Buscar

Sistemas de Governo - Por Jean Corrêa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS 
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA POLITICA
PROFESSORA: ROSANA SOARES CAMPOS
ACADÊMICO: JEAN CORRÊA DOS SANTOS 
	O Brasil de 1500 a 1815 era colônia de Portugal, de 1812 a 1922 foi Reino unido de Portugal e Algarves, até então o Brasil pertencia a Portugal, sendo assim não possuía sistema de governo. A primeira forma de governo acontece de forma direta no Brasil e ocorreu depois da independência em 1822 e era chamada de MONARQUIA, onde o monarca, o imperador ou o rei, governa o país como chefe do estado de forma vitalícia e a continuidade do poder é feita de forma hereditária, sendo assim não há eleições para a escolha do monarca. período monárquico no Brasil ocorreu entre os anos de 1822 e 1889, com os reinados de D. Pedro I e D. Pedro II. 
	Devido a um golpe militar em 1989 Dom pedro II é deposto e o Brasil deixa de ser um império monárquico, em 1989 é formalizado o ato da proclamação da república e assim nasce um período da história do Brasil chamado Brasil República que se estende até hoje. Podemos dividir o Brasil república em dois dos seus momentos mais importantes o que vai de 1889 a 1930 que é conhecido como república velha, um período marcado pelo poder das elites agrarias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil se fortalece como exportador de café e dá um significativo salto industrial. 
	Grande parte dos presidentes dessa época eram mineiros ou paulistas por serem os estados mais ricos da nação os mesmos dominavam o cenário politico, vindos das elites agrícolas os presidentes então beneficiavam o café que vinha de São Paulo e o Leite Mineiro, período que ficou conhecido como politica do café com leite. Se por um lado esse cenário politico favorecia essas regiões da não as outras eram gravemente afetadas por problemas sociais. 
	Em 1930 aconteceriam novamente eleições e ao que tudo indicava dentro do cenário politico café com leite estava na hora de eleger um presidente mineiro, por outro lado os paulistanos queriam um presidente do seu estado, o que ocasiona o rompimento do café com leite, descontente com o acontecido o politico mineiro se junta com outros políticos de outras partes da nação como Paraíba e Rio Grande do Sul para lançar a presidência o gacho Getúlio Vargas.
	Porem em 1930 o candidato paulista ganha as eleições deixando seus inimigos políticos descontentes, sendo assim eles alegam fraudes eleitorais e liderado por Vargas provocam a revolução de 1930 dando fim a velha república e início a era Vargas. Vargas assume então o poder durante 15 anos governo esse caracterizado pelo nacionalismo e populismo, ele fecha o congresso nacional em 1937 e instala assim o novo estado que passa a governar com poderes ditatoriais sua forma de governo passa então a ser cada vez mais controladora e centralizada persegue opositores políticos principalmente partidários do comunismo. 
	O próximo período mais marcante depois da era vargas é com certeza a ditadura militar, o vice-presidente de Jânio Quadros, João Goulart assume a presidência após uma rápida crise política porém os militares não concordavam muitos com suas ideias de governo por achar o mesmo um tanto quanto comunista, Goulart encontrava-se na China quando Jânio renuncia. A solução apaziguadora se dá na implantação de um sistema parlamentarista nesse sistema o chefe do estado é diferente do chefe de governo o poder executivo se baseia na legitimidade a partir do poder legislativo.
	Porém com apoio das bases populares, Goulart através de um peblicito em 1963 reverte facilmente o sistema presidencialista, ele então tenta manter o apoio das bases populares e conquistar a simpatia do centro politico, dessa forma lança então o plano trienal de desenvolvimento econômico e social, que não é aceito nem pela esquerda e nem pela classe conservadora. O governo agora preocupado com a crise econômica que tomava forma e as fortes críticas que vinham de todos os lados busca apoio na esquerda. 
	Como resultado disso na noite de 31 de março de 1964 o movimento militar cresce muito forte em Belo Horizonte e espalha-se rapidamente por toda a nação, era o incio da ditadura militar no Brasil que durou 21 anos sendo o período da politica em que os militares governavam o país, a ditadura caracterizou-se pela censura, suspensão de direitos constitucionais, perseguições politicas, falta de democracia e exílios políticos. 
	Nós últimos anos da ditadura militar o país vem enfrentando vários problemas, a inflação está em alta e a recessão também. O fortalecimento da oposição vem crescendo graças aos sindicatos e os novos partidos. Em 1984 políticos da oposição, artistas, jogadores de futebol e milhares de Brasileiros fortalecem o movimento diretas já. O movimento apoiava uma emenda que garantiria eleições presidenciais ainda naquele ano o que não aconteceu por não ser aprovado pela câmara dos deputados. 
	Em janeiro de 1985 Tancredo Neves era eleito presidente da república o que acabava com o regime militar, porém Tancredo Neves acaba falecendo antes de assumir e seu vice José Sarney assume em seu lugar. E em 1988 é aprovada uma nova constituição para o Brasil que dá fim aos rastros da ditadura militar e restabelece a democracia no país.
mM
**O governo Michel Temer é iniciado no dia 12 de maio de 2016, quando o vice-presidente da República, Michel Temer, assumiu interinamente a presidência da República, após o afastamento da presidente Dilma Rousseff de suas funções, em consequência do processo de impeachment instaurado pelo Senado Federal contra ela. 
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Maria, Y. Sistemas de Governo. Disponível em: 
<http://www.sohistoria.com.br/ef2/sistemasgoverno/> Acesso em: 23 outubro 2016
CARVALHO, J,M. Formação das almas: o imaginário da República no Brasil. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1990 
KOSHIBA, L. et al. A era Vargas. Disponível em:
<http://www.suapesquisa.com/vargas/> acesso em 24 outubro 2016
FAUSTO, B. A história Concisa do Brasil – Ditadura Militar. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/ditaduramilitar> Acesso em: 24 outubro 2016
MONARQUIA 
1822-1889
REPUBLICA 
1930
REPUBLICA VELHA 1889-1930
REPUBLICA NOVA A PARTIR
DE 1930 
 
DITADURA CIVIL SOBRE O 
GOVERNO DE 
GETÚLIO VARGAS 
1937-1945
VOLTA DA DEMOCRACIA 
1945
PARLAMENTARISMO*
1961-1963
*SOBRE O GOVERNO DE 
JOÃO GOULART.
DITADURA MILITAR
1964-1984
VOLTA DA DEMOCRACIA 1985 
ATÉ OS DIAS ATUAIS*
*GOVERNO ILEGITIMO DO PRESIDENTE ELEITO SEM
VOTOS POPULARES, PRESIDENTE MICHEL TEMER
EM 12 DE MAIO DE 2016.**

Continue navegando