Redaçao de medodologia cientifica e prova 3
1 pág.

Redaçao de medodologia cientifica e prova 3


DisciplinaFundamentos das Ciências Sociais12.012 materiais141.522 seguidores
Pré-visualização1 página
1. Avaliação I - Redação Individual 
Metodologia Científica (FIL13)
QUESTÃO:
1. Para seus estudos na vida acadêmica e universitária, é necessário ter responsabilidade, perseverança, aproveitar e planejar bem o tempo individual. Além disso, deve-se estabelecer metas diárias de estudo, interagindo com o professor, tutor interno e externo, com seus colegas e com os materiais de estudo no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Levando em consideração este assunto, escreva uma redação com o tema: A IMPORTÂNCIA DE PLANEJAR O TEMPO, O ESPAÇO DE ESTUDO E DE PESQUISA.
RESPOSTA ESPERADA:
O estudante deve organizar seu tempo de modo que tenha espaço para os estudos, para a família, assim como para atividades religiosas e profissionais. Desta forma, privilegia a qualidade das informações e não a quantidade. É fundamental ao estudar diariamente não confundir longas horas de estudo com produtividade, ou seja, é possível estudar melhor diariamente economizando tempo, se o estudo tiver objetividade, organização e concentração. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o estudo a distância pode tomar mais tempo do que cursos presenciais, pois, para dar conta dos materiais e conteúdos, é preciso ter um tempo diário de estudo, leituras e exercícios. O acadêmico deve criar hábitos de estudos diários e treinar a concentração. Deve interagir com seus colegas e seu professor, tutor interno e externo. O acadêmico deve constantemente interagir com os materiais disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e na Trilha de Aprendizagem: fórum, enquete, fique ligado, material de apoio, objeto de aprendizagem e DVD da disciplina.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta 
Metodologia Científica (FIL13)
QUESTÃO:
1. Quando você estiver escrevendo e pesquisando para o seu trabalho - paper, construa citações variadas. Podem ser diretas, indiretas ou outros tipos. Através dos diversos tipos de citações, de um ou mais autores, o seu trabalho acadêmico ganha conteúdo e sustentação científica. Nesse contexto, descreva dois tipos de citação.
RESPOSTA ESPERADA:
- Citação direta curta: é um tipo de citação no qual podemos copiar literalmente o texto escolhido na pesquisa. A parte copiada não pode ultrapassar 3 linhas e deve estar entre aspas.
- Citação direta longa: tipo de citação quando o texto copiado ultrapassa 3 linhas. A fonte deve ter tamanho 10. Não são utilizadas aspas na citação. Deve estar em parágrafo próprio, com espacejamento simples, e destacadas do texto com recuo de 4 cm da margem esquerda. 
- Citação direta curta de dois autores: - entre parênteses: quando usamos ponto e vírgula para separar os sobrenomes, exemplo: (ARISTIDES; SOUZA, 2002, p. 73);
- Citação direta longa de três ou mais autores: no caso de mais de três autores, deve utilizar o primeiro autor acompanhado da expressão et al. A expressão latina ¿et al.¿ significa ¿e outros¿.
- Citação direta usando omissão: ao omitir uma parte da citação, deve utilizar as reticências entre colchetes, ex.: [...].
- Citação indireta: usa-se tal modelo para construir um texto com as suas próprias palavras, mas com o mesmo sentido da fonte pesquisada.
QUESTÃO:
2. O artigo científico é a forma mais comum de divulgar e registrar os resultados de anos de pesquisa, em determinada área do conhecimento. Para se ter ideia, todos os pesquisadores, sejam eles estudantes de graduação ou professores doutores, sempre que publicam um artigo inédito, precisam inserir os dados dessa publicação em uma plataforma on-line, conhecida como Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Quando você se cadastra nessa plataforma, passa a ter um currículo científico, com todos os trabalhos que desenvolve. Além disso, esse tipo de currículo é exigido caso queira fazer mestrado ou doutorado, permitindo que instituições de apoio à pesquisa saibam o que os brasileiros estão produzindo. Dentro desse contexto, os artigos científicos podem ser analíticos, argumentativos e classificatórios. Disserte sobre o artigo analítico.
RESPOSTA ESPERADA:
Um artigo analítico é aquele que através de uma metodologia específica observa e analisa os resultados de um determinado evento, testando hipóteses ou possibilidades. Normalmente, o método utilizado nesse tipo de artigo é o estatístico, pois através de análise matemática permite a comparação e a análise profunda dos dados amostrados.
QUESTÃO:
3. As instituições universitárias são conhecidas por realizarem suas atividades dentro do tripé ensino-pesquisa-extensão. Assim sendo, não apenas replicam o conhecimento existente, mas se aproximam das comunidades de entorno, promovendo o engajamento dos jovens na solução dos problemas da sociedade e também gerando novas teorias pelo questionamento da teoria já existente. Assim sendo, de que forma a universidade contribui para a formação do jovem em tempos de globalização?
RESPOSTA ESPERADA:
A formação do jovem dentro de uma instituição que leva em consideração o ensino (aspectos teóricos), a extensão (aproxima-se com a comunidade) e pesquisa (gera novo conhecimento), tende a ser completa e faz com que esse estudante se liberte do imediatismo do mundo global atual. Este tipo de formação passa a integrar a teoria e a prática e, além de questionar o estabelecido, gera novos conhecimentos e avança naquilo que já foi um dia concebido.