Buscar

Direito Cambial aula 3 segunda parte

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Direito Cambial- unidade 3- segunda parte
TÍTULOS DE CRÉDITO
1- ENDOSSO
1.1- Conceito
 O endosso é uma declaração cambial sucessiva e eventual, na qual o beneficiário do título transfere os direitos dele decorrentes a outra pessoa (endossatário). 
 Endossante- quem transfere o título
 Endossatário- quem o recebe, se beneficia do endosso
1.2- Requisitos de validade
O endosso é um ato unilateral, abstrato, formal, autônomo, literal, puro e simples.
Assim, o endosso parcial bem como o condicional são considerados como não escritos de tal forma. (art. 12 LUG)
*
1.3- Efeitos do Endosso:
Transferência dos direitos decorrentes do título - Não basta o endosso, é necessário que se faça a tradição do título ao endossatário (princípio da cartularidade). Pode ocorrer a transferência do título sem abranger, todavia, todos os direitos consubstanciados, mas apenas o exercício desses direitos, conforme será visto nos casos de endosso-mandato e endosso-caução.
Responsabilidade do Endossante -O endossante, ao apor a sua assinatura no título e o transferir, torna-se, em regra, solidário. Visa proteger o terceiro adquirente do título. Todavia, o endossante pode adicionar uma cláusula excludente de responsabilidade no título (art. 15, alínea 1ª LUG e artigo 21 da L. Cheque. Nesse caso, vai servir somente para demonstrar a cadeia de endossos e a titularidade do beneficiário.
*
1.4- Distinção entre endosso e cessão civil de crédito
*
2 -Espécies de Endossos
2.1- Endosso pleno – A transferência do título e do direito dele decorrente se dá por completo. O endossante torna-se obrigado indireto por força do endosso, se for capaz. Pode ser feito de 3 formas: Ex:
 
1º caso- endosso nominativo ou “em preto”
2º e 3º casos- endosso ao portador ou “em branco”
*
2. 2- Endosso sem garantia
O endossante nada garante. Pode ser total ou limitado à aceitação ou ao pagamento. Só o Sacador não pode emitir uma declaração dessa forma (artigo 9º, al. 2ª da LUG).
Ex: 
2º caso- o endossante não quer correr o risco de, não sendo aceito o título, ser este protestado e, posteriormente, vir o endossante a ser acionado juridicamente, em razão do vencimento antecipado.
*
2.3-Endosso - Mandato
O endossante indica o endossatário como procurador, dando a este todos os poderes para cobrança e recebimento do título. Porém, não se transmite a propriedade do título, somente a posse para cobrança e recebimento do valor em nome do mandante.
Caso o endossatário faça novo endosso, este será, da mesma forma, apenas endosso- mandato, pois ninguém pode outorgar poderes maiores aos que detém.
As defesas pessoais do devedor só podem ser opostas contra o endossante e não contra o endossatário. Esse endosso não se extingue por morte do mandante (analisar art. 18, al. 3ª da LUG). 
Pague-se a Jose, por procuração Pague-se a João, valor a cobrar
 Layla Hissa Chain 		 Layla Hissa Chain
*
2.4-Endosso- caução / endosso pignoratício
 O título é transferido ao endossatário apenas como garantia de alguma outra obrigação. O endossatário recebe a posse, bem como os poderes para cobrança e recebimento do valor do título.
Assim, no vencimento do título, deve o endossatário promover a cobrança do mesmo, mas em nome do endossante.
Se a dívida garantida se vencer após o recebimento do título pelo endossatário, este poderá reter sua parte e entregar o restante, se houver, ao endossante.
Ex; Pague-se a Maria do Carmo, valor em caução/ penhor
		 Layla Hissa Chain
*
2.5- Endosso tardio ou póstumo
Ocorre quando, comprovadamente, o endosso de dá após o vencimento do título.
Se o endosso se deu após o vencimento do título, mas antes de findar-se o prazo para protesto – efeito igual ao do endosso anterior ao vencimento.
Se o endosso se deu após tal período, tem efeito de cessão ordinária de crédito.
2.6- Cadeia de endossos – É a série ininterrupta de endossos lançados no título, e que tem início com o endosso feito pelo seu beneficiário, ou seja, o tomador da letra de câmbio e o beneficiário na nota promissória, do cheque... Deve-se levar em conta a aparência formal, verificando-se a legitimidade do portador, sem, contudo, verificar a autenticidade das assinaturas dos endossantes.
*
Assim, não basta o detentor provar seu direito com fundamento no último endosso, se não houver uma seqüência, sem interrupção, dos endossos anteriores. Exemplos :
NP	 endosso em preto endosso em preto 
a) A ________ B________ C________ D (portador legítimo)
(emitente)					
		 Justifica direito Justifica direito
NP
b) 		 endosso em preto endosso em branco 
 A ________ B________ C________ D (portador legítimo)
(emitente) beneficiário/ endossante 
	 endossante
*
c) NP – A cadeia foi rompida
 endosso em preto Tradição 
 A ________ B________ C x D ( D não é portador legítimo)
(emitente) beneficiário/ endossante 
	 endossante
A__________ B (sacado) Letra de Câmbio
(sacador)	 endosso Tradição endosso
				 em branco em branco
			 C_________D x E ________ F (portador legítimo)
			tomador
				Justifica direito justifica direito
*
2.6- O endosso e o Código Civil de 2002
- artigo 914- estabelece a irresponsabilidade do endossante pelo endosso dado, salvo cláusula em contrário (vai contra a teoria dos títulos de crédito- só se aplica aos impróprios)
2.7- Quem pode endossar? Apenas o beneficiário do título pode endossá-lo, uma vez que o endosso transmite todos dos direitos emergentes do título.
*
3- AVAL 
O Aval é uma declaração cambiária sucessiva e eventual decorrente de uma manifestação unilateral de vontade, pela qual uma pessoa, natural ou jurídica, estranha à relação cartular, ou que nela já figura, assume a obrigação cambiária autônoma e incondicional de garantir, total ou parcialmente , no vencimento, o pagamento do título nas condições nele estabelecidas.
Avalista- a pessoa que firma o aval
Avalizado – pessoa em relação a quem o aval é dado
3.1- Finalidade – O aval é uma garantia, sua função, é portanto, de reforçar as garantias de pagamento do título de crédito em seu vencimento.( LUG, art. 30, al. 1ª; LC , art. 29; L. Duplicatas, art. 12 e CCB, art. 897).
*
3.2- Requisitos
Quando o avalista não indica quem é a pessoa a ser avalizada, subentende-se que o avalizado é o sacador/ emitente do título.
O aval pode ser dado no verso ou no anverso do título. No anverso, basta a assinatura do avalista. Se for dado no verso, deve conter declaração nesse sentido: Ex: “por aval”, “em garantia de fulano”, “bom para aval”.
3.3- Aval de pessoa casada
O aval de pessoa casada ( salvo se o casamento for de separação absoluta de bens) necessita de consentimento do outro cônjuge. Na ausência de consentimento este pode invalidar o aval dado. O consentimento do outro cônjuge deve ser por instrumento público ou particular.
O Juiz pode suprir a outorga (art. 1.6648 do CC). 
*
3.4- Aval e Fiança - Ambos são garantia fidejussória, porém, garantias diferentes, eis que:
*
3.5- Aval Antecipado
Cronologicamente, o aval deve ser dado após a assinatura do avalizado. Quando a assinatura do avalista se dá primeiro, ocorre o chamado aval antecipado.
O aval antecipado só prevalece se houver a obrigação avalizada (artigo 32 da LUG)
3.6- Aval Parcial
É possível o aval parcial (art. 30 da LUG). Todavia, dificilmente, alguém que se beneficie do aval vai permitir que este seja parcial. Ele é até mesmo contraditório ao próprio artigo 32 da LUG.
3.7- Aval posterior ao vencimento
A doutrina mais acertada entende que o aval dado posteriormente ao vencimento do título tem natureza de aval, e não, de fiança.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais