Buscar

A RÉ COM SEGURANÇA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A RÉ COM SEGURANÇA
	Quero dedicar a palestra de hoje, a falar sobre uma determinada manobra da direção que nunca tratamos detalhadamente mas que é muito importante. Trata-se da marcha-a-ré.
	Talvez vocês estejam se perguntando porque vou dedicar um tempo tão valioso como o que reservamos para esta palestra para falar de algo aparentemente tão fácil e simples é a ré na direção. Sem dúvida, igual a outras atividades. Se analizarmos devidamente a forma em que realizamos esta manobra, nos daremos conta que em muitas oportunidades, não a fazemos devidamente e que cometemos erros que podem provocar resultados indesejáveis como são os acidentes. Muitos de nós sabemos dirigir e efetuamos esta manobra sem pensar muito nela, mas isto não implica necessariamente que a realizamos adequadamente do ponto de vista da direção defensiva e da prevenção de acidentes.
	Devemos evitar a manobra de marcha-a-ré sempre que seja possível já que esta é perigosa e pode se tornar em algumas ocasiões ainda mais difícil e complicada e dependendo da área por onde transitamos, o tamanho do veículo que conduzimos e do tráfego que existe na área, tanto de veículos, bicicletas e pessoas. Não obstante, há momentos em que não temos outra alternativa, a não ser realizar manobra em ré. Para estes casos devemos estar preparados, o que significa que devemos conhecer as normas que existem para realizar esta manobra adequadamente. Basicamente são cinco as normas que devemos obedecer para dar a ré sem por em risco tanto os que nos rodeia como a nós mesmos. Porêm ainda assim devemos fazê-lo cautelosamente e sem omitir nenhuma, porque uma só norma que não cumpramos, nos podemos ver metidos em sérios e lamentáveis problemas, como bater em outro veículo, contra um edifício e inclusive atropelar uma pessoa.
	Primeiramente antes de começar a dar aré, devemos observar muito bem o panorama, ou seja o meio em que nos encontremos. Não devemos limitar-nos a olhar pelo espelho retrovisor ou pela janela, devemos até sair do veículo e caminhar ao redor do veículo, para comprovar que não há objetos ou crianças. Depois de comprovado que não há nenhum impedimento ou obstrução, devemos começar a ré antes que mude a situação já que devemos recordar que no trânsito as condições mudam constantemente.
	Uma vez dentro do veículo devemos olhar para trás, sobre os ombros para certificarmos de que não haja nenhum perigo e desta forma podemos observar a direção em que nos movemos e manter o controle da situação. Enquanto recuamos devemos ir lentamente porque o veículo se comporta diferentemente quando se move para trás e podemos perder o controle do 
veículo. Se recuamos rapidamente podemos cometer erros ao calcular a distância. À medida em que recuamos, devemos vigiar ambos os lados e não depender dos espelhos retrovisores para calcular a distância.
	Resumindo esta palestra, tratemos de ter presente sempre estas cinco normas ao recuar:
	1ª _ Observar o panorama;
 	2ª _ Olhar para trás por cima do ombro; 
 	3ª _ Recuar lentamente;
	4ª _ Vigiar ambos os lados;
 	5ª _ Utilizar um guia confiável quando seja necessário.
	Se realizarmos todos estes passos corretamente, nunca teremos um acidentes ao recuar.

Outros materiais