Buscar

Gestão Escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Gestão Escolar
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O conceito ampliado de educação enfatiza que o processo educacional deve ser estendido a toda a comunidade, homens e mulheres, independentemente de idade, pois contempla aprendizagem e educação como direito de todos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARTNIK, H. L. de S. Gestão Educacional. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 126.
As escolas sentem dificuldades em coletivizar o processo educacional, bem como em aderir a outras propostas do plano global. A autora do livro-base Gestão Educacional levanta algumas hipóteses sobre esse fato. Quais são elas? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Muitos professores não acreditam que o plano global vá ser colocado em prática concretamente. Muitos pensam que ficará só no discurso.
( ) Muitas instituições querem o planejamento participativo para organizar a escola, e não como instrumento de transformação social.
( ) Não há clareza teórico-conceitual e metodológica de certos conceitos utilizados com frequência nos marcos referenciais como: democracia, participação, justiça, liberdade, solidariedade, igualdade, consciência crítica.
( ) A sociedade tem conhecimento claro sobre como a escola e as instituições reproduzem mecanismos de discriminação e controle social, por isso, não existe necessidade para a participação coletiva.
Agora, marque a alternativa com a sequência correta:
	A	V – V – V – F

Outros materiais