Buscar

psicologia geral 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

George Berkeley é um representante da escola empirista inglesa (associacionismo) e dedicou-se dentre outros temas ao estudo da percepção. Um problema aparente nos estudos de Berkeley era a relação do Ser e Ser Percebido e do princípio de que Ser, é Ser Percebido. Como explicar a existência de uma cadeira e uma mesa na cozinha quando ninguém está em casa para percebê-la? A percepção também foi um objeto de estudo da escola da Gestalt na Alemanha, mas diferente da abordagem filosófica de Berkeley, esta dispunha de outra abordagem e métodos científicos, por exemplo, o estudo dos componentes da percepção como proximidade, semelhança e fechamento, através de experimentos. Marque a opção correta:
	
	
	
	Observamos em Berkeley as especulações filosóficas necessárias para a evolução dos alicerces necessários para o surgimento de uma psicologia científica e esta se constituiu de três escolas: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise.
	
	A psicologia científica se constituiu de três escolas: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise, pois esses sistemas teóricos passaram a produzir em laboratórios, com o uso de instrumentos de observação e medição, suas teorias.
	
	A psicologia cientifica nasce a partir de três escolas: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise. A Psicologia enquanto ramo da Filosofia estudava a alma. A Psicologia científica nasce quando, de acordo com os padrões de ciência do século XX, Wundt preconiza a Psicologia sem alma.
	
	A psicologia científica constituiu-se de três escolas: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise. A psicologia científica nasce com Wundt com o uso de instrumentos de medição e observação em laboratório.
	 
	A psicologia científica constituiu-se basicamente de três escolas: Estruturalismo, Funcionalismo e Associacionismo. A psicologia científica tem seu marco fundante em Wundt com o uso de instrumentos de medição e observação em laboratório.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604166189)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando o behaviorismo, um tipo de consequência do comportamento que aumenta a probabilidade de um determinado comportamento voltar a ocorrer chama-se:
	
	
	
	Insight
	 
	Reforço
	
	Associacionismo
	
	Positiva
	
	Modelagem
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604037678)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Muitas são as causas que podem ocasionar problemas mentais, dentre eles traumas psicológicos do passado, situações de forte desequilíbrio emocional e também outras causas de cunho genético. Todos nós estamos passivos a ter comprometimentos mentais, assim como podemos adotar comportamentos preventivos para nos manter saudáveis, tanto no aspecto mental como emocional. Neste caso, identificamos que:
	
	
	
	saúde mental, têm como propósito a identificação e tratamento do problema, doenças físicas e psicológicas, desordem de conduta, problemas na escola, dentre outros fatores psicopatológicos e de vulnerabilidade
	
	saúde mental seria a capacidade funcional adequada que permite à pessoa realizar suas obrigações e responsabilidades, ou em termos de certa qualidade de vida.
	
	saúde emocional é a mesma coisa que saúde mental, e ambas estão relacionadas, afinal, uma pessoa mentalmente doente pode estar emocionalmente saudável.
	
	saúde mental refere-se às condições da vida de um indivíduo,que englobam a saúde física, mental e espiritual, educação, poder de compra, além de equilíbrio entre o lado pessoal e profissional.
	 
	a saúde mental consiste numa relação equilibrada entre as emoções (sentimentos), atitudes (pensamentos) e ações (comportamentos).
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603732479)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao modo constante e peculiar de pensar, sentir, perceber e agir de cada individuo, incluindo as habilidades, atitudes,desejos, emoções, crenças, comportamentos, tendo por influencia também os aspectos físicos de cada um, englobando interação, organização, e individualidade, fazendo com que nos conheçamos através do convívio com os outros, tudo isso, em equilíbrio permite que entendamos o conceito:
	
	
	 
	da personalidade que nos diferencia de outro indivíduo uma vez que cada um possui o seu padrão de comportamento, maneira de pensar, de sentir e de agir.
	
	de personalidade que designa, de maneira muito geral, a unidade coletiva do comportamento e do seu fundamento interno, sendo este do foro individual e psicológico do indivíduo.
	
	abstrato, utilizado para descrever e dar uma explicação teórica do conjunto de peculiaridades instáveis de um indivíduo que o caracterizam e sempre o diferenciam dos outros.
	
	do perfil apresentado por um determinado individuo, onde a sua conjuntura civil, ideológica, moral, pessoal, seu modo de agir, seu comportamento no entorno da sociedade são emitidos só intrinsecamente.
	
	de personalidade como sistema de referência, nem sempre como totalidade e como conexão articulada de todos os processos e estruturas da constituição psíquica individual.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603671261)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Hereditário e assimilado. A deficiência mental é diferente da enfermidade mental. O deficiente mental tem um déficit de inteligência, de cognição, que pode ser :
	
	
	
	Adquirido e internalizado.
	
	Internalizado singular.
	 
	Congênito ou adquirido.
	
	Adquirido e percebido.
	
	Assimilado e congênito.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201604142649)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em 6 de abril de 2001, o presidente da República sancionou a Lei de Saúde Mental (lei 10.216), aprovada pelo Congresso Nacional, que ficou conhecida como a Lei da Reforma Psiquiátrica, caracterizada pela mudança do modelo de atendimento das demandas da saúde mental, por exemplo, criando os Centros de Atenção Psicossociais . Considerando as sentenças apresentadas, marque a opção de resposta correta.
I O novo modelo de atenção psicossocial foi marcado pelo saber psi e elimina a visão do modelo asilar focando na dimensão social do paciente.
II O novo modelo de atenção psicossocial foi marcado pelo saber psi e elimina a visão do modelo asilar focando no atendimento clínico e na singularidade do paciente.
III O novo modelo de atenção psicossocial foi marcado pelo saber psi e reforça a importância do modelo asilar, mas muda a lógica das intervenções clínicas focando na dimensão social e psicológica do paciente.
IV O novo modelo de atenção psicossocial foi marcado pelo saber psi e reforça a importância do modelo asilar, com foco no atendimento clínico interdisciplinar (psiquiatras e psicólogos), mas parece deixar de lado a dimensão social, foco da atenção do Serviço Social.
	
	
	 
	Apenas a alternativa II é verdadeira
	
	Apenas a alternativa IV é verdadeira
	
	As alternativas III e IV estão corretas
	
	Apenas a alternativa II é falsa
	
	Apenas a alternativa IV é falsa
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603661651)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um programa de televisão realiza entrevista com adolescentes louras, fazendo perguntas em que não existe uma resposta certa. Após a resposta, geralmente errada, colocava o som de um burro relinchando. Tal programa estava procurando confirmar a idéia de que ¿toda loura é burra¿. De acordo com o texto acima podemos destacar:
	
	
	
	Ideologia inconsciente e questões de gênero.
	
	Ideologia e preconceito.
	
	Questões de gênero e discriminação.
	 
	Preconceito e discriminação.
	
	Preconceito e insatisfação.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603661652)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Complete a frase com as expressões que forem mais adequadas à compreensão desta afirmativa: O preconceito está para ________________ assim como a discriminação está para ______________________.
	
	
	
	A opressão/a tolerância.
	
	Opressão e a segregação.
Uma ação injusta e atitude favorável
	 
	Uma atitude desfavorável/um ato injusto
	
	A tolerância / a opressão
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201604095410)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A família, com o advento da Constituição de 1988, passou a ser reconhecida, não somente com base na identidade instituída pelo matrimônio. Assim, além da família oriunda do casamento, passou-se a admitir a união estável como entidade familiar e a família monoparental, aquela formada por qualquer um dos pais e seus descendentes (Barbosa, 2001 e Fachin, 1999). A Constituição Federal de 1988 descreve em seu artigo 226: I - ¿§4º Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes¿. II - ¿§5º Os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher.¿ III - ¿§6º Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.¿ Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Somente a afirmativa II está correta
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201604137456)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com Barbosa (2001) , o casamento era visto como um vínculo indissolúvel entre os cônjuges e no período da República somente era reconhecido o casamento civil. A lei civil que pautava a sua orientação, no sentido de ser família somente aquela constituída pelo casamento, em 1934, transforma-se em norma constitucional. Mas, anterior a Constituição Federal de 1988:
I - O matrimônio era o único laço legítimo e legal de constituir família e somente quem era ligado por tal vínculo tinha a proteção do Estado.
II - O casamento repousava sobre o nítido interesse procriativo e de continuidade da família.
III- Ao se casar, a mulher tornava-se capaz de gerir a própria vida, o que lhe conferia uma posição igualitária em relação ao marido.
De acordo com o contexto acima, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Apenas a alternativa I está correta
	
	Apenas a alternativa III está correta
	 
	Apenas as alternativas I e II estão corretas
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas
	
	As alternativas I, II e III estão corretas
	 Gabarito Comentado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais