Buscar

avaliando aprendizado civil1.2

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	Fechar 
	
	  DIREITO CIVIL I
	
	
	  
(Questão 1 - 16º Exame OAB-RJ) - Em relação aos direitos da personalidade, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	  
Constituem o mínimo necessário do conteúdo da própria personalidade.
	
	  
O sentido econômico desses direitos é absolutamente secundário e só aflorará quando transgredidos.
	
	 
Cabe à pessoa ofendida pedir indenização pelo dano moral como sucedâneo da infringência dessa categoria jurídica.
	
	  
São direitos inerentes ao próprio homem, irrenunciáveis, prescritíveis e, via de regra, intransmissíveis.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603505188)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Paulo reside em Ourinhos, onde também trabalha como médico. Possui, no entanto, uma residência de veraneio, em Bombinhas - SC, e uma casa na montanha, onde passa férias e curte feriados.
Com base no texto acima e no Direito Civil brasileiro, assinale a alternativa correta.
		
	
	Paulo terá dois domicílios, e uma residência;
	
	Paulo terá domicílio em Ourinhos;
	
	Paulo terá domicílio onde for encontrado;
	
	Paulo terá 3 domicílios;
	
	O domicílio de Paulo será Bombinhas;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603592923)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Tratando-se de pessoa jurídica regularmente constituída, de fins econômicos, omisso o estatuto sobre responsabilidade subsidiária dos sócios pelas obrigações sociais, é verificada a ocorrência de confusão patrimonial de seus bens com os do seu sócio-gerente. Nesse caso, poderiam os bens particulares deste responder por dívida contratual daquela, proposta a ação por terceiro, credor, contra a sociedade? Sobre o caso apresentado, assinale a alternativa correta. 
		
	
	Somente os bens da pessoa jurídica respnderá, em qualquer hipótese.
	
	Visto que perante terceiros é a própria pessoa jurídica que assume a titularidade quanto a direitos e obrigações, e certo que tem patrimônio distinto do patrimônio dos membros componentes, o patrimônio da sociedade deve responder pelas dívidas por ela contraídas, não podendo o terceiro, credor, alegar ignorância da lei para com isso querer responsabilizar os sócios.
	
	Sim, se o juiz, de ofício, determinar a extensão dos efeitos das relações de obrigações da empresa não apenas ao sócio-administrador, mas também, sem exceção, aos outros sócios.
	
	Sim, mas ressalvado ao sócio demandado pelo pagamento da dívida o direito de exigir que sejam primeiro excutidos os bens da sociedade.
	
	Sim, ficando os bens da empresa livres de sofrer os efeitos das relações de obrigações, embora assumidas por ela.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603505018)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Paula Paulete, modelo internacionalmente conhecida, foi fotografada (sem sua autorização) enquanto enquanto descansava com o marido em sua ilha particular no litoral fluminense. As fotos, vendidas pelo "paparazzi", ainda não foram publicadas. As providências que Paula deverá tomar são:
 
		
	
	Deverá ingressar com medida judicial visando fazer cessar a ameaça de lesão (publicação), bem como uma ação visando a reparação de danos pela quebra de seu direito à privacidade.
	
	Deverá ingressar com uma ação pedindo apenas a reparação pelos danos morais sofridos.
	
	Deverá ingressar com uma ação de reparação de danos por quebra da privacidade contra o jornal ou revista que vier a publicar as fotos.
	
	Não poderá tomar nenhuma medida judicial, já que as fotos não foram publicadas - não havendo, assim, lesão a ser reparada.
	
	Deverá ingressar com uma ação de reintegração de posse de suas fotos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604250292)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A respeito da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro e de institutos relacionados às pessoas físicas e jurídicas, assinale a opção CORRETA à luz da jurisprudência do STJ.
		
	
	c) A dissolução irregular de sociedade é, por si só, causa para a desconsideração da personalidade civil por configurar desvio da finalidade institucional.
	
	e) A interdição por incapacidade absoluta demanda registro em registro público, providência que é dispensada quando se trata de interdição por incapacidade relativa.
	
	d) É possível hipotecar imóvel de ausente com o fim específico de lhe evitar a ruína, hipótese em que será necessária ordem judicial.
	
	b) Não é possível a supressão do patronímico materno por ocasião do casamento, ainda que sob o fundamento de que o nome civil é inerente ao direito de personalidade.
	
	a) Tem caráter absoluto o dispositivo da lei em questão segundo o qual a sucessão por morte ou por anuência obedece à lei do país em que era domiciliado o falecido ou o desaparecido.
		
	
	
	 
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando