Buscar

FORUM DIREITO PREVIDENCIÁRIO AULA 01 A 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FORUM - DIREITO PREVIDENCIÁRIO 
01 A 03
A relevância, da historia da fase da revolução industrial, que se deu XIX, tendo como inicio na Inglaterra, França e Alemanha, vale resaltar que antes da revolução os riscos eram baseado utilização de mecanismos de direito privado (mutualismo, proteção, familiar, corporações de oficio...) 
Nessa época as crianças tinham que trabalhar e não tinham nenhuma proteção, para exercer a as suas tarefas, e que seria de fundamental importância, pois elas não tinham as mesmas habilidade e visão do que um adulto, Segundo John Allett, ele afirma que começou a trabalhar na fábrica, quando apenas 14 anos e, o mesmo contou, que certa vez um descuido de uma criança, ela ficou presa e foi levada para dentro da máquina que a despedaçou e todo o seu corpo fora mutilado por ela, vemos claramente como eram tratados os trabalhadores, eram tidos como literalmente como um nada.
Era desumano o período de trabalho de trabalho, que se dava com o seu inicio ás 05h00minh da manhã até ás 21h00minh ou 22h00minh (durante a semana); Sábado ia até as 23h00minh ou 24h00minh; Domingo iam fazer as limpezas das maquinas, não havia tempo para nada, ou seja, não Havia vida, a sua alimentação era extremamente irrisória.
Com o inicio da proteção social, que tivera como incentivadores os trabalhadores urbanos, pois o polo de trabalho com a revolução industrial estava nas grandes metrópoles, sendo eles os primeiros a serem contemplados, com a proteção social, tendo como o socialismo de Karl Max sendo pregado.
Em 1873, o chanceler alemão Otto Von Bismark, trouxe um modelo de proteção social, denominado de seguro social e teriam suas características peculiares, no qual os trabalhadores passariam a ter, São eles: 1ª Proteção exclusiva dos trabalhadores urbanos; 2ª Modelo Contributivo adotava a formula tripartite de custeio (financiamento compartilhado entre trabalhadores, empregadores e Estado); 3ª Gestão Estatal. 
Passando esse modelo ser fonte inspiradora, para vários países na Europa, alçando também outros continentes, e terá a sua funcionabilidade até a 2ª Guerra Mundial.
Após a 2ª Guerra Mundial, foi-se necessário, colocar um novo projeto, tendo como fundamento a Universalidade, na extensão não somente para um grupo, mas para toda a sociedade, sendo assim ele chamado de Seguridade Social.
Em 1944, na convenção da OIT nos Estados Unidos, esse projeto foi apresentado á várias nações. 	Mas a sua consolidação se daria no ano de 1948, essa proteção faria parte de um dos componentes dos Direitos Humanos.
No ano de 1952 ela é aprovada a convenção de nº 102 da OIT, e coloca o mínimo exigível, nos termos de seguridade social, contendo nove elementos, mas a norma mínima que cada Estado-membro deveria conceder eram essas: 1ª Proteção contra o desemprego, 2ª a Velhice, 3ª o acidente do trabalho, o Brasil no ano de 2008, ratificou a convenção102 da OIT, por meio de Decreto Legislativo de nº 269, em 18/09/2008.
Mas, antes disso, o Brasil vinha fazendo a sua parte, no quesito seguridade social, tema de bastante relevância no cenário mundial.
E de lá para só vem aumentado às evoluções que são necessárias nas áreas de proteção previdenciária, então essa matéria Direito Previdenciário sofre a cada momento mudanças que venham garantir a segurança do assegurado, para que ele possa ter o mínimo de dignidade em sua vida, seja trabalhando ou não. 
Em 1988, a CF, inseriu o conceito de seguridade no Brasil, fundado no principio de da universalidade, em seus artigos 194 á 204.

Outros materiais