Buscar

CASO CONCRETO 16

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Psicologia Aplicada ao Direito - CCJ0144
Professora: Sandra Brandão
Aluno: 
Turma 3001 Belém, 17 de setembro de 2016
Caso Concreto 16
1 – Analise a seguinte situação:
(PSICOLOGIA / ENADE 2006)
Um psicólogo é indicado pelo juiz da Vara de Família para realizar perícia psicológica, a fim de trazer elementos que contribuam para a decisão do juiz, no seguinte caso. Trata-se de um casal, ambos profissionais de nível superior, a mãe com 34 anos e o pai com 38, divorciados há três anos e atualmente em litígio. O pai solicita mudança da guarda da filha de 9 anos, atualmente com a mãe, pois queixa-se de que a filha não tem comparecido às visitas quinzenais de fins de semana e que ele quer acompanhar o desenvolvimento da filha e ter a chance de contribuir em sua educação e formação. Acredita que a menina não compareça às visitas por influência da mãe, que pretende afastá-lo do convívio com sua filha. Acha que uma criança de 9 anos é muito pequena para decidir sobre isso e solicita intervenção da justiça. A mãe relata que seu ex-marido sempre foi violento, que a filha tem muito medo do pai e não manifesta vontade em vê-lo nas visitas quinzenais. Acredita que o pai solicite a guarda neste momento apenas movido por interesses financeiros, para não ter de pagar pensão alimentícia e também por querer atormentá-la. Pede à justiça que a vontade da filha seja respeitada.
a) O que seria esperado da atuação do psicólogo?
R.: Acredita-se que a maioria das situações pode ser revertida, mas, normalmente, a intervenção e o tratamento psicológicos não produzem efeitos se forem exercidos sem o procedimento judicial. Associado a um tratamento psicológico, Gardner e outros autores sugerem nos casos de alienação grave a moderada a inversão de guarda, suspensão de visitas do alienador, imposição de multa, prestação de serviços comunitários, redução da pensão alimentícia, e até mesmo ordem de prisão e suspensão ou perda do poder familiar.
b) Relacione os pontos que você considera importantes, explicitando os aspectos éticos envolvidos.
R.: Uma das formas mais sórdidas de alienação parental e que caracteriza o nível grave da Síndrome de Alienação Parental, vai além das habituais estratégias para bloquear o contato da criança com o genitor, como não dar recados deixados por telefone ou esquecer de avisar sobre a festa no colégio. As falsas acusações de abuso sexual têm sido identificadas cada vez mais nas delegacias de polícia. Consiste em sabotar a aplicabilidade da Guarda Compartilhada através das acusações falsas de abuso sexual, induzindo-os a formularem relatos incoerentes, mas que pela repetitividade, são fixados como falsas memórias. E, para isso, o (a) alienador perde a noção do bom-senso, faz peregrinação com a criança por profissionais até encontrar quem emita laudos que atestam a ocorrência do abuso.
2 – Acerca da atuação do psicólogo na área judicial, assinale a opção correta. (Analista Judiciário - Psicólogo – TJRO / 2012)
a. Quesitos são perguntas que o perito formula ao juiz ou às partes com intuito de elucidar o caso em questão.
b. Não é permitida a formulação de quesitos complementares ao longo do processo.
√c. Tanto a fundamentação teórica quanto a técnica são essenciais aos serviços periciais, assim como a estratégia e a instrumentação utilizada e a clareza, coesão e objetividade com que o perito se expressa.
d. O perito se manifesta por meio da avaliação psicológica.
e. Em se tratando de intervenção por equipes multiprofissionais, um dos objetivos da perícia, deve-se
elaborar um laudo, assinado por todos os profissionais envolvidos, que contemple, de forma ampla, os aspectos relevantes ao caso.
3 – O Art. 2º do Código de Ética Profissional do Psicólogo estabelece que ao psicólogo é vedado (Analista Judiciário / Psicólogo AP2009)
√(A) prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal.
(B) ser conivente com erros, faltas éticas, violação de direitos, crimes ou contravenções penais praticadas por psicólogos na prestação de serviços profissionais.
(C) informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário.
(D) orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho.
(E) zelar para que a comercialização, aquisição, doação, empréstimo, guarda e forma de divulgação do material privativo do psicólogo sejam feitas conforme os princípios deste Código.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes