Buscar

AGENTES PÚBLICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que é agente público?
É todo aqueles que exercer, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qual quer outra forma de vinculo ou investidura, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades da administração direita e indireta. 
Quais as categorias de agentes públicos?
Temos os agentes políticos, agente administrativos, que abrange o es servidores militares e servidores públicos, e os agentes em colaboração com a administração. 
OS agentes políticos são aqueles que exercem função política, no caso, especialmente aqueles que exercem mandato eletivo, tanto no executivo quanto legislativo, também entram nessa categoria, os membros do poder judiciário e do MP, por exercem poderes de natureza constitucional com independência funcional. 
Os agentes administrativos são aqueles que exercem função administrativa em caráter profissional, ou seja, todos os que tem um vínculo de trabalho com as entidades estatais. 
Os particulares em colaboração com a ADM são os particulares que agem por delegação estatal, em caráter temporário. 
O que é servidor público? 
São os servidores estatutários típicos da administração, cujo vinculo é regido por norma típica de direito público, o chamado estatuto. Tal regime permite a alteração unilateral dos direitos e deveres relativos ao cargo, desde que respeite os direito e garantias prevista na CF.
O que é empregado público? 
São os celetistas cujo vinculo é de natureza contratual, baseado nas regras da CLT. É o regime mais apropriado para o exercício de funções que não são tipicamente estatais. Para as entidades estatais com personalidade de direito privado é o regime obrigatório. 
O que é servidor temporário? 
Trata-se da contratação de servidores temporários para atender necessidade episódica, após o que, devem ser desligados da administração. Não ocupam cargo público, podem ser regulados pela CLT ou lei especial. 
Quais posições jurídicas que um agente administrativo pode tomar?
O agente administrativo pode exercer um cargo, emprego ou função pública.
O que é cargo público? Quem exerce?
O cargo público está associado ao regime estatutário, assim, somente quem exerce é o servidor estatutário. É uma posição jurídica criada e disciplinada por lei, com denominação própria, fixação de atribuições, direitos e responsabilidades para o seu titular. 
O que é emprego público? Quem exerce?
 É a posição jurídica daquele que trabalha para a administração, sob vínculo contratual, regulado predominantemente pelas normas aplicáveis aos empregados particulares (CLT). Assim, quem exerce emprego público, são os empregados públicos. 
O que é função pública? Quem exerce?
Indica o exercício de atribuições sem que haja um cargo ou emprego público a ser preenchido. Ocorre em duas situações, nas chamadas funções de confiança, exercida por um servidor titular de um cargo efetivo. E no exercício de funções pelo servidor temporário. 
Como se dá o ingresso no serviço público?
Via de regra, o acesso aos cargos e empregos público se dá por meio de concurso, conforme dispõe a CF. No entanto, há hipóteses que tal exigência é dispensada, como nos casos em que é possível a nomeação para cargo em comissão. Também, quando se trata de cargos eletivos, cargos de nomeação especial, contratação for por tempo determinado, dentre outros. 
É possível a acumulação de cargos, empregos e funções?
Como regra geral, é proibido a acumulação remunerada de dois ou mais cargos, empregos ou funções, porém, há algumas exceções:
É permitido a acumulação, por exemplo, para dois cargos de professor; um cargo de professor com outro técnico ou cientifico; dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentada. 
Quanto aos aposentados, é permitido a acumulação dos proventos de um cargo com o exercício de cargo acumulável em atividade, cargo eletivo ou cargo em comissão. 
Também, permite a acumulação de cargo com mandato de vereador. 
Vale observar que, a acumulação para ser regular, deverá ter compatibilidade de horários no exercício dos cargos, empregos ou funções.
O que é provimento de cargo público? 
O provimento é o preenchimento do cargo, com a designação de um titular, pela autoridade competente. 
Quase formas?
Temos o provimento originário e o derivado. O originário diz respeito a vinculação de forma inicial do servidor ao cargo a ser ocupado, por meio da nomeação. Nos cargos efetivos, obrigatoriamente se dá pelo concurso público.
O derivado, por sua vez, caracteriza-se por ser decorrente do vínculo já estabelecido pelo provimento originário. Promoção, readaptação, reversão, reintegração, recondução e aproveitamento. 
O que é readaptação?
É a investidura do servidor em cargo e atribuições que sejam compatíveis com as limitações físicas/mentais que tenha sofrido, verificada em inspeção médica e que impeçam o desempenho do cargo anterior. 
O que é reversão?
É o retorno do servidor ao cargo que titularizava antes da aposentadoria. Pode se dá de forma
 Compulsória (quando cessaram a causa da invalidez) ou voluntária
O que é reintegração?
É a reinvestidura do servidor no cargo anteriormente ocupado, quando invalidade sua demissão por decisão judicial ou administrativa, com ressarcimento de todas as vantagens. 
O que é recondução?
É o retorno do servidor ao cargo que ele anteriormente ocupava, quando for obrigado a desocupar o cargo atual em razão de inabilitação do estágio probatório ou pela reintegração do anterior ocupante.
O que é aproveitamento? 
 é o provimento de cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com cargo anterior do servidor, quando for obrigado a desocupa-lo em razão da extinção ou declaração de desnecessidade do cargo ou pela reintegração do antigo titular.
Como funciona a remuneração dos servidores?
Temos os subsídios, vencimentos e proventos.
O subsídio é a remuneração devida aos agentes políticos, as carreiras jurídicas do estado (magistratura, MP, AP e DP) e as carreias policiais. A característica básica é que é fixado em parcela única, não podendo incidir sobre, nenhuma gratificação ou adicional. 
Os vencimentos são a remuneração dos servidores públicos em geral e composto por uma parte principal (vencimento, salário-base) e uma parte acessória (formada por adicionais, gratificações, indenizações). Esses acréscimos podem ou não incorporar ou não a parte principal. 
Os proventos são a remuneração devida aos servidores que se encontram aposentados ou em disponibilidade. 
O que é o teto constitucional?
É o limite de remuneração estabelecido pela CF, que deve ser respeitado pelos ocupantes de cargos, empregos e funções na administra direita, autárquica e fundacional e também para os empregados de empresas públicas e sociedade de economia mista que recebam verbas orçamentarias para despesa de pessoal e custeio. Aplica-se também aos provento e pensões, o maior limite é o do subsidio dos ministros do STF.
Qual regime de previdência do servidor público?
Temos o regime próprio de previdência dos servidores públicos, que atinge tão somente os ocupantes de cargo efetivo. O outro é o regime geral de previdência, que atendem aos trabalhadores da iniciativa privada e aos servidores que não titularizam cargos efetivos. 
Quais tipos de aposentadoria previstas em tal regime?
Por invalidez permanente, compulsória, voluntária. Pode ter proventos integrais ou proventos proporcionais. No caso da aposentadoria por invalidez terá direito a proventos integrais se a causa do acidente se deu em serviço. DO contrário, será proporcional. 
Como se dá o desligamento do servidor público?
Pode ser por meio da demissão e a exoneração. A demissão é uma sanção aplicada ao servidor titular de cargo efetivo, em razão de grave quebra de seus deveres funcionais, após processo administrativo, onde foram garantidos o contraditório e a ampla defesa.
A exoneração abrange todas as demais hipóteses de desligamento, a pedido do servidor, ocupante de cargo de comissão, daqueles que não é aptono estágio probatório, em razão de corte da lei de responsabilidade fiscal.

Outros materiais