Buscar

ROSMERI HOFFMÃ JAENSCH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ROSMERI HOFFMÃ JAENSCH - RU: 1317075 
Nota: 100
PROTOCOLO: 201609121317075BB9F36
Disciplina(s):
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
	Data de início:
	12/09/2016 20:19
	Prazo máximo entrega:
	12/09/2016 21:34
	Data de entrega:
	12/09/2016 20:51
Questão 1/3
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
 
Em primeira instância, hegemonia significa simplesmente liderança, derivada diretamente de seu sentido etimológico. O termo ganhou um segundo significado, mais preciso, desenvolvido por Gramsci para designar um tipo particular de dominação. Nessa acepção hegemonia é dominação consentida, especialmente de uma classe social ou nação sobre seus pares.
 
Disponível em: http://www.usp.br/fau/docentes/depprojeto/c_deak/CD/4verb/hegemon/index.html  -
 
Acesso em 18/01/2016
 
 
 
Considerando o texto,  os conteúdos abordados nas aulas e  no livro-base, sobre as contribuições de Gramsci para a educação, explique porque a construção de uma contra-hegemonia burguesa é um processo pedagógico.
Nota: 33.3
	No processo de elaboração de uma contra-hegemonia, e, portanto, da construção de uma sociedade socialista, as instituições culturais, como a imprensa, o teatro e as escolas tem um papel muito importante. Em relação à escola, aplicar o trabalho como princípio  educativo, significa para Gramsci, que os intelectuais orgânicos das classes trabalhadoras, isto é todos aqueles que possuem alguma liderança, o que inclui os professores, precisam contribuir para elevação moral e cultural das massas. Nesse processo de passagem de um senso comum para um senso filosófico, são colocadas as condições para lutar pelo poder e fazer as reformas em direção a sociedade socialista, mais justa e igualitária. (p. 194-196).
Gramsci entende que a escola tem o potencial para formar uma consciência crítica e revolucionaria entre os trabalhadores.
Promover uma educação emancipadora que ajude as massas a lutarem por direitos, espaço e reconhecimento. Formação de uma cultura crítica, social e politica mais participativa. São todas ideias relacionados a questão da contra hegemonia de que fala Gramsci. (p. 194-196).
Resposta:no processo de elaboração de uma contra hegemonia e portanto da construção de uma sociedade socialista, as instituições culturais como a imprensa o teatro e as escolas tem um papel muito importante . em relação a escola aplicar o trabalho como principio educativo, significa para gramsci que os intelectuais orgânicos das classe trabalhadoras isso é todos aqueles que possuem uma liderança o que incluem os professores precisam contribuir para uma elevação moral e cultural das massas , nesse processo de passagem de um senso comum para um senso filosófico , são colocadas das condições para lutar pelo poder e fazer as reformas em direção a sociedade socialista mais justa e igualitária...
Questão 2/3
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Uma das dificuldades mais comuns enfrentadas pelo professor é o que se costuma chamar de “controle da disciplina”. Dizendo assim, dá a impressão de que existe uma chave milagrosa que o professor manipula para manter a disciplina. Não é assim. A disciplina da classe está diretamente ligada ao estilo da prática docente, ou seja, a autoridade profissional, moral e técnica do professor. Quanto maior a autoridade do professor (no sentido que mencionamos), mais os alunos darão valor às suas exigências.
 
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Disponível em: http://www.eduvalesl.edu.br/site/edicao/edicao-102.pdf - Acesso em novembro de 2015.
 
 
Considerando os estudos na disciplina e o que traz o livro-base sobre as tendências pedagógicas na educação, explique como a tendência escolanovista concebe o papel do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem.
Nota: 33.3
	Busca-se construir um processo ativo com a participação do aluno. O professor torna-se um mediador do processo educativo cabendo ao aluno assumir seu protagonismo. A metodologia da problematização visa fazer da sala de aula uma comunidade de investigação fazendo com que o aluno aprenda para vida e atuação na sociedade. O objetivo é formar um individuo com independência intelectual e autonomia social e política.
Resposta:busca-se e constrói um processo ativo com a participação do aluno o professor torna-se um mediador do processo educativo cabendo o aluno assumir seu protagonismo a metodologia da problematização visa fazer da sala de aula uma comunidade de investigação fazendo com que o aluno aprenda para a vida e atuação na sociedade o objetivo é formar um individuo com independência intelectual e autonomia social e politica...
Questão 3/3
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Com a virada do séc. XIX para o séc. XX, diversas técnicas de produção foram incentivadas para atender ao consumo demandado pelas populações globais. Consumo em massa representou atrativo crucial para que Henry Ford implantasse a produção fordista e conquistasse o mercado ocidental em pouco espaço de tempo, não somente pelo veículo vendido, como também, por apresentar modelo ideal de produção, estimulando as criações de novos empreendimentos que atuam no mesmo formato produtivo. No oriente os japoneses laçaram o toytismo, cuja característica produtiva era diferente da dos fordistas.
 
Disponível em: http://economia.culturamix.com/mercado/fordismo-e-toyotismo-
Acesso em 18/01/2016
 
 
 Considerando  os conteúdos abordados nas aulas e no livro- base, explique  duas  diferenças entre o modelo produtivo fordista/taylorista e o modelo toyotista.
Nota: 33.3
	No paradigma fordista/taylorista a produção em massa, existe o parcelamento das tarefas dentro da fábrica, as mesmas são repetitivas e cadenciadas. Todo o processo ocorre na lógica de padronizar a produção e os produtos. O trabalho parcializado e repetitivo conduz a desqualificação dos trabalhadores.
Outros elementos: papel dos sindicatos, papel do Estado, melhora na remuneração.
No toyotismo, um modelo de gestão e produção oriundo do Japão, tem-se a exigência de uma flexibilidade em toda a cadeia produtiva. O perfil flexível de trabalhador precisa ser multifuncional e polivalente, capaz de desenvolver diferentes funções dentro de  uma fábrica, trabalhar em equipe. Exige-se maior intelectualização dos trabalhadores, domínio de habilidades e competências no uso e manejo de novas tecnologias. (p. 196-211).
Resposta:no paradigma fordista taylorista a produção em massa existe o parcelamento das tarefas dentro da fabrica as mesmas são repetitivas e cadenciadas todo processo ocorre na logica de padronização o trabalho parcializado e repetitivo produz na desqualificação dos trabalhadores outro elemento papel dos sindicatos, papel do estado , melhora na remuneração .no toyotismo um modelo de gestão e produção oriunda do Japão tem -se a exigência de flexibilidade em toda a cadeia produtiva , o perfil flexível de trabalhador precisa ser multifuncional e polivalente capaz de desenvolver diferentes funções dentro de uma fabrica trabalhar em equipe .exige maior intelectualização dos trabalhadores domínio ,de habilidade e competência no uso e de manejo de novas tecnologias ...

Outros materiais