Buscar

Forum 1 a 3 - Fund. Direito do Petroleo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sobre a Aula 1: Petróleo, Gás e Energia. Antecedentes históricos nacionais e internacionais. Usptream, Midstream e Downstream
 Petróleo - Esse óleo de origem fóssil, que levou milhões de anos para ser formado nas rochas sedimentares, se tornou a principal fonte de energia do mundo moderno.
 Gás Natural - O mais limpo dos combustíveis fósseis, o gás natural possui características que favorecem uma maior durabilidade aos equipamentos que o utilizam e reduzem os impactos ambientais. Possui as seguintes versatilidades, o gás natural pode ser utilizado em aplicações domésticas, industriais e automotivas, substituindo a gasolina, o etanol, o óleo diesel e como fonte de geração de energia elétrica.
 A indústria petrolífera divide-se em três áreas de atuação, são elas: Upstream, Midstream e Downstream.
 A fase Upstream caracteriza-se pelas atividades de busca, identificação e localização das fontes de óleo, e ainda o transporte deste óleo extraído até as refinarias, onde será processado. Resumindo, são as atividades de exploração, perfuração e produção.
 A fase Midstream é a que as matérias-primas (hidrocarbonetos) são transformadas em produtos prontos para uso específico (gasolina, diesel, querosene, GLP, nafta, óleo lubrificante, ...). São as atividades de refino.
 A fase Downstream é a fase logística, ou seja, o transporte dos produtos da refinaria até os locais de consumo. Resume-se no transporte, distribuição e comercialização dos derivados do petróleo.
Sobre a Aula 2 - Direito do Petróleo, a Lei do Petróleo e contratos nacionais e internacionais nos negócios petrolíferos
 A indústria do petróleo no Brasil passou por varias etapas durante o processo histórico econômico, politico e social. Todavia, suas significativas mudanças ocorreram nos últimos quinze anos, através da abertura do mercado decorrente da flexibilização do monopólio estatal sobre as jazidas de petróleo e seus derivados. A edição da Emenda Constitucional nº 9 alterando o paragrafo 1º, do art. 177 da Constituição Federal, caracterizou o fim de uma rigidez quanto ao monopólio que o Estado Brasileiro mantinha em relação a pesquisa e exploração de petróleo e gás. A ordem econômica foi fundamental para efetivar a ideia contida na Emenda nº 9, visto que seu conteúdo tem o condão de estabelecer medidas a serem adotadas pelo poder publico a fim de organizar as relações econômicas, sob o viés social.
Hoje, vê-se um novo cenário petrolífero brasileiro, denominado pré-sal, e apresenta-se de forma a surpreender os mercados econômicos, além de criar uma nova perspectiva para o setor social.
Sobre a Aula 3 - Arbitragem no Setor de Petróleo e Gás
 A arbitragem no setor petrolífero e de energia é um tema que traz componentes nacionais e internacionais, por isso aprender sobre a Lei 9307/96, que trata do plano interno da arbitragem e sobre como se dá a resolução arbitral de casos internacionais, é imprescindível para o estudando brasileiro para se aperfeiçoar neste mercado de trabalho.
 Arbitragem é um meio alternativo de resolução de conflitos ou lides, em que as partes da relação jurídica, por meio de contrato ou acordo, estabelecem que irão utilizar um juízo arbitral alternativamente sem ingressar com a controvérsia no Poder Judiciário.
 Aplicação da Arbitragem
 A arbitragem tem seu campo de incidência ou aplicação em relação a temas afetos aos direitos disponíveis e individuais das partes tal como os direitos patrimoniais, ou seja, não poderá tratar de direitos coletivos, difusos, indisponíveis ou personalíssimos, que não podem ser objeto de transação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais