Buscar

1 AVALIAÇÃO DE FUND DO DTO CIVIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A propriedade faz parte do direito das coisas, consistindo em um direito que a pessoa possui de usar, gozar, dispor ou reivindicar do bem de quem injustamente o possua. Com relação à propriedade, marque a seguir a alternativa que constitui uma das formas de sua extinção: 
Desapropriação
2. Com relação aos tipos de benfeitorias, analise o seguinte caso: Paulo é locador de um imóvel e, recentemente, por conta das fortes chuvas que ocorreram na cidade, parte do teto do imóvel desabou. A obra a ser realizada de reconstrução do teto é classificada como benfeitoria:  
Necessária.
 
3. Com relação aos diferentes tipos de obrigações, analise o seguinte trecho: As obrigações _________ ocorrem quando há mais de um devedor ou credor e entre ambos existe um vínculo. Qual alternativa contém o tipo de obrigação que preenche adequadamente a lacuna? 
Solidárias.
4. O Parque Ibirapuera é um grande e famoso parque localizado na cidade de São Paulo e destino de muitas pessoas que querem curtir momentos ao ar livre. Considerando o conceito de bens que você já aprendeu, o parque classifica-se como um bem público: 
De uso comum do povo.
5. Analise o seguinte caso: Carla é tia de Maura e deixou a sobrinha residir em seu apartamento localizado na praia das conchas o tempo que Maura precisasse. Maura é quem paga o condomínio, IPTU e cuida da conservação do imóvel. Nesse caso, pode-se dizer que, em relação ao imóvel, Maura é: 
Possuidora.
6. Analise a seguinte afirmativa: O __________ constitui uma roupagem, uma proteção estabelecida pelo Direito Brasileiro à propriedade familiar. Com relação à propriedade familiar, qual alternativa completa de forma correta a lacuna da assertiva acima? 
Bem de família.
7. Pedro vendeu para Murilo um imóvel localizado na Rua 3, bairro das Flores, local em que Murilo pretendia abrir sua loja de roupas. Eis que três dias após a celebração do contrato, enquanto realizava as reformas, Murilo foi surpreendido por um oficial de justiça que informou que o imóvel era de um terceiro e que Murilo deveria sair imediatamente do imóvel. O caso fictício trata-se de um típico caso de: 
Evicção.
8. Com relação às pessoas físicas e jurídicas, analise os seguintes itens: I – Por meio do nome civil a pessoa natural é identificada no seu ambiente familiar e no meio social; por isso o nome é imutável, exceto se a mudança decorrer da adoção de menor ou do casamento. II – Os bens pertencentes à pessoa jurídica e os bens que integrem o estabelecimento empresarial são de propriedade dos seus sócios, em comunhão ou condomínio, na proporção representada pelas quotas da sociedade limitada ou pelas ações da sociedade anônima. III – A sociedade de fato ou irregular não tem personalidade jurídica, mas possui capacidade de ser parte no processo, tem autonomia patrimonial em relação aos sócios e responsabilidade própria. Quais itens são verdadeiros? 
Nenhum item está correto.
 
9. Personalidade jurídica é a ideia de que uma pessoa, seja física, seja jurídica, tenha capacidade de adquirir direitos e contrair deveres na sociedade. No que tange às pessoas físicas, responda o seguinte questionamento: o marco final da personalidade jurídica da pessoa física é a: 
Morte.
10. Isabela e Ana Clara são netas de Dona Odete, que, em testamento, deixou para Isabela uma pintura feita pela própria Dona Odete na época em que ela morava na França; e para Ana Clara um vestido feito por um estilista francês utilizado pela Dona Odete em seus quinze anos. Considerando a classificação de bens, eles podem ser considerados, respectivamente: 
Infungíveis.

Outros materiais