Buscar

REVITALIZAÇÃO PRAÇA DAS ARTES - SP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PRAÇA DAS ARTES
Seminário LAUP IV
Prof.ª: Gloria Lucia Rodríguez Correia De Arruda
Prof.ª: Lilian Masumie Nakashima
Alunos: Adélia Freitas, Ariel Casaca, Giovanna Avolio, João Victor e Lucas Yugo.
Contexto - Localização
Localização: Centro Novo da cidade de São Paulo, entre a Av. São João, a Rua Conselheiro Crispiano, a Rua Formosa, em frente ao Vale do Anhangabaú.
Início do projeto: 2006
Conclusão da obra: 2012
Área do Terreno: 36 mil m²
Autoria: Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura, em conjunto com o arquiteto Marcos Cartum e o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.
Custo da obra: R$ 136 milhões
Contexto - Justificativa
A área foi durante anos alvo de estudos urbanísticos sendo um exemplo emblemático do abandono da margem direita do Anhangabaú, o centro novo, símbolo de decadência e abandono.
Apresentava edifícios heterogêneos com gabarito baixo, de pouco aproveitamento construtivo e qualidade arquitetônica. Em seu miolo, destacava-se o ponto que motivou sua ocupação: uma praça municipal subutilizada (transbordo de lixo) e nos fundos o conservatório musical.
	"Essa praça era sintomática do péssimo planejamento urbano da década de 1980, que maquiava com pintura e pracinhas sem uso, cantos e restos da cidade", segundo Marcelo Ferraz. 
Cine Cairo, 2002.
Contexto - Justificativa
Atualmente, a Praça das Artes é um conjunto arquitetônico cultural da cidade de São Paulo construído no chamado Centro Novo em uma área que se encontrava em extremo processo de degradação.
Inicialmente, o projeto foi concebido para atender à necessidade de espaço ligadas ao Teatro Municipal, como Orquestra Sinfônica, Escolas de Bailado e de Música e Coral Lírico.
 A localização da edificação e o uso premente e intenso da área transformou a escala do projeto para um amplo programa de requalificação urbana. 
"Todo projeto de arquitetura é urbanístico, o urbano deve nascer junto com o edifício", comenta Marcelo Ferraz.
Cine Cairo, 2012.
Contexto – Inserção Urbana
A Operação Urbana Centro abrange várias áreas de São Paulo buscando promover a recuperação da área central da cidade e atrair investimentos imobiliários, comerciais, turísticos e culturais.
Para a implantação do projeto foi necessário desapropriar parte do lote, por ordem do Decreto de Utilidade Pública (DUP), no qual a prefeitura declara sua intenção de desapropriar uma área quando o interesse coletivo está acima do interesse individual, sendo pago ao proprietário do imóvel um valor resultante da avaliação técnica pelo Departamento de Desapropriação da Prefeitura (DESAP).
Na quadra foram desapropriados um total de 10 imóveis incluindo o conservatório tombado, que estava em uma situação precária e sofreu intensa restauração. 
O projeto absorveu uma quadra inteira com acesso pelas três ruas e um pé-direito livre, de modo a liberar o pavimento térreo aos pedestre. Atualmente conta com quatro edifícios prontos e uma grande praça, ainda incompleta, na qual justifica o nome do complexo.
Contexto – Inserção Urbana
As edificações que passaram por processos de reforma, demolição e readequação para execução do projeto.
O local onde foram removidos edificações para o projeto de ampliação da praça das artes.
Contexto – Inserção Urbana
Projeto – Conceito/Partido
Croqui 1
Foi a partir da praça que tudo começou. Deixando de lado a ideia inicial de um só edifício, foi formulado um estudo com o uso da praça municipal e mais cinco edifícios anexos desapropriados, dentre eles o conservatório tombado, de maneira a configurar um complexo cultural, ativo e requalificador do espaço.
Projeto – Conceito/Partido
Croqui 2
A Praça das Artes está focado no estudo e na prática ligados à música e à dança, com um intenso caráter público de convivência, que permeia todo o conjunto portanto a ideia era criar um grande edifício anexo ao teatro para concentrar todas essas atividades em um só lugar.
Projeto – Conceito/Partido
Croqui 3
O objetivo era que o local pudesse comportar as cerca de duas mil pessoas, entre artistas, alunos, professores, técnicos e administradores. 
Projeto – Conceito/Partido
Croqui 4
Os volumes do conjunto alternam gabaritos de dois a 13 andares e constituem blocos monolíticos de mesmo tratamento que, a partir do miolo da quadra, expandem-se até o limite das calçadas, sem recuos frontais. 
Projeto – O Complexo
Atualmente, o complexo conta com quatro edifícios prontos destinados a sediar o Edifício Corpos Artísticos, as escolas de música e bailado, a administração, um centro de documentação e estacionamento. Outro edifício a ser construído complementará o programa das escolas e abrigará um auditório e uma discoteca.
Somam-se ao conjunto um prédio tombado e o conservatório de música, que conta com uma sala de concerto de câmara cujo térreo foi convertido em sala de exposições.
Projeto – O Complexo
O térreo de cada volume foi mantido livre para reforçar as conexões entre as ruas e os diferentes grupos de necessidades.
Pé-direito livre
Continuação da cidade
Descanso e Convivência
 
Projeto -
Diagrama de Usos
Legenda:
Edifícios dos Corpos Artísticos
Edifícios Anexo / Administrativo
Edifício Centro de Documentação
Estacionamento
Edifício Antigo Conservatório
Discoteca Oneyda Alvarenga
Ampliação Escola de Dança e Música
Restaurante
Projeto - Implantação
Legenda:
Largo do Paissandú
Vale do Anhangabaú
Teatro Municipal
Praça Ramos de Azevedo
Planta Térreo
Praça Central
Hall
Exposições
Documentação
Lanchonete
Café
Acesso Estacionamento
Acesso / Circulação
Auditório
Restaurante
Escultura Verdi
Sala de ensaio das orquestras
Sala dos maestros e área de apoio
Planta 1º pavimento
Hall de acesso
Sala de concertos
Documentação
Administração Escolas
Cozinha
Restaurante
Terraço
Ligação entre os edifícios
Salas de ensaio dança e música
Ligação entre os edifícios
Vazio sala de ensaio orquestra
Terraço café
Café
Sala de apoio e camarins
Planta 2º Pavimento
Hall de acesso
Administração Escolas
Vazio Restaurante
Camarins
Documentação
Salas de ensaio Música
Salas de ensaio Dança
Salas maestros
Sala Coral Paulistano
Sala Coral Lírico
Salas de apoio
Corte A
Corte B
Corte C
Execução
Os edifícios possuem uma estrutura e vedação em concreto aparente, no qual o único prédio pigmentado na cor ocre é o elemento principal a estabelecer um novo diálogo com a vizinhança e com os edifícios históricos existentes que foram reformados e permanecem como parte integrante do conjunto.
(Conservatório Dramático e Musical e a fachada do Cine Cairo).
Execução
Concreto aparente/pigmentado garante resistência a intempéries e baixa manutenção.
Execução
Este edifício possui um pé-direito livre, de modo a liberar o pavimento térreo aos pedestres, que podem cruzar o quarteirão de lado a lado e em três direções, a céu aberto ou protegidos por marquises. 
Execução
Essa é a “travessa das artes”, ou galeria aberta, onde serão instalados pontos comerciais e de serviços, atraindo para o novo espaço o movimento das ruas do entorno. Dessa maneira, o projeto propõe um reordenamento urbanístico para a região. 
Execução
A compensação ambiental da praça (por meio de plantio de espécies, fornecimento de mudas ao viveiro municipal ou outros serviços para à redução de dano ambiental) foi feita com transplante e plantio.
Execução
Execução
Execução
Referências
ARCHDAILY. Praça das Artes / Brasil Arquitetura. Disponível em <http://www.archdaily.com.br/br/626025/praca-das-artes-brasil-arquitetura>. Acesso em: 12/08/2016.
MELLO, Thais. Volumes, rampas e vazios fundem-se às ruas. Disponível em <http://www.galeriadaarquitetura.com.br/projeto/brasil-arquitetura_marcos-cartum-arquitetos-associados_/praca-das-artes/362>. Acesso em: 12/08/2016.
FORMAS E MEIOS. Saga e Sina do Cine Cairo. Disponível
em <http://formasemeios.blogs.sapo.pt/saga-e-sina-do-cine-cairo-1420651>. Acesso em: 12/08/2016.
MELENDEZ, Adilson. Brasil Arquitetura e Marcos Cartum: Praça das Artes, SP. Disponível em <https://arcoweb.com.br/projetodesign/arquitetura/brasil-arquitetura-marcos-cartum-complexo-institucional-sao-paulo-10-04-2013>. Acesso em: 12/08/2016.
NETLELAND. Reforma urbana: A Praça das Artes… Disponível em <http://netleland.net/sao-paulo/reforma-urbana-a-praca-das-artes.html>. Acesso em: 13/08/2016
DIVISARE. Praça das Artes. Disponível em <https://divisare.com/projects/272741-brasil-arquitetura-nelson-kon-praca-das-artes>. Acesso em: 13/08/2016

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando