Tomo_I_Psicologia Interdisciplinar
83 pág.

Tomo_I_Psicologia Interdisciplinar


DisciplinaPsicologia Interdisciplinar105 materiais553 seguidores
Pré-visualização17 páginas
Material Específico \u2013 Psicologia \u2013 Tomo I \u2013 CQA/UNIP
	Material Específico \u2013 Psicologia \u2013 Tomo I \u2013 CQA/UNIP
PSICOLOGIA
MATERIAL INSTRUCIONAL ESPECÍFICO
Tomo I
SUMÁRIO 
	
	Página
	Questão 1 \u2013 O nascimento da Psicologia Científica
	3
	Questão 2 \u2013 Demanda econômica na década de 1930 e início das práticas psicológicas no Brasil
	
6
	Questão 3 \u2013 Psicologia na atualidade
	11
	Questão 4 \u2013 Epistemologia Positivista e Ciências Humanas
	15
	Questão 5 \u2013 A mente como objeto de estudo
	20
	Questão 6 \u2013 Teorias da personalidade
	24
	Questão 7 \u2013 Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia Comportamental
	29
	Questão 8 \u2013 Psicologia Cognitiva e Psicologia Fenomenológica
	34
	Questão 9 \u2013 Psicologia e o diagnóstico de quadros psicopatológicos
	38
	Questão 10 \u2013 Psicanálise e Neurociência
	44
	Questão 11 \u2013 Representação social e racismo
	48
	Questão 12 - A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho 
	53
	Questão 13 \u2013 Psicologia diante da homossexualidade e homofobia
	58
	Questão 14 \u2013 Psicologia do trânsito e percepção de risco
	61
	Questão 15 \u2013 A Psicologia no Cenário das Políticas Públicas de Saúde 
	66
	Questão 16 \u2013 Psicologia Comunitária
	70
	Questão 17 \u2013 Estratégias de intervenção grupal
	74
	Questão 18 \u2013 Psicologia Comunitária e intervenção psicossocial
	78
	Índice remissivo
	82
Questão 1
Questão 1[1: Questão 11 \u2013 Enade 2006.]
O nascimento da Psicologia Científica na Europa e no Brasil deu-se
na primeira metade do século XVII, quando da publicação do Novum Organum de Bacon.
na segunda metade do século XVIII, quando da publicação do Discurso do Método de Descartes.
na primeira metade do século XIX, quando da criação do primeiro laboratório de Psicologia Experimental por Wundt.
na segunda metade do século XIX, quando da criação da primeira escala métrica de inteligência na França e sua introdução por Binet no Brasil.
na segunda metade do século XIX lá e na primeira metade do século XX aqui, quando se criou o primeiro laboratório de Psicologia Experimental.
Introdução Teórica 
Fundamentos epistemológicos, teórico-metodológicos e históricos das principais vertentes do pensamento em Psicologia
O Nascimento da Psicologia Científica
O nascimento da Psicologia como disciplina autônoma e como ciência ocorreu na Europa, mais precisamente em Leipzig, na Alemanha. Constitui marco de sua origem a criação do primeiro laboratório de Psicologia Experimental, por iniciativa de Wundt em 1879, portanto, na segunda metade do século XIX. Nesse laboratório Wundt procurou isolar e quantificar algumas variáveis, com o objetivo de realizar uma aferição precisa das respostas de sujeitos a estímulos sensoriais. Nas primeiras experiências, relativas à visão e à audição, ele buscava medir o tempo de reação aos estímulos. Esse âmbito inicialmente restrito foi se ampliando, de modo a permitir compreender e analisar fenômenos mais complexos, relativos à percepção, à aprendizagem, à memória, à linguagem e ao raciocínio.
No Brasil o nascimento da Psicologia como disciplina autônoma e como ciência ocorreu posteriormente, já na primeira metade do século XX. Uma sequência de fatos históricos contribuiu para o seu surgimento. Em 1808 a família real chegou ao Brasil e catorze anos mais tarde, em 1822, foi proclamada a Independência. Esses dois eventos favoreceram processos de desenvolvimento social, que incluíram a criação de órgãos oficiais de elaboração e divulgação do conhecimento, como cursos superiores e sociedades científicas. Em 1833 foram criados cursos de Medicina na Bahia e no Rio de Janeiro, foram organizadas sociedades científicas voltadas para a área da Saúde e teve início a produção de periódicos científicos. Apesar de haver na Medicina um grande interesse pela Psicologia, e mesmo alguma produção de conhecimento, desse movimento inicial não decorreu imediatamente uma prática psicológica específica, definida e regulamentada. Isso veio a ocorrer somente em 1906, com a inauguração dos laboratórios de Psicologia Experimental voltados para a Educação.
Indicações bibliográficas
ANTUNES, M. A. M. A Psicologia no Brasil. São Paulo: Unimarco; Educ, 1999.
MASSIMI, M. História da Psicologia brasileira: da época colonial até 1934. São Paulo: EPU, 1990.
PEREIRA, F. M.; PEREIRA NETO, A. O psicólogo no Brasil: notas sobre seu processo de profissionalização. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 8, n. 2, jul.-dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413737220 03000200003&script=sci_arttext>. Acesso em: 02 de jun. 2010.
PESSOTTI, I. Notas para uma história da Psicologia brasileira. In: Conselho Federal de Psicologia. Quem é o psicólogo brasileiro? São Paulo: Edicon, 1988, p. 17-31.
Análise das alternativas
A. Alternativa incorreta.
JUSTIFICATIVA. Bacon, em sua obra Novum Organum, propôs uma classificação das ciências, mas seu trabalho não deu origem à Psicologia.
B. Alternativa incorreta.
JUSTIFICATIVA. O Discurso do Método, de Descartes, influenciou o desenvolvimento das ciências, mas não deu início, especificamente, à Psicologia.
C. Alternativa incorreta.
JUSTIFICATIVA. A criação do primeiro laboratório de Psicologia Experimental, por Wundt, ocorreu em 1879 \u2013 na segunda metade do século XIX.
D. Alternativa incorreta.
JUSTIFICATIVA. A Escala Métrica de Binet, destinada à avaliação da inteligência, foi desenvolvida a pedido do governo francês. A solicitação já pressupunha, portanto, a existência de uma Psicologia Científica.
E. Alternativa correta.
JUSTIFICATIVA. O nascimento da Psicologia Científica ocorreu em Leipzig, na Alemanha. Tal fato se deu na segunda metade do século XIX, a partir de 1879, com a criação do primeiro laboratório de Psicologia Experimental, por Wundt. Somente na primeira metade do século XX, a partir da inauguração de laboratórios de Psicologia Experimental voltados para a Educação, ocorrida em 1906, a Psicologia passaria a ocupar o palco científico brasileiro.
 
Questão 2
Questão 2[2: Questão 11 \u2013 Enade 2009.]
Leia o texto:
No Brasil, o início das atividades psicológicas aplicadas deu-se posteriormente aos países desenvolvidos. Surgiram em período de mudanças econômicas, sociais e políticas, desencadeadas pela revolução de 1930, a qual inicia o processo de industrialização, absorvendo certas ideias em voga nos países desenvolvidos, e que tinham na organização racional do trabalho uma de suas principais bandeiras. A psicologia no Brasil, na década de 1930, ocupa-se em selecionar e a recrutar os trabalhadores para diferentes cargos, no serviço público, nas indústrias e no comércio. Nesse contexto, entendia-se que a avaliação objetiva das aptidões e das habilidades, como um critério racional de alocação dos sujeitos no trabalho, promoveria, ao lado do aperfeiçoamento técnico, uma adaptação mais harmoniosa e produtiva aos cargos e funções.
MANCEBO, D., 2008 (adaptado).
Qual é a relação entre a demanda econômica do período e o início das práticas psicológicas no Brasil?
A atividade econômica fomentou o desenvolvimento da psicologia de forma que fosse possível identificar os indivíduos proativos adequados ao exercício dos cargos. 
A contribuição da psicanálise para o recrutamento e para a seleção foi significativa, por ser capaz de identificar características dos sujeitos compatíveis com as demandas organizacionais. 
A psicologia começou a se constituir no Brasil, nesse período, como campo de atuação, a partir do surgimento de centros de estudo e de aplicação, voltados para a seleção de pessoal.
O aspecto econômico demandou do psicólogo uma posição critica quanto ao uso, pelo capitalismo, dos seus instrumentos de avaliação psicológica. 
O início da profissão do psicólogo no Brasil ocorreu em 1962; portanto, tais práticas devem ser consideradas como atividade de administração de empresa.
Introdução teórica 
Fundamentos epistemológicos, teórico-metodológicos e históricos
Sunny
Sunny fez um comentário
Poderia me mandar por e-mail os três tomos por favor. sunnyjuly05@hotmail.com
0 aprovações
Carregar mais