A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
APOL Infância e Lucidade

Pré-visualização | Página 1 de 2

APOL Infância e Lucidade
Questão 1/10
Considere o exerto de texto a seguir:
''Para que o convívio de leitor com a literatura resulte efetivo, nessa aventura espirital que é a leitura, muitos são os fatores em jogo. Entre os mais importantes está a necessária adequação dos textos às díversas etapas do desenvolvimento infantil/juvenil''. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COELHO, N. N. Literatura infantil: Teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. p.32.
Após a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as fases da leitura ao longo do ensino fundamental, relacione corretamente as fases às suas respectivas características:
1. Primeira fase.
2. Segunda fase.
3. Terceira fase.
( ) Fase da leitura compreensiva.
( ) Fase da Pré-leitura.
( ) Fase da leitura interpretativa.
Agora, selecione a sequência correta:
	A	3 – 1 – 2
	B	2 – 1 – 3 (Resposta B)
	C	1 – 2 – 3
	D	3 – 2 – 1
	E	2 – 3 – 1
Questão 2/10
Leia atentamente a seguinte afirmação:
“O jogo de regras constitui a atividade lúdica do ser socializado, o que explicaria seu desenvolvimento tardio e a permanência de sua prática após a infância. [...] A capacidade de cooperar, por sua vez, conduzirá a criança a novas interpretações do mundo e das coisas, produzindo mudanças significativas em seu pensamento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAIADO, Ana Paula Sthel; ROSSETTI, Claudia Broetto. Jogos de regras e relações cooperativas na escola: uma análise psicogenética. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 13, 2009. p. 88.
Sobre os jogos de regras e conforme o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, analise as seguintes afirmativas:
I. Os jogos de regras podem ser organizados com o objetivo de desenvolver autodisciplina, autodireção e noções de ética nas crianças.
II. Os vínculos sociais são explicitados durante os jogos de regras e por isso os conflitos devem ser ignorados pelo professor durante estes jogos.
III. Os jogos de regras têm caráter social e asseguram a reciprocidade e a confiança no grupo.
Agora, assinale a alternativa correta:
	A	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	B	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	C	Apenas a afirmativa III está correta. ( Resposta c)
	D	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	E	Apenas a afirmativa II está correta.
Questão 3/10
Atente para a seguinte afirmação:
“O texto literário é polissêmico, pois sua leitura provoca no leitor reações diversas, que vão do prazer emocional ao intelectual. Além de simplesmente fornecer informações sobre diferentes temas – históricos, sociais, existenciais e éticos, por exemplo –, eles também oferecem vários outros tipos de satisfação ao leitor: adquirir conhecimentos variados, viver situações existenciais, entrar em contato com novas ideias etc.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, M. A. Como usar a literatura infantil em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005. p. 12.
Tendo em vista o texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as finalidades de uma metodologia para o ensino da literatura infantil, analise as seguintes afirmações:
I. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve tornar acessível ao leitor infantil a orientação para que este aprenda a encontrar sentido no texto, promovendo assim uma leitura de qualidade.
II. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve possibilitar que, diante dos avanços do processo de aquisição da leitura, o leitor se sinta recompensado por ter aprendido e vencido os obstáculos em seu processo de aprendizagem.
III. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve intervir de forma enérgica sobre as dificuldades dos alunos no processo de aquisição da leitura para que este não se torne lento e ineficiente.
IV. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve orientar o aluno sobre o domínio de suas emoções, uma vez que o processo de leitura demanda uma percepção racional das informações contidas no texto, o que garante uma aprendizagem eficaz e mais rápida.
São corretas as afirmativas:
	A	II, III e IV apenas.
	B	I, II apenas. ( Resposta B)
	C	III e IV apenas.
	D	I e IV apenas.
	E	II e III apenas.
Questão 4/10
Leia o seguinte trecho de texto:
“O jogo é um meio básico para promover o desenvolvimento físico-motor. O equipamento utilizado e os espaços pensados para o jogo são fundamentais na motivação de diferentes tipos de jogos motores. A introdução de jogos estruturados para o estímulo ao desempenho físico-motor nunca foi tão importante quanto hoje em dia, em que o tempo para o jogo infantil se vê comprometido por atividades sedentárias, como assistir televisão e brincar com jogos no computador”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRIEDMANN, A. Brincar: crescer e aprender, o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996. p. 67.
Os jogos também possuem finalidade físico-motora e segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, assinale a alternativa correta:
	A	Os jogos educativos com finalidade físico-motora promovem o desenvolvimento unilateral nas crianças, tão somente em relação ao objetivo proposto pelo professor.
	B	Os jogos educativos com finalidade físico-motora promovem o conhecimento do corpo, da lateralidade e essas questões estão diretamente ligadas ao desenvolvimento de outras áreas. ( Resposta B)
	C	A finalidade físico-motora dos jogos é pedagógica, e estes devem ser desenvolvidos em crianças a partir de 7 anos de idade.
	D	A aplicação de jogos com finalidade físico-motora é feita pelos profissionais da Educação Física, sendo vedada a execução destas atividades por outros profissionais na escola.
	E	Os jogos on-line interativos e os programas infantis televisivos podem ser considerados jogos educativos com finalidade físico-
Questão 5/10
Leia atentamente a seguinte afirmação:
“Piaget e Vygotsky, autores que pesquisaram o desenvolvimento humano, nascidos no mesmo ano, os autores têm muito em comum em suas pesquisas. Piaget morreu muito depois de Vygotsky, que faleceu aos 36 anos de idade de tuberculose, logo, Piaget só teve acesso às ideias de Vygotsky após sua morte”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0220.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2016.
A respeito das diferenças de pensamentos entre Piaget e Vygotsky, e de acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, analise as afirmativas a seguir:
I. Vygotsky privilegia a maturação biológica e aceita os fatores internos sobre os externos.
II. Piaget acredita que o fator social interfere nas situações criadas pela imaginação da criança.
III. Para Vygotsky, a ideia de brincar origina-se na imaginação criada pela criança.
IV. Para Piaget cada ato de inteligência é definido pelo equilíbrio entre assimilação e acomodação.
Agora, assinale a alternativa correta:
	A	Apenas a afirmativa I está correta.
	B	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	C	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	D	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
	E	Apenas as afirmativas II e III estão corretas. ( Resposta E)
Questão 6/10
Atente para a seguinte afirmação:
“Importa perguntar qual o papel da escola na formação do leitor. Não o leitor obediente que preenche devidamente fichas de livros ou reproduz com propriedade enunciados textuais. Mas o leitor que, instigado pelo texto, produz sentidos, dialoga com o texto que lê, seus intertextos e seu contexto, ativando sua biblioteca interna, jamais em repouso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WALTY, I. L. C. Literatura e escola: Antilições. In: