Buscar

Discursiva Fundamentos de Administração com base nas apols1

Prévia do material em texto

Questão 1
Ford ciente da necessidade de agilizar a produção, diminuindo seus custos para atender a números crescentes de consumidores lançou quatro (quatro) princípios básicos, são eles, economicidade, intensificação, produtividade e integração vertical e horizontal.
Explique os quatro princípios de Ford.
Resposta: Economicidade: redução de estoques de matéria-prima ao mínimo.
Intensificação: redução do tempo gasto para disponibilizar o produto ao mercado. Produtividade: aumentar a produção em relação a um período de tempo estipulado.
Integração vertical e horizontal: a relação produtiva que transforma a matéria-prima em produto 
Questão 2
Renais Likert defende que a administração é mutável e difere de organização para organização. Por essa razão, ele propõe um sistema com quatro estilos de administração (Sistema 1 – autoritário-coercitivo; Sistema 2: autoritário-benevolente; Sistema 3 – consultivo; Sistema 4: participativo), caracterizados a partir do processo de tomada de decisão, do sistema de comunicação , do relacionamento interpessoal e do sistema de recompensa.
A partir da análise do exemplo abaixo, cite e explique qual o sistema de administração conforme classificação de Likert a ConsultClass se enquadra.
ConsultClass é uma empresa de consultoria de investimento, a alta administração utiliza no processo decisório a consulta dos diversos setores, permitindo participação e delegação, a comunicação é facilitada em todos os níveis e em todos os sentidos hierárquicos, de cima para baixo e de baixo para cima.
Consultivo: processo decisório acontece a partir da consulta aos níveis inferiores, permitindo participação e delegação, a cúpula procura facilitar o fluxo no sentido vertical e horizontal. 
Questão 3
A cultura do Japão, com seus usos e costumes, é, em grande parte, responsável pelo sucesso da administração japonesa – baseada em valores e na disciplina desse povo. O país destruído e necessitando se reerguer implantou setores produtivos e o conceito fundamental de evitar desperdícios e de buscar a melhoria continua, aprimorando sempre seus produtos pro meio do “ fazer bem feito e na primeira vez”
A partir do contexto da preocupação com a qualidade e melhoria contínua de processos, produtos e serviços defina o termo “Kaizen”.
Kaizen: é a melhoria continua de todos os processos e atividades que resultam no produto final até a sua entrega ao cliente 
Questão 4
Para auxílio da implementação das estratégias, a teoria da contingência contribuiu em muitos aspectos, que frutificaram em ferramentas muito interessantes para o planejamento estratégico, pois auxiliam na seleção de estratégia. Entre as ferramentas estão o Ciclo de Vida do Produto, SWOT e a matriz BCG.
Cite e explique o Ciclo de Vida dos produtos
Essa ferramenta baseia-se no fato de que todo produto tem um ciclo de existência, o qual pode ser analisado segundo quatro fases: nascimento, crescimento, maturação e declínio
Questão 5
Historicamente, os países e as organizações preocuparam-se, preliminarmente, em estabelecer padrões para itens específicos, os quais se refletiam na qualidade do processo ou do produto produzido de forma individualizada e unitária. Na década de 1970, muitas organizações privadas e governamentais estabeleceram suas normas de gestão da qualidade, inclusive com a confecção de manuais. Alguns exemplos são: a Norma Britânica BS 5750 e a Norma ANSI/ASQC Z-115 dos EUA. No que se refere às normas emitidas pela ISO, cite qual foi a primeira norma emitida e o que ela padronizada.
O Comitê Técnico 176 da ISO de Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade (ISO/TC 176) foi estabelecido em 1979, mas a primeira norma emitida foi a ISO 8402 em 1986, que padronizou a terminologia da gestão da qualidade. (SELEME; STADLER, 2012, p.144)
Questão 6
A Administração japonesa utiliza-se de diversas técnicas que, atualmente, já estão incorporadas por muitas empresas em seus modelos de gestão. Uma das técnicas utilizadas é o Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de causa e efeito ou Espinha de peixe, o qual é representado na figura a seguir.
Explique o diagrama de Ishikawa.
é uma ferramenta gráfica que ajuda a gerenciar e fazer o Controle da Qualidade (CQ) em diferentes processos cujo principal objetivo é identificar quais são as causas para um efeito ou problema.
Questão 7
Sobre as características da NBR ISO série 9000. A norma deixa claro que a implementação de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica e, como tal, deve ser adotada pela direção geral da organização. Dentro desta lógica Maranhão, citado por Seleme e Stadler (2012), estabelece oito princípios de gestão da qualidade.
Sendo assim, cite e defina DOIS (2) desses oito princípios.
o foco no cliente é o objetivo maior de qualquer organização, uma vez que o bem ou o serviço é sempre prestado a ele, que, de forma direta ou indireta, é o motivo de existência das organizações.
a liderança define o grau de engajamento das pessoas, o qual é decorrente do interesse delas pela organização e por seus processos, bem como daquilo que a organização pode oferecer em contrapartida.
o engajamento das pessoas representa o comprometimento das pessoas com os processos em que estão envolvidas.
o princípio da abordagem por processos, juntamente com o pensamento sistêmico, dá à qualidade a visão do todo.
o princípio da abordagem sistêmica para a gestão refere-se à utilização do pensamento sistêmico para a tomada de decisões.
o princípio da melhoria contínua indica que a norma prevê a evolução da qualidade, não necessariamente mantendo o sistema de gestão da qualidade original, o que permite que as organizações se desenvolvam e aperfeiçoem seus produtos com o tempo.
o princípio da abordagem factual para a tomada de decisão indica a utilização de dados como fundamento para sistemas de gestão da qualidade, em que a tomada de decisões deve se realizar com base em fatos e não em situações subjetivas.
o princípio dos benefícios mútuos nas relações com os fornecedores partem da lógica de que o fornecedor poderá ampliar o espectro da qualidade, oferecendo matéria-prima de qualidade, a qual, por sua vez, resultará em ganhos de mercado do produto principal e também em ganhos para o próprio fornecedor.
(SELEME; STADLER, 2012, p. 145-146)
Questão 8
Dellaretti Filho e Drumond (1994) simulando um templo, ajustam os atributos da qualidade, conforme observamos na figura a seguir:
Diante do exposto, explique o atributo do custo.
Custo. Fazemos referência tanto ao custo de produção quanto ao custo que incide sobre os consumidores, os quais, por sua vez, analisam se o preço de venda do produto que estão adquirindo representa o custo de aquisição. Poderíamos dizer que, do ponto de vista do cliente, trata-se do custo-benefício. Os custos devem possibilitar a sobrevivência da empresa no mercado, garantir o retorno aos investidores e fazer com que os produtos ou serviços sejam percebidos pelos clientes como algo com custo justo. Naturalmente que tanto os custos de produção quanto a percepção do custo de aquisição por parte dos clientes somente são mencionados aqui para demonstrar a importância do tópico de que estamos tratando.
. 
Questão 9
 Dellaretti Filho e Drumond (1994) simulando um templo, ajustam os atributos da qualidade, 
 explicações sobre o pilar da ENTREGA?
	 Os clientes esperam que as organizações cumpram três exigências: o produto deve ser entregue no local certo, na hora certa e com a quantidade certa. 
Questão 10
Na busca em satisfazer as pessoas e garantir a sobrevivência da organização, os cinco atributos da qualidade são pilares necessários. Um desses pilares qualidade intrisseca?
	
	 O cliente deseja receber um produto ou serviço de acordo com as especificações e dentro dos parâmetros prometidos. 
Quustao 12
Na busca em satisfazer as pessoas e garantir a sobrevivência da organização, os cinco atributos da qualidade são pilares necessários. Um dessespilares de custo
	 Deve possibilitar a sobrevivência da empresa no mercado, garantir o retorno aos investidores e fazer com que os produtos ou serviços sejam percebidos pelos clientes como com custo justo.
 
Questão 13
Na busca em satisfazer as pessoas e garantir a sobrevivência da organização, os cinco atributos da qualidade são pilares necessários. Um desses pilares segurança?
	 Observância a questões ambientais, que vem sendo um forte apelo dos consumidores, independente da legislação. 
Questão 14
A satisfação das necessidades das pessoas, que é a razão da existência da organização, a qual, portanto, deve suprir tais necessidades com produtos e serviços esperados pelo clientes e pelo mercado. Em vista disso, evidenciar os modos como se deve realizar o atendimento das necessidades dos clientes é uma das preocupações da qualidade. 
Sobre o histórico da qualidade?
No encontro de Deming, Juran e Juse foi percebida a importância de relacionar o fator técnico com o fator humano. 
Com a combinação de fatores técnicos e humanos foram criados os grupo chamados Círculo de Controle da Qualidade (CCQ).
Questao 15
O MASP é um método gerencial utilizado tanto na manutenção como na melhoria dos padrões, sendo peça fundamental para o controle da qualidade e deve ser dominado por todas as pessoas da empresa. Este método apresenta duas grandes vantagens: possibilita a solução dos problemas de maneira científica e efetiva e permite que cada pessoa da organização se capacite para resolver os problemas específicos de sua responsabilidade. 
Explique a etapa de conclusão do MASP?
É necessário relacionar os problemas remanescentes ou secundários, estabelecendo prioridades para a escolha do próximo obstáculo. 
é necessário criar uma cultura de aprendizagem organizacional para que os problemas sejam resolvidos com o emprego do MASP.
Questão 16
Eli Witney, no final do século XVIII, introduziu o conceito de padronização de componentes nas indústrias, após se deparar com as exigências impostas pela Revolução Industrial, ocorrida na mesma época, dada a descoberta da máquina a vapor. Porém, ainda hoje, a sociedade não faz distinção entre padronização e normalização. 
Baseado em seus conhecimentos adquiridos na disciplinaO melhor define o conceito de “padronização”
Padronização é a unificação dos processos de fabricação ou de prestação de um serviço, ou seja, quando somente existe uma forma escolhida para sua realização. 
Questão 17
No final do século XVIII, a mudança no ambiente de trabalho, com ênfase no ambiente industrial, direcionou as organizações a produzirem de forma padronizada. Porém, ainda hoje, os conceitos de padronização e normalização não são tão claros. 
Baseado em seus conhecimentos adquiridos na disciplina define o conceito de “normalização”
Normalização é a aplicação do padrão reconhecidamente aceito, nesse caso, pelo mercado e pelas organizações. 
Questão 18
O plano de ação desenvolvido pela ISO para os países em desenvolvimento foi criado para que os governos pudessem estabelecer suas próprias prioridades na utilização da assistência oferecida. Tal plano fomenta ações no sentido de igualar as condições já existentes nos países desenvolvidos, diminuindo a diferença na aplicação de recursos que influenciam as normas seguidas futuramente. Assim, esse plano de ação, prevê alguns objetivos. 
Sobre os objetivos do plano de ação? 
Melhorar a sensibilização dos principais envolvidos nos países em desenvolvimento a respeito do papel da normalização no crescimento econômico, no comércio mundial e no desenvolvimento sustentável. 
Aumentar a capacidade dos membros da ISO e envolvidos no desenvolvimento da infraestrutura de normalização, bem como a participação no trabalho de normalização internacional. 
- Desenvolver a comunicação eletrônica e os conhecimentos em ferramentas de tecnologia da informação (TI) para participar dos trabalhos internacionais de normalização e fazer chegar aos envolvidos para a utilização de forma eficiente dos e-serviços (serviços eletrônicos) proporcionados pela ISO. 
Aumentar a participação na direção e no trabalho técnico da ISO para o estabelecimento de prioridades, contribuir e influenciar o conteúdo técnico da ISO.
Questão 19
Percentuais elevados de instituições sucumbem em pouco tempo. Essa situação constitui-se em um problema para os investidores de um modo geral. A única forma de garantir a sobrevivência das organizações é buscar imprimir nelas os atributos da qualidade, cite as 
 moral, segurança, qualidade intrínseca, entrega e custo.
Questão 20
Se bem aplicadas e integradas, as normas formam uma blindagem de qualidade nos produtos e processos da organização. Atualmente, empresas certificadas pelas normas estão exigindo de seus fornecedores e distribuidores que tenham uma certificação de qualidade adequada para integrarem a sua cadeia de suprimentos. 
Qual , o objetivo geral das normas.
Garantir que produtos e serviços tenham, embutidos em suas características, os padrões desejáveis com relação à qualidade, ao meio ambiente, à segurança, à eficiência, à confiabilidade e à capacidade de substituição com custo adequado economicamente. 
Questão 21
“Líderes são pessoas que exercem influência sobre outras, que querem ser lideradas em função de uma tarefa ou missão a ser realizada” (SCATENA, 2011, p. 181). Diante do exposto e dos conteúdos tratado nas aulas, a Liderança é uma habilidade que se aprende ou é um dom concedido apenas a determinadas pessoas?
A liderança é uma habilidade que pode ser aprendida e ao mesmo tempo pode ser uma característica inata.
Questão 22
Ao longo da evolução das teorias da administração, houve um esforço para identificar o que nos satisfaz e o que nos motiva a ter um determinado comportamento, simplesmente porque é sabido que todo comportamento humano é iniciado por algo que o motiva. Nos estudos sobre a motivação são abordados os conceitos de algumas teorias relacionadas à motivação dos indivíduos.
Teoria da Expectativa Diz que é possível alcançar um objetivo a partir da crença de que o esforço produz resultado. 
Teoria da Equidade Diz que as pessoas esperam receber recompensas iguais para esforços iguais 
realizados por duas ou mais pessoas. 
Teoria do Modelo do Comportamento Diz que todo comportamento é motivado por alguma causa, que pode ter origem no indivíduo ou no ambiente. 
 
Questão 23
Desde a Antiguidade existiram muitos tipos de liderança. São exemplos a tirania, a autocracia e a democracia. De acordo com Scatena (2011) entre as novas formas de liderança se destacam a Liderança Carismática e a Liderança Transacional. Expique-as
Liderança Carismática é aquela em que o líder influencia os liderados pela sua mensagem ou missão. 
Na Liderança Transacional a missão é mercenária e há a promessa de recompensa envolvida.
Questão 24
No que tange a Gestão Ambiental, os modelos de gestão empresarial são importantes para deixar claro que todos os colaboradores, da diretoria ao operacional de fábrica, o que a organização almeja. O modelo demonstra o caminho que a empresa vai seguir para atingir seus objetivos estratégicos em relação ao meio ambiente (Scatena, 2011, p 220). 
	Quem deve criar o modelo de gestão empresarial? 
	
A própria empresa, com base em suas experiências e necessidades e nos modelos existentes
Questão 25
O planeta está necessitando de medidas urgentes para recuperar seu meio ambiente. Já a partir da década de 1970, os governos de muitos países começaram a se preocupar com essa questão. O Protocolo de Kyoto entrou em vigor em Fevereiro de 2005 e até hoje, dois países o repudiavam em função de excluir nações em desenvolvimento.quais são esse paises ? 
Estados unidos e autralia
Questão 26
De acordo com Scatena (2011) “O meio ambiente é a fonte de todos os recursos para qualquer coisa que o homem deseja, sendo assim desde o inicio dos tempos.” Existem os recursos renováveis e os não renováveis.explique as?
Osrecursos renováveis são aqueles que não se alteram com o seu uso tais como a energia ou o vento. 
Os recursos não renováveis são aqueles que se esgotam com o seu uso, como o petróleo, o gás natural, o carvão mineral entre outros
	
	
	
	
	Questão 27
	
Os estruturalistas, conscientes de que as organizações são diferentes entre si, buscaram uma forma de reduzir a variedade destas com o objetivo de facilitar as análises comparativas. Reconhecendo que as organizações, mesmo distintas entre si, possuem características que permitem uma classificação, eles desenvolveram tipologias das organizações, as quais são: a tipologia de Amitai Etzioni e a tipologia de Blau e Scott. 
A tipologia de Amitai Etzioni estabelece que as organizações podem ser classificadas a partir do tipo de obediência instituída pela forma administrativa adotada. É uma tipologia simples e unidimensional. Utilizando-se desse raciocínio, Etzioni classificou as organizações em três tipos: 
. Organização coercitiva. 
Organizações utilitárias. 
. Organizações normativas.
Questao 28
Os gerentes não devem se envolver com a atividade operacional, sua tarefa é “pensar”, planejar o processo produtivo – gerentes planejam –, enquanto os operários são responsáveis por realizar a produção – operários executam. Para a gerência, Taylor estabeleceu quatro princípios, quais saõ?
planejamento, preparo, controle e execução.
Questão 29
O processo de administração envolve quatro funções essenciais. Quais são elas? 
planejar – organizar – dirigir – controlar.
Questão 30
Fayol definiu a administração como um processo dinâmico, composto por cinco funções. Quais são estas funções? 
prever – organizar – comandar – coordenar – controlar.
Questão 31
Descreva os 5s
5S representa cinco palavras japonesas que começam com a letra S.
Senso de utilização.
Senso de limpeza.
Senso de ordenação.
Senso de saúde.
Senso de autodiciplina.
.
Questão 32.
Qual a norma de reclamação sobre bens e serviços.
ISO 10002:2005. 
Questão 33.
Teria x e y
O indivíduo é indolente e preguiçoso por natureza. -Falta-lhe ambição. -O ser humano é egocêntrico -Sua dependência torna-o incapaz de autocontrole e autodisciplina -Resistente a mudanças-Rígido e autocrático. -Esquemas e padrões planejados e organizados-As pessoas são meros recursos de produção. -A administração é um processo de dirigir as pessoas, controlar suas ações e modificar o comportamento das pessoas tendo em vista os interesses da organização. -Benefícios econômicos como forma de incentivo e punição.  Teoria Y diz que os funcionários encaram o trabalho como algo natural como se estivesse fazendo uma atividade de lazer. Por exemplo, as pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer. Parte do pressuposto que o ser humano não é preguiçoso; a empresa tem que dar as condições necessárias para o funcionário trabalhar plenamente.
Teria neoclássica explicar divisão do trabalho. Especialização e hierarquia.
Divisão do trabalho: é aumentar a produtividade e a eficiência e reduzir custos.
Especialização é resultante da divisão de tarefas, quanto mais simples ela fica mais fácil executa-la.
Hierarquia: é o comando das tarefas que são subdivida dês, é a delegação, a autoridade para o gestor controlar a produção.
 
Questão 34
A tipologia de tecnologia de James D. Thompson explica os tipos de tecnologias e como elas se organizam dentro da empresa, ou seja, está relacionada ao arranjo tecnológico dentro da organização. (arranjo tecnológico)
 “A primeira é utilizável para diversas aplicações e a segunda não permite a utilização da mesma tecnologia em diferentes produtos ou serviços e só é utilizada para um fim específico.”
 Resposta: Tecnologia flexível e tecnologia fixa. (2011, p. 105), sobre a tecnologia flexível e a tecnologia fixa, a primeira é utilizável para diversas aplicações e a segunda não permite a utilização da mesma tecnologia em diferentes produtos ou serviços e só é utilizada para um fim específico. 
Questão 35
O modelo de gestão estrutura-se a partir das estratégias, da cultura, das crenças e dos valores e também da composição organizacional formal. É a partir das estratégias que o caminho que a empresa deve seguir é modelado para atingir resultados almejados. Sobre visão e a missão de uma empresa.
Resposta: A missão estabelece-se primeiro e a visão, depois. (2011, p. 144). Após o estabelecimento da missão, a empresa deverá definir a sua visão, que representa o que a empresa que ser no futuro. 
Questão 36
Fayol em sua teoria enfatizou a estrutura da empresa, a qual deve ter seis funções básicas:
Respostas:
Função técnica: relativa à produção da empresa. Função comercial: responsável pela venda dos bens ou serviços produzidos pela empresa e pela compra da matéria-prima necessária ao fator produtivo. Função financeira: relativa à administração dos recursos financeiros, captação e utilização de capital. Função de segurança: para a proteção de bens e pessoas. Função contábil: responsável pelo registro e controle das informações patrimoniais da empresa. Função administrativa: com a tarefa primordial de coordenar todas as outras funções ( p. 43)
I. Função técnica - Relativa à produção da empresa.
II. Função comercial - Responsável pela venda dos bens ou serviços produzidos pela empresa e pela compra da matéria-prima necessária ao fator produtivo.
III. Função financeira - Relativa à administração dos recursos financeiros, captação e utilização de capital.
IV. Função de segurança - Para a proteção de bens e pessoas.
V. Função contábil - Responsável pelo registro e controle das informações patrimoniais da empresa.
VI. Função administrativa - Com a tarefa primordial de coordenar todas as outras funções.
Questão 37
O estruturalismo surgiu como decorrência da burocracia e tinha como objetivo preencher lacunas deixadas pelas teorias clássica, das relações humanas e da burocracia de Weber na busca pela resolução das necessidades administrativos das organizações. 
Assim, a teoria estruturalista enfoca as organizações formais e informais, as recompensas salariais, materiais, sociais e simbólicas, os diferentes níveis hierárquicos da organização e a análise interna e externa das organizações.
 A concepção da organização, do ponto de vista estruturalista, pode ser enfocada segundo dois modelos.
Resposta: 
A concepção da organização, do ponto de vista estruturalista, pode ser enfocada segundo dois modelos: o sistema racional e o sistema natural (CHIAVENATO, 2003). O (Sistema racional ) 
modelo racional de organização enfoca planejamento e controle, objetivos e metas. Busca eficiência para atingir resultados planejados em um plano diretor. Funciona como um sistema fechado, voltado para o ambiente interno da organização, onde inexistem as incertezas e a imprevisibilidade. É baseado nas abordagens das administrações cientifica e clássica e na teoria da burocracia. O (Sistema natural)modelo natural visualiza a organização como um sistema aberto. As partes da organização são integradas entre si, compondo um todo que intercomunica com o meio externo, ultrapassando o ambiente organizacional. Considera a incerteza e a imprevisibilidade do meio e baseia-se em abordagens mais modernas da administração, como a teoria de sistemas, que será vista mais à frente. 
Questão 38
De acordo com o que estudamos sobre a administração empresarial, no livro Ferramentas para a moderna gestão empresarial: teoria, implementação e prática da autora Maria I. C Scatena, observe o parágrafo a seguir e assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas. 
Podemos observar que a administração científica valoriza a tarefa como ponto fundamental para a evolução da organização, ao passo que a teoria clássica enfocava a estrutura da organização como chave para a eficiência do empreendimento.
Resposta: administração científica – teoria clássica
Capítulo 1, p. 48. Podemosobservar que a administração científica valoriza a tarefa como ponto fundamental para a evolução da organização, ao passo que a teoria clássica enfocava a estrutura da organização como chave para a eficiência do empreendimento. 
Questão 39
A pirâmide de hierarquia de necessidades de Maslow está dividida em:
Autorrealização, Estima, Sociais, Segurança, Fisiológicas.
Resposta: Páginas 67. 
Autorrealização : Necessidades secundárias: sentir-se realizado com as conquistas pessoais, profissionais, sociais.
 Estima: Necessidades secundárias: orgulho, status, prestígio, satisfação, reconhecimento, confiança, progresso. 
Sociais: Necessidades secundárias: relacionamento, amizade, aceitação, compreensão, consideração, integração.
 Segurança: Necessidades primárias: proteção, saúde, emprego. 
Fisiológicas: Necessidades primárias: alimentação, descanso, moradia, sexo. 
Questão 40
- De acordo com Scatena (2011) “A comunicação empresarial, assim como a comunicação humana não é perfeita, nela ocorrendo diversos problemas, os quais interferem na transmissão e recepção de informação”, considerando principalmente seu fluxo pelos diferentes canais.
Resposta: De acordo com Scatena (2011, p.201). Canais de informação descendentes: são normalmente utilizados para a transmissão de informações de implementação de objetivos, estratégias e metas e para instruções de tarefas a serem realizadas. Canais de informação ascendentes: são mais comumente usados para aa transmissão de relatórios de desempenho, comunicar a ocorrência de problemas, dar sugestão de melhoria e fazer reinvindicações nesse sentido. Canais horizontais: são usados intra e inter departamentos para a resolução de problemas, coordenações de reuniões de equipes multifuncionais e assessoria do pessoal de staff com o pessoal de linha. Canais informais: ocorrem quando há comunicação entre pessoas de diferentes departamentos ou hierarquia, por amizade ou por interesses organizacionais. 
Questão 41
 “O subordinado reporta-se ao seu superior direto, de forma única e direta.” De acordo com o que estudamos, qual característica de estrutura linear que foi descrita?
Resposta: Autoridade linear: De acordo com Scatena (2011, p. 85), indica que o subordinado reporta-se ao seu superior direto, de forma única e direta.
Questão 42
De acordo com Scatena (2011, p. 189), ao longo da evolução das teorias da administração, sempre houve um esforço para identificar o que satisfaz e o que motiva o homem a ter determinado comportamento. 
Resposta: De acordo com Scatena (2011, p. 189) De acordo com a teoria comportamental (homem administrativo) o fator de motivação é a busca por recompensas que satisfaçam tanto materialmente, quanto recompensas não materiais. 
Complementar a resposta De acordo com a teoria da administração científica o que motiva o homem são as recompensas salariais, econômicas e materiais.
Para a teoria das relações humanas o que motiva o homem são os sentimentos e critérios não racionais, recompensas simbólicas e não materiais.
De acordo com a teoria estruturalista o fator motivacional é a competitividade e a busca pela prosperidade.
Questão 43
Se você consultar o Novo Dicionário Aurélio Eletrônico verá que a palavra administração significa “ação de administrar” ou “conjunto de princípios, normas e funções que têm por fim ordenar a estrutura e funcionamento de uma organização”. Já a palavra empresa significa “empreendimento, aquilo que se empreende”. Do ponto de vista econômico, segundo esse mesmo dicionário, “empresa é uma organização econômica destinada à produção ou venda de mercadorias ou serviços, tendo como objetivo o lucro”. 
A partir desta discussão descreva, corretamente, a expressão “administração de empresas”.
Resposta: (p. 18), administração de empresas é a ação de dar direção, de administrar através de um conjunto de princípios, normas e funções, os quais propiciam a ordem do funcionamento de organizações, em geral, com fins lucrativos destinadas à produção e comercialização de mercadorias, bens ou serviços. 
Questão 44 p. 164-168
Para que o conjunto de informações que estabelecem as regras e os padrões que a empresa deve seguir seja facilmente compreendido, Maria Inês Scatena (2011) sugere a adoção de alguns procedimentos, o PPGS; o PPGP; e o POP, cada um deles possui seu significado próprio. 
Resposta: Procedimento Operacional Padrão – POP: documento que descreve como uma tarefa é executada, na qual é importante conter todas as atividades necessárias para o desenvolvimento desta. 
Procedimento padrão gerencial de sistemas – PPGS: conjunto de processos distintos e integrados que, de forma integrada e coordenada, têm objetivos comuns, como, por exemplo, gerar produtos e serviços em consonância com as carências do mercado.
 Procedimento padrão gerencial de processos – PPGP: documento produzido pelos vários colaboradores que executam as tarefas inclusas no processo, representado por meio de um fluxograma que demonstra o conteúdo sequencial da metodologia de trabalho. 
Questão 45 P.26-27
A Escola de Administração Científica provocou uma grande mudança na forma de administrar do mundo industrial daquela época, início do século XX. A Sociedade para a Promoção da Administração Científica foi criada em 1910 e, em 1915, passou a chamar-se Sociedade Taylor – ano da morte do fundador da Administração Científica.
O desenvolvimento da teoria da administração científica passou por três etapas, as quais são?
Resposta: primeira etapa, primeiramente, o estudo dos tempos tinha o objetivo de esclarecer um método para a definição dos salários, porém, posteriormente, percebeu-se que a medição do tempo seria útil também, juntamente com a medição dos movimentos, para a melhoria da produção como um todo; 
na segunda etapa Taylor defendia que as empresas, para melhorar seu desempenho, devem: pagar salários melhores e reduzir custos de produção, selecionar e treinar trabalhadores, padronizar processos para propiciar controle da produção e estimular a cooperação entre trabalhadores e administradores; e, 
na terceira etapa Taylor propôs a aplicação de um modelo de administração a partir da organização científica do trabalho, com enfoque fundamental na subdivisão de tarefas. 
Questão 46 Página 78
Os estruturalistas, conscientes de que as organizações são diferentes entre si, buscaram uma forma de reduzir a variedade destas com o objetivo de facilitar as análises comparativas. Reconhecendo que as organizações, mesmo distintas entre si, possuem características que permitem uma classificação, eles desenvolveram tipologias das organizações, as quais são: a tipologia de Amitai Etzioni e a tipologia de Blau e Scott. A Tipologia de Blau e Scott é simples e unidimensional como a de Etzioni e classifica as organizações em quatro tipos básicos, conforme os beneficiários principais, que são, segundo Chiavenato (2003):
Resposta: A Tipologia de Blau e Scott é simples e unidimensional como a de Etzioni e classifica as organizações em quatro tipos básicos, conforme os beneficiários principais, que são, segundo Chiavenato (2003): 
Associações de benefícios mútuos: têm como beneficiário principal os próprios membros da associação. 
Organizações de interesses comerciais: aquelas nas quais os proprietários e acionistas são os principais beneficiários. 
Organizações de serviços: os clientes são os beneficiários principais. 
Organizações estatais: têm como beneficiário o público em geral. 
Questão 47
Quando falamos em desenvolvimento sustentável, entendemos que o crescimento econômico só deve ocorrer se tiver como objetivo a eliminação da pobreza, a redistribuição de renda de forma mais justa, o controle populacional em sintonia com as possibilidades do planeta, o uso equilibrado de matérias-primas e energia, incluindo meio ambiente e economia, como integrantes da estratégia de qualquer tipo de organização. O termo sustentabilidade teve início em meados dos anos de 1960, porém passou a ser conhecido mundialmente a partir dos anos de 1987, atravésdo Relatório de:
Resposta: Bruntland da World Commission on Environment and Development (Comissão Mundial de Desenvolvimento e Meio Ambiente). 
Questão 48 , p. 20
Qual é a diferença entre gestão empresarial e administração empresarial? A partir da década de 1990, os estudiosos do campo da administração introduziram uma nova terminologia a ela, buscando tornar ainda mais abrangente a denominação dessa atividade humana. Assim como a palavra administração, a palavra gestão significa “gerir”, “administrar”, entretanto, é entendida pelos meios acadêmico e empresarial como mais ampla que o primeiro termo. Segundo Aktouf, citado por Scatena (2011), gerir é maior e abrange administrar. Administrar é, dessa forma, uma ampliação da ação de gerir. 
Resposta: Assim como a palavra administração, a palavra gestão significa “gerir”, “administrar”, entretanto, é entendida pelos meios acadêmico e empresarial como mais ampla que o primeiro termo. Segundo Aktouf, citado por Scatena (2011), gerir é maior e abrange administrar. Administrar é, dessa forma, uma ¬¬¬aplicação da ação de gerir
Questão 49 p. 27
O que significa SOMA SINÉRGICA
Resposta:  p. 27) Soma sinérgica significa que a soma das partes não representa o resultado final, que é sempre maior. Assim, quando dizemos que existe sinergia entre os elementos significa que obteremos um resultado melhor do que se utilizássemos cada elemento individualmente.
Questão 50 
Explique os parâmetros do Sistema: Entrada , Saída, Processamento,Retroalimentação
Entrada: é a porta por onde entram informações , materiais ou energia para o sistema começar a sua função, pois esta é que determina o que vai entrar para o sistema.
Saída: é a porta por onde se obtem o resultado do sistema.Os bens produzidos no interior do sistema são a saída do sistema.
Processamento: é o elemento do sistema que processará ou produzirá o seu resultado.
Retroalimentação: é o parâmetro do sistema que analisa os resultados fazendo comparações com padrões pré-estipulados
Roberto gerente de produção orientou seus funcionários para que cumpram com as normas do Iso, porque segundo ele a Isso impôs as normas, e se não for cumprido, a fábrica será interditada.Justifique se é legal a orientação de Roberto.
Questão 51
Defina Método e Ferramenta
Método: Sequência lógica empregada para atingir o objetivo desejado
Ferramenta: é o recurso utilizado no método.
Questão 52
Departamentalização Funcional: Os departamentos são definidos de acordo com as principais funções desempenhadas pela organização. Ex. Departamento de Vendas, Departamento de finanças.
Questão 53 
Cite e explique as 3 características principais da Burocracia
Formalidade: Pressupõe que as organições burocráticas seguem normas e regulamentos baseados em leis internas, as quais estabelecem a forma de funcionamento da organização e os direitos e deveres de seus funcionários
Impessoalidade: Reflete uma organização burocrática formada por cargos e não por pessoas. O cargo formal sobrepõe-se á identidade de seu ocupante, fazendo com que ele possa ser substituído por outro sem prejuízo para o funcionamento da burocracia
Profissionalismo: Propicia a seus funcionários a possibilidade de construírem uma carreira profissional na organização, através de treinamentos e especializações
Questão 54 
Defina o que é o 5s (cinco sensos) página 38
Trata-se de uma ferramenta que, além de implementar a ordem organizacional, eleva a capacidade de discernimen formem o to do indivíduo
Questão 55 
Explique Divisão de Trabalho , Especialização, Hierarquia e Amplitude
Divisão do Trabalho : Tem a função de aumentar a produtividadee a eficiência do empreendimento e de reduzir custos
Especialização: é resultante da divisão do trabalho: quanto mais simples a tarefa, mais específica e especializada fica a execução dela.
Hierarquia:è um outro desdobramento da divisão do trabalho, Uma vez que as tarefas foram subdivididas, faz-se necessário um comando para que as partes formem o todo de maneira eficiente e eficaz.
Amplitude: Está relacionada com o numero de pessoas que estão subordinadas ao administrador. Temos 2 tipos: a amplitude extensa e amplitude estreita.
Questão 56
- Motivos da busca certificado ambiental: ser reconhecida como uma organização voltada a qualidade ambiental, garantida por ações voltadas à gestão ambiental e a divulgação ao mercado;
confirma suas aspirações e declarações feitas publicamente, buscando, assim, o reconhecimento através de sua aceitação pelos clientes e outros organismos que adquirem seus produtos,pelos representantes que comercializam os produtos da organização e pelos fornecedores que integram a cadeia de suprimentos.
Questão 58
- Nível Empresarial: diz respeito às normas que a organização utiliza na gestão de suas atividades internas, como normas para compra do material, escolha de fornecedores, código de conduta e ética.
 Questão 59
- Nível Regional: compreende as normas que representam os interesses de nações independente de um mesmo continente ou região.
Questão 60
- Recall: é o resultado da identificação de um problema encontrado no produto, porém, esse problema é originário do projeto do produto ou do fornecimento de matérias primas inadequadas e, por estar fora das especificações aplicadas ao produto, gera riscos para o cliente.
Ser de fácil utilização: o padrão deve ser simples e de fácil aplicação.
- Renováveis e não renováveis: os recursos são aqueles que não se alteram com seu uso tais como energia ou vento; os não renováveis são aqueles que esgotam com o seu uso, como petróleo, o gás natural, o carvão mineral entre outros.
Projeto: é aquele definido em função dos produtos serem tomadas pela empresa como projeto. Normalmente são produtos de grandes porte e de elaboração demorada. Ex: construção de um condomínio de edifícios, construção de um navio destinado ao turismo.
Liderança Carismática: é aquela em que o líder influência os liderados pela sua mensagem ou missão ; / Liderança Transacional: a missão é mercenária e há a promessa de recompensa envolvida.
ENTRADA envolve a captação a reunião de elementos e novos dados que entram no sistema para serem processados. PROCESSAMENTO envolve processos de transformação que convertem dados em saídas úteis. SAÍDA envolve a transferência de dados e informações processados até seu destino final, os seus usuários finais como gerentes e diretores de organizações. RECEPÇÃO de dados e informações pelos usuários permitem que estes possam dar suas impressões acerca de utilidade, confiabilidade fidedignidade das informações para os operadores do sistema.
- Deve criar o modelo de gestão empresário: a própria empresa, com base em suas experiências e necessidades e nos modelos existentes.
- PLANEJAMENTO: por ter trabalhadores treinados, máquinas e equipamentos prontos, em arranjo físico e disposição racional de acordo com o método de trabalho planejado 
1- Cite duas finalidades do MASP? 
Finalidade do masp e resolve problema obtendo resultado em curto prazo onde o trabalho em equipe e fundamental para o sucesso da empresa
2- Explique que tipo de departamentalização funcional ? 
os departamentos são 
definidos de acordo com as principais funções desempenha-
das pela organização. Ex.: Departamento de vendas, De-
partamento de finanças.
3- Cite quais são as necessidades humanas representantes na pirâmide de Maslow? 
Auto - realização, estima, sociais , segurança, fisiológicas. 
4- "A norma fornece orientações para ordenar o processo de reclamações sobre bens e serviços dentro da organização". Cite qual norma ISO se refere? 
10002: 2005
5- Cite e explique os princípios da administração científica de Taylor? 
 Seleção científica do trabalhador: pressupõe que o trabalhador de ser escolhido para determinada tarefa de acordo com sua paitidoes pra o desempenho daquela função
 Trabalho em conjunto da empresa: resulta em benefícios tabu o para este como para empresas
NBR ISO Série 9000.A alternativa correta é “NBR ISO Série 9000”. Esta é a norma deixa claro que a implementação de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica e, como tal, deve ser adotada pela direção-geral da organização. Essa decisão, nos dias atuais, passa pelo fornecimento de bens ou serviços de alta qualidade; portanto, para uma organização alcançar esse objetivo, a qualidade deve ser constantemente melhorada e a resolução de situações de insatisfação deve ser implementada, a fim de que, assim, a organização crie diferenciais competitivos. (SELEME; STADLER, 2012, p. 145)
Tema: Evolução do Pensamento Administrativo
Os gerentes não devem se envolver com a atividade operacional, sua tarefa é “pensar”, planejar o processo produtivo – gerentes planejam –, enquanto os operários são responsáveis por realizar a produção – operários executam.
Para a gerência, Taylor estabeleceu quatro princípios, sendo eles: planejamento, preparo, controle e execução.
Explique cada um dos princípios estabelecido por Taylor para a gerência. 
Para a gerência, Taylor estabeleceu quatro princípios, são eles: planejamento, preparo, controle e execução. Planejamento: O gerente deve substituir a improvisação por um método cientifico através do planejamento do trabalho. Preparo: manter trabalhadores treinados, máquinas e equipamentos prontos, em arranjo físico e disposição racional de acordo com o método de trabalho planejado. Controle: verificar se o trabalho está sendo realizado da forma que foi planejado. Execução: distribuir responsabilidades a fim de assegurar que o trabalho será realizado de acordo 
com o planejado e de forma disciplina. (Scatena, 2011, p. 32)
	
TEMA: NORMAS SÉRIE ISO
Sobre as características da NBR ISO série 9000. A norma deixa claro que a implementação de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica e, como tal, deve ser adotada pela direção geral da organização. Dentro desta lógica Maranhão, citado por Seleme e Stadler (2012), estabelece oito princípios de gestão da qualidade.
 
Sendo assim, cite e defina DOIS (2) desses oito princípios.
o foco no cliente é o objetivo maior de qualquer organização, uma vez que o bem ou o serviço é sempre prestado a ele, que, de forma direta ou indireta, é o motivo de existência das organizações.
a liderança define o grau de engajamento das pessoas, o qual é decorrente do interesse delas pela organização e por seus processos, bem como daquilo que a organização pode oferecer em contrapartida.
o engajamento das pessoas representa o comprometimento das pessoas com os processos em que estão envolvidas.
o princípio da abordagem por processos, juntamente com o pensamento sistêmico, dá à qualidade a visão do todo.
o princípio da abordagem sistêmica para a gestão refere-se à utilização do pensamento sistêmico para a tomada de decisões.
o princípio da melhoria contínua indica que a norma prevê a evolução da qualidade, não necessariamente mantendo o sistema de gestão da qualidade original, o que permite que as organizações se desenvolvam e aperfeiçoem seus produtos com o tempo.
o princípio da abordagem factual para a tomada de decisão indica a utilização de dados como fundamento para sistemas de gestão da qualidade, em que a tomada de decisões deve se realizar com base em fatos e não em situações subjetivas.
o princípio dos benefícios mútuos nas relações com os fornecedores partem da lógica de que o fornecedor poderá ampliar o espectro da qualidade, oferecendo matéria-prima de qualidade, a qual, por sua vez, resultará em ganhos de mercado do produto principal e também em ganhos para o próprio fornecedor.
(SELEME; STADLER, 2012, p. 145-146)
Tema: Modelos de gestão
Os departamentos são áreas ou divisões dentro da organização, os quais possuem um gestor com autoridade para comandar as atividades específicas daquele segmento. Os departamentos podem ser classificados por tipos: departamentalização funcional, departamentalização por produtos ou serviços, departamentalização geográfica, departamentalização por clientela, departamentalização por processos, departamentalização por projetos.
 
Cite exemplos de departamentalização funcional.
Os departamentos são definidos de acordo com as principais funções desempenhadas pela organização. Ex.: Departamento de vendas, de finanças. P. (Scatena, 2011, p. 87)
TEMA: ATRIBUTOS DA QUALIDADE
O atributo da segurança deve ser entendido tanto como segurança interna, no processo produtivo, quanto como segurança externa, traduzida como a garantia de segurança aos usuários dos produtos ou serviços.
Sendo assim, cite exemplos dos aspectos de segurança interna e externa.
Segurança interna: postura do trabalhador, em seu posto de trabalho, bem como a adequação e a certificação de equipamentos e materiais. Segurança externa: indicações sobre os potenciais e prováveis perigos do uso dos produtos. (SELEME E STADLER, 2012, p. 22).
TEMA: GERENCIAMENTO DA QUALIDADE
O PDCA é um método de melhoria contínua que não esgota sua aplicabilidade com uma única utilização no processo, visto que implementa, na organização, uma cultura de melhoria que permeia todos os processos. O método apresenta uma sequência composta de quatro partes.
Explique a primeira etapa do Ciclo PDCA, representado pela letra P de Planejamento.
P = Plan = Planejar: é utilizado para se definirem os objetivos a serem alcançados na manutenção ou na melhoria dos métodos e dos processos que servirão para se atingirem as metas propostas (SELEME; STADLER, 2012, p. 28).
De acordo com Scatena (2011, p. 113). Estrutura matricial: Combina com a departamentalização funcional com a departamentalização por produtos ou projetos. Os departamentos têm dupla subordinação, dos gerentes funcionais e dos gerentes de projeto ou produto.
Os departamentos são áreas ou divisões dentro da organização, os quais possuem um gestor com autoridade para comandar as atividades específicas daquele segmento. Os departamentos por ser classificados por tipos. Um deles é descrito a seguir: “Os departamentos são definidos conforme os diferentes produtos ou serviços produzidos pela empresa. Ex.: departamento de livros, departamento de papelaria.” 
De acordo com o que estudamos, assinale a alternativa que indica, corretamente, o tipo de departamentalização que foi descrito.
Por produtos ou serviços.
Ex.: departamento de livros, departamento de papelaria.” 
De acordo com Scatena (2011, p. 84), na departamentalização por produtos ou serviços os departamentos são definidos conforme os diferentes produtos ou serviços produzidos pela empresa.
Observe a definição a seguir:
Esta é uma das teorias apresentadas por Scatena (2011)
“Apesar de todas as críticas, esta teoria, por sua visão simples e organizada, é a mais utilizada com os iniciantes em administração, pois permite uma fácil assimilação do processo administrativo. É a teoria que deve ser considerada como fundamental para a compreensão da gestão empresarial em nossos dias.”
 Resp: Teoria clássica.
Capítulo 1, p. 48. Teoria clássica – Apesar de todas as criticas, a teoria clássica, por sua visão simples e organizada, é a mais utilizada com os iniciantes em administração, pois permite uma fácil assimilação do processo administrativo. É a teoria que deve ser considerada como fundamental para a compreensão da gestão empresarial em nossos dias.
A partir da década de 1990, surgiu a organização por equipes com o objetivo de diluir as responsabilidades do topo, delegando-as a outros níveis. É o que conhecemos como empowerment, ou “empoderamento” de equipes.
Existem alguns “tipos” de equipes, analise a descrição a seguir e após assinale a alternativa correta. 
"É composta por pessoas de vários departamentos funcionais, as quais resolvem problemas comuns a diversas áreas ou à organização como um todo e cujo líder é um dos seus membros.”
Funcional cruzada.
De acordo com Scatena (2011, p. 114). Funcional cruzada: é composta por pessoas de vários departamentos funcionais, as quais resolvem problemas comuns a diversasáreas ou à organização como um todo e cujo líder é um dos seus membros.
Os gerentes não devem se envolver com a atividade operacional, sua tarefa é “pensar”, planejar o processo produtivo – gerentes planejam –, enquanto os operários são responsáveis por realizar a produção – operários executam. Para a gerência, Taylor estabeleceu quatro princípios, são eles: planejamento, preparo, controle e execução.
 “Verificar se o trabalho está sendo realizado da forma que foi planejado.”
Capítulo 1, p. 31 – Para a gerência, Taylor estabeleceu quatro princípios, são eles: planejamento, preparo, controle e execução. 
Planejamento: o gerente deve substituir a improvisação por um método cientifico através do planejamento do trabalho. 
Preparo: manter trabalhadores treinados, máquinas e equipamentos prontos, em arranjo físico e disposição racional de acordo com o método de trabalho planejado. 
Controle: verificar se o trabalho está sendo realizado da forma que foi planejado.
 Execução: distribuir responsabilidades a fim de assegurar que o trabalho será realizado de acordo com o planejado e de forma disciplina.
Matriz ANSOFF pagina 118 Gestão empresarial 
TQEM pagina 220 Gestão empresarial
 Lacunas em relação a sustentabilidade primeira lacuna crescimento populacional e segunda lacuna avanço da economia industrial.
Defina método e ferramenta: podemos definir método como a sequência lógica empregada para atingir o objetivo desejado, enquanto ferramenta é o recurso utilizado no método. Portanto, o que resolve os problemas nos processos produtivos e operacionais é o método, e não a ferramenta ou as ferramentas.
Explique os requisitos da Padronização; "ser mensuravel e ser de fácil compreensão": Ser mensurável: o padrão deve permitir que se avalie a qualquer instante, obtendo-se resultados que possibilitem comparar claramente o estado atual com o estado anterior; Ser de fácil compreensão: como deve atingir muitas pessoas na organização, o padrão deve ser perfeitamente compreensível a quem faz uso dele.
 (SELEME E STADLER, 2012, p. 19) A satisfação das necessidades das pessoas, que é a razão da existência da organização,
a qual, portanto, deve suprir tais necessidades com produtos e serviços esperados pelo
clientes e pelo mercado. Em vista disso, evidenciar os modos como se deve realizar o
atendimento das necessidades dos clientes é uma das preocupações da qualidade.
Sobre o histórico da qualidade
A qualidade como sistema administrativo iniciou-se no começo do século XX e chegou
até os dias atuais, com ênfase maior no pós-guerra, quando a necessidade de melhores
produtos e a concorrência obrigaram as empresas a desenvolverem melhor seus bens e
serviços. [...] Esses encontros entre Deming, Juran e Juse ocorreram aproximadamente
no início da década de 1960. Sabiamente, eles perceberam a importância de relacionar
o fator técnico, que dominavam bem, com o fator humano, representado nas teorias de
Maslow, Herzberg e McGregor. Dessa forma, com a combinação de fatores técnicos e
humanos foram criados os grupo chamados Círculo de Controle da Qualidade (CCQ),
os quais, na realidade, eram apenas uma das ferramentas utilizadas no grande Programa
de Controle da Qualidade desenvolvido no Japão pelos estudiosos americanos e pela
Juce. (SELEME E STADLER, 2012, p. 19)

Continue navegando