Buscar

prova I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1ª AVALIAÇÃO
	Orientações:
	A prova valerá 8,0 (oito) pontos, conforme discriminação no cabeçalho de cada questão; 2 (dois) pontos serão atribuídos as atividades desenvolvidas em sala e trabalhos extra classe;
Todas as questões deverão ser respondidas com caneta azul ou preta;
Esta prova é individual. Não se comunique com os demais colegas;
São proibidas troca de material entre os presentes e consultas a material bibliográfico, cadernos, apostilas ou anotações de qualquer espécie.
BOA PROVA!
As paredes celulares diferem em espessura, composição e propriedades físicas nas diferentes células e até mesmo em uma única célula. A união entre duas células adjacentes é efetuada pela lamela média. A parede primária é mais espessa que a lamela média e normalmente se mostra mais fina em comparação à parede secundária. [...] Durante a formação da parede primária, em algumas das suas porções ocorre menor deposição de microfibrilas de celulose, formando pequenas depressões, denominadas:
(Adaptado de GLÓRIA, B. A. & GUERREIRO, S. M. Anatomia vegetal. 2 ed. Viçosa, MG: Editora UFV,. 2006)
Endomembranas 
Campos de pontoações.
Membrana plasmática.
Camada S1 da parede secundária. 
Um aspecto significativo da diferenciação é que as células com determinadas características, aparecem em posições definidas no corpo vegetal; em outras palavras, a diferenciação tem como resultado o aparecimento na planta de padrões de tecidos. Muitas das pesquisas modernas que se relacionam com os estudos do desenvolvimento morfológico e fisiológico ocupam-se das possíveis causas do desenvolvimento do complexo, mas ordenado, padrão interno da planta (ESAU, K; Anatomia das Plantas com Sementes. São Paulo: Blucher, 2013). 
Sabe-se que a partir da diferenciação dos tecidos embrionários, também chamados de meristemáticos, são desenvolvidos os diversos tecidos vegetais. Marque a alternativa que relaciona corretamente os tecidos embrionários e os tecidos vegetais que são primordialmente originados a partir dele:
Procâmbio origina os parênquimas, colênquimas e esclerênquimas.
Meristema fundamental origina a periderme.
Procâmbio origina os xilemas e floemas primários. 
Protoderme origina xilemas primários e epiderme. 
A função principal deste tecido é armazenar substâncias provenientes do metabolismo primário das plantas. [...] Dependendo do tipo de substância que o parênquima de reserva armazena, ele pode receber uma denominação específica, para melhor caracterizar sua especialidade (GLÓRIA, B. A. & GUERREIRO, S. M. Anatomia vegetal. 2 ed. Viçosa, MG: Editora UFV,. 2006).
Sobre o parênquima de reserva, assinale a alternativa que faz a correspondência correta entre os tipos de parênquima e a substância armazenada. 
Amilífero, armazena carotenos nas raízes, a exemplo das cenouras. 
Aerífero, armazena amido nas raízes, a exemplo da macaxeira. 
Aquífero, armazena água em vacúolos volumosos, a exemplo dos cactos. 
 Amilífero, armazena ar entre as células, a exemplo da vitória régia. 
Os estômatos ocorrem em todas as partes aéreas das plantas, mas são abundantes nas folhas. As raízes geralmente não as têm. A sua freqüência varia amplamente. Varia em diferentes partes da mesma folha e em diferentes folhas da mesma planta, e é influenciada pelas condições ambientais. (ESAU, K; Anatomia das Plantas com Sementes. São Paulo: Blucher, 2013). 
De acordo com os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula sobre estômatos, julgue as afirmativas abaixo: 
As células-guarda são originadas de uma divisão anticlinal assimétrica e o ostíolo surge após dissolução da lamela média entre as duas células-guarda.
A abertura das células-guarda permite a troca gasosa entre a epiderme da planta e o meio externo, favorecendo processos como a fotossíntese, respiração e transpiração. 
O mecanismo de abertura e fechamento das células-guarda ocorre graças à variação de concentração dos íons de fósforo nos meios intracelulares e extracelulares.
A parede celular é menos espessa na região da fenda estomática, fato que auxilia no mecanismo de abertura e fechamento dos estômatos. 
Estão corretas:
Todas as afirmativas
Apenas I e III
Apenas III e IV
Apenas I e II
Os xilemas são tecidos complexos, composto de elementos condutores ou traqueais, fibras e parênquima. [...] os elementos traqueais possuem células alongadas, com paredes espessa e geralmente, destituídas de conteúdos vivos quando maduros. (CUTTER, E. G.; Anatomia Vegetal, 2. ed. São Paulo: Roca, 2013.) 
A figura a seguir representa dois tipos celulares de elementos condutores (A e B) e as setas indicam como se dá o fluxo de água em cada um deles. Assinale a alternativa que identifica corretamente os tipos celulares. 
A – Traqueídes e B – Placas Crivadas
A – Traqueídes e B – Elementos de Tubo Crivado
A – Elementos de Vasos e B – Elementos de Tubo Crivados.
A – Elementos de Vaso e B – Traqueídes
A periderme pode ser definida como o conjunto de tecidos de revestimento de origem secundária. Em adição ao crescimento primário, no caule e na raiz, pode ocorrer crescimento em espessura (crescimento secundário), que resulta da atividade do câmbio. Com a produção de tecido vascular secundário, há aumento contínuo do diâmetro do órgão e o tecido de revestimento primário – a epiderme – é substituído pelo secundário – a periderme – que acompanha esse crescimento (Adaptado de GLÓRIA, B. A. & GUERREIRO, S. M. Anatomia vegetal. 2 ed. Viçosa, MG: Editora UFV,. 2006). 
A respeito dos tecidos que constituem a periderme, julgue as afirmativas como verdadeiras ou falsas:
A periderme é composta pelo felema, pelo felogênio e pela feloderme. (_____)
O felogênio é um tecido meristemático, de origem secundária, que produz o felema e feloderme. (_____)
Do felema ou súber, é extraída a cortiça utilizada na fabricação de diversos objetos como rolhas de vinho. (_____)
O felema é um tecido mais externo em relação ao felogênio que o origina; já a feloderme se posiciona mais internamente em relação do felogênio. (_____)
A figura ao lado representa a maturação de células de um tecido com grande função fotossintética e localizado geralmente no mesófilo foliar e/ou nos órgãos fotossintetizantes. A disposição dos cloroplastos na periferia da célula aumenta a superfície de contato com as outras células, facilitando a captação de energia luminosa e dos elementos gasosos necessários à realização da fotossíntese. 
Em acordo com a figura e descrição acima, indique a alternativa que revela o tecido e o sistema ao qual ele pertence. 
Parênquima clorofiliano – Sistema de Sustentação (fundamental) 
Epiderme – Sistema de Sustentação (fundamental)
Parênquima Clorofiliano – Sistema Vascular
Xilemas – Sistema de Revestimento (dérmico) 
Epiderme – Sistema de Revestimento (dérmico)
Pra saber a idade exata de uma árvore, é preciso contar seus anéis de crescimento. O problema é que, até pouco tempo atrás, os pesquisadores acreditavam que as espécies de regiões tropicais não tinham esses anéis. Isso porque é mais difícil observá-los nelas do que nas árvores de regiões temperadas, por exemplo. Para dificultar, não é qualquer anel que entra na conta. A precisão da idade só é alcançada quando os anéis são contados a partir da medula e do ponto mais baixo possível do tronco.
Outro detalhe: o ano de crescimento de uma árvore não equivale a 12 meses, e sim ao período (variável) em que ela cresceu durante aquele ano. Por exemplo, há centenas de anos, em uma época de grandes chuvas, uma árvore que atualmente cresce durante 8 meses do ano poderia ter crescido por 11 meses. Os fatores que determinam isso dependem da espécie da árvore e do clima. Entre eles estão a temperatura, as chuvas e o oxigênio (falta de). (Revista Galileu; Como sabemos a idade de uma árvore? ed. 209, Editora Globo, 2008). 
De acordo com o texto e sobre os anéis de crescimento de plantas com crescimento secundário, assinale a alternativa correta. 
Os anéis de crescimento são sempre da mesmaespessura, independente das condições climáticas em que a planta como esse tipo de crescimento se encontra. 
Em um anel de crescimento típico é possível distinguir duas regiões: lenho inicial ou primaverial de coloração mais clara e o lenho tardio ou outonal de coloração escura. 
O crescimento do anel é geralmente mais intenso durante as estações do inverno e outono em decorrência das temperaturas mais adequadas ao seu crescimento e às condições ambientais favoráveis. 
Fatores endógenos como a floração e frutificação não influenciam na formação dos anéis e crescimento. 
A figura abaixo esquematiza um corte transversal de um vegetal com crescimento secundário. Sabendo que o tempo de vida de uma planta está relacionado, entre outros fatores, com a longevidade do câmbio, indique os tecidos secundários formados a partir da atividade do câmbio vascular e que estão representados na figura por I e II: 
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Boa Prova!

Continue navegando