Buscar

Questões objetivas

Prévia do material em texto

Resumo História
Leia o fragmento de texto: 
“A História Nova, inspirada na Escola dos Annales, compreende que tudo é história, seja homem ou mulher, rico ou pobre, e a história da humanidade está em tudo que é produzido por ela”. Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONSECA, Selva Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003. p. 9.
Leia as afirmativas, observando as que apresentam os pontos que permitem visualizar os pressupostos da “Nova história”:
I. Analisar as estruturas, permanências, mudanças e transformações históricas, o que implica diálogo com outras áreas de conhecimento.
II. Ressaltar o tema política e conhecimentos gerais e divulgar os fatos e narrativas dos acontecimentos de forma linear.
III. Articular elementos individuais e coletivos, tendências e acontecimentos para compreender eventos históricos.
IV. Compreender a vida, as experiências e o pensamento de pessoas comuns.
São corretas as afirmativas:
A Afirmativas I, II e III apenas.
B Afirmativas I, II e IV apenas.
C Afirmativas I, III e IV apenas.
D Afirmativas I e IV apenas.
E Afirmativas II e III apenas.
1(?) 2(?)
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010. p. 8.
O estudo da História, historiografia e história da educação: relações e contradições possibilita perceber as diferenças existentes entre a História
Tradicional e da Nova História. Sobre essas diferenças, enumere na ordem sequencial, as concepções e suas características.
1 – Paradigma Tradicional
2 – Nova História
( ) Volta-se aos grandes feitos de “grandes homens”, como políticos ou militares.
( ) Valoriza somente documentos oficiais como fontes validas para a história.
( ) Busca compreender a vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns.
( ) Aceita uma maior variedade de documentos e registros, escritos, visuais e orais, por exemplo como fontes. Agora, marque a sequência correta:
A 1 - 1- 2 – 2 
 B 2 – 2 - 1 -1 
C 1 - 2 - 1 - 2
 D 2 - 1 – 2 - 1 
E 2 – 2 – 1 - 2
Questão 1/10
Leia o seguinte excerto:
“O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento”. Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm>. Acesso em: 12/ jul. 15.
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, sobre a educação no Período Medieval, analise as afirmativas a seguir:
I – As escolas elementares tiveram significativa expansão.
II – Uma das características mantida pelo método escolástico era de manter a oralidade e a memorização das obras estudadas.
III – A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos.
IV – As propostas pedagógicas das instituições tiveram influência do humanismo.
São corretas as afirmativas:
A I e III apenas.
B II e III apenas.
C I e IV apenas.
D III e IV apenas.
E I, II e III apenas.
Questão 5/10
Leia o trecho a seguir:
“A partir do século XVI, a direção do ensino público português desloca-se da Universidade de Coimbra para a Companhia de Jesus, que se responsabiliza pelo controle do ensino público em Portugal e, posteriormente, no Brasil. Praticamente, foram dois séculos de domínio do método educacional jesuítico, que termina no século XVIII, com a Reforma de Pombal, quando o ensino passa a ser responsabilidade da Coroa Portuguesa”. Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACIEL, Lizete Shizue Bomura; SHIGUNOV NETO, Alexandre. A educação brasileira no período pombalino: uma análise histórica das reformas pombalinas do ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 465-476, dez. 2006, p. 469.
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, a reforma educacional pombalina foi um importante marco na história da educação brasileira. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
A O marquês de Pombal se inspirou no positivismo para empregar suas reformas educacionais, por isso, extinguiu as aulas régias do território português.
B A educação no período pombalino manteve uma continuidade com o ensino proposto pelos jesuítas, pois aliaram o Estado à Companhia de Jesus.
C A modernização educacional de Pombal foi facilmente instituída, pois havia abundância de recursos humanos e materiais, o que se comprovava pelo alto número de professores.
D A reforma pombalina na Educação foi influenciada pelo Iluminismo buscando a modernização; estabeleceu o sistema de aulas régias e visava que os súditos legitimassem as leis e costumes do Estado.
E A implantação das novas diretrizes pombalinas para a educação encontrou mais aderência na colônia brasileira, pois a população ficou satisfeita com a expulsão dos jesuítas, já que estranhavam seus métodos.
Questão 6/10
Leia o trecho a seguir:
“Nos últimos dois séculos, a escola pública tem dado um contributo fundamental para a construção do projeto de Estado-nação e para a reprodução da identidade nacional. [...] A intervenção do Estado teve assim papel importante e decisivo na gênese e desenvolvimento da escola pública de massas, e esta não deixou de ter também reflexos importantes na própria consolidação do Estado”. Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AFONSO, Almerindo Janela; RAMOS, Emílio Lucio-Villegas. Estado-nação, educação e cidadanias em transição. Rev. Portuguesa de Educação, Braga, v. 20, n. 1, p. 77-98, jan. 2007, pp. 80-81.
O surgimento dos Estados-nação, a partir do século XVIII, impactou a escolarização e a educação. Considerando esses elementos, assinale a alternativa correta:
A Os Estados-Nação investiram em educação e para isso se aliaram à Igreja Católica, apostando em uma educação religiosa.
B A maior atuação na instrução elementar pelos Estados a partir do século XVIII considerou desnecessário investir em infraestrutura ou em um novo sistema educacional.
C Com a formação dos Estados-Nação houve uma gradativa atuação estatal na educação responsabilizando-se pela instrução elementar que era ligada à manutenção da ordem e à identidade nacional.
D A formação nacionalista era integrante da educação proposta pelos Estados-nação, aliada sempre ao pensamento religioso.
E O investimento estatal na instrução elementar além de expandir o número de vagas para a população também gerou o fim do distanciamento social, pois as classes sociais tinham acesso aos mesmos níveis de ensino.
Questão 8/10
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento”. Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm>. Acesso em: 12 jul. 15.
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, sobre a educação na Idade Média, analise as afirmativas a seguir:
I – A Igreja Católica controlava o acesso a referenciais e obras da cultura greco-romana.
II – A memorização e a oralidade eram importantes elementos dométodo escolástico.
III – As universidades são criadas como instituições autônomas em relação à Igreja.
IV – A educação na Idade Média é indissociável da formação do homem de fé.
São corretas as afirmativas:
A I e II apenas.
B II e III apenas.
C III e IV apenas.
D I, II e III apenas.
E I, II e IV apenas.
Questão 9/10
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável”. Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010. p. 8.
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, o estudo da História, historiografia e história da educação e suas relações e contradições possibilita perceber as diferenças existentes entre a História Tradicional e da Nova História. Sobre essas diferenças, enumere, na ordem sequencial, as características de acordo com a respectiva concepção.
1 – Paradigma Tradicional
2 – Nova História
( ) Interesse essencial pelo tema política e pela história mundial.
( ) História compreendida como uma narrativa dos acontecimentos, factual e linear.
( ) Interesse por toda a atividade humana, daí a expressão história total, relacionada aos Annales.
( ) Preocupa-se em realizar análise das estruturas que envolvem as permanências, mudanças e transformações históricas.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
A 1 – 1 – 2 – 2
B 2 – 2 – 1 – 1
C 2 – 1 – 2 – 1
D 1 – 2 – 1 – 2
E 2 – 2 – 1 – 2
Questão 4/10
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm>. Acesso em: 12 jul. 15.
Sobre a educação na Idade Média, de acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. A educação na Idade Média estava pautada na formação do homem de fé.
II. Todas as universidades foram criadas desconsiderando a autorização da Igreja Católica.
III. A memorização e a oralidade foram os elementos principais das escolas que aceitavam o método escolástico.
IV. Os livros, referências e obras da cultura greco-romana foram controlados por muito tempo pela Igreja Católica.
São corretas as afirmativas:
        
A   I, III e IV apenas.   
        
B   I, II e IV apenas.
    
    
C   II, III e IV apenas.
        
D   I e IV apenas.
        
E   I e II apenas.    
    
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto:
“O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável”. Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 8)
Para compreender a importância da história da educação é necessário reconhecer que a construção histórica, em suas especificidades, traz tensões, conflitos, dilemas e desafios no âmbito das práticas e cultura escolar.
Sobre essas especificidades no período Medieval e no Renascimento (início da Idade Moderna), enumere na ordem sequencial, as concepções referentes a cada momento histórico e suas características.
1 – Período Medieval
2 – Renascimento
( ) As escolas elementares tiveram significativa expansão.
( ) Uma das características mantida pelo método escolástico era a permanência da oralidade e a memorização das obras estudadas.
( ) A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos.
( ) As propostas pedagógicas das instituições tiveram influência do humanismo.
Agora, marque a sequência correta:
A 1 ,1 , 1 , 2
B 2 , 1 , 1 , 2
C 2, 2, 1, 2
D 1 , 1 , 2 , 2
E 2 , 2, 1, 1
Questão 1
Leia o fragmento de texto:
“Com a vinda da família Real Portuguesa para o Brasil, a preocupação fundamental do governo, no que se refere à educação, passou a ser a formação das elites dirigentes dos pais. Ao invés de procurar montar um sistema nacional de ensino, integrado em todos os seus graus e modalidades, as autoridades preocupavam-se mais em criar algumas escolas superiores e em regulamentar as vias de acesso a seus cursos”. Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 41)
Sobre a escolarização no Brasil no período imperial, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( V ) O consenso era de que a educação do povo não poderia ser decidida pelo povo pág. 93
(V ) Destaca-se a ascendência da cultura escrita pela cultura oral. Pág. 93
(F ) As universidades brasileiras buscavam diversificar os tipos de cursos ofertados no ensino superior.
( V ) Em discurso, D. Pedro afirmou a necessidade de uma legislação especial voltada à instrução pública. Pág. 97
Agora, marque a sequência correta:
A V – V – F - F
B F – F – V - V
C V – V – F – V
D F – V – F - F
E V – F – V - V
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto:
‘O objetivo proclamado da ação dos jesuítas é a conversão do índio à fé católica. Na realidade, o que se fez (faz) é subjugá-lo, e quando resiste, massacrá-lo.” Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010. p. 23.
As ações educativas dos jesuítas surgiram no Brasil a partir da contrarreforma. Quais foram as ações e práticas educativas significativas dos jesuítas? Analise as afirmativas a seguir:
I) As práticas pedagógicas estavam baseadas na prática das virtudes, observância das leis e formalidade pedagógica. Verdadeira pág. 64
II) A educação jesuítica aos poucos ganhou espaço nas cidades comerciais, pois o ensino enfatizava o diálogo e a disciplina. Falso.
III) As casas de bê-a-bá e os colégios internos foram as instituições organizadas pelos jesuítas. Verdadeira pág. 64
IV) O aprendizado era voltado para o uso das letras, da catequização das crianças indígenas. Verdadeira pág. 64
São corretas as afirmativas:
A Afirmativas II, III e IV apenas
B Afirmativas I, II e IV apenas
C Afirmativas I, III e IV apenas
D Afirmativas I, II e III apenas.
E Afirmativas I e II apenas
Questão 3/10
Analise o extrato de texto a seguir:
“As duas últimas décadas do século XX representaram um grande momento para os debates e elaboração das propostas curriculares, assim como novos materiais didáticos e práticas de ensino”. Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONSECA, Selva Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003. p. 66.
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, sobre o panorama educacional no século XIX e início do século XX, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) No âmbito educacional, nem sempre mudanças políticas levaram a novos rumos para a escolarização.
( ) A partir da República, em 1889, houve princípios que visavam à civilização, à moralidade e à modernidade, do país e de sua população.
( ) Houve uma intensa discussão intelectual sobre a educação, que, apesar de heterogênea, considerava a escola como instituição fundamental.
( ) A educação, nesse período, eraconsiderada homogênea, e a escola era considerava como instituição seletiva.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
A V – V – V – F
B F – V – V – V
C V – V – F – V
D F – V – F – F
E V – F – V – V
Questão 9/10
Leia o trecho a seguir:
“Na análise das origens das universidades na Idade Média, dois fatos históricos se destacam. O primeiro diz respeito ao conflito político entre os poderes laico e eclesiástico. O segundo liga-se à disseminação do pensamento aristotélico no Ocidente”. Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Terezinha. Origem e memória das universidades medievais: a preservação de uma instituição educacional. Varia História. Belo Horizonte, v. 23, n. 37, p. 113-129, Jan/Jun-2007, p. 120.
A origem das universidades tem relação com a educação na Idade Média. De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, assinale a alternativa correta:
A Diversos acontecimentos influenciaram no surgimento das universidades, como o renascimento das cidades, fortalecimento do comércio e as disputas entre a realeza e o papado.
B O surgimento das universidades está relacionado ao fortalecimento da vida agrária e à manutenção exclusiva de sua organização pelos monastérios.
C Os prédios e instalações das universidades foram construídos no período medieval, mas só foram utilizados enquanto ambiente educacional após o Renascimento.
D O papado tinha pleno controle sobre as instituições universitárias, pois era a maior força política e a realeza estava focada no controle da terra.
E O poder laico, materializado na realeza e nos nobres, controlava as universidades, pois no medievo a educação estava ligada ao ateismo
Questão 1/2
Veja a figura abaixo:
Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=fontes+históricas&espv=2&biw=1366&bih=667&site=webhp&tbm=isch&imgil=Gr3llOmJea9uDM%253A%253BiBmM2QHSb2 Acesso 12/07/15.
As iniciativas de ensino, realizadas no final do século XVIII e início do XIX, promoveram debates a respeito das ciências e da razão. Esse progresso em relação à alfabetização no século XIX foi generalizado por dois fatores importantes. 
Analise as proposições a seguir e identifique esses fatores. Marque a alternativa correta.
        
A-  Colonização e Urbanização.
        
B-  Urbanização e Industrialização. 
        
C-  Capitalização e Urbanização.
        
D-  Industrialização e Colonização.
        
E-  Cooperação e Especialização                                                                                                                                             
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto:
“A repressão ao movimento comunista de 1935 alimentou o autoritarismo de Vargas e seu governo. Com o apoio de amplos setores, do Exército e das classes dominantes, Getúlio passou a conspirar para perpetuar-se no poder”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 87)
Sobre a educação e a escolarização no governo Getulista e no Período Democrático, analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
        
A-  A escola permanecia como instituição em que orientações civilizatórias poderiam e deveriam ser propagadas. 
        
B-  O ensino técnico tornou-se irrelevante na época.
        
C-  O ensino secundário não deveria se preocupar com questões relacionadas ao patriotismo.
        
D-  Questões referentes ao patriotismo deveriam ser abordadas apenas no ensino superior.
     
     
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto:
“O grande projeto político a ser materializado no Estado Novo, iniciado com a Revolução de 1930, tinha como núcleo central a construção da nacionalidade e a valorização da brasilidade, o que vale dizer, a afirmação da identidade nacional brasileira. (...). Estava em questão a identidade do trabalhador, a construção de um homem novo para um Estado que se pretendia novo, e incluía-se igualmente nesta pauta a delimitação do que seria aceito como nacional e, por contraste, o que seria considerado estrangeiro, estranho, ameaçador. (...)”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOMENY Helena M. B. Três decretos e um ministério: a propósito da educação no Estado Novo. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/6762/142.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acessado em 21 jul. 2016. p. 151.
A partir de seus estudos da disciplina e tendo como referência o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, pode-se verificar que, durante o governo getulista, principalmente no período do Estado Novo (1937-1945), a política educacional tinha como principal referência:
I – Um modelo civilizatório e autoritário
II – Um modelo liberal e construtivista
III – Práticas eugenistas e higienistas que se estendiam à escola
IV – exaltação do espírito nacional a partir de disciplinas como Moral e cívica e educação física
Marque a alternativa correta:
        
A-  Apenas a I está correta;
        
B-  I, II e III estão corretas;
        
C-  I  , II e IV estão corretas;
        
D-  I, III e IV estão corretas;  
        
E-  I e IV estão corretas
   
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto:
“Com o número de pessoas nas escolas o número de produção de livro didático também aumentou, o Governo Federal cedeu incentivos para esta produção, só que os livros deveriam estar em conformidade com o projeto de país e aliada a ideologia de segurança nacional do Regime Militar”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONSECA, Selva Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003 (p. 66)
Sobre o panorama educacional no século XX e brevemente do início do século XXI, analise as afirmativas a seguir:
I – A escola passa de elitista e excludente para um maior número de vagas, em especial no ensino fundamental.
II – Novas demandas e desafios se constituíram, e outras modalidades e níveis de ensino se tornaram mais requisitados pela população.
III – Ao final do século XX, o número de vagas da educação infantil e do ensino médio, embora crescente, ainda é insuficiente.               
IV - Foi constituído um sistema de ensino laico.
São corretas as afirmativas:
        
A-  Afirmativas I apenas.
        
B-  Afirmativas II e III apenas.
        
C-  Afirmativas I e IV apenas.
        
D-  Afirmativa III apenas.
        
E-  Afirmativas I, II e III apenas.                                                                                                                               
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto:
“Somente com a redemocratização do Estado e com as políticas neoliberais no início da década de 1990 foi que, as diretrizes do ensino de história voltaram para a formação crítica dos indivíduos. As novas diretrizes para o ensino de história da década de 1990 traz na problemática, o que ensinar em história, quais são os temas que devem ser abordados”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONSECA, Selva Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003 (p. 18)
Sobre o panorama quantitativo da educação no Brasil, entre 1991 e 2007, analise as afirmativas a seguir:
I – Ocorre, nesse período um aumento de vagas para a educação infantil, tanto para creches quanto para pré-escolas.
II – No ensino fundamental começou a haver, ao final do período, uma diminuição no número de estabelecimentos e de matriculas.
III – A educação de jovens e adultos, nesse período, teve uma ampliação no número de matriculas, decorrente do aumento da taxa de analfabetos no pais.
IV – Houve um aumento de mais de 100% no número de estabelecimentos e de matriculaspara o ensino superior, entre 1991 e 2007.
São corretas as afirmativas:
        
A-  Afirmativas I e II apenas.
        
B-  Afirmativas II e III apenas.
        
C-  Afirmativas III e IV apenas.
        
D-  Afirmativas I, II e IV apenas.                    
        
E-  afirmativas II, III e IV apenas                                                                                                                                        
stão 3/10
Leia o trecho a seguir:
“O Ratio Studiorum ou Plano de Estudos – o método pedagógico dos jesuítas, publicado em 1599 foi sistematizado a partir das experiências pedagógicas, que tiveram início no Colégio de Messina, primeiro colégio aberto na Sicília, em 1548”. Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/periodo_jesuitico_intro.html>. Acesso em: 28 jul. 2016.
A educação proposta pela Companhia de Jesus tinha como método pedagógico o Ratio Studiorum. Sobre isso e considerando o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, assinale a alternativa correta:
A A educação jesuítica no Brasil teve maior proeminência no período Colonial, mas sempre teve que lutar contra a Coroa Portuguesa para conseguir instituir seus colégios e seminários nesse contexto.
B Os princípios do Ratio Studiorum guiavam as práticas educativas dos colégios e seminários jesuítas, nos quais se buscava uma formação virtuosa e com base na religião.
C O Ratio Studiorium era o principal método da educação proposta pelos jesuítas e era voltado para o ensino das letras, desconsiderando os preceitos religiosos da Companhia de Jesus.
D Os jesuítas, ao propor e utilizar o Ratio Studiorium, defendiam uma educação laica e baseada na ausência de hierarquia, a educação era tida como horizontal.
E As práticas educativas oriundas do Ratio Studiorium enfatizavam uma educação difusa, oriunda das comunidades tribais e se distanciavam de obrigações religiosas.
Questão 1/10
A educação renascentista visava o homem burguês, o clero e a nobreza. Era elitista, aristocrata e nutria o individualismo liberal, não chegando às massas populares. Junto com a revalorização da cultura greco-romana, alguns fatos históricos nos séculos XIV e XV, influenciaram o pensamento pedagógico, favorecendo a superação do próprio homem, o pioneirismo e a aventura. Disponivel em: http://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-no-renascimento/8796/#ixzz3fjtlNKlQ acesso em 12/07/15
O período renascentista foi marcado por mudanças significativas na Educação. Sobre as características da educação renascentista, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) A escolástica foi substituída pelo humanismo e as instituições educacionais perceberam essa mudança nas práticas e conteúdo.
( ) É nesse período que ocorre o reconhecimento das necessidades específicas para a infância e a adolescência.
( ) Os Estados prejudicaram a expansão dos colégios devido ao desinteresse deles pela a educação.
( ) As mudanças decorreram do novo panorama urbano, comercial e intelectual do renascimento.
Agora, marque a sequência correta:
A F – F – V – V Você acertou! Os Estados prejudicaram a expansão dos colégios devido ao desinteresse deles pela a educação. As mudanças decorreram do novo panorama urbano, comercial e intelectual do renascimento (p. 52-61)
B V – F – V – F
C V – V – F – F
D F – V – V – V
E V – F – F - F
Questão 3/10
O modelo de história europeia se perpetuou nas universidades e consequentemente nas escolas de ensino fundamental e médio do país. O modelo de história tradicional e do marxismo ortodoxo peca a privilegiar somente uma linha de aspectos chaves, causando pouca vontade nos alunos em aprender, pois está história fica distante de sua realidade, e após um determinado tempo nem sequer lembra-se do que foi estudado.
FONSECA, Selma Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003 (p. 67)
Sobre a escolarização em países europeus no século XIX, analise as afirmativas a seguir:
I – As políticas educacionais desse contexto envolviam parcerias com iniciativas escolares religiosas.
II – Em geral, a ampliação nesse contexto está associada a urbanização.
III – A crescente demanda da população pela escola indica uma valorização da cultura escrita.
IV - havia interesse de governos e intelectuais europeus em civilizar o povo por meio da escola.
São corretas as afirmativas:
A Afirmativas I e II apenas.
B Afirmativas II e III apenas.
C Afirmativas III e IV apenas.
D Afirmativas I, II e III apenas.
E Afirmativas II, III e IV apenas. Você acertou! Em geral, a ampliação nesse contexto está associada a urbanização. A crescente demanda da população pela escola indica uma valorização da cultura escrita. Havia interesse de governos e intelectuais europeus em civilizar o povo por meio da escola (p.92 – 95)
Questão 4/10
As novas diretrizes para o ensino de história da década de 1990 traz na problemática, o que ensinar em história, quais são os temas que devem ser abordados. Desta forma os PCNs e a LDB, nos faz pensar, qual é o verdadeiro papel da escola para a sociedade. É neste ponto que temos grandes debates, pois há uma grande problemática no que é cultura e memória e história de uma nação, e como isso deve ser ensinado.
FONSECA, Selma Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003 (p. 29)
A sociedade, a cultura e o momento histórico que envolvem a ação educativa ainda são muito discutidos e para compreendê-los é importante compreender os fundamentos históricos da educação no Brasil. Nesse contexto, qual é o papel da história para a sociedade? Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
A A história é resultado de uma construção coletiva e individual seguida de transformações ocorridas gradativamente nos diferentes âmbitos em especial no mundo das ideias. Você acertou! O papel da história é o resultado da construção coletiva e individual, seguida de transformações ocorridas gradativamente nos diferentes âmbitos em especial das ideias. (p.40)
B A história tem em seu papel a responsabilidade de identificar as mudanças ocorridas nos diferentes tempos e espaços exatamente como elas aconteceram.
C A história é uma crescente construção de fatos e acontecimentos que foram registrados desconsiderando a totalidade da sociedade.
D A história seu arcabouço de registros e documentos contribui para a exposição nos livros didáticos dos principais acontecimentos e fatos.
E A história tem seu papel na sociedade para informar nomes de datas importantes dos fatos históricos ocorridos.
Questão 5/10
No currículo da Escola Normal do Rio de Janeiro a partir de 1928. (..) A disciplina de História da Educação, desde a sua implantação nos currículos das escolas de formação de professores, passou pela “programatização”
ROBALLO, R. O. B. Historia da educação e a formação de professoras normalistas: as noções de Afrânio Peixoto e de Theodoro Miranda Santos. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007 (p. 7-8)
Entre as décadas de 1950 e 1960 estudos históricos sobre a Educação começaram a surgir e os livros de história da educação em nosso país tiveram caráter didático. Quais eram as características relevantes desses livros? Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
A Conteúdos sistematizados, descrição detalhada e produção realizada pelos linguístas.
B Paradigma contextualizado, informações claras e avaliação escrita.
C Relatório atual dos fatos e informações, rigidez nos conteúdos, concepção pedagógica informal.
D Abordagem tradicional, relatos descritivos, informativos e produzido pelos educadores. Você acertou! Os livros de história da educação tinham caráter didático, apresentavam uma abordagem tradicional e eram produzidos pelos educadores.(p.21)
E Abordagem tecnicista com vistas a vertente da escola nova.
Questão 2/10 
Como responsáveis praticamente exclusivos pela educação brasileira, durante pouco mais de dois séculos, os jesuítas prestaram decisiva contribuição ao processo de colonização do Brasil. PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 31) 
A educação jesuítica no país esteve associada às mudanças de ordem religiosa da época. Sobre a influência religiosa para a educação do país, qual o aspecto mais formal que a Igreja ressaltava? Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta. 
A A Igreja ressaltava a abertura de escolas vinculadas a paróquias, monastérios e catedrais para que uma cultura escolar cristã fosse construída. Você acertou! O aspecto mais formal e que influenciou a educação por parte da Igreja ressaltava a abertura de escolas vinculadas a paróquias, monastérios e catedrais para que uma cultura escolar cristã fosse construída. (p.54) 
B A Igreja reforça a educação dentro dos internatos onde o ensino é fortalecido pela memorização e disciplina. 
C A Igreja expandiu seus ensinamentos religiosos através da educação tendo como local de ensino e práticas educativas as escolas elementares.
 D A Igreja refletiu os conhecimentos, os valores e os ensinamentos cristãos destacando uma pedagogia transformadora e disciplinar. 
E A Igreja reforçava a educação do campo, com vistas a catequização dos camponeses.
Questão 4/10
 A primeira República é o período no qual se colocou em questão o modelo educacional herdado do império, que privilegiava a educação da elite. PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 54) 
Sobre o contexto de início da República no Brasil, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 ( ) Uma das principais iniciativas do governo provisório foi fortalecer a articulação entre Igreja e o Estado. 
( ) Ideias positivistas foram utilizados e defendidos por muitos dos participantes do movimento pela proclamação da República. 
( ) A Constituição de 1891 foi inspirada no modelo de República federativa norteamericano. 
( ) A Primeira Guerra Mundial teve implicações políticas, econômicas e sociais no Brasil. 
Agora, marque a sequência correta:
 A V – V – F - F 
B F – V – V – V Você acertou! Ideias positivistas foram utilizados e defendidos por muitos dos participantes do movimento pela proclamação da República. A Constituição de 1891 foi inspirada no modelo de república federativa norte-americano. A Primeira Guerra Mundial teve implicações políticas, econômicas e sociais no Brasil (97- 105) 
C V – V – F – V 
D F – V – F – F
 E V – F – V - V 
Questão 5/10
 A pesquisa em história, nos dias atuais, busca averiguar e explicar bem mais do que datas e nomes “importantes”. Para que historiadores desenvolvam a pesquisa em história considerando a compreensão da vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns. GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Constituição histórica da educação no Brasil. Curitiba, Ibpex, 2011 (p. 18)
 Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, quais devem ser as principais características do historiador, e que o professor deve ter para que possa desenvolver uma pesquisa científica? Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a alternativa correta. 
A Para desenvolver uma pesquisa científica não é necessário admitir que as percepções e explicações podem ser diferentes a respeito do mesmo acontecimento. 
B O desenvolvimento da pesquisa científica na proposta da nova História deve contemplar a possibilidade absoluta de objetividade que envolve os fatos e acontecimentos.
 C Uma pesquisa científica deve compreender de forma mais aprofundada como e por que os eventos e processos ocorrem. Você acertou! Historiadores querem compreender de forma mais aprofundada como e por que os eventos e processos ocorreram, admitindo que, de acordo com a fonte ou o sujeito histórico, as percepções e explicações podem ser diferentes a respeito do mesmo evento (p. 18) 
D Para o professor desenvolver a pesquisa científica na nova História deve realizar leitura linear dos fatos valorizando as fontes válidas para a história. 
E O professor ao desenvolver uma pesquisa cientifica, deve ter em mente que, a pesquisa em história nos dias de hoje, busca averiguar e explicar datas e nomes importantes para a história da humanidade. 
Questão 6/10 
A História aprendida na universidade deveria ser para auxiliar o professor em suas aulas, pois a umas grandes diferenças dos conteúdos e fontes das escolas para universidades. Está é uma ampla dificuldade encarada pelos professores de história, pois como fazer a história se torná didática e interessante para os alunos de ensino fundamental e médio? As repostas desta problemática começam a serem respondidas na Europa no século XIX, quando História se torna uma ciência, ela começa e ser ensinadas para alunos, e em universidades europeias. FONSECA, Selma Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003 (p. 55)
 Sobre a constituição dos Estados-Nações em países da Europa, a educação e a escolarização nesse contexto, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 ( ) No séculos XVII e XVIII existiram pedagogos preocupados em propor uma educação mais aproximada da realidade, como Comenius. 
( ) A discussão sobre a responsabilidade educativa entre entidades religiosas e os estados foi tranquila e consensual, porque havia demanda para todos atenderem. 
( ) A escolarização, nesse contexto, passa a ser compreendida pelos Estados-nações como instituição fundamental para a criação e fortalecimento da identidade nacional.
 ( ) A expulsão dos jesuítas de Portugal e do Brasil foi consequência do panorama politico e intelectual da Europa no século XVIII. Agora, marque a sequência correta: 
A V – V – F - F 
B F – F – V - V 
C V – V – V – F
 D F – V – F – F
 E V – F – V - V Você acertou! Nos séculos XVII e XVIII existiram pedagogos preocupados em propor uma educação mais aproximada da realidade, como Comenius. Nos séculos XVII e XVIII existiram pedagogos preocupados em propor uma educação mais aproximada da realidade, como Comenius. (p. 68-72) 
Questão 7/10 
As novas diretrizes para o ensino de história da década de 1990 traz na problemática, o que ensinar em história, quais são os temas que devem ser abordados. Desta forma os PCNs e a LDB, nos faz pensar, qual é o verdadeiro papel da escola para a sociedade. É neste ponto que temos grandes debates, pois há uma grande problemática no que é cultura e memória e história de uma nação, e como isso deve ser ensinado. FONSECA, Selma Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003 (p. 29)
 A sociedade, a cultura e o momento histórico que envolvem a ação educativa ainda são muito discutidos e para compreendê-los é importante compreender os fundamentos históricos da educação no Brasil. Nesse contexto, qual é o papel da história para a sociedade? Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta. 
A O papel da história é resultado de uma construção coletiva e individual seguida de transformações ocorridas gradativamente nos diferentes âmbitos em especial no mundo das ideias. Você acertou! O papel da história é o resultado da construção coletiva e individual, seguida de transformações ocorridas gradativamente nos diferentes âmbitos em especial das ideias. (p.40)
 B A história tem em seu papel a responsabilidade de identificar as mudanças ocorridas nos diferentes tempos e espaços exatamente como elas aconteceram.
 C A história é uma crescente construção de fatos e acontecimentos que foram registrados desconsiderando a totalidade da sociedade. 
D A história seu arcabouço de registros e documentos contribui para a exposiçãonos livros didáticos dos principais acontecimentos e fatos.
 E A história tem seu papel na sociedade para informar nomes de datas importantes dos fatos históricos ocorridos. 
Questão 8/10 
O documento é monumento. Resulta do esforço das sociedades históricas para impor ao futuro – voluntaria ou involuntariamente – determinada imagem de si própria. LE GOFF, J. Documento/monumento. In: História e Memória. 5 ed. Campinas: Ed. Da Unicamp, n. 32 p. 2003 (p. 537-538) 
Sobre as concepções atualmente propostas sobre documentos e fontes, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. 
( ) Toda fonte histórica é um documento, mas nem todo documento se torna uma fonte histórica.
 ( ) Documento é todo registro ou testemunho do passado humano.
 ( ) Todo documento traz inerente uma visão possível – individual, institucional ou coletiva – sobre o evento ou fenômeno a que se refere. 
( ) Para o historiador, documentos oficiais, como ofícios ou legislação, são mais confiáveis do que registros informais, como bilhetes ou cartas particulares. Agora, marque a sequência correta: 
A V – V – V - F Você acertou! Toda fonte histórica é um documento, mas nem todo documento se torna uma fonte histórica. Documento é todo registro ou testemunho do passado humano. Todo documento traz inerente uma visão possível – individual, institucional ou coletiva – sobre o evento ou fenômeno a que se refere (p. 26-28) 
B F – F – F – V
 C V – V – F – F
 D F – F – V – V
 E V – F – V - F 
Questão 9/10 
No currículo da Escola Normal do Rio de Janeiro a partir de 1928. (..) A disciplina de História da Educação, desde a sua implantação nos currículos das escolas de formação de professores, passou pela “programatização” ROBALLO, R. O. B. Historia da educação e a formação de professoras normalistas: as noções de Afrânio Peixoto e de Theodoro Miranda Santos. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007 (p. 7-8) 
Entre as décadas de 1950 e 1960 estudos históricos sobre a Educação começaram a surgir e os livros de história da educação em nosso país tiveram caráter didático. Quais eram as características relevantes desses livros? Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta. 
A Conteúdos sistematizados, descrição detalhada e produção realizada pelos linguístas.
 B Paradigma contextualizado, informações claras e avaliação escrita. 
C Relatório atual dos fatos e informações, rigidez nos conteúdos, concepção pedagógica informal. 
D Abordagem tradicional, relatos descritivos, informativos e produzido pelos educadores. Você acertou! Os livros de história da educação tinham caráter didático, apresentavam uma abordagem tradicional e eram produzidos pelos educadores. (p.21) 
E Abordagem tecnicista com vistas a vertente da escola nova

Continue navegando