Buscar

Exercícios de Jurisdição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA
1. Quais são os princípios gerais do Direito Processual?
R. Princípio da iniciativa das partes, princípio do contraditório, princípio do impulso oficial, princípio dispositivo, princípio da livre convicção judicial, princípio da publicidade e princípio da lealdade processual (Caderno). Princípio do devido processo legal, princípio da isonomia, princípio do contraditório e da ampla defesa, princípio do juiz natural, princípio da motivação das decisões judiciais, princípio da inafastabilidade do controle jurisdicional, princípio do duplo grau de jurisdição e princípio da celeridade judicial (Coleção OAB nacional). 
1. Quais são os órgãos do Poder Judiciário?
R. São órgãos do Poder Judiciário o Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), além dos Tribunais Regionais Federais (TRF), Tribunais e Juízes do Trabalho, Tribunais e Juízes Eleitorais, Tribunais e Juízes Militares e os Tribunais e Juízes dos estados e do Distrito Federal e Territórios (Caderno).
2. Quais as formas de ingresso na carreira da magistratura?
R. Toda pessoa aprovada em concurso público de provas e títulos para juiz substituto ou por nomeação do presidente da república, depois de aprovada a escolha por maioria absoluta do senado federal, para ministro de tribunal superior (Caderno).
3. Como é feita a escolha de um Ministro do Supremo Tribunal Federal?
R. Por nomeação do presidente da república, depois de aprovada a escolha por maioria absoluta do senado federal (Caderno).
1. O que é jurisdição?
R. Juris dictio= dizer o direito. É a atividade estatal e que tem por finalidade formular e atuar praticamente á regra jurídica que, de acordo com o direito vigente, disciplina uma determinada situação jurídica. A jurisdição é monopólio estatal, sendo privada do poder judiciário (Caderno). Como poder, a jurisdição é a manifestação do poder estatal, conceituando como capacidade de decidir imperativamente e impor decisões. Como função, expressa o encargo que têm órgãos estatais de promover a pacificação dos conflitos apresentados, mediante a realização do direito justo e através do processo. E, como atividade, a jurisdição é entendida como complexo de atos do juiz no processo, exercendo o poder e cumprindo a função que a lei lhe comete (Coleção OAB nacional).
2. Quais são os princípios da jurisdição?
R. Princípio da investidura, princípio da aderência ao território, princípio da indelegabilidade, princípio da inevitabilidade, princípio da indeclinabilidade ou da inafastabilidade e princípio do juiz natural (Caderno).
3.O que é o princípio da investidura?
R.  a jurisdição somente é exercida por quem tenha sido regularmente e legitimamente investido na autoridade de juiz. O ingresso na magistratura ocorre somente mediante aprovação em concurso público de provas e de títulos. Aprovado em concurso público o juiz recebe da constituição federal, poder jurisdicional (Caderno). Significa que a jurisdição só será exercida por quem tenha sido regularmente investido na autoridade de juiz (Coleção OAB nacional).
4. O que é o princípio da aderência ao território?
R. os magistrados somente têm autoridade nos limites territoriais do Estado. Existem tribunais que exercem jurisdição sobre todo o território brasileiro. São os tribunais superiores, todos eles localizados em Brasília, sendo seus membros denominados ministros. Existem tribunais que atuam regionalmente. Outros tribunais atuam sobre os estados membros, seus membros são denominados desembargadores (Caderno). Corresponde á limitação da própria soberania nacional ao território do país. A jurisdição pressupõe um território em que ela é exercida. Os magistrados só têm autoridade nos limites territoriais do Estado (Coleção OAB nacional). 
5. O que é o princípio da indelegabilidade?
R. O juiz, no exercício da função jurisdicional, não o faz em nome próprio e muito menos defendendo direito próprio. Quando julga, o magistrado atua como órgão do Estado, investindo de função pública. O exercício da função jurisdicional é atribuído de acordo com regras constantes da constituição federal, dos códigos processuais e das leis de organização jurisdicional (Caderno). 
6. O que é o princípio da inevitabilidade?
R. A posição das partes em juízo é de sujeição, principalmente a do réu que não pode ignorar o poder estatal e evitar a propositura de uma demanda (Caderno). Significa que a autoridade dos órgãos jurisdicionais, sendo uma emanação da soberania estatal, impõe por si mesma, independentemente da vontade das partes ou de eventual pacto de aceitarem os resultados do processo (Coleção OAB nacional).
7. O que é o princípio da inafastabilidade da jurisdição?
R. Princípio também chamado de indeclinabilidade. De acordo com esse principio, ART 5, XXXV CF, garante o acesso de todos os cidadãos ao judiciário. Recebida uma ação o magistrado não pode deixar de julgar alegando falha, lacuna, omissão ou obscuridade da lei. Ocorrendo esses fatos retromencionados deve o juiz servir-se das fontes do direito (Caderno). 
8. O que é o princípio do juiz natural?
R. Ninguém poderá ser privado de julgamento por parte de juiz independente e imparcial, indicado com as normas constantes da cf, códigos processuais e das leis de organização judiciária (Caderno). 
9. O que é o princípio da inércia?
R. A jurisdição é inerte, somente atuando perante provocação. Provoca-se atividade jurisdicional quando o interessado, devidamente representado por advogado inscrito nos quadros da OAB, apresenta em juízo uma petição inicial (Caderno).
10. Como se divide a jurisdição?
R. Jurisdição trabalhista, jurisdição militar, jurisdição eleitoral, jurisdição penal e jurisdição civil (Curso avançado de processo civil).
11. Qual a diferença entre jurisdição contenciosa e jurisdição voluntária?
R. Na jurisdição contenciosa existe contenda, luta, briga, litígio, lide. Enquanto que na jurisdição voluntária inexiste contenda, luta, litígio. Na jurisdição voluntária inexiste partes, mas apenas interessados (Caderno).
12. Em que consiste a carência de jurisdição?
R. Consiste na falta dos requisitos absolutamente indispensáveis para que se individualisem uma ação em face de outra. A falta de indicação na petição inicial de qualquer um dos elementos da ação permite que o juiz determine a emenda da inicial ou julgue extinta a demanda (Curso sistematizado de direito processual civil).
Bibliografia:
Caderno da matéria de Teoria geral de processo civil
FIGUEIREDO, Simone Diogo carvalho; SÁ, Renato Montans de. Direito Processual Civil: Coleção OAB nacional – 1ª fase. 5ª edição. Saraiva, 2013.
WAMBIER, Luiz Rodrigues; TALAMINI, Eduardo. Curso avançado de processo civil. Vol. 1. 15ª edição. Revista dos tribunais, 2015.

Outros materiais