Buscar

Artigo EMERGENCIA E URGENCIA para apresentação seminário

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA : REFLETINDO SOBRE AS DIFICULDADES DO ENFERMEIRO NA REALIZAÇÃO DO EXERCICIO PROFISSIONAL 
 
 inaê carla , sielyn Caroline
Luana kethully
Orientadora: Dra. Marislei Brasileiro
Goiânia
2016
FACULDADE UNIDA DE CAMPINAS – FACUNICAMPS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
 Introdução
Pan-Americana de Saúde
1- OLIVEIRA et al ., 2004.
2-Calil e Paranhos ., 2007.
Revisão da literatura
O problema 
NOS ÚLTIMOS ANOS, O AUMENTO DOS CASOS DE ACIDENTES E DA VIOLÊNCIA TEM CAUSADO UM FORTE IMPACTO SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS). E NA ASSISTÊNCIA, O IMPACTO TEM SE CARACTERIZADO PELA SUPERLOTAÇÃO, RITMO ACELERADO E SOBRECARGA DE TRABALHO PARA OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE.
QUESTÃO NORTEADORA
Quais as principais características que o enfermeiro deve possuir para melhor atuação nesse setor?
Quais as dificuldades encontradas por esses profissionais para realizarem atendimento mais eficiente e completo?
A responsabilidade do enfermeiro 
O enfermeiro que atua na unidade de emergência tem como função prestar assistência ao paciente, executar tratamento, coordenar e liderar a equipe de enfermagem , além de exercer funções burocráticas . 
O enfermeiro é o profissional responsável para direcionar os pacientes .
 O enfermeiro na unidade de emergência consiste em obter a história do paciente, fazer exame físico, executar tratamento, aconselhando e ensinando a manutenção da saúde e orientando os enfermos para uma continuidade do tratamento e medidas vitais.
 2 objetivo
 3 Método 
trata-se de um estudo com coleta de dados realizada a partir de forma secundárias por meio de levantamento bibliográfico e baseado na realização de revisão de literatura.
Foram utilizadas Bases de dados em saúde:
Sistema Latino-Americano e do Caribe de informação em Ciências da Saúde – LILACS, Scientific Electronic Library online – Scielo, BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BIREME):
BIBLIOGRAFICA PUBLICADA EM FORMA DE LIVROS , REVISTAS E IMPRENSA ESCRITA ( LAKATOS).
PUBLICADOS ENTRE 2006 E 2013.
 3.1 Resultados e discusão
Perfil dos estudos:
Estudos científicos foi possível identificar a visão de diversos autores como santos (2010) , dal pai e lautert ( 2005), valencia e barroso ( 2010 ) , figueredo ( 2011 ) , entre outros para necessidade de capacitação do enfermeiro para melhorar a qualidade do atendimento ao usuário.
Considerações finais 
Os resultados demostraram que os profissionais de enfermagem vivenciam momentos de estresse , como cansaço , esgotamento e frustração no seu cotidiano no setor de urgência.
Torna importante a realização de novos estudos, para diagnosticar fatores de risco para a saúde desses profissionais , tanto para os profissionais quanto para uma boa assistência aos pacientes.
Espera-se que os estudos abordados sobre a urgência e emergência possam contribuir com o aprimoramento da assistência de enfermagem . 
Obrigada pela atenção!
Referencias 
CALIL, Ana Maria, PARANHOS, Wana Yeda. O enfermeiro e as situações de emergência. São Paulo: Atheneu; 2007.795p. Acessado em 10 de Out. 2012
OLIVEIRA, E.B.; LISBOA, M.T.L.; LÚCIDO, V.A.; SISNANDO, S.D. A inserção do acadêmico de enfermagem em uma unidade de emergência: A psicodinâmica do trabalho. Revista Enfermagem UERJ 12:179-185, 2004.
VALENTIM, Márcia Rejane da Silva; SANTOS, Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos. Políticas de saúde em emergência e a enfermagem. Rev. enferm. UERJ; 17(2):285-289, abr.-jun. 2009. Disponível em . Acesso em 19 Nov. 2012

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando