Buscar

Anatomia dos Dentes e Periodonto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução 
Os dentes são órgãos que apresentam na sua constituição tecidual um alto teor mineral, com grande porcentagem de sais inorgânicos, o que os tornam estruturas bastante rígidas e muito resistentes. Possuem coloração branco-amarelada e estão implantados na margem alveolar dos ossos da maxila e da mandíbula, em cavidades ósseas denominadas de alvéolos.
O dente é constituído por Esmalte, Dentina, Cemento, Polpa Dental e Periodonto. 
Esmalte:
O esmalte dentário é o revestimento exterior da coroa com uma camada externa de 2 mm de espessura, que varia ao longo da superfície, constituída por uma porção mineral de hidroxiapatita que corresponde a 96%, sendo esta 36% cálcio e 17% fósforo; e os 4% restantes de proteínas e água.
É um tecido translúcido, por isso, deixa transparecer a cor ligeiramente mais escura da dentina ou qualquer material abaixo do esmalte dentário.
Dentina:
A dentina é um tecido conjuntivo mineralizado, coberto por esmalte , contém 70% de sais, sendo esta, 27% de cálcio,13% fósforo e 0,01 % magnésio; com sua parte interna mais pobre em cálcio que a externa. Possui também água (13%) e substâncias orgânicas, como colágeno (17%) do tipo I, III e V, É a porção principal do dente, duro como o osso, porém permeável devido aos micro túbulos que alojam os prolongamentos odontoblásticos. 
Assim, substâncias podem penetrar através dos canalículos e facilmente atingir a polpa, por exemplo, a cárie. Aproximadamente 30% da dentina é material orgânico composto de colágeno. Os demais 70% são inorgânicos, composta por hidroxiapatita,
Cemento:
É um tecido conjuntivo mineralizado que recobre a dentina radicular, tendo como principal função a inserção de fibras do ligamento periodontal na raiz do dente. 
O cemento é muito semelhante ao tecido ósseo e tem aproximadamente: 
-60% mineral;
- Matriz orgânica constituída de Colágeno tipo I e de um grupo de proteínas não colágenas (osteopontina e sialoproteinas);
- Cementoblastos e cementocitos;
- O cemento é um tecido avascular que depende do ligamento periodontal para se nutrir por difusão;
- A espessura do cemento varia de acordo com a região: Tem cerca de 30 a 50 micrometros no terço cervical e vai aumentando gradualmente em direção ao ápice, chegando a 180 a 200 micrometros.
Polpa Dental:
A polpa dentária é a estrutura interna do dente, formada por tecido conjuntivo frouxo bastante vascularizado e inervado. Junto com a dentina, forma-se uma estrutura integrada denominada complexa dentino-pulpar, de origem embriológica no mesoderma. Portanto, é um tecido mesenquimal formadora de dentina e possui a função de nutrição, sensorial (possui fibras sensitivas que dão sensibilidade à polpa e à dentina através dos prolongamentos dos odontoblastos) e protetora.
Periodonto:
Periodonto 
 
O periodonto é constituído pelas estruturas que participam na sustentação dos dentes na maxila e na mandíbula, divide-se em periodonto de sustentação (cemento, osso alveolar e 
ligamento periodontal) e de proteção (gengiva)

Outros materiais