Buscar

Trabalho de Administração de Operações Atividades de Capacidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O planejamento e as decisões relativas à capacidade produtiva são estratégicos e vitais para a empresa, pois exercem forte influência sobre sua rentabilidade. Uma empresa com excesso de capacidade produtiva tem uma demanda inferior à sua capacidade máxima. Por outro lado, uma empresa com limitação de capacidade produtiva apresenta demanda potencial por seus produtos superior à sua capacidade instalada. Nessas duas situações, a rentabilidade das empresas não está sendo otimizada. A esse respeito, um aspecto importante que as empresas devem levar em consideração é o instante em que se dá o incremento de capacidade. Por exemplo, o incremento de capacidade pode antecipar-se ou seguir-se ao aumento de demanda, conforme mostram os gráficos a seguir.
Considerando a influência das políticas quanto ao instante de se incrementar a capacidade nos critérios competitivos, conforme descrito acima, avalie as afirmações que se seguem.
A política de seguimento à demanda faz com que a organização opere muito próximo da capacidade máxima instalada, o que contribui para garantir excelência no serviço prestado aos clientes.
A decisão sobre o momento em que se dá o incremento de capacidade em relação ao aumento de demanda deve levar em consideração o nível de utilização dos recursos, o instante de desembolso, os riscos ao desempenho em velocidade e ao nível de serviços e o custo unitário decorrente de utilização da capacidade.
Do ponto de vista econômico, a política de seguimento à demanda para incremento da capacidade é recomendável quando se deseja postergar ao máximo o desembolso de capital e a organização opera com menor custo unitário de utilização da capacidade, já que a nova quantidade de capacidade será totalmente utilizada.
O investimento em capital na política de incrementar a capacidade antes do aumento de demanda é antecipado, o que faz com que o sistema opere sem ociosidade e com menor custo unitário de utilização da capacidade, contribuindo também para que o nível dos serviços prestados aos clientes seja melhor.
É correto apenas o que se afirma em
( ) I.
( ) II.
( ) I e IV.
(x) II e III.
( ) III e IV.
Complemento da solução
A resposta correta é a letra D
O tópico II diz que: “…deve-se levar em consideração o nível de utilização dos recursos, o instante de desembolso, os riscos ao desempenho em velocidade e ao nível de serviços e o custo unitário decorrente de utilização da capacidade.” Ou seja deve-se ter muito cuidado com um aumento de capacidade assim de repente deve-se fazer um estudo detalhado das condições principalmente de mão - de - obra (se não será necessário contratar mais pessoas), conferir se temos estoque para essa produção em massa ,o quanto vamps gas tar a mais para comport nose estoque , os ricks que poderemos ter caso algum equipamento quebre e o quanto isso vai nos custar se é viavel esse aumento de produção naquele momento.
O tópico III diz que: “… a política de seguimento à demanda para incremento da capacidade é recomendável quando se deseja postergar ao máximo o desembolso de capital e a organização opera com menor custo unitário de utilização da capacidade, já que a nova quantidade de capacidade será totalmente utilizada.”Ou seja o aumento de capacidade é recomendado desde que nos já tenhamos a plena capacidade de realizar esse aumento sem um estudo pé determinado por exemplo, temos maquinario e mão-de-obra que estejam trabalhando com tempo ocioso ou seja temos uma certa capacidade de produção mas estamos trabalhando em capacidade mais baixa, esse aumento não nos acarretará em mais gastos por isso seria viável o aumento. 
Explicando o porque as outras opções não seriam boas escolhas:
O tópico I diz: “… A política de seguimento à demanda faz com que a organização opere muito próximo da capacidade máxima instalada, o que contribui para garantir excelência no serviço prestado aos clientes.” Ou seja isso seria errado pois não podemos ter uma produção com capacidade maxima todos os dias devido a fatores naturais que podem ocorrer em uma linha de produção por exemplo 
Como paradas para manutenção de maquinario,falta de operadores(nesse caso pode até ser feita a substiuição mas esse substituto não pode produzir tão eficientemente quanto o próprio operador dessa máquina ) esses fatores entre outros podem afetar e muito uma certa empesa.”
O tópico IV diz: “…O investimento em capital na política de incrementar a capacidade antes do aumento de demanda é antecipado, o que faz com que o sistema opere sem ociosidade e com menor custo unitário de utilização da capacidade, contribuindo também para que o nível dos serviços prestados aos clientes seja melhor.” Ou seja os serviços realmente podem ser prestados de uma maneira melhor mass ai eu me pergunto qual investidor irá investir em uma empresa para um possível aumento de produção ou seja fazer compras de equipamentos e contratação de mão-de-obra antecipada sem fazer um estudo complementar para saber se a atual capacidade de produção de sua empresa não poderá dar contar desse aumento, após feito esse estudo se terá a resposta se será necessário a contratação de mais funcionários e a compra de novos equipamentos.

Continue navegando