Buscar

Av parcial OUT 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av parcial
		Durante muito tempo os historiadores brasileiros utilizaram a palavra descobrimento para explicar a chegada dos europeus às Américas. Entretanto, a partir do ano 2000, durante as comemorações dos 500 anos dessa chegada, o termo entrou em discussão. O que percebemos é que a adoção dessa palavra no século XVI estava carregada de um sentimento de superioridade, os europeus consideravam suas maneiras de agir e de pensar superiores às dos povos que habitavam as Américas. Será que o sentimento de superioridade aconteceu por que desde o primeiro momento fica claro que, no caso do Brasil, os índios não fundiam metais, não viviam em cidades e andavam nus?
		Quest.: 1
	
	
	
	
	a resposta certamente é não, astecas e maias moravam em florestas, não fundiam metais e vestiam roupas, por isso foi estabelecida uma relação de igualdade entre eles e os europeus. O cerne da questão está no que chamamos de eurocentrismo, os europeus acreditavam que todas os povos que não partilhassem de seus hábitos, costumes, religião e formas de agir e de pensar era inferiores.
	
	
	a resposta certamente é sim, astecas e maias moravam em cidades, fundiam metais e vestiam roupas, nem por isso foi estabelecida uma relação de igualdade entre eles e os europeus. O cerne da questão está no que chamamos de eurocentrismo, os europeus acreditavam que todos os povos que não partilhassem de seus hábitos, costumes, religião e formas de agir e de pensar era inferiores;
	
	
	a resposta é talvez, astecas e maias moravam em cidades, fundiam metais e vestiam roupas, nem por isso foi estabelecida uma relação de igualdade entre eles e os europeus. O cerne da questão está no que chamamos de eurocentrismo, os europeus acreditavam que todas os povos que não partilhassem de seus hábitos, costumes, religião e formas de agir e de pensar era inferiores;
	
	
	A resposta certamente é não, astecas e maias moravam em cidades, fundiam metais e vestiam roupas, nem por isso foi estabelecida uma relação de igualdade entre eles e os europeus. O cerne da questão está no que chamamos de eurocentrismo, os europeus acreditavam que todos os povos que não partilhassem de seus hábitos, costumes, religião e formas de agir e de pensar era inferiores;
	
	
	a resposta certamente é sim, astecas e maias moravam em cidades, fundiam metais e vestiam roupas, justamente por isso foi estabelecida uma relação de igualdade entre eles e os europeus. O cerne da questão está no que chamamos de eurocentrismo, os europeus acreditavam que todas os povos que não partilhassem de seus hábitos, costumes, religião e formas de agir e de pensar era inferiores;
	
		2.
		Qual alternativa abaixo NÃO explica a primazia portuguesa na exploração do ¿Mar Oceano¿ em tentativa de expandir seus domínios.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	A atuação empreendedora da burguesia lusa no desenvolvimento da indústria náutica.
	
	
	A presença da fé e o espírito da cavalaria e das cruzadas que atribuíam aos portugueses a missão de cristianizar os povos chamados "infiéis".
	
	
	A localização geográfica de Portugal, distante do Mediterrâneo oriental e sem ligações comerciais com o restante do continente.
	
	
	O receio de ser anexado por Gênova.
	
	
	O aparecimento pioneiro da monarquia absolutista em Portugal responsável pela formação do Estado moderno.
	
		3.
		A Coroa Portuguesa, a exemplo de outros estados europeus, adotou diversas práticas mercantilistas que interferiam diretamente na colônia, como o exclusivo comercial e o acumulo de metais e pedras preciosas. Dessa maneira, podemos concluir que o mercantilismo português:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Embora tenha adotado a pratica do exclusivo comercial, não adotou uma política metalista, já que não haviam sido encontrados metais preciosos na colônia.
	
	
	Constituiu-se com um conjunto de normas econômicas rígidas, o que engessava o estado
	
	
	Dependeu exclusivamente da administração colonial, a medida em que necessitava dos lucros obtidos na venda de matérias primas coloniais
	
	
	Era semelhante ao liberalismo, pois o estado não interferia na economia
	
	
	Pressupunha uma ampla intervenção do estado na economia
	
		4.
		Em seus estudos sobre a formação econômica do Brasil e suas instituições, o historiador Caio Prado Junior, defende que as raízes da economia colonial brasileira se baseiam:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Na plantation
	
	
	Na existência de uma mão de obra livre, ainda que em pequena escala, que constituiria a base de um mercado consumidor
	
	
	Na coexistência entre latifúndio e pequena propriedade
	
	
	No abandono da mão de obra indígena
	
	
	No rígido controle metropolitano do comércio
	
		5.
		Estabelecido para julgar recursos das decisões judiciais proferidas pelo Ouvidor da Comarca, este órgão administrativo era presidido pelo governador e pelo vice rei e existiu apenas na Bahia e no Rio de Janeiro. Estamos nos referindo:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	A ouvidoria
	
	
	As cortes
	
	
	As audiências
	
	
	Aos tribunais inquisitoriais
	
	
	Aos Tribunais da Relação
	
		6.
		A tecnologia, as técnicas de produção do açúcar e sua posição no mercado internacional contribuiram para a formação da sociedade brasileira. Marque, dentre as opções abaixo, a afirmativa que se relaciona a frase acima:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	A produção açucareira no Brasil influenciou a formação da sociedade colonial devido a participação dos holandeses no plantio do açúcar.
	
	
	A produção açucareira de Portugal concentrou-se na metrópole, devido a existência de terras mais férteis ao seu plantio.
	
	
	O açúcar não fora escolhido como produto a ser produzido na colônia, pois não tinha grande valor no mercado internacional.
	
	
	A sociedade patriarcal no Brasil só existou graças a participação indígena sistemática na distribuição e no comércio açucareiro.
	
	
	O açúcar era um produto bastante valorizado no mercado europeu e por isso foi escolhisdo para ser produzido no Brasil.
	
		7.
		Durante o período colonial, quando da montagem e desenvolvimento da agroindústria açucareira no Brasil, os portugueses desenvolveram tal atividade em associação com comerciantes holandeses. Sobre o papel exercido pelos holandeses na atividade açucareira, pode-se afirmar que:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	Os holandeses, em associação com os colonos brasileiros, se ocupavam da pecuária no nordeste açucareiro, principal fonte de proteína animal para os habitantes do Brasil Colônia.
	
	
	Os holandeses controlavam a lucrativa operação transporte, refino e distribuição comercial do açúcar brasileiro na Europa.
	
	
	Eles eram os responsáveis pela captura de escravos africanos, portanto, forneciam a mão-de-obra necessária para que a agroindústria se desenvolvesse.
	
	
	Eles eram os responsáveis pela segurança da atividade açucareira na América Portuguesa, pois eram famosos os mercenários holandeses que atuavam nas colônias europeias ultramarinas.
	
	
	Os holandeses, associados aos colonos brasileiros, forneciam os gêneros alimentícios complementares que ofereciam uma alternativa de consumo necessária em um meio em que predominava a monocultura do açúcar.
	
		8.
		A União ibérica trouxe algumas consequências negativas para Portugal, como a proibição de negociar com a Holanda, rival histórica da Espanha. Como a burguesia holandesa perdeu muito dinheiro com a proibição, a Companhia das Índias Ocidentais resolveu invadir o Brasil. Sobre esse período, podemos dizer que:
(I) Invadiram a Bahia em 1624-1625, mas não obtiveram sucesso.
(II) Estavam interessados em todo o litoral do Brasil, mas só conseguiram invadir o Nordeste açucareiro pela fragilidade militar do local.(III) Maurício de Nassau, governante holandês, trouxe inúmeros benefícios para o Nordeste.
 Estão corretas as alternativas:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	Apenas a III;
	
	
	Apenas a II.
	
	
	I e II;
	
	
	I e III.
	
	
	II e III;
	
		9.
		Luis Felipe Alencastro, de certa maneira desconstrói o conceito de Pacto Colonial, pois segundo ele:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	Nunca houve excedente na colônia, exceto no período aurífero, século XVIII;
	
	
	As colônias passaram por ciclos econômicos, sendo que alguns foram capazes de produzir excedente de mercadorias, que por sua vez eram apropriados pelos portugueses.
	
	
	Havia excedente econômico na colônia, que fugia do controle metropolitano, que era apropriado pelos colonos;
	
	
	As riquezas encontradas nas colônias eram exclusivas da metrópole;
	
	
	A circulação de mercadorias, escravos, cana-de-açúcar e posteriormente o ouro, concentrou a riqueza nas mãos da metrópole, não deixando nenhum excedente, que fugisse ao controle de Portugal.
	
		10.
		Luis Felipe Alencastro, ao estudar a economia colonial, de certa maneira desconstrói o conceito de Pacto Colonial, pois segundo ele:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	Havia excedente econômico na colônia, mas este fugia do controle metropolitano
	
	
	As riquezas encontradas nas colônias eram exclusivas da metrópole.
	
	
	A circulação de mercadorias (escravos, cana-de-açúcar e posteriormente o ouro) concentrou a riqueza nas mãos da metrópole, não deixando nenhum excedente que fugisse ao controle de Portugal.
	
	
	A colônia era capaz de produzir excedente econômico, mas este era incorporado pelos portugueses.
	
	
	Nunca houve excedente de produtos produzidos nas colônias, exceto no período aurífero (século XVIII).

Outros materiais