Buscar

Tipos de Preparo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tipos de Término cervical em preparo protético. Prof.: Barceleiro 24.08.2011 Cláudia Regina Souza
Princípios de preparos indiretos: 
-Mecânicos 
-Biológicos 
-Estéticos 
 Princípios mecânicos 
- Impedir deslocamento da peça protética e promover resistência aos esforços. 
Retenção 
Resistência ou Estabilidade 
Rigidez ou Durabilidade Estrutural – fazer com que o risco do trabalho fratura seja quase nenhum, pois cada vez menos trabalhamos com materiais metálicos, hoje usamos muito os cerômeros, as cerâmicas, por causa da estética. Esses trabalhos se não tivermos um cuidado muito grande com a parte de rigidez estrutural , esse trabalhos vão quebrar. 
 Dentro dos princípios de rigidez, tem uma parte quando se faz o preparo que vai se enquadrar. Tb como princípio fundamental dessa parte de rigidez que são os términos de preparo protético. 
Qndo a gente fala de bisel,ângulo entre a parede externa do dente e a parede circundante do seu preparo. Como era o nome do ângulo? Cavo superficial e a gente precisava biselar esse ângulo. Qndo se faz um preparo num dente pra ele receber um trabalho indireto, essa parte em que vc tem o contato ou ângulo entre a parte não preparada do dente, parede externa do dente, a parte que vc desgastou do dente, esse ângulo “cavossuperficial” na verdade a gente vai chamar de término de preparo, ou seja, o momento em que o preparo termina e inicia então o seu dente não preparado. 
Pq esse término de preparo é tão importante? Ele terá uma influencia grande na quailidade do trabalho protético, pela resistência, pela estética. Exp.: um dente que está preparado para receber um trabalho protético, esse trabalho que será colocado no dente tem que ter medidas exatas, 1 a 1,5 mm aí ele mostra a espessura q o trabalho precisa ter. Planejamento (isso que é importante saber): Se eu vou colocar um material X no dente, meu dente preparado vai ter q ter tal angulação e tal espessura e com o término de preparo com tal formato e com tanto de espessura. Isso vai ser a tônica do planejamento do preparo q vc vai fazer. Existe uma infinidade de tipos de término de preparo dependendo do material que será usado para fazer a prótese. 
 *Resistir às forças mastigatórias fornecendo espessura suficiente ao material restaurador 
* Redução oclusal, bisel da cúspide funcional e redução axial c/ espessura suficiente 
*Sulcos, caixas e canaletas-funcionam com vigas (aumentam retenção, estabilidade,...) 
*Influenciando Tb pelo tipo de término de preparo 
Perfil de emergência: O momento em que o dente sai da gengiva, sai do osso, emerge do periodonto. A gente tem que tentar traçar essa tangente entre coroa e raiz. Sobrecontorno= qndo faz uma “barriga” e não conseguimos tangenciar. 
 Subcontorno= qndo faz uma entrada. Nas 2 situações, desrespeitamos o perfil de emergência, eu dou problemas ao paciente de presente. Podem ser problemas periodontais ou protéticos, pois o trabalho deve fraturar daqui a algum tempo, pq não se tem a espessura adequada no seu trabalho. 
*Tipos de términos de preparos: 
-Linha zero: Na teoria conseguiria a melhor adaptação e a menor linha de cimentação (Td de BOM). Na prática, isso fica mais grosso que o ideal ou sofre uma dobra, então, na prática ele associado a sobrecontorno ou a subcontorno. O protético não consegue definir onde é o término do preparo, e com isso, vc tem falta de espessura para o trabalho. (NÃO VAMOS NOS PROCUPAR COM ESSE PREPARO). 
-Chanfro: Término arredondado, um segmento de circunferência. 
 Vantagens: Linha de término muito bem definida. O protético consegue enxergar de maneira bem clara, ajudando mto na qualidade do meu trabalho. O cimento escoa de maneira mais fácil, a linha de cimento fica bem pequena. EU QUERO DUAS COISAS, BOA ADAPTAÇÃO E LINHA DE CIMENTO BEM PEQUENA! Então, qndo eu faço esse tipo de preparo eu condigo essas 2 coisas,uma terminação bem definida que facilita a adaptação e um bom escoamento. 
Iremos realizar o chanfro sempre com uma broca q tenha uma extremidade arredondada, e ele vai me promover uma espessura adequada para o metal e se eu for trabalhar com algo em que eu tenha metal e mais algum tipo de revestimento como exp a metaloceramica que eu tinha metal e ainda tinha opaco, cerâmica de dentina, um monte de revestimento sobre o metal, então qndo eu vou utilizar esse metal e esses revestimentos eu vou ter uma boa espessura, teho batante espaço para o protético trabalhar.O risco de eu ter um sobrecontorno diminui mto. 
Esse término é mto bem indicado para: Todo trabalho q eu tenha terminação em metal ou coroas metalocerâmicas. 
-Ombro Reto (término em degrau): ângulo de 90º (ângulo reto). 
Tb dar uma linha bem nítida, definida, do término de preparo, Mas tem um problema, desgasto muito tecido dental sadio. Não tenho um boa escoamento do cimento, tendo uma linha cimentação maior. Em compensação, tenho mais espaço para o protético trabalhar todos aqueles componentes, por exemplo, metal, opaca, cerâmica de dentina... dá uma resultado estático mto melhor que o chanfro, simplesmete pq se tem mais espaço para trabalhar. 
Indicação: Trabalhos com metalocerâmica. Região com um pouco mais de estética. 
-Ombro biselado: a diferença com o ombro reto é q no final dele vc quebra. Pouco utilizado! Mesmas características do ombro reto, mas com a quebradinha já facilita o escoamento do cimento. Normalmente na região do bisel só se Poe metal, e agora fica anti- estético. 
 Indicação: Coroas metalocerâmicas onde não tiver envolvimento estético onde quiser fazer a terminação com essa ligas de ouro (acho q foi isso q ele falou). Cada vez menos utilizado.1h e 22 min 
-Ombro inclinado: Ombro reto + chanfro. Como assim? Tenho um ângulo maior q 90° mas não chega a ser arredondado. Tenho as mesmas características do chanfro (bem delimitado, bom escoamento do cimento) e consigo as vantagens do ombro reto. Vantagens dos 2, só o término de preparo que é mais chato de se fazer.
- Ombro arredondado ( chanfro largo, chanfro profundo): É um ombro reto, mas ao invés de ter um ângulo reto, vc tem uma curvatura. Vantagens do ombro reto,vantagens do chanfro, só q a ausência do ângulo diminui a tensão do preparo. Situações para cora cerâmica pura. 
Gente, essa aula talvez tenha ficado um pouco confusa, mas com as figuras do caderno ou no livro, acho que dá pra entender. Bjsss a todas!

Continue navegando