Buscar

EXERCÍCIO SIMULADO 4 Fundamentos Socioantropológicos da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO SIMULADO 4
Disciplina(s):
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
	
	
	
	
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A consciência dos mecanismos de poder que permeiam as relações culturais constitui outra característica dessa perspectiva. As relações culturais não são relações idílicas, não são relações românticas; estão construídas na história e, portanto, estão atravessadas por questões de poder, por relações fortemente hierarquizadas, marcadas pelo preconceito e pela discriminação de determinados grupos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan./abr. 2008. p. 51.
Considerando o conceito de etnocentrismo e as possíveis relações com as práticas escolares, abordadas no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, é correto afirmar:
	
	A
	A organização curricular precisa contemplar tanto a base nacional comum, como aquilo que constitui os regionalismos que integram a comunidade onde a escola funciona.
	
	B
	As relações pedagógicas operacionalizadas na mediação hierárquica, nas exigências disciplinares e imposição de conteúdos, possui contornos etnocêntricos.
	
	C
	A escola assume uma conduta pedagogicamente etnocêntrica quando incorpora o desejo e a participação dos estudantes em sua multiplicidade étnica e cultural.
	
	D
	O espaço escolar é naturalmente democrático, plural e integrador, visto que as relações escolares acontecem num devir construído em meio aos diálogos, tensões e negociações.
	
	E
	Uma escola antietnocêntrica é aquela que tem consciência de que existem diferentes culturas, mas que há uma clara fronteira entre a grande cultura, a cultura séria e sofisticada, e as demais expressões folclóricas, míticas e ingênuas.
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A perspectiva intercultural quer promover uma educação para o reconhecimento do outro, o diálogo entre os diferentes grupos socioculturais. Uma educação para a negociação cultural, o que supõe exercitar o que Santos denomina hermenêutica diatópica. A perspectiva intercultural está orientada à construção de uma sociedade democrática, plural, humana, que articule políticas de igualdade com políticas de identidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Rio de Janeiro, Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan./abr. 2008. p. 54. 
De acordo com os estudos realizados na disciplina em relação à compreensão e aplicação dos conceitos de etnocentrismo e multiculturalismo, relacione as colunas. 
1 – Etnocentrismo
2 – Multiculturalismo 
( ) A luta de Martin Luther King contra o regime de segregação racial nos EUA.
( ) O processo de colonização europeu que tinham como objetivo promover a civilização dos povos indígenas.
( ) A mobilização de movimentos negros em prol de seus direitos civis, liberdade e reconhecimento.
( ) O movimento indígena em defesa de sua cultura, língua e costumes.
( ) O julgamento de diferentes grupos étnicos com base em parâmetros autorreferentes.
Assinale a sequência correta:
	
	A
	2 – 1 – 2 – 2 – 1
	
	B
	2 – 2 – 2 – 1 – 2
	
	C
	1 – 2 – 1 – 2 – 1
	
	D
	1 – 1 – 1 – 2 – 2
	
	E
	2 – 1 – 2 – 1 – 2

Outros materiais

Outros materiais