Buscar

SIMULADO Socioantropologicos

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação: SDE0283_AV1_» FUNDAMENT0S SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 
	Professor:
	RALPH RIBEIRO MESQUITA
	Turma: 9010/BN
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 24/04/2015 13:27:17
	
	 1a Questão (Ref.: 201301629122)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como os animais e as plantas se comunicam? Do UOL, em São Paulo, 13/08/2013 "A comunicação entre seres vivos é essencial para a sobrevivência de todas as espécies. (...) assim como nós, animais usam seus próprios canais sensoriais na comunicação. Dependendo da espécie, objetivo é chamar atenção do sexo oposto na época de reprodução, defender território, identificar bichos da mesma espécie ou conversar com membros do mesmo grupo. Bichos de hábitos diurnos são ótimos em transmitir e receber sinais visuais. O macho da espécie tordo-sargento, um pássaro nativo das Américas do Norte e Central, possui manchas avermelhadas no canto das asas. Essas manchas vistas de longe servem para demarcar território. Em 1972, o biólogo Douglas G. Smith pintou as penas dos pássaros de preto, e o território deles foi invadido por outros pássaros da mesma espécie que não tinham sido pintados." Podemos dizer que o que distingue a comunicação humana da comunicação animal é o fato que a forma de comunicação humana é:
		
	
	Química.
	 
	Cultural.
	
	Social.
	
	Biológica.
	
	Genética.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301670949)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como sabemos, a ciência (ou o pensamento científico) nada mais é que uma das maneiras de conhecermos o mundo do qual participamos. Não é a única forma de conhecer o mundo, nem a primeira. O homem sempre produziu saber sobre suas experiências. Este saber reflete crenças e valores que se tem sobre os eventos. Neste sentido, é correto afirmar que:
		
	
	a filosofia é uma forma de pensamento mítico religioso.
	 
	a ciência é uma forma de pensamento racional moderno.
	
	a religião é uma forma de explicação do mundo racional científica.
	
	a ciência é uma forma de pensamento mítico.
	
	o senso comum é uma forma de pensamento racional científico.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301180959)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"Um sujeito brasileiro estava em um cemitério colocando flores no túmulo de um parente quando vê outro homem, chinês, colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele dirige-se ao chinês e pergunta: - Desculpe-me, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz? E o chinês responde: - Sim, geralmente na mesma hora que o seu vem admirar e cheirar as flores!"
Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	A atitude do brasileiro é relativista porque considerou apenas seu ponto de vista.
	
	A atitude do chinês é etnocêntrica porque desconsidera a cultura do brasileiro.
	 
	A ideia de relativismo cultural permitirá compreender a relação dos dois homens com seu parente falecido.
	 
	O comportamento dos dois homens revela uma atitude religiosa e, portanto, não pode ser discutida.
	
	A atitude dos dois homens é evolucionista porque admite vida após a morte.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301184675)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(Questão adaptada do vestibular da universidade de Londrina) O professor de Sociologia, ao entrar na sala de aula, encontrou um grupo de alunos numa calorosa discussão sobre cultura. Aproveitando o interesse pelo tema, organizou um debate no qual ficaram evidenciadas várias formas de entender o que é cultura. Algumas estão destacadas abaixo. Na perspectiva da sociologia crítica, qual a afirmação que MELHOR representa o que é cultura? Assinale a ÚNICA alternativa CORRETA.
		
	
	Marcos não tem muita cultura, porque só cursou as séries inicias do ensino fundamenta. (aluno Eduardo).
	
	Quando uma pessoa é bem educada a gente diz: Que culta! Então, cultura é uma boa educação, é tratar bem as pessoas, é escrever e falar corretamente. (aluna Sandra).
	 
	A cultura é aquilo que a gente sabe, é aquilo que a gente faz; portanto, todas as pessoas têm cultura. (aluno Carlos).
	
	Cultura é a leitura de muitos livros; é estudar bastante, é o saber lidar com muita coisa. (aluna Mara).
	
	Cultura verdadeira é aquela que sabe reconhecer o que é uma boa música, um bom vinho e um bom livro. (aluna Vera).
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301208227)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Descartes, sendo o corpo humano uma máquina, o homem doente seria um relógio avariado, assim como um homem saudável um relógio funcionando perfeitamente. 
PORQUE
O funcionamento dos homens é regido por uma natureza que lhe é externa.
		
	
	A primeira proposição é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas proposições são falsas.
	
	As duas proposições são verdadeiras e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 
	As duas proposições são verdadeiras e a segunda é justificativa correta da primeira.
	
	A primeira proposição é falsa e a segunda verdadeira.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301207874)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Revolta da Vacina foi uma manifestação popular ocorrida na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904 contra a imposição da vacinação obrigatória, cujo objetivo era erradicar doenças tropicais como febre amarela, varíola, malária e peste, além de melhorar as condições de higiene da então capital da República. O plano de saneamento, organizado por Oswaldo Cruz, foi elaborado em sintonia com a política de modernização do espaço urbano do prefeito Pereira Passos. Entre os problemas enfrentados pelo Rio de Janeiro, então capital federal, na virada do século XIX para o XX, se destacavam a falta de saneamento básico e de higiene, fatores que facilitavam a propagação de doenças graves e por consequência provocavam uma imagem negativa da cidade no exterior. (BATISTA, 2010) O plano de saneamento organizado por Oswaldo Cruz, correspende a qual dos quatro períodos da evolução dos conceitos de saúde e doença?
		
	
	Período Científico ou Biomédico
	
	Período Segunda revolução da saúde
	 
	Período Primeira revolução da saúde
	
	Período Pré-cartesiano
	
	Período Republicano
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301181039)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pela Organização Mundial da Saúde - OMS - saúde é definida como:
		
	 
	Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas ausência de enfermidade ou doença.
	
	Direito de todos e um dever do Estado.
	
	Ausência de enfermidade.
	
	Um estado oposto à doença.
	
	Um estado de bem-estar físico e harmonia espiritual.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301182370)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Observe a charge abaixo e assinale a alternativa que apresenta o princípio preconizado pelo Sistema Único de Saúde que está sendo criticado.
		
	
	saúde pública
	
	equidade
	 
	universalidade
	
	vulnerabilidade
	
	integralidade
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301670954)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As políticas públicas são formuladas levando em conta o interesse da coletividade. No caso específico das políticas públicas em saúde, a ênfase recai sobre seus principais determinantes: promoção, prevenção e recuperação. Neste sentido, é correto afirmar que:
		
	
	As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a orientação política do Estado e regulam as atividades privadas relacionadas às tarefas de interesse particular.
	
	As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a orientação do setor privado para regular as atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse público.
	 
	As políticas públicas podem ser definidas comoconjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a orientação política do Estado e regulam as atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse público.
	
	As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a subordinação do Estado aos interesses privados em atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse público.
	
	As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a orientação política do Estado e regulam as atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse particular.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301531626)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo Lucchese, as políticas públicas em saúde integram o campo de ação social do Estado. Sua tarefa específica em relação às outras políticas públicas da área social consiste em:
		
	
	Organizar as funções empresariais para a promoção, proteção e recuperação dos mecanismo de produção, distribuição e consumo de bens e serviços para os indivíduos e a coletividade.
	
	Organizar as funções públicas governamentais para a promoção, proteção e recuperação dos interesses nacionais, em especial sua segurança nacional, prosperidade econômica e valores dos indivíduos e da coletividade.
	 
	Organizar as funções públicas governamentais para a promoção, proteção e recuperação da saúde dos indivíduos e da coletividade.
	 
	Organizar as funções públicas governamentais para a promoção, proteção e recuperação dos direitos e condições dignas de vida equânime e justa dos indivíduos e da coletividade.
	
	Organizar as funções empresariais para a promoção, proteção e recuperação da saúde física e mental dos indivíduos e da coletividade.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 14/04/2015 até 04/05/2015.
Parte inferior do formulário
 
 
	
	 
	 Fechar
	Avaliação: SDE0283_AV2_201401063195 » FUNDAMENT0S SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	MARCIO DE BRITO SERAFIM
	
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0         
	
	 1a Questão (Ref.: 201401689935)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como explicar as diferenças entre as culturas? Por que um grupo humano se alimenta exclusivamente de frutos e é politeísta (acredita em várias divindades) enquanto outro se alimenta de animais e é monoteísta? 
Assinale a alternativa que responde corretamente a interrogações acima.
		
	
	Para sobreviver nos ambientes físicos e sociais, os indivíduos da espécie humana dependem principalmente de suas disposições físicas ou fisiológicas.
	
	As formas culturais diferenciadas são frutos da estrutura genética da espécie.
	 
	As culturas estão diretamente relacionadas à especificidade das condições de vida de cada grupo, isto é, estão relacionadas às condições particulares que possibilitaram sua criação e desenvolvimento.
	
	As diferenças entre as culturas são determinadas pela qualidade e pelo nível de evolução de cada grupo.
	
	Os grupos humanos são qualitativamente diferentes.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401677024)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Sem dúvida, o corpo é aquele tem uma evidência fisiológica, física ou orgânica, natural. Entretanto, esta característica universal do corpo não é suficiente para compreendê-lo quando consideramos a dinâmica social. Comente sobre a perspectiva do corpo no sentido social e simbólico.
		
	
Resposta: O corpo hoje tem uma total importância no sentido social e simbólico, pois atravês dele podemos identificar em que meio social, cultural ele se coloca. O corpo resume e passa a expressar suas identidades e seus "eus".
	
Gabarito: Na verdade, desde sempre, somos um corpo social, um corpo simbólico. Já nascemos entidades sociais. Diferentemente de outros animais, não nascemos simplesmente machos ou fêmeas; nascemos meninas ou meninos, que deverão atender às expectativas do grupo ao qual pertenceremos.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Gabarito: Na verdade, desde sempre, somos um corpo social, um corpo simbólico. Já nascemos entidades sociais. Diferentemente de outros animais, não nascemos simplesmente machos ou fêmeas; nascemos meninas ou meninos, que deverão atender às expectativas do grupo ao qual pertenceremos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401677082)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No Brasil, o convívio multicultural não deveria representar uma dificuldade, afinal, a sociedade brasileira resulta da mistura de raças - negra, branca, índia - cada uma com seus costumes, seus valores, seu modo de vida, e da adaptação dessas culturas umas às outras, numa ¿quase reciprocidade cultural¿. Dessa mistura é que surge um indivíduo que não é branco nem índio, que tampouco é negro, mas que é simplesmente brasileiro. Filhos desse hibridismo e tendo como característica marcante o fato de abrigar diversas culturas, nós, brasileiros, deveríamos lidar facilmente com as diferenças. Mas não é exatamente isso o que ocorre. Identifique a seguir o conceito antropológico que explica a dificuldade de aceitar a diferença:
		
	
	alteridade
	
	relativismo
	
	sincretismo
	 
	multiculturalismo
	 
	etnocentrismo
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401213827)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Num passado ainda recente a doença era frequentemente definida como "ausência de saúde", sendo a saúde definida como "ausência de doença" - definições que não eram esclarecedoras. O fato é que as concepções de saúde e doença mudam ao longo da história. Para Albuquerque e Oliveira (2002), existem duas concepções fundamentais sobre a doença e, consequentemente, a saúde. Essas concepções são: 
I - A concepção fisiológica.
II - A concepção ontológica. 
III - A concepção metafísica.
IV - A concepção positivista.
Assinale a opção correta:
		
	
	As afirmações II e IV estão corretas
	
	As afirmações III e IV estão corretas
	
	As afirmações II e III estão corretas
	 
	As afirmações I e II estão corretas
	
	As afirmações I e III estão corretas
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401214264)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considere as proposições a seguir:
Embora na virada do século XIX  já houvesse alguma discussão sobre a necessidade de uma concepção ampliada de saúde, no Brasil, a ênfase recaía em um modelo hospitalocêntrico.
PORQUE
As políticas públicas de saúde no Brasil ainda estavam apoiadas em ações curativas e individualistas.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	As duas proposições são verdadeiras e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas proposições são falsas.
	
	A primeira proposição é verdadeira e a segunda é falsa.
	 
	As duas proposições são verdadeiras e a segunda é justificativa correta da primeira.
	
	A primeira proposição é falsa e a segunda verdadeira.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401187076)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A charge abaixo pode ser compreendida como uma crítica às políticas de saúde no Brasil. Assinale a opção que melhor representa essa crítica.
 
		
	
	É impossível estabelecer programas de saúde que consigam dar conta da epidemia de dengue no Brasil.
	
	Os hospitais brasileiros estão superlotados, daí a necessidade de ampliar a jornada de trabalho dos profissionais de saúde.
	 
	O modelo de assistência à saúde no Brasil ainda está apoiado em uma perspectiva curativa.
	
	Com a abertura, aos domingos, de hospitais e postos de saúde, poderão ser implementadas campanhas de prevenção a epidemias como a dengue.
	
	A maioria dos profissionais de saúde trabalha pouco, por isso, a necessidade de ampliar a jornada de trabalho também para o domingo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401190720)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Cidadania passou a ser uma expressão da vida social na modernidade. Ela é um conceito:Que pressupõe apenas um conjunto de direitos.
	
	Que pressupõe dependência dos indivíduos em relação ao Estado.
	
	Baseado na posição social dos indivíduos.
	 
	Em permanente construção, que pressupõe um conjunto de direitos e deveres.
	
	Que se refere apenas aos direitos políticos dos indivíduos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401190875)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Em junho deste ano, o Diretório Central dos Estudantes da UFRGS entregou ao Ministério Público um dossiê sobre manifestações racistas de um grupo que agiria dentro da instituição. Na época, o muro de um bar na Avenida João Pessoa em frente à Faculdade de Direito da universidade foi pichado com a frase Negro só se for na Cozinha do R.U., cotas não!". No mesmo local, foi pintada uma cruz suástica, símbolo do nazismo. Já na Rua Sarmento Leite, uma calçada foi pintada com a frase "Voltem para a Senzala".
O episódio relatado no texto mostra uma postura preconceituosa a respeito de negros e judeus, considerados raças inferiores. Sabemos que o positivismo teve como principal fundamento a ideia de ordem e progresso através de uma perspectiva evolucionista. Podemos encontrar influência desta concepção no texto? Por quê?
		
	
Resposta: Sim, porque diante da ideia de lutar por serem ouvidos, encontramos pessoas que querem ser ouvidas também por seus atos de preconceito e falta de respeito dianta da raça e cultura de pessoas. Achando que tem total direito para isso, esquecendo que antes de tudo é preciso respeitoao próximo.
	
Gabarito: A resposta do aluno deve ser afirmativa e contemplar o conceito de darwinismo social, lei dos três estados.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Gabarito: A resposta do aluno deve ser afirmativa e contemplar o conceito de darwinismo social, lei dos três estados.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401189059)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Muitas pessoas continuam a pensar que os grupos humanos apresentam diferenças biológicas consideráveis. [...] A pesquisa genética está revelando exatamente o oposto. Os grupos humanos são geneticamente próximos demais para diferir em algo mais do que detalhes irrelevantes. O estudo genético de nosso passado está mostrando que as diferenças culturais entre grupos não podem ter origem biológica. Estas diferenças se devem às experiências dos indivíduos." (OLSON, Steve. A História da Humanidade. Rio de Janeiro: Campus, 2003. p. 17.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre diferenças entre os indivíduos, analise as afirmativas a seguir.
I. Longe de ter fundamentos biológicos, o preconceito racial é uma atitude socialmente transmitida e estimulada no cotidiano.
II. A pesquisa genética revela que o conceito de raça possui fundamentação científica, tornando legítima a discriminação pautada em diferenças significativas.
III. Variações externas como cor da pele, feições e forma do corpo refletem diferenças profundas de raça e delineiam o temperamento e inteligência dos indivíduos.
IV. As diferenças culturais existentes entre os povos têm sido equivocadamente interpretadas como diferenças biológicas.
Estão corretas apenas as afirmativas:
		
	
	I e II.
	
	I, III e IV.
	 
	I e IV
	
	II e III.
	
	II, III e IV.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401230580)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No mundo pós-moderno a formação das identidades está em franca transformação. Para alguns, o corpo resume e passa a expressar suas identidades, seus "eus".
PORQUE
Uma vez que as instituições socias clássicas (família, igreja, escola etc.) estão enfraquecidas, estes sujeitos atribuem ao corpo a obrigação de falar em seu nome.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	A primeira proposição é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas proposições são falsas.
	
	A primeira proposição é falsa e a segunda verdadeira.
	 
	As duas proposições são verdadeiras e a segunda é justificativa correta da primeira.
	
	As duas proposições são verdadeiras e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		1.
	
		Como explicar as diferenças entre as culturas? Por que um grupo humano se alimenta exclusivamente de frutos e é politeísta (acredita em várias divindades) enquanto outro se alimenta de animais e é monoteísta? 
Assinale a alternativa que responde corretamente a interrogações acima.
		Quest.: 1
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	c
	>>>>>>As culturas estão diretamente relacionadas à especificidade das condições de vida de cada grupo, isto é, estão relacionadas às condições particulares que possibilitaram sua criação e desenvolvimento. 
	
	
	As formas culturais diferenciadas são frutos da estrutura genética da espécie.
	
	
	
	
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		2.
	
		A influência positivista no Brasil ocorreu em diferentes âmbitos e em diferentes lugares, desde a década de 1870 até meados do século XX, mas estendendo-se até o século XXI. Entretanto, foi no Rio de Janeiro, entre o final do Império e a I República que o positivismo foi mais notável no Brasil, desempenhando um papel central tanto no processo de Abolição da Escravatura quanto no de Proclamação da República; . além disso, a laicização do Estado e das instituições públicas foi uma das grandes preocupações dos positivistas, além da realização da justiça social e do progresso social. Nessas ações, os nomes mais conhecidos são os de Benjamin Constant Botelho de Magalhães (o Proclamador da República) e o de Raimundo Teixeira Mendes, autor da bandeira nacional. (Ribeiro, Roberto. O Positivismo no Brasil. Em http://candidorondon.com.br/o-positivismo-no-brasil, fev., 2012).
Qual foi o pensador que criou a filosofia positivista e é considerado o fundador da sociologia. 
		Quest.: 2
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	>>>>Augusto Comte
	
	
	
	
	
	
	
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		3.
	
		Sobre a sociologia, como ciência que investiga as relações humanas em sociedade, é CORRETO afirmar que: 
		Quest.: 3
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	>>>>>>A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo são os grupos sociais, a divisão da sociedade em classes, a mobilidade social , bem como os processos de cooperação, competição e conflito na sociedade. 
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		4.
	
		Antropologicamente podemos definir cultura como: 
		Quest.: 4
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	>>>>>Manifestação tipicamente humana marcada pela multiplicidade de expressões; 
	
	
	
	Clique aqui para visualizar o Gabarito Comentado desta questão.
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		5.
	
		As ciências sociais surgiram no contexto das grandes transformações culturais, econômicas, políticas e sociais que abalaram a Europa e deram origem a Era Moderna. Dentre essas transformações podemos destacar:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	>>>>>>A Revolução Francesa, de 1789.
	Clique aqui para visualizar o Gabarito Comentado desta questão.
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		6.
	
		Podemos observar que o mundo animal apresenta regularidades. Quando atentamos para a forma de organização de um formigueiro, por exemplo, vemos que existem padrões de comportamentos (sociais) que se repetem e permitem o bom funcionamento do grupo. O ser humano é parte do reino animal e, como tal, seu mundo possui regularidades: respiramos, andamos de forma bípede, nos comunicamoscom outros humanos, vivemos em grupo, dividimos o trabalho etc. Assim, ao estabelecermos relações entre os seres humanos e outros animais, podemos afirmar, EXCETO que:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	>>>>>Linguagem e sociabilidade são habilidades exclusivamente humanas.
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		1.
	
		Aprendemos que existem formas diferentes de compreensão do mundo: a visão do senso comum ou o conhecimento científico. Nesse sentido, marque a única opção verdadeira. 
		Quest.: 1
	
	
	
	
	
	
	
	
	>>>>O senso comum depende de juízos pessoais a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa. 
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		2.
	
		(Questão adaptada do vestibular da universidade de Londrina) O professor de Sociologia, ao entrar na sala de aula, encontrou um grupo de alunos numa calorosa discussão sobre cultura. Aproveitando o interesse pelo tema, organizou um debate no qual ficaram evidenciadas várias formas de entender o que é cultura. Algumas estão destacadas abaixo. Na perspectiva da sociologia crítica, qual a afirmação que MELHOR representa o que é cultura? Assinale a ÚNICA alternativa CORRETA. 
		Quest.: 2
	
	
	
	
	
	
	
	
	>>>>>A cultura é aquilo que a gente sabe, é aquilo que a gente faz; portanto, todas as pessoas têm cultura. (aluno Carlos). 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		3.
	
		É verdade biológica bem conhecida que no cruzamento de espécies diferentes o êxito é tanto menor favorável quanto mais afastadas na hierarquia zoológica estão entre si as espécies que se cruzam (...) Tem-se afirmado, é exato, que o cruzamento das raças ou espécies humanas não dão híbridos. Mas os fatos demonstram que se ainda não está provada a hibridez física, certos cruzamentos dão origem em todo caso a produtos morais e sociais, evidentemente inviáveis e certamente híbridos (Nina Rodrigues s/d, p.133) O conceito antropológico que permite entender esta opinião do médico maranhense Nina Rodrigues (1862-1906) é: 
		Quest.: 3
	
	
	
	
	
	
	
	
	>>>>>Darwinismo social 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Clique aqui para visualizar o Gabarito Comentado desta questão.
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		4.
	
		Todos nós sabemos da existência de um certo tipo de "organização social" entre animais não humanos, não apenas entre mamíferos superiores, tais como os macacos, por exemplo, mas também insetos: formigas, cupins e abelhas, notadamente. Quando comparamos as sociedades animais não humanas, particularmente a sociedade daqueles insetos, o fazemos porque constatamos que o comportamento de tais animais apresenta certas padronizações parecidas com algumas padronizações verificadas entre os seres humanos (Vila Nova, Sebastião. Introdução à Sociologia. São Paulo: Atlas, 1985, p. 29). 
Considerando o que diz o texto acima, assinale a alternativa correta. 
		Quest.: 4
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	>>>>Podemos deduzir do texto que tanto os pesquisadores dos animais quanto os sociólogos se preocupam com as ações regulares produzidas pela vida em sociedade.
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		5.
	
		Em História das Índias, escreve Oviedo (apud LAPLANTINE, 1988, p. 41-42):
"É a grande glória e a honra de nossos reis e dos espanhóis (...) ter feito aceitar aos índios um único Deus, uma única fé e um único batismo e ter tirado deles a idolatria, os sacrifícios humanos, o canibalismo, a sodomia e ainda outras grandes e maus pecados, que nosso bom Deus detesta e que pune. (...) Também lhes mostramos vários bons hábitos, artes, costumes polilciados para poder viver melhor. (...)"
O fragmento de texto acima pode ser explicado pelo conceito antropológico conhecido por:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	
	>>>>>evolucionismo cultural
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Clique aqui para visualizar o Gabarito Comentado desta questão.
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		6.
	
		Observe atentamente a charge abaixo:
Assinale a opção que apresenta adequadamente o conceito antropológico que permite compreender o pensamento das personagens da cena.
		Quest.: 6
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	>>>>>Etnocentrismo.
	
	
	
	
	
	
	
jfff
	
	ÇÇÇ
	
	
	
	
	
	
	
	 1
1a Questão (Ref.: 201301341855)
	3a sem.: A saúde como fenômeno multideterminado
	
	"É muito difícil mudar a concepção do médico que detém o poder e para quem o único conhecimento que importa é o seu. Aqui em Sobral, ele tem que se dispor a discutir até com as rezadeiras e não privilegiar nenhum conhecimento em detrimento dos demais profissionais de saúde" (O COFFITO, n. 6, 2004).
As considerações acima foram extraídas do artigo Rezadeiras e prostitutas: de marginais a cidadãs e são atribuídas a um médico mineiro que foi trabalhar em Sobral, no estado do Ceará. Partindo-se da perspectiva ampliada de saúde podemos afirmar, EXCETO, que: 
		
	
	
	
	
	
	>>>>>Quando se pensa em saúde pública, conhecimento e participação de segmentos sociais, como as rezadeiras podem ser considerados, embora desnecessários.
	
	
	
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301369058)
	3a sem.: A saúde como fenômeno multideterminado
	
	Para Descartes, sendo o corpo humano uma máquina, o homem doente seria um relógio avariado, assim como um homem saudável um relógio funcionando perfeitamente. 
PORQUE
O funcionamento dos homens é regido por uma natureza que lhe é externa. 
		
	
	
	
	
	
	
	
	>>>As duas proposições são verdadeiras e a segunda é justificativa correta da primeira.
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301844956)
	sem. N/A: A saúde como fenômeno multideterminado
	
	O período científico ou biomédico representa o segundo dos quatro períodos destacados por Ribeiro (1993 apud ALBUQUERQUE; OLIVEIRA, 2002) para fazer compreender a evolução dos conceitos de saúde e doença. 
Assinale a alternativa que NÃO APRESENTA uma característica deste período.
		
	
	Admissão de agentes específicos (organismo patogênico) interferindo em partes específicas. 
	
	>>>Centralização na saúde ao invés de na doença.
	
	
	
	
	
	
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301369061)
	3a sem.: A saúde como fenômeno multiderminado
	
	Com relação ao modelo biomédico de concepção da saúde, e correto afirmar que:
		
	
	Privilegia os fatores não ambientais (morais, sociais, comportamentais) na explicação das doenças.
	
	>>>Para a compreensão dos estados de doença, admite-se a interferência de agentes patogênicos.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301844770)
	sem. N/A: Conceito ampliado de saúde
	
	"Saúde e doença não são estados ou condições estáveis, mas sim conceitos vitais, sujeitos a constante avaliação e mudança" (ALBUQUERQUE; OLIVEIRA, 2012, p. 1). 
A afirmação acima nos permite concluir que: 
		
	
	
	
	
	
	>>>Saúde e doença não são conceitos absolutos, isto é, são passíveis de alterações em função da variação do contexto.
	
	
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301467462)
	sem. N/A: A saúde como fenômeno multideterminado
	
	Considere as proposições a seguir:
Com o desenvolvimento do pensamento e daciência em geral, e com o avanço das ciências sociais e humanas, em especial, as ciências do ambiente, dentre outras, passamos a compreender os estados de saúde não mais como sinônimo de ausência de enfermidade ou doença, mas como um fenômeno multiplamente determinado.
PORQUE
Uma nova forma de conceber os estados de saúde consideram os aspectos físicos ou fisiológicos como menos importantes quando comparados aos aspectos sociais e psicológicos.
Assinale a alternativa correta.
		
	
	
	
	
	
	
	
	>>>A primeira proposição é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas proposições são falsas
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		1.
	
		A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi fundada com a finalidade de desenvolver o nível de saúde da população mundial, através do planejamento e patrocínio de programas e ações em saúde. Quando a OMS foi fundada?
		Quest.: 1
	
	
	
	
	
	
	
	
	>>>>Em abril de 1948.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Clique aqui para visualizar o Gabarito Comentado desta questão.
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		2.
	
		Considere as afirmativas relativas à 8ª Conferência Nacional de Saúde ocorrida em Brasília em 1986.
I - Pela primeira vez no Brasil, há participação da população nas discussões sobre o rumo das políticas de saúde.
II - É resultante de movimentos populares e de profissionais da sáude.
III - É consequência do chamado movimento da Reforma Psiquiátrica.
IV - Suas propostas dão sustentação ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Assinale a alternativa correta:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	
	>>>Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		3.
	
		Com relação às discussões sobre o conceito ampliado de saúde, assinale a afirmativa ERRADA.
		Quest.: 3
	
	
	
	>>>>A 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, reafirma o modelo hospitalocêntrico predominante nas ações em saúde.
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		4.
	
		De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), "saúde é um estado de completo físico, mental e social e não apenas ausência de doença ou enfermidade".
A definição acima nos permite concluir que:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	>>>>A saúde é um fenômeno multideterminado.
	Clique aqui para visualizar o Gabarito Comentado desta questão.
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		5.
	
		Periodicamene a Organização Mundial da Saúde promove encontros e discussões que têm como objetivo discutir e propor acordos e ações na área da saúde em âmbito mundial. Em 1978 foi realizada a Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde. Esta conferência deu origem a um documento conhecido por:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	>>>Declaração de Alma-Ata.
	
	
	
	
	
	
	
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		6.
	
		A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de enfermidade ou doença". Esta definição perimite concluir que: 
		Quest.: 6
	
	
	>>>Deve ser considerada um indicador para compreender a saúde como um fenômeno complexo.
	
	
	
	
	
	
	
	
H
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		1.
	
		"As _________ __________ podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a orientação política do Estado e regulam as atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse público. São também definidas como todas as ações de governo, divididas em atividades diretas de produção de serviços pelo próprio Estado e em atividades de regulação de outros agentes econômicos". (LUCCHESE, 2004)
O termo que melhor completa a lacuna da citação acima é: 
		Quest.: 1
	
	
	
	
	
	
	
	
	>>>Políticas públicas.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Clique aqui para visualizar o Gabarito Comentado desta questão.
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		2.
	
		A organização do Sistema Único de Saúde (SUS) concebe a saúde como um direito de cidadania. Partindo dessa concepção, o Estado tem o dever de prestar atendimento a toda população brasileira e garantir o acesso e atendimento nos serviços do SUS, independentemente de contribuição à previdência. Essa obrigação do Estado corresponde a qual dos princípios do SUS? 
		Quest.: 2
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	>>>Princípio da universalidade.
	
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		3.
	
		Segundo Lucchese, as políticas públicas em saúde integram o campo de ação social do Estado. Sua tarefa específica em relação às outras políticas públicas da área social consiste em:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	>>>Organizar as funções públicas governamentais para a promoção, proteção e recuperação da saúde dos indivíduos e da coletividade.
	Clique aqui para visualizar o Gabarito Comentado desta questão.
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		4.
	
		O Sistema Único de Saúde - SUS - foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelas Leis n.º 8080/90 e nº 8.142/90, Leis Orgânicas da Saúde, com a finalidade de alterar a situação de desigualdade na assistência à Saúde da população, tornando obrigatório o atendimento público a qualquer cidadão, sendo proibidas cobranças de dinheiro sob qualquer pretexto. Três princípios organizam o SUS e têm relação direta com a compreensão ampliada de saúde, bem como com as preocupações sociais. 
		Quest.: 4
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	>>>Universalidade, integralidade e equidade
	
	
	
	
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		5.
	
		O Sistema Único de Saúde - SUS - é um dos principais representantes das transformações nas políticas públicas na sociedade brasileira. Os três princípios fundamentais organizadores do SUS são:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	
	>>>>universalidade; equidade; integralidade
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		6.
	
		Marque a opção que indica adequadamente o princípio do Sistema Único de Saúde representado na imagem abaixo:
 
		Quest.: 6
	
	
	
	
	
	
	
	
	>>>Equidade.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.

Continue navegando