Buscar

DISCURSIVA FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

(..) a inteligência não se refere ao acúmulo de conhecimentos, mas a adaptação a que? e a organização do que? sendo esses processos biológicos esperados em nossa espécie. Não importava para Piaget, o quanto o indivíduo sabia, e sim, a quantidade de processos mentais envolvidos e como o seu pensamento se desenvolvia.
	Segundo Piaget, os seres humanos se adaptam e organizam na mente o que foi adaptado em sistemas coerentes. As capacidades de adaptação e organização constituem as invariantes funcionais. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a adaptação.
Nota: 16.0
	 Piaget observa que os seres humanos se adaptam e organizam o que foi adaptado em sistemas coerentes. Essas características, as capacidades de adaptação e de organização, constituem o que o autor chama de invariantes funcionais, ou seja, estão sempre presentes no funcionamento cognitivo. A adaptação é um processo dinâmico e continuo, no qual a estrutura do organismo interage com o meio externo para se reconstruir e criar uma nova significação para o sujeito. O que é adaptado é, depois, organizado em sistemas coerentes na mente deste. Assim, podemos entender que a construção da nossa inteligência e do real não acontece de forma isolada e fragmentada, ele representa sempre a integração do que é assimilado em um sistema (p. 18)
No estágio operatório concreto ocorre o desenvolvimento dos conceitos de tempo, espaço, número, velocidade e reversibilidade. Surgem a lógica e a discriminação por similaridade e diferenças. O pensamento egocentro desaparece, e em seu lugar surge a criança autônoma.
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a estrutura operatório concreto caracterizada por Piaget.
Nota: 10.0
	As estruturas operatórias concretas surgem a partir do momento em que podemos ver a capacidade de conservação e de raciocínio reversível. Tudo o que a criança pré - operatória não conseguia realizar passa a fazer agora, atuando com as estruturas operatório concretas. Lentamente, elas se iniciam entre 6 e 7 anos, em média, e requerem um longo caminho até a sua construção. Nesse período há a possibilidade de pensamento racional. As estruturas de agrupamentos lógicos e envolvem a lógica das classes e das relações (p. 34- 36)
No estágio operatório concreto ocorre o desenvolvimento dos conceitos de tempo, espaço, número, velocidade e reversibilidade. Surgem a lógica e a discriminação por similaridade e diferenças. O pensamento egocentro desaparece, e em seu lugar surge a criança autônoma.
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a estrutura operatório concreto caracterizada por Piaget.: 10.0
	As estruturas operatórias concretas surgem a partir do momento em que podemos ver a capacidade de conservação e de raciocínio reversível. Tudo o que a criança pré - operatória não conseguia realizar passa a fazer agora, atuando com as estruturas operatório concretas. Lentamente, elas se iniciam entre 6 e 7 anos, em média, e requerem um longo caminho até a sua construção. Nesse período há a possibilidade de pensamento racional. As estruturas de agrupamentos lógicos e envolvem a lógica das classes e das relações (p. 34- 36)
A influência dos conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento mental da criança é análoga ao efeito da aprendizagem de uma língua estrangeira, um processo que é consciente e deliberado desde o início. Na língua materna, os aspectos primitivos da fala são adquiridos antes dos aspectos mais complexos.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: M. Fontes, 1998 (p.136)
A linguagem apresenta função determinante no desenvolvimento humano. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva ao papel da linguagem na formação humana na visão de Vygotsky.
Nota: 10.0
	A linguagem fornece os conceitos e as formas de organizar o real que constituem a mediação entre o sujeito e o objeto do conhecimento. A primeira manifestação da linguagem no sujeito é expressa pela linguagem externa ou fala social, ou seja, comunicação social, e só posteriormente a fala egocêntrica será acompanhada da atividade do sujeito (p.58)
No estágio operatório concreto a criança é capaz de usar um raciocínio indutivo, isto é, a partir de poucas experiências pode chegar a princípios gerais. O domínio de operações matemáticas básicas, bem como a capacidade de contar com sentido e de ordenar as coisas, é nesse estágio que a conservação de quantidades é marcante.
CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p.172)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a importância do trabalho em grupos no estágio préoperatório.
Resposta:
Nesse estágio a criança já consegue e precisa conviver em diferentes grupos, bem como trabalho de jogos abordando conteúdo em pequenos grupos , que mediado pelo professor, o qual provoca os alunos a acharem justificativas lógicas para respostas, no entanto as respostas não podem estar prontas, requerendo que sejam encontradas. Isso aumenta sua capacidade de distinguir, diferenciar e concordar ou não com o meio e com as pessoas .Contribui para seu amadurecimento, desenvolvimento cognitivo e de caráter ampliando suas possibilidades de resolução de desafios e problemas. (p. 38)
A teoria de Piaget, denominada de epistemologia genética, no caso, refere-se a gênese, as estruturas e a formação e não a ciência genética.
A acomodação é o processo de ajuste do sujeito ao objeto novo. Isso não ocorre de uma hora para outra, mas lentamente, por aproximação, determinando a possibilidade de avanço do conhecimento. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas tele-aulas e no livro da disciplina, descreva por que não poderíamos somente acomodar sem assimilar.
Resposta:
O processo de ajuste do sujeito ao novo objeto (acomodação) ocorre lentamente, por aproximação, para que o conhecimento
seja construído e assimilado. A adaptação pode ser entendida como um estágio temporário de equilíbrio. Temporário porque
logo aparecerão novos objetos por conhecer, que determinarão novos desafios para o sujeito (p. 1819)
Vygotsky se propôs a construir uma nova psicologia, capaz de unificar as perspectivas das correntes psicológicas que dicotomizam o sujeito do objeto. Para tanto, utilizou as ideias de Marx e Engels, das quais era adepto. Com base nessas informações, discorra sobre a nova proposta de Vygotsky.
	Para Vygotsky, devia-se buscar uma nova unidade de análise, que explicasse desde as relações estímulo-resposta até a mais elevada produção humana: a cultura. Ele almejava, portanto, compreender o desenvolvimento dos processos psicológicos que constituem o homem ao longo da própria história e da de sua espécie (p. 49). 
Jorge está no segundo ano do Ensino Fundamental (de nove anos) e precisa estudar para a avaliação de Ciências. Ele pede ajuda para sua mãe, que monta um mapa conceitual (conforme abaixo) com informações sobre um dos conteúdos da prova: o uso da água. 
Essa forma de organizar o estudo, chamada de mapa conceitual, foi criada pelo psicólogo Ausubel. Discorra sobre o que são os mapas conceituais.
	Os mapas conceituais são diagramas que indicam a relação entre conceitos e podem ser vistos como diagramas hierárquicos que procuram refletir a organização conceitual de uma disciplina ou parte de uma disciplina. Seu objetivo é mostrar as relações hierárquicas entre os conceitos que estão sendo ensinados (p. 147). 
Na Idade Média, os ensinamentos das instituições escolares tinham como base a supremacia da fé católica, em detrimento da razão. Os principais expoentes desse pensamento foram Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. A partir dessas informações e dos conceitos apresentadospor Nogueira e Leal (2012), discorra sobre o papel da filosofia nesta época.
	Neste período, o papel filosófico estava subordinado à teologia, dogmatizando e interpretando a Bíblia sem propriamente criar novas concepções de mundo, mas buscando com intensa força elaborar sínteses de pensamentos já existentes. As escolas deste período, caracterizado pelo monopólio eclesiástico de ensino, eram organizadas pela Igreja, ligadas ao ensino religioso e à leitura de textos canônicos e fixadas por intermédio de dogmas, que pregavam o desprezo do mundo, a humildade, a solidão e o silêncio, o amor de Deus e a consciência do pecado (p. 25
“Uma formação omnilateral não se resume a formar o trabalhador unidimensional.” (MARCUSE, 1967, citado por MELO, 2011).
 
* Omnilateral: que contempla todas as dimensões.
* Unidimensional: única dimensão.
 
No contexto da reflexão sobre os fundamentos da educação, com base no pensamento apresentado acima e nas reflexões e estudos realizados nas disciplinas dessa Unidade Temática, discorra sobre a educação enquanto processo humanizador.
	Possíveis elementos que podem compor a resposta: Uma consideração fundamental quando se reflete sobre a educação é compreendê-la como um processo humanizador. Nessa perspectiva, é preciso concentrar atenção nas características de uma formação que seja realmente integral, ou seja, omnilateral, como indicado na citação apresentada. Pensar a educação como mero treinamento para o exercício de uma função determinada na sociedade é destituí-la do que ela tem de mais genuíno: a possibilidade de potencializar as qualidades humanas em benefício de toda a humanidade. Ter uma profissão, possuir um emprego e trabalhar são condições necessárias ao “existir humano”. No entanto, isso não significa que a educação deva se restringir a uma formação apenas para esse fim. Em outras palavras, uma formação integral não atua simplesmente no sentido de adaptar o indivíduo às regras de uma sociedade para que exerça sua função. Há outras dimensões da vida, como a arte, a religião, o esporte, o lazer, o conhecim
Com base nos apontamentos de Nogueira e Leal (2012) e nos conteúdos abordados durante as teleaulas da disciplina, discorra sobre a importância de estudar os fundamentos psicológicos da educação para a sua futura formação.
	Os fundamentos psicológicos nos dão base sobre algumas concepções que nos auxiliam na compreensão de como ocorre o desenvolvimento humano, bem como a base que elas oferecem para a compreensão dos mecanismos de aprendizagem (p. 11). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,
Na Idade Média, foram paralisados os esforços dos pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico que eram formados desde os primórdios com os pré-            -socráticos, pois os avanços intelectuais, científicos, sociais e culturais ficaram limitados à teologia e à Igreja Católica. Com base nessas informações, discorra sobre este período, fazendo uma ligação do mesmo com a educação.
	A Idade Média foi, sobretudo, a época da formação da Europa e da gestação dos pré-requisitos do homem moderno (formação da consciência individual, do empenho produtivo e da identidade supranacional), como também um modelo de sociedade orgânica, marcada por forte espírito comunitário e uma etapa da evolução de alguns saberes especializados como a matemática ou a lógica, assim como uma fase histórica que se coagulou em torno dos valores e princípios da religião, caracterizando de modo particular toda esta longa época. A educação, no entanto, foi se desenvolvendo em estreita ligação com a igreja, com a fé cristã e com as instituições eclesiásticas, que eram as únicas que tinham permissão para educar, formar e conformar, ou seja, era da igreja que partiam os modelos educativos e as práticas de formação (p. 38 - 39). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,
Uma mãe está preocupada com o desenvolvimento cognitivo de seu filho, uma vez que ele não compreende bem o conteúdo passado em sala de aula. A mãe, então, vai até à escola conversar com a professora, a qual explica que a criança, segundo Jean Piaget, passa por estágios sucessivos de organização do campo cognitivo, ou seja, a construção do conhecimento passa por três fases: adaptação, acomodação e assimilação. Com base nessas informações, discorra sobre essas três fases.
	A adaptação resulta do equilíbrio entre a assimilação e acomodação, dois mecanismos que não se separam, uma vez que um não ocorre sem o outro. A atuação recíproca desses dois mecanismos promove modificação e / ou a criação de esquemas motores ou mentais (operações) que fornecerão condições maiores e melhores para o sujeito interagir com o mundo (p. 63). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,
Vygotsky formulou uma nova teoria para relacionar a aprendizagem ao desenvolvimento, partindo de quatro séries de investigações com o objetivo de desvendar as inter-relações complexas em áreas específicas do aprendizado escolar. Nesse contexto, discorra sobre essa teoria.
	Vygotsky formulou uma nova teoria para relacionar a aprendizagem ao desenvolvimento, partindo de quatro séries de investigações com o objetivo de desvendar as inter-relações complexas em áreas específicas do aprendizado escolar: leitura e escrita, gramática, aritmética, ciências sociais e ciências naturais (p. 92). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,

Continue navegando