Buscar

Av1 e Av2 Administração Simulação Empresarial (optativa)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av1 - Administração - Simulação Empresarial (optativa) – Até dia 07/11/2016
1) Uma decisão é uma resolução ou determinação que se toma relativamente a algo. Conhece-se como tomada de decisões o processo que consiste em realizar uma escolha entre diversas alternativas.
A tomada de decisões pode aparecer em qualquer contexto da vida diária, seja a nível profissional, sentimental, familiar, etc. O processo, na sua essência, permite resolver os vários desafios que deve enfrentar uma pessoa ou uma organização. Fonte: Adaptado de: < http://conceito.de/tomada-de-decisoes>. Acesso em: 10 fev. 2016.
Tomar decisão faz parte do cotidiano do gestor e o processo de decisão pode ser visualizado em dois momentos que são:
Alternativas:
a) Referente os resultados do futuro e sobre as estratégias
b) Referente as ações do tático e sobre o presente
c) Referente as ações do presente e sobre o futuro
d) Referente os resultados do passado sobre as estratégias
e) Referente as ações do passado e sobre o futuro
2) Segundo Simon (1965, p. 80) "É impossível que o indivíduo conheça todas as alternativas de que dispõe ou todas as suas consequências [...] ele pode percorrer apenas um caminho e nunca saberá se aquele que escolheu é o melhor, embora sob certas condições ele possa ter um palpite razoável". Fonte: SIMON, Herbet A.Comportamento administrativo: estudo dos processos decisórios nas organizações administrativas. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1965.
O primeiro passo a ser seguido no processo decisório é:
Alternativas:
a) Escolha da melhor alternativa
b) Análise e identificação da situação e do problema
c) Desenvolvimento das soluções
d) Análise dos possíveis resultados
e) Comparação entre as alternativas
3) A contribuição relevante da Teoria das Decisões na Escola Comportamental foi contrapor-se à Escola Clássica no aspecto que as organizações são Sistemas Decisionais embasados na racionalidade limitada de seus membros, na imperfeição e relatividade das decisões, na hierarquização do processo de escolha de alternativas (planejamento e racionalidade) e nas influências de premissas organizacionais (divisão de tarefas, padrões de desempenho, sistema de autoridade, canais de comunicação e treinamento e doutrinação). Fonte: Adaptado de < http://niajajuris.org.br/index.php/artigos/280-teoria-da-decisao>. Acesso em 01/09/2016
Para existir fluidez na tomada de decisão é importante que cada setor saiba os problemas são inerentes a eles, que são:
Alternativas:
a) Problemas estruturados (nível operacional), problemas semiestruturados (nível tático), problemas não estruturados (nível estratégico)
b) Problemas estruturados (nível tácito), problemas semiestruturados (nível estratégico), problemas não estruturados (nível operacional)
c) Problemas desestruturados (nível tático), problemas semiestruturados (nível operacional), problemas não estruturados (nível estratégico)
d) Problemas simples (nível operacional), problemas complexos (nível tático), problemas semi complexos (nível intermediário)
e) Problemas parcialmente práticos (nível estratégico), problemas sequenciais (nível tático), problemas práticos (nível intermediário)
4) Vista como um desafio ao comportamento organizacional, a competitividade pode ser encarada tanto como causa quanto como efeito de uma dinâmica que proporciona crescimento e desenvolvimento, não só das organizações, como um fator endógeno, mas da própria Economia. Fonte: Adaptado de < http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/3Es/3es_2005/2005_3ES140.PDF>. Acesso em 01/09/2016
Para que uma empresa apresente competitividade no mercado é necessário que ela possua alguns instrumentos de apoio como:
Alternativas:
a) Dados de decisão, produção, informação, inteligência e análise
b) Dados transacionais, informação, conhecimento, produtividade e experiência
c) Dados confiáveis, dados seccionais, produção, expertise e produto
d) Dados transacionais, informação, conhecimento, inteligência e experiência
e) Dados Seccionais, dados transacionais, informação longitudinal e análise
5) Os Sistemas de Informação Gerencial são parte integrante das estratégias empresariais, pois a comunicação e a informação são de grande valor nas organizações. A qualidade da decisão tomada pelo gerente vai depender da qualidade e relevância das informações disponíveis. Por isto é muito importante investir em um SIG para oferecer informações rápidas, precisas e principalmente úteis, que irão garantir uma estruturação de gestão diferenciada, o que resultará em vantagem competitiva sobre as demais empresas. Fonte: Adaptado de:< http://www.infoescola.com/administracao_/sistema-de-informacao-gerencial/>. Acesso em: 02/09/2016.
Identifique abaixo os Tipos de sistemas de informações:
Alternativas:
a) Sistemas de apoio à gestão (processamento de transações, controle de processos, colaborativos). Sistemas de Apoio gerencial (informação gerencial, apoio a estratégias, informação operacional)
b) Sistemas de apoio à dados (processamento de transações, controle de processos, competitivo). Sistemas de Apoio gerencial (informação gerencial, apoio ao executivo, informação intermediária)
c) Sistemas de apoio à produção (processamento de transações, controle de processos, concorrente). Sistemas de Apoio gerencial (informação gerencial, apoio ao financeiro, informação tática)
d) Sistemas de apoio a soluções (processamento de transações, controle de processos, competitivos). Sistemas de Apoio gerencial (informação gerencial, apoio à dados, informação estratégica)
e) Sistemas de apoio às operações (processamento de transações, controle de processos, colaborativos). Sistemas de Apoio gerencial (informação gerencial, apoio à decisão, informação executiva)
Av2 - Administração - Simulação Empresarial (optativa) – Até dia 21/11/16
A teoria dos jogos é uma teoria matemática criada para modelar fenômenos que podem ser observados quando dois ou mais "agentes de decisão" interagem entre si. Ela fornece a linguagem para a descrição de processos de decisão conscientes e objetivos envolvendo mais do que um indivíduo. A teoria dos jogos é usada para se estudar assuntos tais como eleições, leilões, balança de poder, evolução genética, etc. Ela é também uma teoria matemática pura, que pode e tem sido estudada como tal, sem a necessidade de relacioná-la com problemas comportamentais ou jogos per se. Fonte: Adaptado de: < http://www.ime.usp.br/~rvicente/IntroTeoriaDosJogos.pdf>. Acesso em 10/04/2016.
Quando os jogadores decidem variar as suas opções de decisão para evitar criar um padrão que seja observável pelo adversário (essa estratégia é utilizada apenas por um determinado período) é dado o nome de:
Alternativas:
a) Jogos de estratégias mistas.
b) Jogos de adversários mistas.
c) Jogos de lógicas mistas.
d) Jogos de competição mistas.
e) Jogos de conhecimento mistos.
2) Para John Nash a ideia de cooperação não é totalmente incompatível com o pensamento de ganho individual, já que, para Nash, a cooperação traz a noção de que é possível maximizar ganhos individuais cooperando com o adversário. Não é uma ideia ingênua, pois, ao invés de introduzir somente o elemento cooperativo, traz dois ângulos sob os quais o jogador deve pensar ao formular sua estratégia: o individual e o coletivo. "Se todos fizerem o melhor para si e para os outros, todos ganham". Fonte: Adaptado de: <http://www.arcos.org.br/livros/estudos-de-arbitragem-mediacao-e-negociacao-vol2/terceira-parte-artigo-dos-pesquisadores/a-teoria-dos-jogos-uma-fundamentacao-teorica-dos-metodos-de-resolucao-de-disputa>. Acesso em 10/09/ 2016.
Dentre as alternativas abaixo assinale a alternativa que aborda a classificação dos jogos:
Alternativas:
a) Os jogos podem ser classificados como: não cooperativos – quando há pouca comunicação entre os estrategistas – e cooperativos – quando pode haver uma pequena comunicação pós jogo entre os competidores.
b) Os jogos podem ser classificados como: não cooperativos – quando não há comunicação entre os competidores– e cooperativos – quando existe uma comunicação prévia entre os competidores.
c) Os jogos podem ser classificados como: semi cooperativos – quando quase nenhuma comunicação antes das jogas – e cooperativos – quando existe uma comunicação durante as jogadas
d) Os jogos podem ser classificados como: não cooperativos – quando um jogador não sabe a jogada do outro – e cooperativos – quando o jogador vê as estratégias do oponente
e) Os jogos podem ser classificados como: semi cooperativos – quando os envolvidos não sabem a ordem das jogadas – e cooperativos – quando sabe a ordem das jogadas.
3) Uma forma esquemática para mostrar uma interação humana, ou seja, um jogo, é através de uma "matriz de resultados". Embora o enunciado do problema seja simples e intuitivo para entender de forma verbal, a representação gráfica oferece uma grande ajuda para visualizar o cenário de forma completa e entender as opções e implicações para cada jogador. Fonte: Adaptado de: < http://www.cienciadaestrategia.com.br/teoriadosjogos/capitulo.asp?cap=m6>. Acesso em 10/09/ 2016.
A matriz de recompensa é empregada para representar o jogo com dois jogadores. Quando há jogo entre duas pessoas pode ocorrer jogos de soma zero com estratégias puras/mistas, para poder resolver esses jogos deve recorrer a quais tipos de procedimentos.
Alternativas:
a) Método de decisão; método razão; programação linear.
b) Método indução; método gráfico; decisão programada.
c) Método estratégias; método intuição; programação fechada.
d) Método algébrico; método gráfico; programação linear.
e) Método estatístico; método linear; decisão não programada.
4)As simulações podem ser gerais ou funcionais, de acordo com o nível de abrangência do problema gerencial tratado. A simulação do tipo geral é elaborada para desenvolver habilidades gerenciais nos dirigentes que se encontram no mais alto nível da estrutura organizacional de uma empresa. Nesse tipo de simulação o sistema trabalha com as principais áreas funcionais da organização induzindo os participantes a refletirem e posicionarem-se com relação às decisões estratégicas que como dirigentes deverão tomar, bem como, na coordenação de esforços que deverão resultar na conquista dos objetivos previamente determinados. Fonte: Adaptado de: < http://www.angrad.org.br/_resources/files/_modules/producao/producao_689_201212051834228e9c.pdf.>. Acesso em: 20 jan. 2016.
O objetivo central dos simuladores é
Alternativas:
a) Descrever o jogo eletrônico no campo empresarial
b) Explorar as dificuldades do jogo entre os envolvidos
c) Identificar a dificuldade no diagnóstico de soluções,
d) Mostrar a dificuldade de comunicação entre jogadores
e) Representar modelos simulados mais realistas possível
5) O nome "Monte Carlo" surgiu durante o projeto Manhattan na Segunda Guerra Mundial. No projeto de construção da bomba atómica, Ulam, von Neumann e Fermi consideraram a possibilidade de utilizar o método, que envolvia a simulação direta de problemas de natureza probabilística relacionados com o coeficiente de difusão do neutron em certos materiais. Apesar de ter despertado a atenção desses cientistas em 1948, a lógica do método já era conhecida há bastante tempo. Por exemplo, existe um registro de um artigo escrito por Lord Kelvin dezenas de anos antes, que já utilizava técnicas de Monte Carlo em uma discussão das equações de Boltzmann. Fonte: Adaptado de: < http://nelsonrosamilha.blogspot.com.br/2012/06/metodo-de-simulacao-de-monte-carlo.html>. Acesso em 02/09/2016.
O método de Monte Carlo (MMC) é qualquer método que é classificado no campo de métodos estatísticos que se baseia na classe das amostragens aleatória para conseguir resultados numéricos, para alcançar esses resultados são realizadas diversas simulações para conseguir alcançar a probabilidade heurística. A probabilidade heurística é um método criado com o objetivo de encontrar soluções para um problema.
Qual o objetivo do método de Monte Carlo (MMC)?
Alternativas:
a) O objetivo dessa simulação é interferir na distância entre as médias reais e as médias aritméticas..
b) O objetivo dessa simulação é analisar a diferença entre as médias aritméticas e as médias geométricas.
c) O objetivo dessa simulação é verificar a proximidade entre as médias reais e as médias simuladas.
d) O objetivo dessa simulação é discutir a razão entre as médias modais e as médias de frequência.
e) O objetivo dessa simulação é justificar a relação entre as médias agrupadas com as médias de frequência

Continue navegando