Buscar

histo 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

08/11/2016	BDQ Prova
 
 
Fechar
 
 HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
Simulado: SDE0028_SM_201602277265 V.1 
	Desempenho: 0,5 de 0,5	Data: 08/11/2016 00:23:00 (Finalizada)
 
 
1
a
 Questão
 
(Ref.: 201602556914)
Pontos:
 
0
,
1
 
 / 
0
,
1
Associe a segunda coluna de acordo com a primeira: Fases de desenvolvimento: 1) Fecundação 2) Gastrulação 3) Implantação 4) Segmentação 5) Morfogênese e Organogênese Características: ( ) É a fase onde se iniciam as diferenças mais marcantes entre os vertebrados. Consiste no período em que a massa celular da blástula irá originar 3 camadas ou folhetos germinativos: ectoderma, mesoderma e endoderma. ( ) O zigoto sofre uma divisão celular (mitose), a qual dá origem a duas células chamadas blastômeros, que também se dividem formando quatro blastômeros, que novamente se dividem formando oito blastômeros, e assim sucessivamente. Desse modo, após consecutivas divisões, forma­se a mórula que possui forma esférica e compacta e depois blastocisto. ( ) é um complexo sequencial de eventos moleculares coordenados que tem início no exato instante do contato do espermatozóide com um ovócito e tem o fim com o produto (zigoto) da união dos cromossomos maternos e paternos, formando um embrião unicelular, durando cerca de 24 horas o processo todo. ( ) O sinciciotrofoblasto se organiza de forma já a entrar no interior de endométrio, começando a destruir sua parede. A gonadotrofina coriônica começa a ser produzida quando da destruição da parede do endométrio para a implantação do zigoto ( ) Formação e Organização os principais órgãos e sistemas do corpo. Assinale a seqüência correta:
5 ­ 4 ­ 1 ­ 3 ­ 2 
3 ­ 4 ­ 1 ­ 2 ­ 5
2 ­ 4 ­ 1 ­ 3 ¿ 5
1 ­ 2 ­ 3 ­ 4 ­ 5
5 ­ 4 ­ 1 ­ 2 ­ 3
 
 
2
a
 Questão
 
(Ref.: 201602560887)
Pontos:
 
0
,
1
 
 / 
0
,
1
As junções celulares podem ser encontradas nos mais diversos tipos de células dos tecidos do corpo. Entretanto, como as células do tecido epitelial se apresentam justapostas, estas junções estão bastante evidentes. A respeito das junções celulares das células epiteliais, assinale a alternativa correta.
	As junções de adesão ocluem os espaços paracelulares, não permitindo a entrada e saída de nutrientes de forma não seletiva.
As junções comunicantes estão presentes apenas nas células epiteliais. 
Os desmossomos são formados por filamentos de miosina, queratina, actina e filamentos intermediários. As junções do tipo gap (ou comunicantes) são placas focais constituídas por túbulos (conexons) que permitem a troca de micronutrientes e íons, além de impulsos elétricos e nervosos entre as células. 	As junções de oclusão permitem a troca de substâncias entre as células adjacentes.
 
 
3
a
 Questão
 
(Ref.: 201602316032)
Pontos:
 
1
,
0
 
 / 
0
,
1
A justaposição celular é a principal característica do tecido:
 
Nenhuma das respostas anteriores
Nervoso
Muscular
Hematopoiético
Conjuntivo
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_linear_view.asp	1/2 08/11/2016	BDQ Prova
 
 
4
a
 Questão
 
(Ref.: 201603014512)
Pontos:
 
0
,
1
 
 / 
0
,
1
A puberdade é uma fase de desenvolvimento físico, mental e social extremamente sensível para meninas e meninos. O conhecimento do seu curso é necessário já que qualquer desvio do normal, embora possa ser visto com grande ansiedade pelo jovem paciente, pode representar tanto uma variante normal como uma patologia do desenvolvimento puberal. O médico deve ser capaz de proporcionar ao jovem paciente informações precisas e conduzi­ ­lo através do processo da puberdade de uma maneira tranquilizadora (Bezerra, ICR. Puberdade Precoce. Revista de Pediatria SOPERJ ­ suplemento, p62­67, 2011). Abaixo alguns itens precisam ser analisados, e somente um está incorreto sobre o contexto hormonal (fisiológico) que o tema se insere.
	Com o aumento dos testículos nos anos seguintes, a maturação das células germinativas é concluída e então o homem terá um número determinado de células que chegarão a espermatozoide. 
	A idade média da menarca se correlaciona com a raça, idade da menarca materna, fatores emocionais, ambientais e estado nutricional. Inicialmente os ciclos menstruais são irregulares e anovulatórios. .
	Nos meninos, o desenvolvimento puberal começa entre nove e 13 anos de idade aproximadamente com o aumento no volume testicular . À medida que a puberdade progride, surgem os pelos pubianos, o tamanho do pênis aumenta, assim como surgem pelos faciais e a voz atinge timbre mais grave. 	A puberdade começa na menina com o aumento das glândulas mamárias que ocorre entre os oito e 12 anos de idade aproximadamente. Após surgem os pelos pubianos e por último a menarca. A ultrassonografia mostra inicialmente um aumento do volume uterino e depois uma camada visível da mucosa do útero.
	Puberdade precoce (PP) é definida como o desenvolvimento de características sexuais secundárias antes dos oito anos na menina, ou antes, dos nove anos de idade no menino. Esse processo ocorre por distúrbio do sistema hormonal, deverá ser acompanhado por equipe médica e em alguns casos é necessária a utilização de medicamentos
 
 
5
a
 Questão
 
(Ref.: 201602434513)
Pontos:
 
0
,
1
 
 / 
0
,
1
O muco produzido por glândulas epiteliais nas vias respiratórias retém as impurezas do ar inalado durante a inspiração. Para auxiliar a limpeza do ar inspirado, o epitélio de revestimento interno das vias respiratórias contem especializações moveis de membrana plasmática aplica que são moveis e transportam o muco rico em impurezas ate a cavidade bucal. Identifique entre as alternativas abaixo o tipo de especialização de membrana apical presente nas vias respiratórias superiores.
Desmossomos 
Microvilos (ou microvilosidades).
Cílios
Junções oclusivas
Estereocilios
 
 
 
http://simulado.estacio.br/bdq_simulados_linear_view.asp	2/2

Outros materiais