mercadorias ou prestação de serviços capazes de satisfazer os desejos e necessidades dos clientes. Tendo em vista que essas mercadorias ou serviços podem atender aos seus desejos ou necessidades, os clientes se dispõem a pagar por eles e contribuir assim para o fluxo de caixa da entidade.
2 ATIVO
55. Os benefícios econômicos futuros de um ativo podem fluir para a entidade de diversas maneiras. Por exemplo, um ativo pode ser: 
a) usado isoladamente ou em conjunto com outros ativos na produção de mercadorias e serviços a serem vendidos pela entidade; 
b) trocado por outros ativos; 
c) usado para liquidar um passivo; ou 
d) distribuído aos proprietários da entidade.
56. Muitos ativos, por exemplo, máquinas e equipamentos industriais, têm uma substância física. Entretanto, substância física não é essencial à existência de um ativo; dessa forma, as patentes e direitos autorais, por exemplo, são ativos, desde que deles sejam esperados benefícios econômicos futuros para a entidade e que eles sejam por ela controlados.
2 ATIVO
57. Muitos ativos, por exemplo, contas a receber e imóveis, estão ligados a direitos legais, inclusive o direito de propriedade. Ao determinar a existência de um ativo, o direito de propriedade não é essencial; assim, por exemplo, um imóvel objeto de arrendamento é um ativo, desde que a entidade controle os benefícios econômicos provenientes da propriedade. Embora a capacidade de uma entidade controlar os benefícios econômicos normalmente seja proveniente da existência de direitos legais, um item pode satisfazer a definição de um ativo mesmo quando não há controle legal. Por exemplo, o know-how obtido por meio de uma atividade de desenvolvimento de produto pode satisfazer a definição de ativo quando, mantendo o know-how em segredo, a entidade controla os benefícios econômicos provenientes desse ativo.
2 ATIVO
58. Os ativos de uma entidade resultam de transações passadas ou outros eventos passados. As entidades normalmente obtêm ativos comprando-os ou produzindo-os, mas outras transações ou eventos podem gerar ativos; por exemplo: um imóvel recebido do governo como parte de um programa para fomentar o crescimento econômico da região onde se localiza a entidade ou a descoberta de jazidas minerais. Transações ou eventos previstos para ocorrer no futuro não podem resultar por si mesmos, no reconhecimento de ativos; por isso, por exemplo, a intenção de adquirir estoques não atende, por si só, à definição de um ativo.
2 ATIVO
59. Há uma forte associação entre incorrer em gastos e gerar ativos, mas ambas as atividades não necessariamente coincidem entre si. Assim, o fato de uma entidade ter incorrido num gasto pode fornecer evidência da sua busca por futuros benefícios econômica, mas não é prova conclusiva de que a definição de ativo tenha sido obtida. Da mesma forma, a ausência de um gasto não impede que um item satisfaça a definição de ativo e se qualifique para reconhecimento no balanço patrimonial; por exemplo, itens que foram doados à entidade podem satisfazer a definição de ativo.
2 ATIVO
Aquela pessoa é preguiçosa, passiva, lenta, sem vontade de nada. São qualidades negativas, de coisa ruim, então chamaremos o lado direito do balanço patrimonial de Passivo (sinônimo de coisa ruim, negativa). Se o Passivo é coisa ruim e negativa, nós sempre iremos colocar deste lado as nossas obrigações (dívidas).
3 PASSIVO
Balanço Patrimonial – 01/03/2010
Bens e Direitos
Obrigações
Caixa 370,00
Bancos 4.500,00
Salários a receber 2.500,00
Automóvel 12.000,00
Imóvel residencial 70.000,00
Financiamento a pagar 15.550,00
Plano de saúde a pagar 130,00
Mensalidades a pagar 325,00
Contas a pagar 500,00 Cartão de crédito a pagar455,00
Total 89.370,00
Total 16.960,00
3 PASSIVO
Será representado nosso balanço patrimonial: no lado esquerdo o ATIVO, composto pelos bens e direitos, e no lado direito o PASSIVO, representado pelas obrigações.
Para Elaboração das Demonstrações Contábeis, relatamos como segue: “Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.”
3 PASSIVO
Segue ainda o pronunciamento sobre o passivo:
Elementos de Demonstrações Contábeis Passivos 
60. Uma característica essencial para a existência de um passivo é que a entidade tenha uma obrigação presente. Uma obrigação é um dever ou responsabilidade de agir ou fazer de certa maneira. As obrigações podem ser legalmente exigíveis em conseqüência de um contrato ou de requisitos estatutários. Esse é normalmente o caso, por exemplo, das contas a pagar por mercadorias e serviços recebidos. Obrigações surgem também de práticas usuais de negócios, usos e costumes e o desejo de manter boas relações comerciais ou agir de maneira equitativa. Se, por exemplo, uma entidade decide, por uma questão de política mercadológica ou de imagem, retificar defeitos em seus produtos, mesmo quando tais defeitos tenham se tornado conhecido depois que expirou o período da garantia, as importâncias que espera gastar com os produtos já vendidos constituem-se passivos.
3 PASSIVO
61. Deve-se fazer uma distinção entre uma obrigação presente e um compromisso futuro. A decisão da Administração de uma entidade de adquirir ativos no futuro não constitui, por si só, uma obrigação presente. A obrigação normalmente surge somente quando o ativo é recebido ou a entidade assina um acordo irrevogável de aquisição do ativo. Neste último caso, a natureza irrevogável do acordo significa que as conseqüências econômicas de deixar de cumprir a obrigação, por exemplo, por causa da existência de uma penalidade significativa, deixem a entidade com pouca ou nenhuma alternativa para evitar o desembolso de recursos em favor da outra parte.
3 PASSIVO
62. A liquidação de uma obrigação presente geralmente implica na utilização, pela entidade, de recursos capazes de gerar benefícios econômicos a fim de satisfazer o direito da outra parte. A extinção de
uma obrigação presente pode ocorrer de diversas maneiras, por exemplo, por meio de: 
a) pagamento em dinheiro; 
b) transferência de outros ativos; 
c) prestação de serviços; 
d) substituição da obrigação por outra; ou 
e) conversão da obrigação em capital.
3 PASSIVO
Uma obrigação pode também ser extinta por outros meios, tais como pela renúncia do credor ou pela perda dos seus direitos creditícios.
63. Passivos resultam de transações ou outros eventos passados. Assim, por exemplo, a aquisição de mercadorias e o uso de serviços resultam em contas a pagar (a não ser que pagos adiantadamente ou na entrega) e o recebimento de um empréstimo resulta na obrigação de liquidá-lo. Ou uma entidade pode ter a necessidade de reconhecer como passivos futuros abatimentos baseados no volume das compras anuais dos clientes; nesse caso, a venda das mercadorias no passado é a transação da qual deriva o passivo. 
3 PASSIVO
64. Alguns passivos somente podem ser mensurados com o emprego de um elevado grau de estimativa. No Brasil esses passivos são descritos como provisões. A definição de passivo, constante do item 49, tem um enfoque amplo e, assim, se a provisão envolve uma obrigação presente e satisfaz os demais critérios da definição, ela é um passivo, ainda que seu valor tenha que ser estimado. Exemplos incluem provisões por pagamentos a serem feitos para satisfazer acordos com garantias em vigor e provisões para fazer em face de obrigações de aposentadoria.
3 PASSIVO
Em nosso balanço patrimonial “pessoal” elaborado anteriormente, notamos claramente a situação patrimonial no dia 01/03/2007. A pessoa em questão tem bens e direitos (ativo = coisas boas) no valor de R$ 89.370,00 e tem dívidas (passivo = coisas ruins) no valor de R$ 16.960,00. Podemos dizer que a situação desta pessoa é bem confortável, pois ela tem muito mais coisas boas (ativo) do que coisas ruins (passivo).
Se a gente observar bem esse “Balanço”, perceberemos que o mesmo ainda não está completo, pois tem um detalhe tão claro nele que não poderíamos deixar de registrá-lo.
4 PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Como já vimos anteriormente, o total das coisas boas (ativo) é bem maior do que o total das coisas ruins (passivo), dando uma diferença positiva de R$ 72.410,00 (89.370,00 – 16.960,00). Certo? Sim, e isso quer dizer que poderemos transformar essa diferença em “dinheiro vivo”, isso mesmo, “grana limpa” na nossa mão, que poderíamos chamar de superávit, ou lucro, ou ainda de patrimônio líquido.
O patrimônio líquido é igual aos bens mais direitos, menos as obrigações.
4 PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Esta diferença, já implícita no lado direito do nosso balanço, nós a tornaremos explicita para estabelecer uma igualdade com o lado esquerdo, portanto, o Ativo será sempre igual ao Passivo mais o Patrimônio Líquido, pois as nossas “coisas boas” serão sempre iguais à somatória das “coisas ruins” com o nosso “patrimônio líquido”.
4 PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Balanço Patrimonial – 01/03/2010
Bens e Direitos
Obrigações
Imóvel residencial 70.000,00
Automóvel 12.000,00
Salários a receber2.500,00
Bancos 4.500,00
Caixa 370,00
Financiamento a pagar 15.550,00
Plano de saúde a pagar 130,00
Mensalidades a pagar 325,00
Contas a pagar 500,00
Cartão de crédito a pagar 455,00
PATRIMÔNIO LÍQUIDO 72.410,00
Total 89.370,00
Total 16.960,00
4 PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Assim, temos:
Por que o lado direito do balanço será sempre igual ao lado esquerdo?
Pois para que haja o equilíbrio entre os lados, surge o Patrimônio Líquido ou situação líquida, que demonstra, por sua vez, qual é a verdadeira riqueza do patrimônio em questão.
Assim poderemos apresentar a você a equação básica do Patrimônio Líquido:
4 PATRIMÔNIO LÍQUIDO
(PL):
PL = Bens + Direitos - Obrigações PL = 86.870,00 + 2.500 - 16.960,00 PL = 72.410,00
4 PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Ou ainda...
PL = ATIVOS - PASSIVOS
PL = 89.370,00 - 16.960,00
PL = 72.410,00
4 PATRIMÔNIO LÍQUIDO
IMPORTANTE!
Cabe lembrar que tudo o que vimos anteriormente, aplicado a uma situação particular, cada um de nós, as pessoas físicas em geral, vale também para as empresas ou pessoas jurídicas.
 O Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC nº. 01, que trata da Estrutura Conceitual Básica para Elaboração das Demonstrações Contábeis (NBC-T-1), conceitua o Patrimônio Líquido da seguinte forma: “Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.”
4 PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Segue ainda o pronunciamento sobre o Patrimônio Líquido:
65. Embora o patrimônio líquido seja definido no item 49 como um valor residual, ele pode ter subclassificações no balanço patrimonial. Por exemplo, recursos aportados pelos sócios, reservas resultantes de apropriações de lucros e reservas para manutenção do capital podem ser demonstrados separadamente. Tais classificações podem ser importantes para a tomada de decisão dos usuários das demonstrações contábeis quando indicarem restrições legais ou de outra natureza sobre a capacidade que a entidade tem de distribuir ou aplicar de outra forma os seus recursos patrimoniais. Podem também refletir o fato de que acionistas de uma entidade tenham direitos diferentes em relação ao recebimento de dividendos ou reembolso de capital.
4 PATRIMÔNIO LÍQUIDO
66. A constituição de reservas é, às vezes, exigida pelo estatuto ou por lei para dar à entidade e seus credores uma margem maior de proteção contra os efeitos de prejuízos. Outras reservas podem ser constituídas em atendimento a leis que concedem isenções ou reduções nos impostos a pagar quando são feitas transferências para tais reservas. A existência e o valor de tais reservas legais, estatutárias e fiscais representam informações que podem ser importantes para a tomada de decisão dos usuários. As transferências para tais reservas são apropriações de lucros acumulados, portanto, não constituem despesas. 
4 PATRIMÔNIO LÍQUIDO
67. O valor pelo qual o patrimônio líquido é apresentado no balanço patrimonial depende da mensuração dos ativos e passivos. Normalmente, o valor do patrimônio líquido somente por Coincidência é igual ao valor de mercado das ações da entidade ou da soma que poderia ser obtida pela venda dos seus ativos e liquidação de seus passivos numa base de item por item, ou da entidade como um todo, numa base de continuidade operacional.
4 PATRIMÔNIO LÍQUIDO
68. Atividades comerciais e industriais, bem como outros negócios são freqüentemente exercidas por meio de firmas individuais, sociedades limitadas, entidades estatais e outras organizações cuja estrutura legal e regulamentar pode ser diferente daquela aplicável às sociedades por ações. Por exemplo, pode haver poucas restrições, ou nenhuma, sobre a distribuição aos proprietários ou outros beneficiários de importâncias incluídas no patrimônio líquido. Independentemente desses fatos, a definição de patrimônio líquido e os outros aspectos desta Estrutura Conceitual que tratam do patrimônio líquido são igualmente aplicáveis a tais entidades.
A contabilidade individual em nada difere da estrutura básica da contabilidade de uma empresa. A diferença está que na contabilidade de uma empresa as transações efetuadas têm que ser formais, ou seja, têm que ter os lançamentos contábeis, as contas, os livros contábeis para registrar tais operações.
4 PATRIMÔNIO LÍQUIDO
O importante é você ter a idéia da estrutura contábil na cabeça, daí a formalização da movimentação fica muito fácil. Por isso, visualize sempre o patrimônio das entidades (pessoas físicas e jurídicas), no balanço patrimonial, tendo do seu lado esquerdo (ATIVO) os seus bens e direitos (coisas boas) e do seu lado direito (PASSIVO) as suas dívidas (coisas ruins) e a sua riqueza líquida (PATRIMÔNIO LÍQUIDO).
4 PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Esse novo elemento chamado de patrimônio
líquido, juntamente com os bens, com os direitos e com as obrigações, completará a nossa representação gráfica do patrimônio, permitindo que o total do lado esquerdo seja igual ao total do lado direito, dando-lhe forma de equação. Falando nisso, uma já é conhecida (PL = Ativo – Passivo). Porém, existem outras possibilidades em que o patrimônio pode ser encontrado.
5 OS DIVERSOS ESTADOS PATRIMONIAIS
Esta situação ocorre quando a soma dos bens mais os direitos se sobrepõem às obrigações, ou seja, quando o ativo é maior que o passivo.
5 OS DIVERSOS ESTADOS PATRIMONIAIS
ATIVO
Bens + Direitos
>
PASSIVO Obrigações

SITUAÇÃO LÍQUIDA POSITIVA
50.000,00 + 3.000,00
10.000,00
43.000,00
5 OS DIVERSOS ESTADOS PATRIMONIAIS
No Balanço teremos:
ATIVO
PASSIVO
Bens 50.000,00
Obrigações 10.000,00
PATRIMÔNIO LÍQUIDO43.000,00
Total 53.000,00
Total 53.000,00
5 OS DIVERSOS ESTADOS PATRIMONIAIS
Suponhamos que o dono dessa empresa, a Cia UNI, resolvesse neste momento liquidá- lá, vendendo todos os bens ao preço que custam; conseguirá obter o valor de 50.000,00; vendendo os direitos conseguirá mais 3.000,00, acumulará assim 53.000,00. Pagará todas as suas obrigações no valor de 10.000,00, restará para ele à importância de 43.000,00.
5 OS DIVERSOS ESTADOS PATRIMONIAIS
ATIVO
Bens + Direitos
< 
PASSIVO
Obrigações

SITUAÇÃO LÍQUIDA
NEGATIVA
40.000,00+2.000,00
60.000,00
18.000,00
5.2 SITUAÇÃO LÍQUIDA NEGATIVA
Balanço Patrimonial – 31/01/2007 Cia. UNI
ATIVO
PASSIVO
Bens 40.000,00
Direitos 2.000,00
Obrigações 60.000,00
PATRIMÔNIO LÍQUIDO(18.000,00)
Total 42.000,00
Total 42.000,00
5.2 SITUAÇÃO LÍQUIDA NEGATIVA
Se o proprietário dessa empresa resolvesse liquidá-la, conseguirá apurar 42.000,00. Para saldar as dívidas precisará de 60.000,00, tendo em mãos apenas 42.000,00, faltarão 18.000,00. Portanto, a situação líquida é deficitária, ou seja, o total dos elementos positivos é insuficiente para saldar os compromissos assumidos pela empresa. A expressão passivo a descoberto representa a insuficiência do ativo para cobrir o passivo.
5.2 SITUAÇÃO LÍQUIDA NEGATIVA
Esta situação é pouco comum, porém ocorre com algumas empresas.
Poderá apresentar uma situação desfavorável e assim mesmo poderá desenvolver suas atividades normalmente. Cabe destacar que se ela permanecer por muito tempo nesta situação, poderá ter sérios problemas e ser uma séria candidata a “fechar suas portas”.
5.2 SITUAÇÃO LÍQUIDA NEGATIVA
A situação líquida nula ocorre quando o ativo corresponde ao mesmo valor que o passivo, inexistindo situação líquida:
5.3 SITUAÇÃO LÍQUIDA NULA
ATIVO
Bens + Direitos
=
PASSIVO Obrigações

SITUAÇÃO LÍQUIDA NULA
38.000,00 + 7.000,00
45.000,00
0,00
5.3 SITUAÇÃO LÍQUIDA NULA
Balanço Patrimonial – 31/01/2007 Cia. UNI
ATIVO
PASSIVO
Bens 38.000,00
Direitos 7.000,00
Obrigações 45.000,00
PATRIMÔNIO LÍQUIDO0,00
Total 45.000,00
Total 45.000,00
5.3 SITUAÇÃO LÍQUIDA NULA
Se houvesse a liquidação da Cia UNI, teríamos exatamente o suficiente para quitar todas as dívidas, não restando nada para o proprietário.
5.3 SITUAÇÃO LÍQUIDA NULA
O QUE REALMENTE É UM ATIVO?
 De geração em geração, é que o Amor ao dinheiro é a raiz de todo o Mal. Mas pensemos melhor, “é o Amor ao Dinheiro, não o Dinheiro propriamente falando”.
 Uma das razões pelas quais os ricos ficam mais ricos, os pobres mais pobres e a classe média lutam com dívidas, é que o assunto dinheiro não é ensinado nem em casa, nem na escola. As escolas se concentram nas habilidades acadêmicas e profissionais, mas não em habilidades financeiras.
 Para trabalhar numa boa empresa. Tenha competência financeira. Aprenda a administrar o Risco na Vida e o Enfrente. Nunca pare! As pessoas moldam suas vidas por meio de seus pensamentos. Pense diferente!
LEITURA COMPLEMENTAR (resumo)
 
 Há uma diferença entre ser pobre e estar quebrado. Estar quebrado é algo temporário, ser pobre é algo eterno. Quer ganhar dinheiro? Precisa aprender! Aprender a gerar dinheiro; a conservá-lo, e não somente ganhá-lo!
 O dinheiro vem e vai, mas se você tiver sido educado quanto ao funcionamento do dinheiro, você adquire poder sobre ele e pode começar a construir riqueza.
 Se você não puder se decidir logo, não vai aprender nunca a ganhar dinheiro.
 O Tempo é um dos melhores mestres, só que ele termina matando todos os seus discípulos. A maioria das pessoas quer que todos no mundo mudem menos elas própria. Se perceber que você é o problema, então poderá modificar a si mesmo, aprender alguma coisa e tornar-se mais sábio.
LEITURA COMPLEMENTAR (resumo)
 É mais fácil mudar a si próprio que a todos os demais. Se você não aprender, passará a vida culpando um emprego, um baixo salário ou o seu chefe pelos seus problemas. Passará sua vida esperando por um golpe de sorte que resolva seus problemas de dinheiro.
 Segurança é Ilusão, a única certeza no mundo é que tudo está mudando, e este processo não para NUNCA. Todos, em algum momento na Vida, teremos que arriscar. O medo do que virá do desconhecido, é inerente ao ser humano, porém precisamos arriscar! E arriscar - É tomar decisões!
LEITURA COMPLEMENTAR (resumo)
 Acredito que nossa Vida é construída nos momentos em que resolvemos DECIDIR.
 Pai Rico. Pai Pobre (sem alterações)
 O autor coloca esse título, visto que ele obteve ao longo de sua vida duas visões como administrar o seu dinheiro. Uma do Pai “Rico” de seu amigo (pai que estava lutando para construir algo); e a visão do seu Pai “Pobre” (seguro num emprego e que sempre lutava para melhorar de vida substituindo o emprego por outro em que se ganha mais).
LEITURA COMPLEMENTAR (resumo)
 No livro ele narra e citam muitos exemplos, de como, desde os nove anos, ele se interessou por dinheiro e como pediu ao Pai Rico, juntamente com o seu melhor amigo (o filho do pai rico) para lhe ensinar a ganhar dinheiro. E o Pai Rico aguçou neles a instrução financeira; instigou neles a procura do saber.
 Deixando sempre bem claro que o investimento que eles tinham de mais importante é o que estava entre suas orelhas: sua mente! 
LEITURA COMPLEMENTAR (resumo)
 Lição Nº 1: Os Ricos não Trabalham por Dinheiro. Os pobres e a classe média trabalham por dinheiro. Os ricos fazem o dinheiro trabalhar para eles.
 É o medo que faz a maioria das pessoas trabalharem num emprego. O medo de não pagar as contas. O medo de ser mandado embora. O medo de não ter dinheiro suficiente. O medo de começar de novo. 
 Esse é o preço de aprender uma profissão ou habilidade e então trabalhar pelo dinheiro. A maioria das pessoas se torna escrava do dinheiro... E fica zangada com o patrão.
LEITURA COMPLEMENTAR (resumo)
 Passar a vida com medo, não explorando jamais seus sonhos, é cruel. Trabalhar arduamente por dinheiro, pensando que este comprará aquilo que lhes trará felicidade, é também cruel.
 Veja como o dinheiro conduz a vida das pessoas. Não deixe o dinheiro dominar suas vidas. Acordar no meio da noite, apavorado com as contas a pagar, é uma forma de vida horrível. Viver uma vida determinada pelo montante de seu contracheque não é realmente viver.
 Pensar que um emprego o fará sentir-se seguro é mentir para você mesmo.
 As escolas estão preocupadas em ensinar as pessoas a trabalhar pelo dinheiro e não a controlar o poder do dinheiro. O emprego é uma solução a curto prazo para um problema de longo prazo. Você precisará de dinheiro a sua vida inteira, por isso longo prazo. E você precisa se decidir sobre isso.
LEITURA COMPLEMENTAR (resumo)
 Há o medo e a ignorância em relação ao dinheiro. Da mesma forma
que faziam seus pais, eles acordam toda manhã e vão trabalhar por dinheiro. Não têm tempo de se perguntar se há outra maneira. Suas emoções estão no controle de seu pensamento, não suas cabeças. Ouvimos coisas como: “Bem, todo o mundo tem que trabalhar”. Ou: “Os ricos são desonestos”. Ou: “Vou procurar outro emprego”. Ou: “Eles não vão me passar para trás”. Ou: “Gosto deste emprego porque é seguro”. Em lugar de perguntar com “O que é que estou perdendo aqui?”, o que interromperia o Pensamento Irracional e daria tempo de pensar com clareza.
 O dinheiro é uma ilusão, como a cenoura para o burro puxar a carroça. O dinheiro é uma ficção. É em virtude do medo e da ambição que milhões de pessoas aceitam a ilusão de que o dinheiro é real.
LEITURA COMPLEMENTAR (resumo)
 Use a cabeça; um imóvel é dinheiro! Seu carro é dinheiro! Ações são dinheiro! Sua mente é dinheiro! O que você quiser que seja dinheiro, será!
 Quero chegar a um ponto em que a minha riqueza continuará aumentando automaticamente, ficando bem à frente da inflação. Acho que isso representa LIBERDADE. Os ativos (mais à frente entenderá o conceito de ATIVOS, caso você não tenha noção) são suficientemente grandes para crescerem por si próprios. É como plantar uma árvore. Você a rega durante anos e, então, um dia, ela não precisa mais disso. Suas raízes são suficientemente profundas. Então, a árvore lhe proporciona sombra para seu prazer.
LEITURA COMPLEMENTAR (resumo)
 Lição Nº 2: Para que Alfabetização Financeira?
 As pessoas se preocupam excessivamente com dinheiro e não com sua maior riqueza, a educação. Se as pessoas estiverem preparadas para serem flexivas, mantiverem suas mentes abertas e aprenderem, elas se tornarão cada vez mais ricas ao longo dessas mudanças. Se elas pensarem que o dinheiro resolverá seus problemas, receio que terão dias difíceis. A inteligência resolve problemas e gera dinheiro. O dinheiro sem a inteligência financeira é dinheiro que desaparece depressa.
 O que importa na vida não é quanto dinheiro você ganha, mas quanto dinheiro você conserva.
LEITURA COMPLEMENTAR (resumo)
 A contabilidade é possivelmente um dos assuntos mais áridos do mundo. E pode também ser o mais confuso. Mas se você quiser ser rico, pode ser o assunto mais importante. Apesar de que o contador olha para os números, demite gente e aniquila o negócio. Tudo o que eles pensam é cortar custos e aumentar os preços, o que causa mais problemas; ainda assim você precisa dominar a contabilidade!
 Regra número um é a única regra. Você tem que conhecer a diferença entre um Ativo e um Passivo e comprar Ativos. Se você quer ficar rico, você tem que ler e entender os números. Os Ricos adquirem Ativos e os Pobres e a Classe Média adquirirem obrigações.
 Padrão do Fluxo de Caixa de Ativo (Pai Rico): 
LEITURA COMPLEMENTAR (resumo)
 Gerando Receitas
 ● Compram Ativos Economizando Despesas
 ● Evitam Passivo Padrão de Fluxo de Caixa de um Passivo (Pai Pobre): Gerando Despesas
 ● Compram Passivos Não Geram Receitas.
 ● Evitam os Ativos
 ATIVO É TUDO AQUILO QUE COLOCA DINHEIRO NO SEU BOLSO, PASSIVO É TUDO AQUILO QUE TIRA!
LEITURA COMPLEMENTAR (resumo)
Neste tópico estudamos e aprendemos que:
 ● Os bens e direitos formam um conjunto de elementos chamado de ATIVO.
 ● As obrigações formam o PASSIVO. 
 ● O Patrimônio Líquido (PL) é soma dos Bens + Direitos (-) Obrigações ou Ativo (-) Passivo.
 ● O Patrimônio Líquido representa a riqueza da entidade.
 ● O Patrimônio possui diversos estados, os quais, em determinados momentos, podem ser: positivos, negativos e nulos.
  RESUMO DO TÓPICO 3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando