Buscar

PSICOLOGIA GERAL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: PSICOLOGIA GERAL I 
	AV
	Aluno: GERSON SILVA MOREIRA
	
	SDE0644_AV_202007240103 (AG) 
	 30/09/2021 20:44:03 (F) 
			Avaliação:
10,0
	Nota Partic.:
	Nota SIA:
10,0 pts
	 
		
	PSICOLOGIA GERAL I
	 
	 
	 1.
	Ref.: 198091
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A consciência moral, a auto-observação e a manutenção dos ideais são funções da instância chamada de:
		
	
	Consciente.
	
	Id
	
	Pré-consciente.
	
	Ego.
	 
	Superego.
	
	
	 2.
	Ref.: 727279
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Diversas classificações não científicas de personalidade, do senso-comum, procuraram relacionar as características físicas com o comportamento típico do indivíduo (gordo preguiçoso; magro - vigoroso etc). Como a psicologia se posiciona a este respeito?
		
	
	Esta ideia do senso-comum possui correlação com o conceito de persona, ou seja, aquilo que pode ser visto pelo outro.
	
	A psicologia demonstra que a interação social fica facilitada quando reconhecemos a personalidade de uma pessoa a partir de suas características físicas.
	 
	A Psicologia tem a convicção de que a personalidade é uma totalidade sincrética, resultante da ação dos fatores genéticos e dos paratípicos ou ambientais.
	
	Esta ideia do senso-comum possui correlação com o conceito de psicofísica, ou seja, como o físico correlaciona-se ao psicológico
	
	A psicologia demonstra que essas interações compõem alguns dos fatores que constroem a personalidade do indivíduo.
	
	
	 3.
	Ref.: 727294
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Do ponto de vista penal existe o dilema, amplamente discutido, sobre se uma personalidade doente é imputável. Assim, quando houver dúvida da pessoa portadora de algum tipo de sofrimento mental ser imputável, deve-se avaliar a intensidade e a qualidade do transtorno, a fim de aferir a possibilidade ou não de responsabilizá-la. De acordo com o Código de Processo Penal em casa de dúvidas sobre a imputabilidade:
		
	
	A internação, ou tratamento ambulatorial, será por tempo indeterminado, perdurando enquanto não for averiguada, mediante perícia médica, a cessação de periculosidade. O prazo mínimo deverá ser de 1 (um) a 3 (três) anos.
	 
	Quando houver dúvida sobre a integridade mental do acusado, o juiz ordenará de ofício ou a requerimento do Ministério Público, do defensor, do curador, do ascendente, descendente, irmão ou cônjuge do acusado, seja este submetido a exame médico-legal.
	
	Quando houver dúvida sobre a integridade mental do acusado, o juiz deverá presumir a periculosidade e aplicar as medidas cabíveis.
	
	É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.
	
	Quando houver dúvida sobre a integridade mental do acusado, o juiz deverá garantir o cumprimento do artigo 196 da constituição federal aplicando o princípio da universalidade.
	
	
	 4.
	Ref.: 574259
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O fenômeno da violência encontra-se intimamente ligado às representações sociais, na medida em que estas condicionam positiva ou negativamente a sua percepção. A forma como cada pessoa interpreta os acontecimentos violentos depende da maneira como ela percebe a realidade envolvente, abarcando não só as suas experiências pessoais, mas também toda uma matriz social e cultural onde se encontra inserida (Ribeiro e Sani 178; Zulueta 176).Neste caso percebe-se que:
		
	 
	as representações sociais são capazes de influenciar o comportamento do indivíduo e, dessa forma, gerar movimentos que englobem uma coletividade.
	
	o fenômeno da violência não necessariamente, remete-nos para as noções de representação social,crenças, estereótipos e pré-conceitos, presentes na vida social de cada sujeito.
	
	as crenças sobre a violência poderão ter um papel preponderante na compreensão do fenômeno da mesma, nas relações interpessoais, pois sempre podem, desencadear estes comportamentos.
	
	o compartilhamento e a difusão sistemática de informações nem sempre aceleram o processo de aprendizagem coletivo.
	
	há uma avaliação do processo de categorização interpessoal denominado de auto-realização de profecias, que conduz facilmente a expectativas comportamentais corretas por parte do sujeito.
	
	
	 5.
	Ref.: 673911
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Pode-se inferir que família e sociedade estão em um permanente processo de mutação, em que existe uma influência recíproca para as suas transformações. Seja qual for a prevalência que um organismo exerce sobre o outro, o fato é que a família, assim como a sociedade, se baseia em relações, são elas:
		
	 
	Pessoais, Grupais e Patrimoniais
	
	Individuais, Patrimoniais e Institucionais
	
	Pessoais, Individuais e Patrimoniais
	
	Igualitárias, Políticas, Administrativas
	
	Educacionais, Grupais e Pessoais
	
	
	 6.
	Ref.: 198117
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	No século XIX, vê-se um crescente interesse de ordem política e econômica em prol da assistência ao pobre. Duas forças atuaram nesse período, uma exercida por médicos e higienistas que buscavam o controle e vigilância das crianças pobres e suas famílias, priorizando os elementos prejudiciais à saúde e focos de doença. A outra era exercida pelos juristas que se ocupavam com :
		
	
	Os meninos de rua.
	 
	Os menores delinqüentes.
	
	A criança cidadã.
	
	O adolescente em conflito com a lei.
	
	Os enjeitados.
	
	
	 7.
	Ref.: 232075
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Entendemos que todo cidadão tem o direito de se desenvolver plenamente, e que uma sociedade mais humana deveria proporcionar este direito aos seus cidadãos. No entanto, é necessário pensar, ainda, em como manter a vivência familiar e comunitária quando se fala de crianças e adolescentes e que o afastamento é inevitável, devendo, para tanto, as entidades que desenvolvem programas de abrigo se adequar aos princípios relacionados no Art.92,ECA, uma vez que:
		
	
	é necessário maior esforço do poder público, tanto na repressão, quanto nas campanhas de conscientização da sociedade para a intensidade da questão
	 
	abrigo é uma medida provisória e excepcional, utilizável como forma de transição para a colocação em família substituta
	
	deve-se levar em conta os riscos inerentes à própria criança ou adolescente, a sua personalidade e seu comportamento podem torná-los mais vulneráveis ainda a outras situações
	
	deve-se seguir considerando essas crianças e adolescentes apenas vítimas e passivos beneficiários de medidas que se proponham a ajudá-los
	
	sendo aceitável a permanência indefinida de crianças e adolescentes nas instituições sem qualquer perspectiva do efetivo exercício de seu direito fundamental à convivência familiar
	
	
	 8.
	Ref.: 251502
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	No cenário contemporâneo atual, no qual se evidenciam grande desenvolvimento e progresso associado às novas tecnologias, encontram-se, sem dúvida, diversos pontos positivos: as distâncias se reduziram e o conhecimento científico permitiu desvendar enigmas seculares da vida humana. No entanto, são os efeitos drásticos deste processo que se constituem em um dos principais problemas a ser enfrentado nos dias de hoje. Percebe-se então que a vulnerabilidade passa a ser compreendida a partir:
		
	
	do ajuste entre ativos e a estrutura de oportunidades, provenientes da capacidade dos atores sociais de aproveitar oportunidades em outros âmbitos socioeconômicos
	
	de um conjunto de características, de recursos imateriais ou simbólicos e de habilidades inerentes a indivíduos ou grupos bem como a política de assistência social
	 
	da exposição a riscos de diferentes naturezas, sejam eles econômicos, culturais ou sociais, que colocam diferentes desafios para seu enfrentamento
	
	da prática como construção social, enquanto produto das transformações societárias
	
	da capacidade de enfrentamento que os grupos sociais têm às mudanças e aos desafios que o meio natural e socialimpõe
	
	
	 9.
	Ref.: 574374
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A maneira de reagir frente à agressividade varia de sociedade e de cultura, pois cada uma tem as suas leis, valores, crenças, etc. Alguns comportamentos agressivos são tolerados, porém, outros são proibidos. Todo o ato que cause dano à integridade psíquica ou física de outrem pode ser considerado como um fator agressivo. Além disso, precisa ser levado em conta:
		
	
	que tanto os fatores individuais, familiares e ambientais são de grande influência, mas não atingem todas as pessoas da mesma e sim submete todos à mesma situação de risco.
	
	que as diferenças sexuais no comportamento agressivo não são encontradas em todas as classes sociais, culturas e nem em todas as idades.
	
	que a agressividade pode variar de acordo com o crescimento do indivíduo e da sua idade, contudo, na realidade, existem respostas impróprias a cada idade.
	
	que a pessoa agressiva sempre deve utilizar-se de forças e energias procurando apropriar-se de outra pessoa ou de um objeto.
	 
	o contexto social, isto é, dentre os fatores que influenciam a agressividade, encontramos o meio ambiente e contexto social no qual a pessoa está inserida.
	
	
	 10.
	Ref.: 258121
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	É forte a concepção de que a mulher é uma propriedade e somente se legitima sob a presença de um determinado homem que autentique e se responsabilize por suas ações. Deve-se lembrar de que estas jovens mulheres são todas "sujeitos de direitos", segundo a Constituição Federal; estas mesmas mulheres também são portadoras de "direitos humanos", segundo diversos tratados e Convenções ratificadas pelo Brasil e, no caso das mulheres menores de idade, deve ser assegurada "prioridade absoluta", como preconiza:
		
	
	a Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher
	
	o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher
	 
	o Estatuto da Criança e do Adolescente
	
	o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher
	
	o Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde

Outros materiais