Buscar

Discurssiva fundamentos sociantropologicos e Psicologicos ota 84

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Psicológicos da Educação
	Data de início:
	25/10/2016 17:26
	Prazo máximo entrega:
	25/10/2016 18:41
	Data de entrega:
	25/10/2016 18:10
Questão 1/5 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"As primeiras estruturas que se constroem são as sensório-motoras. Elas iniciam seu processo de desenvolvimento a partir dos reflexos inatos. Em suas atividades, o bebê desenvolve os sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição) e também desenvolve o exercício de sua motricidade. É essa atividade que vai determinar as primeiras adaptações sensório-motoras. Os primeiros esquemas surgem da coordenação de reflexos – e essa é a gênese da inteligência".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIAGET, Jean. A epistemologia genética. Petropolis: Vozes, 1973, p. 140. 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, descreva a estrutura sensório-motora caracterizada por Piaget.
Nota: 10.0
	As primeiras estruturas que se constroem são as sensório-motoras. Elas iniciam seu processo de desenvolvimento a partir dos reflexos inatos. Em suas atividades, o bebê utiliza os sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição) e também desenvolve o exercício de sua motricidade. É essa atividade que vai determinar as primeiras adaptações sensório motoras. Os primeiros esquemas surgem da coordenação de reflexos – e essa é a gênese da inteligência para Piaget. Os reflexos logo desaparecem e o que fica são as primeiras construções sensório-motoras, como os esquemas de sucção, de preensão, de coordenação dessas ações e muitos outros que não nascem com o bebê, mas que são lentamente construídos pela interação dele com objetos e pessoas. (p. 130-132)
Resposta:Para Piaget a criança está conhecendo um mundo novo, tudo para ela se faz novo. é aí que entra o papel dos pais de ensinar a criança, cada momento é muito importante pois ela estará recebendo os primeiros reflexos, primeiras coordenações, está aprendendo a falar e ouvir, tudo isso irá acontecer naturalmente, é através da convivência direta com outros que irá determinar as primeiras adaptações sensório-motoras na criança.
Questão 2/5 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir
“A crítica mais antiga ao totalitarismo procede da Escola de Frankfurt, preocupada pelo processo que tinha feito que a Razão, aplicada à exploração do ser humano e revestida da retórica da eficácia e a utilidade, tivesse contribuído a que os nazistas sistematizassem o extermínio”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://pt.encydia.com/es/Totalitarismo>. Acesso em: jan. 2016.
Considerando o que traz o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação e os conteúdos abordados nas aulas, explique com suas palavras o que é o paradigma totalitário na escola.
Nota: 20.0
	Uma visão totalitária está presente tanto na escola quanto na sociedade. Esse totalitarismo cultural e educacional se manifesta de diferentes modos. Na escola tal visão se desdobra numa cultura da vigilância e controle dos alunos. A escola buscando realizar esse fim procura permanentemente registrar, contabilizar todas as observações e anotações sobre os alunos, através de boletins individuais de avaliação, ou uniformes-modelo, por exemplo, perceber aptidões, estabelecendo classificações rigorosas. Foucault também chamou a atenção para este lado sombrio das instituições e da escola em especial, por promover o disciplinamento dos corpos e mentes, preparando os alunos para o assujeitamento na vida social (p. 127).
Resposta:A escola tem potencial para formar uma consciência crítica entre os trabalhadores, muitas vezes a escola usa essa característica,humanizar-se é um processo que ocorre no interior das relações humanas que são por excelência relações sociais, mas o paradigma totalitário muitas vezes atrapalha essa relação dentro da escola, existe uma sociedade totalitária pois o totalitarismo é um conceito politico e social altamente polêmico que age diretamente no seio da escola.
Questão 3/5 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Enquanto pesquisador do empírico, Weber se contrapunha às totalidades, dedicando-se ao estudo do conhecimento particular, do específico. Mas, ao rejeitar as pesquisas que se resumiam a uma mera descrição dos fatos, ele caminhava em busca de leis causais, que fossem suscetíveis de entendimento a partir da racionalidade científica. A ciência weberiana, diz, é a busca do desconhecido, é conhecer o que pode ser provado. Ele via que os “problemas” culturais são gerados de forma ininterrupta. Consequentemente, novas formas de compreendê-los surgem a cada momento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.unicap.br/coloquiodehistoria/wp-content/uploads/2013/11/5Col-p.91-98.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2015.
A pesquisa sociológica é tributária da contribuição dos clássicos, seja na epistemologia dialética de Marx, no estrutural-funcionalismo inspirado em Durkheim, ou na posição de Weber. Comente como Weber compreendeu as relações sociais pela ótica de seu método.
Nota: 16.0
	Weber difere da abordagem totalizante de Marx e Durkheim, seu foco se dirige às ações dos sujeitos e a suas relações sociais. Entendendo que a realidade é a fonte infinita dos problemas a serem pesquisados, Weber propõe que o cientista social elabore tipos ideais como recurso de análise e interpretação. Sua teoria das quatro causas são tipos ideais.
Esses conceitos são formas teóricas do pesquisador se aproximar da realidade. Assim, cabe ao pesquisador tomar uma pequena fração da realidade, o que Weber define como individualidade sociocultural, permeada por componentes históricos qualitativos. Os tipos ideais são como formas vazias, pois possuem uma descrição conceitual abstrata, como é caso dos tipos de ações racionais. Quem fornece o conteúdo a ser compreendido é a realidade empírica. Quando se estuda a violência das torcidas nos estádios de futebol, têm-se modelos de análise, mas o próprio fenômeno da violência é que constitui o conteúdo a ser explicado (p. 160-173 e 176-190).
Resposta:O fato é q cada um de nos nasce em uma determinada cultura e é esta a condição que nos colocam, aprendemos a cada dia a nos relacionarmos em ambientes diferentes, com pessoas diferentes, vivemos a partir de uma determinada janela da qual vemos apenas parte de um todo, para weber as relações sociais se dão a partir de uma maior convivência em um ambiente.
Questão 4/5 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"[...] dificuldade de que a criança ainda apresenta de colocar-se no ponto de vista do outro, assim, por exemplo a criança pode falar de coisas que do seu ponto de vista são óbvias e por serem óbvias para ela, julga que são igualmente óbvias para os demais. Essa característica foi chamada de egocentrismo".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 172.
Existem várias manifestações do egocentrismo, uma delas chama-se animismo. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro-base Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, descreva as características do animismo.
Nota: 16.0
	Existem diversas manifestações do egocentrismo. Por exemplo: a criança pensa que os objetos e os outros seres vivos possuem vida semelhante a humana. Essa manifestação do egocentrismo chama-se animismo, é por isso que as crianças se encantam tanto com histórias em que animais, arvores e plantas falam (p. 29)
Resposta:Oanimismo é a visão de mundo em que entidades não-humanas e humanas possuem uma essência espiritual, ou o animismo se manifesta como uma forma de egocentrismo também como o próprio nome já diz o ego por muitas vezes fala mais alto, o ser-humano é egocêntrico, capaz de pensar somente em si mesmo essa é uma característica do Animismo, é uma visão de mundo diferente de outros.
Questão 5/5 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Na atmosfera que estabelecia, pela segunda revolução industrial, uma estruturação urbana que destruía muitas das relações sociais ligadas ao artesanato, assim como, todos os sistemas que não se adaptassem ao sistema de produção industrial, Durkheim inicia uma análise realizada na observação de como as capacidades das forças coercitivas atuam na determinação da conduta dos indivíduos, ou como modernamente se diz: os mecanismos de controle social. Foi aqui que Durkheim estabeleceria sua relação com a educação, que ele considerava a ação exclusivamente exercida sobre as gerações mais jovens”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.lite.fe.unicamp.br/cursos/ep340/t2.html>. Acesso em: nov. 2015.
De acordo com o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, o funcionalismo atribui à educação quatro funções específicas: acadêmica, distributiva, econômica e política. Explique a função política da educação.
Nota: 20.0
	O processo educacional tem como escopo promover a socialização das crianças. Num primeiro momento de modo forçado e coercitivo e em seguida de modo mais suave com as vantagens da integração social e tudo aquilo que a vida social pode proporcionar aos indivíduos. Assim a dimensão política reside nesse aspecto, favorecer a convivência social, uma conivência que começa na sala de aula e se estende ao meio social mais amplo. Dessa forma, prepara-se as crianças para a tolerância, para o diálogo e comunicação. Essa integração ajuda a lidar com diferenças e discrepâncias sem que isso ameace a coesão da sociedade (p. 34-38).
Resposta:A função da politica na educação é muito importante, sem política a educação não existiria, pois é por meio dela que existem a economia e muitos outros fatores importantes para a educação ela usa de mecanismos para controle social e educacional, ela exerce um poder coercitivo em tudo, a politica é capaz de mudar o modo como a educação irá tratar gerações futuras, pois ela estabelece leis que irão atingir diretamente e indiretamente na vida das gerações mais jovens.

Continue navegando