Buscar

Apol simulado História Medieval 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão ½ (Simulado Medieval)
Considere a seguinte citação de texto:
“A constituição das populações urbanas em comunidades (communitas, universitas) dotadas de uma personalidade jurídica é em geral adquirida com grandes lutas no decorrer do século XII”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BASCHET, Jerôme. A civilização feudal: do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006. p. 147. 
Considerando o trecho acima e o texto-base Sociedade urbana e conflitos sociais na Idade Média, é correto afirmar que a comuna e/ou o movimento comunal:
	
	A
	Reivindicava constantemente a liberdade de comércio e de exercer ofícios, portanto, relacionando-se com motivações de ordem econômica.
	
	B
	Teve, através das corporações de ofícios, um papel fundamental para a democratização dos direitos das camadas populares citadinas.
	
	C
	Constituiu-se a partir de insurreições armadas do clero e de senhores contra mercadores, artesãos e populares nas cidades.
	
	D
	Desde a época carolíngia, teve um papel marcante na formação das periferias urbanas e na emancipação dos servos da gleba.
	
	E
	Fracassou em decorrência da mobilização dos senhores e clérigos, bem como dos privilégios feudais incorporados nas cidades.
Questão 2/2
Atente para a seguinte citação:
“O adab, ou estilo de vida das classes dominantes, incluía o cultivo dos saberes acessíveis na época – história, geografia, ciência, entre outros. Porém, a habilidade social mais prezada era a expressão oral. O adib ou homem educado não somente dominava as formas poéticas, mas sabia tecer histórias, expressar-se numa conversa polida [...]. Marcas da cultura árabe clássica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DEMANT, Peter. O Mundo Muçulmano. São Paulo: Contexto, 2004. p. 52. 
A partir de nossos estudos sobre o mundo árabe medieval no texto-base A viagem e suas narrativas no Islã medieval, observamos como o muçulmano valorizou o saber erudito. A respeito do culto ao saber, qual afirmativa define corretamente seu significado na história muçulmana medieval:
	
	A
	A sociedade islâmica considerava seu valor e saber inferiores ao do Ocidente medieval, por isso, empenhou-se na busca pelo conhecimento e recuperação de seu atraso intelectual.
	
	B
	Nos séculos seguintes à fragmentação do califado e conquistas de mongóis e turcos, os muçulmanos acabaram por perder o apreço pela construção e acumulação de saber.
	
	C
	A viagem pelos domínios do Islã tinha grande valor, devido à possibilidade de busca e construção de saber, encontro com grandes mestres e aperfeiçoamento de estudos.
	
	D
	Para o homem muçulmano letrado, havia uma separação entre o aprendizado do conhecimento erudito, dado pelos livros, e a viagem, vista como pura expressão religiosa.
	
	E
	A procura do estudo e do adab (que pode ser traduzido como “cultura”) era um fator secundário para as elites políticas muçulmanas e aqueles que visavam ascender socialmente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais