Buscar

trabalho de sociologia juridica

Prévia do material em texto

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/Minas
Sociologia Jurídica
Prof. Bruno Rocha
Aluna: Gabriela Caetano Andrade
5º Período
ESTUDO DIRIGIDO
Livros: LUHMANN, Nikias. Sociologia do Direito I, Introdução e Cap. 1
	 SPAGNOL, Antônio Sérgio. Sociologia Jurídica. Cap 1.
1. Segundo Luhmann, por que a sociologia do direito é tão difícil para os sociólogos?
	Para Luhmann, o principal problema é o fato de que o direito é um macrosistema altamente complexo e estruturado e, devido a esta característica, faltam aos sociólogos instrumentos, métodos e teorias que o analise propriamente. 
2. Explique a seguinte frase: “O direito natural já havia preparado a interpretação sociológica do direito, em sua ultima fase, como direito racional, e isso exatamente com o auxilio da categoria do contrato"
	A frase acima descrita se refere à fase final do direito natural. Esta fase foi caracterizada pelo desenvolvimento da idéia de que a sociedade é o direito, um contrato. Desta forma, o conceito de contrato foi se ampliando a ponto de tornar-se uma categoria através da qual a vida humana pode ser refletida. 
3. O que caracteriza as abordagens clássicas da sociologia do direito? Quais são suas premissas comuns, por meio das quais elas se diferenciam das doutrinas de direito natural?
	As principais características desta abordagem são o foco dado no direito em relação ao desenvolvimento social e o abandono da idéia de um direito universal, reconhecido por todas as sociedades. 
Existem três premissas que são seguidas pelos sociólogos neste momento: 1) O direito passa a ser uma estrutura normativa da sociedade e não ela em si; 2) Direito e sociedade são vistos como dependentes entre si; 3) As condições que resultam da sociedade e do direito podem ser verificadas, observadas e controladas.
4. Em que sentido é possível dizer, segundo a teoria marxista, que o direito contribuiu para organizar a sociedade de forma hierárquica?
	Para Marx, o direito representa um papel decisivo quando se trata da organização hierárquica da sociedade. O direito possui um objeto jurídico determinado: a propriedade. Logo, cabe a ele conceder e proteger tal objeto, garantindo a satisfação da necessidade dos donos das forças produtivas.
5. De acordo com a proposta teórica de Emilie Durkheim, o que significa dizer que o direito é a expressão da solidariedade de uma sociedade?
	Para Durkheim, a solidariedade pode ser mecânica e orgânica. Nas mecânicas, é possível observar que não existem tantas mudanças. Os indivíduos fazem parte de um sistema de autoprodução, ou seja, produzem para o seu próprio consumo. Desta forma, pode-se afirmar que não possuíam grandes e complexas divisões do trabalho 
	Já na solidariedade orgânica, existe um grau elevado de complexidade, principalmente nas divisões do trabalho. Os indivíduos passam a ser envolvidos em um sistema de dependência mútua cercada por direitos e deveres. 
	O direito é a expressão da sociedade e, para Durkheim, deverá ter função repressiva ou restitutivas a depender da solidariedade presente. No caso da mecânica, é necessário que o direito seja repressivo, que imponha punições a fim de dar força à coesão social. Para a orgânica, a punição do direito deve ter visar restituir a ordem social, regulando as atitudes dos cidadãos. 
6. Cite e explique qual a principal característica do direito nas sociedades marcadas pela solidariedade mecânica.
	Nestas sociedades, o sistema dominante é o de autoprodução, logo a conexão entre os indivíduos é consideravelmente menor. Este laço quase inexistente faz com que o direito adotando uma posição repressiva a fim de fazer com que, através da punição, a ordem social seja restaurada. 
7. Cite e explique qual a principal característica do direito nas sociedades marcadas pela solidariedade orgânica.
	Em tais sociedades, ocorre o oposto das marcadas pela solidariedade mecânica. Existe uma complexa divisão de trabalho, gerando uma relação de dependência entre os cidadãos e, consequentemente, surge um laço estreito e duradouro entre eles. 
O Estado, representado pelo direito, passa a ter uma posição de restituição, reparando os danos e regulando as ações. Essa restituição visa reconstruir a ordem social e a partes. 
8. Com base na proposta teórica de Max Webber, explique a seguinte afirmação: “a constituição de uma relação mais racional com o mundo e notadamente o erigir de uma economia capitalista têm, no direito, suas condições e suas conseqüências”.
	O direito, na concepção de Max Webber, deve seguir os contornos da sociedade na qual este é inserido. Logo, em uma sociedade mais racional o direito deverá trilhar o mesmo caminho. 
Da mesma forma ocorre numa sociedade em que a economia capitalista se consolida. O direito deverá prezar pela propriedade, preservando-a a fim de seguir os interesses dos proprietários.

Continue navegando