Buscar

Sistema Límbico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O Sistema Límbico é um conjunto de estruturas diversificado de regiões do sistema nervoso central que têm em comum participarem das funções ligadas às emoções. Sendo a estrutura responsável pelo comportamento humano, incluindo nossa personalidade, nossos pensamentos e forma de ser, nossas reações aos estímulos externos, nossa memória e aprendizagem e da regulação do sistema endócrino. Também tem a função de regular os processos emocionais, o SNA, os processos motivacionais essenciais à sobrevivência da espécie e do indivíduo (fome, sede, sexo).
O primeiro neurologista a ligar algumas estruturas do cérebro às emoções foi o francês Pierre Paul Broca. Ele notou que as amígdalas, as formações hipocampais e os giros do cíngulos estavam todos relacionados com as emoções. E chamou de grande lobo límbico a todas essas estruturas mencionadas, localizadas em volta do diencéfalo, na região medial dos hemisférios cerebrais. Posteriormente, o neuroanatomista James Papez descreveu as complexas conexões entre as estruturas do sistema límbico, descrição que foi aperfeiçoada com o passar dos anos. Essas conexões formam o circuito anatômico das emoções conhecido como Circuito de Papez. O circuito de Papez original incluía: o córtex cingulado, o hipocampo, o hipotálamo e os núcleos anteriores do tálamo. Outras regiões foram adicionadas posteriormente, em função dos resultados do trabalho dos neurobiólogos interessados no assunto.
Há divergências entre autores nas estruturas que o compõe mas basicamente: Estruturas: componentes corticais e subcorticais.
Componentes corticais:
a) giro do cíngulo - contorna o corpo caloso, ligando-se ao giro para-hipocampal pelo istmo do giro do cíngulo. É constituído de um tipo de córtex intermediário entre o isocórtex e o alocórtex que alguns autores chamam de mesocórtex. É percorrido por um feixe de fibras, o fascículo do cíngulo;
b) giro para-hipocampal - situa-se na face inferior do lobo temporal e, em grande parte, é constituído de um córtex muito antigo, paleocórtex, que do ponto de vista citoarquitetural se classifica como alocórtex;
c) hipocampo O hipocampo é constituído de um córtex muito antigo, arquicórtex, do tipo alocórtex. Proteja-se para o corpo mamilar e área septal através de um feixe compacto de fibras, o fórnix.
Componentes subcorticais:
a) corpo amigdalóide – também chamado núcleo amigdalóide, é um dos núcleos da base. Situa-se no lobo temporal, é constituído de numerosos subnúcleos e suas conexões são extremamente amplas e complexas. A maioria de suas fibras eferentes agrupa-se em um feixe compacto, a estria terminal que acompanha a curvatura do núcleo caudado e termina principalmente no hipotálamo;
b) área septal - situada abaixo do rostro do corpo caloso, anteriormente à lâmina terminal e à comissura anterior, a área septal compreende grupos de neurônios de disposição subcortical conhecidos como núcleos septais. A área septal tem conexões extremamente amplas e complexas, destacando-se suas projeções para o hipotálamo e para a formação reticular, através do feixe prosencefálico medial;
c) núcleos mamilares - pertencem ao hipotálamo e situam-se nos corpos mamilares. Recebem fibras do hipocampo que chegam pelo fórnix e se projetam principalmente para os núcleos anteriores do tálamo e para a formação reticular, respectivamente pelos fascículos mamilo-talâmico e mamilo-tegmentar;
d) núcleos anteriores do tálamo – situam-se no tubérculo anterior do tálamo. Recebem fibras dos núcleos mamilares e projetam-se para o giro do cíngulo;
e) núcleos habenulares - situam-se na região do trígono das habênulas no epitálamo. Recebem fibras aferentes ela estria medular e projetam-se para o núcleo interpeduncular do mesencéfalo.
Conexões intrínsecas: Circuito de Papez é um Circuito fechado formado por: hipocampo, fórnix, corpo mamilar, fascículo mamilo-talâmico, núcleos anteriores do tálamo, cápsula interna, giro do cíngulo, giro para-hipocampal e hipocampo.
Observação: O corpo amigdalóide e a área septal não fazem parte do circuito de Papez, mesmo assim ligam-se a este circuito em vários pontos.
Conexões extrínsecas:
Conexões Aferentes: emoções desencadeadas por informações sensoriais (visuais, auditivas e somestésicas) que são processadas nas áreas corticais de associação, penetram no sistema límbico por vias que chegam ao giro para-hipocampal de onde passam ao hipocampo e chegam ao circuito de Papez. As informações olfatórias vão das áreas corticais para o giro para-hipocampal de onde seguem para o corpo amigdalóide. 
Conexões Eferentes: conexões que o sistema límbico mantém com o hipotálamo e com a formação reticular do mesencéfalo e que são importantes como mecanismos efetuadores do componente periférico e expressivo das emoções; e ao mesmo tempo controlam a atividade do SNA.
Feixe prosencefálico medial: s. límbico e formação reticular
Fascículo mamilo-tegumentar: núcleos mamilares e formação reticular.
Estria medular: área septal e núcleos habenulares do epitálamo.
O sistema límbico é composto por algumas estruturas que são essenciais no controle relativo às emoções. Temos como estruturas principais:
Hipotálamo: O hipotálamo é responsável por diversas funções importantes como: regulagem do sono, pela libido, controla o apetite e também controla a temperatura corporal; quando a temperatura aumenta o hipotálamo age na dilatação dos capilares para o resfriamento sanguíneo. Ele também age juntamente a hipófise, ajudando no sistema endócrino.
Corpos mamilares: Está intimamente relacionado ao hipotálamo. Os corpos mamilares são responsáveis por regularem os reflexos alimentares da alimentação, como por exemplo, a deglutição e ao ver um alimento suculento o ato de lamber os lábios.
Tálamo: O tálamo representa uma espécie de duas massas ovais, onde cada uma delas se localiza nos dois hemisférios do cérebro. O tálamo é responsável por quatro sentidos: tato, paladar, visão e audição e também é responsável pelas sensações de dor, quente ou frio e a pressão do ambiente. Apenas os sinais do olfato são enviados diretamente ao córtex cerebral sem ter que serem “filtrados” pelo tálamo.
Giro cingulado: Se localiza na porção mediana do cérebro e faz parte do tálamo. A estimulação dessa parte pode causar alucinações, alterações na emoção. Essa região é responsável pelos odores e a visão. Em animais selvagens se houver a retirada deste giro, através de uma cirurgia, a domesticação é mais fácil e rápida.
Amígdala: Essa parte do cérebro possui cerca de dois centímetros de diâmetro. O cérebro é composto por duas amígdalas, onde cada uma se localiza em um lobo temporal. É nesta região onde é identificado quando há perigo, medo e ansiedade. As amígdalas também são responsáveis por memórias emocionais.
Hipocampo: Esta estrutura está localizada no lobo temporal, é responsável pela memória recente. Quando uma pessoa se lembra de algo, aumenta significadamente o metabolismo desta estrutura, resultando no aumento do fluxo sanguíneo.
CURIOSIDADES

Continue navegando