Buscar

Prova Discursiva c/resposta sociedade natureza e produção do espaço

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DISCURSIVA
Questão 1/3
Leia o excerto de texto a seguir:
“A região assume, frequentemente, um caráter ideológico, na medida em que serve de referência para a construção de mistificações geográficas, tornando-se, por isso, um instrumento de manipulação política”.
Tendo em vista o excerto acima e recuperando as discussões apresentadas no livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, descreva o conceito de região na ciência geográfica.
Nota: 
	Em linhas gerais, o conceito de região faz referência a uma porção do espaço determinada por certas características comuns ou circunstâncias especais, que podem ser relacionadas aos aspectos físico-naturais, como o clima, a topografia ou a cobertura vegetal, ou os aspectos socioeconômicos e culturais, como o nível de desenvolvimento, a forma de governo ou a diversidade religiosa (livro-base, p. 125).
Resposta:
Questão 2/3
Considere o seguinte extrato de texto:
“O território se forma a partir do espaço, é o resultado de uma ação conduzida por um ator sintagmático (ator que realiza um programa) em qualquer nível”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do poder. São Paulo: Ática, 1980. p. 143.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico sobre território, responda:
O conceito de território está relacionado a quais agentes?
Nota: 
	O conceito de território está relacionado com os agentes de poder vinculados a um ou mais grupos que dominam ou influenciam uma determinada dimensão do espaço (livro-base, p. 121).
Resposta:
Questão 3/3
Atente para a seguinte citação:
“A sociedade de consumo é um termo bastante utilizado para representar os avanços de produção do sistema capitalista, que se intensificaram ao longo do século XX notadamente nos Estados Unidos e que, posteriormente, espalharam-se – e ainda vem se espalhando – pelo mundo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-capitalismo-sociedade-consumo.htm. Acesso em 09 ago. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico sobre a sociedade do consumo, descreva o que motiva a prática do consumo?
Nota: 
	A prática do consumo não necessariamente está associada às necessidades físicas de um grupo ou indivíduo como comer, beber e vestir-se, mas sim de um comportamento motivado por um ideário desenvolvido pela mídia, como comerciais, filmes entre outros (livro-base, p. 192).
Resposta:

Outros materiais