Buscar

relatorio parasitologia vet I

Prévia do material em texto

Acadêmico: Camilo Antonio Rosa Neto
Parasitologia Veterinária I Professor: Julio Cesar de Souza Junior
Relatório de aula – 15/08/2016
O objetivo geral da aula foi encontrar e identificar os ovos de parasitas e larvas. O material utilizado foi fezes de animais. Para obter teste mais preciso é importante que o material seja o mais fresco possível, se possível no mesmo dia de sua coleta. 
Utilizamos duas técnicas, a de Willis Mollay que utiliza a flutuação simples. Para obetermos os resultados foi utilizado o seguinte composto:
NaCl 1,18.
E a outra técnica foi a de Faust, que utiliza a centrifugação para que haja flutuação, para isto foi utilizado o seguinte composto:
Sulfato de zinco.
Para o primeiro experimento utilizamos 2g de fezes canina, depois fizemos a homogeneização com água, coamos em uma peneira com gazes para filtrar melhor, e em seguida adicionamos o composto NaCl. 
Colocando todo esse material já coado dentro de um recipiente , preenchendo até a borda, em seguindo foi colocado uma lamina para que os oocistos que flutuassem se aderissem a mesma. 
Foram aguardados 15 minutos até que o processo estivesse completo, logo após a lamina estava pronta para ser observada e analisada no microscópio. 
No segundo procedimento, pesamos novamente 2g de fezes, homogeneizamos em água, filtramos novamente em um coador com gases, e depois centrifugadas por 1 minuto. 
Em seguida foi adicionado a solução de Sulfato de Zinco, e centrifugamos novamente por 1 minuto. 
Os ovos e oocistos que estavam no material coletado, imergiram a superfície e então colhemos estes com a ajuda de uma alça de transferência, para a lamina, e então pode ser analisada e observada no microscópio. 
Resultados:
Toxocara canis
Toxocara canis é um sacarídeo parasita do intestino delgado de cães, causador da larva migrans visceral em seres humanos. Os cães tentde a se infectar com a ingestão do ovo, que libera no intestino delgado a larva infectante que penetra na mucosa intestinal. 
Na imagem podemos observar o ovo do parasita citado a cima. 
Aneylostoma caninum 
A fecundação do parasita ocorre no intestino delgado, e a fêmea produz grande numero de ovos, eliminandoos com as fezes do seu hospedeiro. A sua infecção pode ser via oral e cutânea. 
Na imagem podemos observar o ovo do parasito citado a cima.
Referencia 
FORTES, E. Parasitologia Veterinária. 04. Ed. São Paulo: Cone Editora, 2004.
Luiza Neme Frassy , Fabio Ribeiro Braga. Destruição de ovos de Toxocara canis pelo fungo nematófago Pochonia chlamydosporia. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, , jan-fev, 2010.

Continue navegando